O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Benaia 31/01/2021

Autismo visto de dentro
Para quem convive com pessoas dentro do espectro autista esta é uma leitura obrigatória.
O autismo é um sistema diferente de processar as informações que ?veio sem manual de instruções? e os neurotípicos (não autistas) têm muitas dificuldades em entender os comportamentos diferentes.
Talvez esse seja o ?manual de instrução? de um autista, contato a experiência dele, mas os relatos se enquadram em variadas pessoas dentro do espectro autista.
Leitura obrigatória para professores, médicos, terapeutas e familiares de pessoas autistas, leitura recomendadíssima para pessoas que não convivem com autistas.

Gui Olí 05/01/2016

Mexeu demais comigo...
O Naoki é um japonês autista que escreveu esse livro ainda criança, aos 13 anos. Parte do livro é um tipo de entrevista, em que ele conta um pouco da sua vida e responde dúvidas comuns em relação às crianças autistas. Ele também conta pequenas histórias entre suas respostas e termina o livro com um conto, “Estou bem aqui”.

O mais impressionante é que sua comunicação escrita é feita utilizando uma prancha com ideogramas que montam o alfabeto japonês, formando sílabas e, claro, as palavras. E foi assim que o livro nasceu.

Preciso fazer uma menção honrosa à introdução do livro, feita pelo David Mitchell, pai de um garoto autista, que “descobriu” o relato original de Naoki e traduziu para o inglês, dando vida à edição que ganhou o mundo. David pesquisou muito sobre o autismo para tentar compreender o filho, mas relatos clínicos ou de autistas adultos nunca eram suficientes. Só se deu por satisfeito quando chegou até ele o livro de Naoki. O livro clareou muitas coisas para David, e ele e quis ajudar a difundir a obra para que outros pais tivessem a mesma sorte.

site: http://www.paulosergiomoraes.com.br/o-que-me-faz-pular/

Vitor 27/12/2021

Naoki é um menino muito inteligente, sensível e observador. Isso prova que aquele estereótipo de "autistas não se importam com os outros e nem com o mundo a sua volta" não é nem um pouco verdadeiro. Esse livro reforça a importância de conseguir encontrar alternativas para a comunicação com neurodivergentes, pois como Naoki, existem muitos que têm muita coisa a dizer, mas enfrentam problemas para se comunicar.

Max 18/08/2021

Autor tem autismo e conta suas histórias e perguntas quando tinha 13 anos sobre o espectro. Muito legal

Max. 05/02/2022

Muito informativo
Ótimo livro, muito detalhado sob a visão de um jovem com autismo explicando o autismo para as pessoas neurotípicas e nos fazendo entender seu ponto de vista. Necessário para muitos que não entendem a neurodiversidade. Recomendo

CAcera3 20/04/2022

O mundo da criança autista
Esse livro é um compilado de respostas a perguntas que as pessoas fazem ao se relacionarem ou conviverem com pessoas autistas.
O grande diferencial é que as respostas dadas aqui são de um garoto de 13 anos que tem autismo. Então é tudo muito sincero e direto.
As vezes ele não vai saber responder ao certo determinada pergunta, mas só a maneira como ele a raciocina nos dá um plano de fundo para imaginarmos respostas.
É uma conversa doce, sensível e inocente.
No meio dessas perguntas e respostas foram colocados alguns contos escritos por Naoki e através deles enxergamos um pouco desse mundo azul dos autistas.
É um livro rápido, fácil e muito tocante.
Foi importante para, enquanto mãe de uma criança autista, ler esse livro e tentar entender um pouquinho da cabecinha deles, mas é muito importante que as pessoas conheçam sobre o autismo, que saibam dessas e outras respostas para que não haja mais tanto olhares julgadores nos espaços públicos, tanto preconceito nos ambientes escolares e de trabalho, tanta insensibilidade no convívio familiar. Enfim: para que haja um mundo melhor para todas as pessoas sem distinção.

Ca Agulhari @literario_universo 19/09/2018

Emocionante.
Você conhece alguém com autismo? Eu não conheço, logo, esse livro é minha primeira incursão no tema pela visão de um autista e não de um observador externo. O conheci por indicação e como me interesso bastante pelo assunto e por tudo mais que envolva a mente humana, não poderia deixar de ler.

Eu não quero fazer uma resenha simplista ou reduzida do tema, mas tampouco posso me aprofundar em algo no qual não tenho lugar de fala. Como mencionei, não conheço ninguém com o transtorno, sei que no futuro da minha profissão irei ter contato com muitas crianças com espectro autista, porém por enquanto tudo que tenho são conhecimentos rasos sobre o tema, de artigos de internet e livros acadêmicos. Portanto, vou me ater à minha experiência como leitora do livro escrito por uma criança de 13 anos que é autista. Espero estar me expressando corretamente ao me referir à Naoki, que no seu livro tenta nos mostrar como sua mente funciona, porque ele sente tudo que sente, mesmo que não consiga mostrar. Para quem não sabe, o que comumente se chama de autismo é um transtorno de desenvolvimento que, explicando grosseiramente, prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Quem vê de fora um autista muitas vezes já fez comentários depreciativos e torceu o nariz, sem saber de fato que não se tratava de uma birra da criança, ou um show performado por uma criança mimada. Os autistas sofrem por se sentirem presos dentro de si e foi isso o que mais me tocou no livro: Naoki me fez ver o quanto somos privilegiados por conseguirmos interagir com os outros da maneira que fazemos. Naoki me fez ver que o ser humano ainda está longe de aprender o que é respeitar o outro, isso me deixou bastante triste.

