Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Juliana Ascoli 21/01/2024

Cem anos depois e alguns questionamentos ainda podem ser repetidos. O ensaio e suas observações seguem atuais! Recomendo a leitura.

Liz 19/01/2024

Uma leitura essencial para mulheres, principalmente mulheres jovens e escritoras. Virginia Woolf discute a questão da diferença entre a literatura feminina e masculina, o quão pouco as mulheres escreviam no século XX em comparação aos homens.

Sua personagem descreve a distinção entre uma universidade só para mulheres e outra só para homens, além de percorrer escritos de professores e estudiosos sobre as mulheres em geral. Esses homens publicavam, refletiam e discordavam uns dos outros sobre o que seriam as mulheres, se teriam alma ou não, mas todos concordavam que elas eram de todas as formas inferiores aos homens.

A personagem expõem sua opnião de que, para escrever ficção ou poesia, uma mulher deve dispor de segurança financeira e um teto todo seu, e sua narrativa se baseia em defender essa tese.

O que me prendeu ao decorrer dessa leitura foi a longe imaginação de Virginia Woolf ao propor uma irmã fictícia a Shakespeare, e se ela tivesse o mesmo talento do irmão para o teatro, qual seria seu destino? A conclusão é que, naquele tempo, mulheres escritoras era visto como um absurdo, quase um pecado, e uma romancista ou poetisa era chamada de bruxa e vista até como louca.

"Uma mulher escrever? O que de bom viria de sua escrita?"

A verdade dolorosa é que as mulheres não tiveram espaço para escrever em séculos anteriores, e foram poucas as bem sucedidas com a ficção e a poesia, a maioria foi reprimida e rechaçada, e uma poetisa que não pode escrever poesia, um criador que não pode criar, é um ser rígido, sem vida.

Virginia discute a importância das mulheres escreverem no século XX, agora que podem, e escrever pelos próximos séculos aquilo que almejam, seja romances, biografias, livros de viagem, livros de história, geografia ou ciência. As mulheres devem ocupar esse espaço que lhe foi tirado por tantos anos, desde o início dos tempos.

mamarimari 16/01/2024

Gostei da forma como a autora abordou e explicou o tema, apesar de em alguns momentos agir igual ao que ela crítica.
Foi uma leitura bem rápida, que me deu ainda mais visão sobre como é ser mulher na nossa sociedade.

"Por que, após tantas conquistas, ainda quero ser mais e melhor do que sou?"

Meuri 14/01/2024

"Mas ela está viva, pois os grandes poetas nunca morrem; são presenças duradouras, precisam apenas de uma oportunidade para andar entrs nós em carne e osso. Essa oportunidade, acredito, está agora ao alcance de vocês."

poly 13/01/2024

Um teto todo seu.
Honestamente... eu esperava bem mais. algumas partes foram sensacionais e outras vezes eu apenas fiquei estressada com tantas digressões.

virginia, eu te amo e acho que te odeio também, mas tá tudo bem. gostaria que essa leitura tivesse ido um pouco além do que realmente foi, e que ela tivesse ido mais diretamente ao ponto, mas é uma ótima leitura (as raivas que eu passei eu vou culpar meu péssimo humor)

biabarros.txt 07/01/2024

Minha analista me indicou esse e eu fui sem saber o que esperar.
No fim, Virginia me disse tudo que eu precisava ouvir e de certa forma já pensava assim.
Tudo que eu precisava era de alguém também afirmando que eu preciso de um teto todo meu para viver e criar.

Camila Da Rós 05/01/2024

Apenas dinheiro e um teto todo seu
Fiquei muito chocada o formato desse livro, nunca tinha lido nada parecido. No início fiquei muito preocupada de não conseguir entender, mas os pensamentos da personagem fluíram de um jeito tão bom que eu n consegui parar de ler. Esse livro fala da desigualdade de gênero de uma forma tão profunda que eu nunca tinha parado para pensar. Esse livro é essencial para TODAS as pessoas!!!!