O espectro autista não afeta a vida apenas quem o tem mas também todos à sua volta, o autista não é retardado como já ouvi muita gente dizer. Pelo contrário, ele tem uma inteligência e uma sensibilidade ímpar, é um ser humano com medos, alegrias e sonhos como todos, mesmo que não consiga expressar isso da maneira que comumente fazemos. Através de perguntas e respostas e também alguns contos, você consegue sentir um pouco do que é que Naoki sente em cada dia de sua vida. E entende que é preciso se estudar muito mais sobre o tema, conhecer o transtorno para não cair em reducionismos ou preconceitos e mais que tudo: aprender a respeitar e amar o outro como ele é. Naoki nos faz repensar sobre o que de fato é normal, o que é ser perfeito, o que é viver e como viver. Recomendo muito a leitura, ela é rápida mas emocionante, permite que a gente pare e pense sobre cada tema, levando às vezes um soco no estômago. Um belíssimo livro, que com certeza todo mundo que conhece um autista deveria ler e quem não conhece, também.

Resenha original de Universo Literário: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario

Victoria541 31/03/2022

"Se existisse em algum lugar um planeta com uma gravidade perfeita para pessoas com autismo, então poderíamos nos mover para qualquer lugar livremente."

Raissa Carolina 14/11/2021

A introdução já vale a leitura!
A introdução do livro é uma surpresa a parte e já valeria a leitura! Ainda assim o livro surpreende e sem perceber você chega a última página. Feito de perguntas e respostas, o autor do livro compartilha a sua vivência enquanto um garoto com autismo, desmistificando conceitos pré formados que a maioria das pessoas tem sobre o porquê pessoas com autismo agem dessa ou daquela maneira. Um livro sensível, divertido e que reforça o quanto a empatia, a paciência e o entendimento de que todos nós somos diferentes são questões importantes para vivermos melhor! Não sei se porque eu gosto muito de livros com essa temática, mas gostei muito de livro! Li em poucos dias e sem perceber, pois além da leitura ser gostosa, fiquei curiosa para chegar ao final.

Jacky 15/11/2021

Questões importantes
Naoki traz uma série de questões que compõem uma perspectiva da visão autista sobre o mundo. Sabemos que cada criança é única e cada caso tem suas particularidades, mas o intuito do livro não é criar um manual sobre como lidar com crianças autistas, mas sim mostrar como Naoki se sente em cada uma das situações, esperando assim iluminar a visão sobre o autismo de uma forma geral.
A escrita é fluida e direta tornando a leitura rápida e de fácil compreensão.

Cynthia Coutinho 13/08/2021

Um livro que TODO MUNDO deveria ler!
Escrito quando Naoki Higashida tinha apenas 13 anos, o conjunto de ensaios reunidos neste livro conta, do ponto de vista do próprio Higashida, a experiência de ser autista. Preso em seu mundo individual, muitas vezes ele exibe comportamentos vistos como estranhos, peculiares, ?inadequados?. Seja repetindo palavras e frases aparentemente sem sentido ou evitando contato visual com outras pessoas, Naoki tem uma enorme dificuldade de se comunicar e de socializar.

Heloise 26/06/2022

Se quer uma sugestão?Simplesmente pule na leitura
?quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu.?

Sugiro a leitura a todos neurotípicos!
O autor sofre de autismo severo e mesmo com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, conseguiu aprender a se expressar através das letras. Escrito quando Naoki tinha 13 anos, o livro traz uma luz para entendermos a mente autista compartilhando percepções de comportamento, tempo, vida, beleza, natureza e amor.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Isso mesmo! Por isso que dei nota 1. Veja:

Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

E quando colocam que o autor tem autismo severo e no transcorrer do livro se vê que ele tem muitas habilidades, que faz muitas coisas, somos conduzidos que o autismo tem particularidades mas que pode ser superado! Não é não! Vá numa AMA ou qualquer ambiente que acompanha autistas e verá que a coisa é muito mais complexa!

Há um espectro bem extenso que engloba uma gama enorme de autista e esse livro apresenta um autista severo como é exposto, romantiza todo o autismo e despreza os que são de fato severo e precisa de exímia atenção.

Mirian.Lima 25/04/2022

Relato
Aqui um altistas relata como é viver em sua pele, através de respostas a um questionário que aparentemente é bobo, nós leva a refletir sobre a condição que ele tem.

Giselle 13/12/2014

Um ótimo livros sobre o autismo. Normalmente, livros sobre autismo são escritos por pesquisadores, pessoas que superaram o autismo, ou pessoas que conhecem outras pessoas com autismo. O diferencial é que esse foi escrito por um menino autista. Os capítulos são de perguntas e respostas, nem todas as respostas fazem muito sentido, mas nos dão uma noção do que se passa na mente de uma pessoa com autismo.

Juh 02/03/2021

Naoki Higashida foi diagnosticado com tendências autistas aos 4 anos de idade, mas com o auxílio da mãe e de uma professora, conseguiu desenvolver um meio de comunicação não verbal: um teclado de papelão com letras nas quais ele ía apontando para formar as palavras.
Dessa forma que Naoki teve a oportunidade de escrever esse lindo livro autobiográfico, com respostas às perguntas que costumava ouvir sobre o TEA. São respostas tão objetivas, mas ao mesmo tempo tão profundas que nos fazem sentir como é viver com o transtorno: estar preso num corpo que você não consegue exercer controle, com medo por si e pelos outros (sim, autistas são muito empáticos).
De fato, temos muito a aprender com o mundo atípico do TEA, e a leitura nos possibilita compreender suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em relatos e contos inesquecíveis.