Augusta.FranAa 04/01/2024

?Dê-lhe um espaço, um teto todo seu e quinhentas libras por ano, deixe que ela diga o que lhe passa na cabeça e deixe de fora metade do que ela hoje inclui, e ela escreverá um livro melhor algum dia.?

fatimaria 27/12/2023

Gostei bastante!! Não esperava essa mistura maluca entre ensaio e ficção, e achei que ela sabe muito bem manipular esses gêneros e usar da palavra pra te levar pelos caminhos tortuosos de seus próprios pensamentos afim de se fazer entender. Normalmente não leio esse tipo de livro por vontade própria mas fico muito feliz de ter decidido ler esse. A leitura me deixou com caraminholas muito interessantes na cabeça pra pensar sobre, por bastante tempo.

Honorato 25/12/2023

É sobre agora
Um livro lúcido e honesto sobre a situação das mulheres que se propõem a escrever, seja ficção, seja a história de "se autorizar" na vida.
Gostei muito.

Pris Magalhães 21/12/2023

A importância da mulher na literatura
Virgínia nos convida a um bela reflexão do que teria sido a literatura feminina escrita essencial por mulheres se elas tivessem tido a independência emocional, estrutural, financeira e intelectual para que pudesse desenvolver tanto qto os homens desde romances, ensaios, a peças etc.
Não obstante, Woolf cita inúmeras mulheres importantes da literatura que ousaram transgredir conveniências e regras, mesmo sob o jugo de uma sociedade estritamente e extremamente patriarcal.

Clarispectiana 17/12/2023

Virgínia é categórica nesse ensaio.
As mulheres precisam de um teto todo seu se quiserem escrever ficção.
As mulheres precisam de um teto todo seu se quiserem ser pesquisadoras....

Depois desse ensaio, sigam aprofundando nas questões relacionadas ao trabalho feminino e o papel da mulher no patriarcado.

Julia.Roloff 10/12/2023

Primeiro contato com Virginia Woolf
Nunca tinha lido nada desta autora e acho que começar com esse livro foi uma ótima escolha!

Gostei demais do cenário do livro, das discussões que trás a tona, de tudo que leva a gente perceber e entender.

Quantas mulheres não tiveram a oportunidade de serem brilhantes durante os últimos séculos? Existem tantas obras incríveis escritas por mulher e poderiam haver muito mais.

A escrita da Virginia Woolf é extremamente gostosa, recomendo todos os seus trabalhos.

João Pedro 27/11/2023

"I am no mother, I am no bride, I am king"
Li todo esse livro ao som do álbum "Dance Fever", de Florence + the Machine, e acho curioso como a primeira faixa, "King", se relaciona tanto com o que suponho que Virginia quis dizer. Florence canta que não é uma mãe, não é uma noiva, ela é um rei, numa clara subversão da linguagem, um golpe antipatriarcal.

Virginia Woolf foi muito mais do que uma grande escritora. Ela foi uma grande mulher, um acontecimento na história da humanidade. Se eu já havia adorado "Mrs. Dalloway", após assistir ao monólogo "Virginia", estrelado por Cláudia Abreu, precisei urgentemente ler o ensaio “Um teto todo seu”, que já estava em minha estante.

Essa foi uma das melhores leituras do ano (que tem sido tão poucas). Daqueles livros que grifei quase todo. Um livro de não-ficção que, por vezes, parece ficção. É um mergulho no universo consciente de Virginia Woolf. Ela escreve sobre a condição das mulheres na escrita, sobre como "uma mulher, para escrever ficção, precisa ter dinheiro e um quarto só seu", como "é incrível a mudança de humor que traz um rendimento fixo" e que a vida "requer uma coragem e uma força gigantescas", porque "sem autoconfiança, somos como bebês no berço".

Uma leitura fácil e muitíssimo prazerosa. Recomendo até mesmo para quem nunca leu nada da autora.

P.S.: ela te deixa com muita vontade de ler as irmãs Brontë e Jane Austen.

yasmimleal 27/11/2023

Viajante do tempo
Eu diria que virgínia é mais feminista, no seu tempo, que muitas de hoje em dia.
ela estava certa, a nossa realidade de fato mudou mas não deixamos de ser gatos sem rabo.
e sim, ?uma mulher precisa ter dinheiro, e um teto todo seu?, isso vai ajudar nas suas questões mais graves e nas menos graves?