Um Teto Todo Seu

Um Teto Todo Seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

keigowins 17/04/2024

Uma ótima leitura, Virgínia é uma autora incrível e nós trás muita reflexão e pontos pertinentes sobre o papel da mulher como escritora na sociedade.

Reggs 08/04/2024

Uma mulher genial que eu gostaria de ficar mais 3 horas só ouvindo falar. Foram as palavras de alguém sincero, fiel a si mesmo, mais esperto que a maioria na busca por uma "pepita de verdade pura". Ela faz reflexões sobre o tema mulher e ficção desenvolvendo uma linha de raciocínio de forma profunda e bastante clara. Foi difícil me acostumar ao fluxo de consciência, mas os ganhos dessa leitura suprem e muito qualquer dificuldade que eu tenha tido. Superou muito minhas expectativas!!!!

Juba 22/03/2024

Dinheiro, espaço e liberdade: o necessário pra escrever
Esse livro fala sobre muitas coisas e ao mesmo tempo sobre a mesma coisa: o lugar da mulher.
No fim, "Mulheres e ficção", mulheres escritoras, mulheres na universidade, importância do poder aquisitivo, liberdade (!!!) em mais de um aspecto. Vida doméstica e maternidade compulsória, o como vemos o mundo e o quanto de nossas lentes está contagiada por um filtro patriarcal de ideais.
Enfim, já tinha tido contato apenas com um conto da Woolf e esse livro me fez ter certeza que "o santo bateu" haha.
Pretendo continuar lendo mais dela
Anaí Bueno 23/03/2024minha estante
O livro é ótimo não só pelas partes frequentemente citadas e faladas atualmente, pois todo ele é sensacional e muuuito pé no chão, considerando que foi escrito por uma mulher que teve privilégios, olhou para os lados e soube fazer bom proveito de seu tempo.

Sthefanie 21/03/2024

É absurdo como esse livro foi escrito a tanto tempo mas poderia ter sido escrito ontem. Virgínia é simplesmente genial, e durante a leitura só consiguia me perguntar se ela se alegraria com todas as conquistas femininas que tivemos desde então.

gabi.acervodagabii 13/03/2024

Quinhentos mil reis e um teto todo seu. é disso que uma mulher precisa para ser uma boa romancista, segundo virginia woolf. no ensaio transformado em livro, woolf discorre sobre a presença (na verdade, a ausência) de mulheres na literatura.

a discussão é atual e pertinente, porém a leitura foi bem arrastada e cansativa, apesar de ser um livro pequeno. ainda assim, nada tira o mérito da importância deste ensaio. acho que apenas comecei virgínia woolf pelo livro errado. gostaria que tivesse sido além do que realmente foi.

Isabella.Arrais 12/03/2024

Primeira leitura de Virginia Woolf
Talvez tenha começado pelo livro errado, como alguns dizem, porém gostei bastante apesar de não ter costume de ler ensaios.
   A primeira parte não me prendeu muito, confesso, mas da segunda em diante achei incrível. As citações que ela traz, como ela explicita as opiniões masculinas da época e de outrora em relação as mulheres, a ausência de mulheres na ficção, pois elas estavam muito ocupadas com as "obrigações do sexo feminino", o pensamento da época, suposições, alusões aos clássicos e seus autores e as personagens femininas nesses livros. Genial para a época, já que foi publicado em 1928.
    As mulheres precisam de dinheiro e um teto todo seu, para escrever e para outras coisas mais.
  A literatura por mais que historicamente foi escrita e idealizada por homens deve estar disposta a todos, sem distinção de gênero ou classe social, para escrita e para a leitura.
O livro está repleto de citações incríveis porém deixo aqui a que mais me prendeu

"A literatura está aberta a todos. Recuso-me a permitir que você, mesmo que seja um bedel, me negue acesso ao gramado. Tranque as bibliotecas, se quiser; mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento." (p. 109)

SGreen 08/03/2024

Gostei do livro, porém não é o tipo de livro que costumo ler. Acho que o áudio book ajudou muito no agrado dessa leitura, talvez se fosse feita em ebook ou livro físico eu não tivesse uma experiência tão boa quanto pelo áudio book.

Milena.Richter 07/03/2024

Toda mulher precisa de um teto todo seu
E isso não se restringe somente à escrita literária, apesar de Virginia, em seu ensaio "As mulheres e a ficção" - ou "Um teto todo seu" - abordar principalmente sobre isso. O ser mulher demanda um espaço todo seu, que era algo ainda difícil de ser conquistado em 1928 e, apesar de 1 séculos depois as coisas serem mais fáceis pra nós, ainda vemos mulheres sobrecarregadas com carga mental, papel de mãe, irmã e esposa que interferem em sua produção criativa e lazer. Virginia Woolf neste ensaio discorre sobre o lugar da mulher em sua época, faz prospecções sobre o futuro da literatura e aborda questões não só de gênero, mas de classe, interessantíssimas. Senti que nos dois penúltimos capítulos ela acaba se perdendo em alguns momentos com muitas digressões, mas isso não afeta a qualidade de seu argumento e da obra como um todo. Super necessária pra qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre Virginia ou estude Literatura. Esta foi minha primeira obra dela e me instigou a ler ainda mais!

Maria. 07/03/2024

Genial, como sempre
?Uma mulher, se quiser escrever literatura, precisa ter dinheiro e um quarto só seu.?

Com essa frase, Virginia Woolf escreve uma das maiores obras feministas - e humanas - que já li. A frase introduz a linha de raciocínio que a escritora utilizará para ilustrar o espaço da mulher na literatura, junto com seu famoso fluxo de consciência e a linguagem poética presente em todos os seus livros. Com um toque de humor, ironia, muitas referências e um belíssimo final, ?Um quarto só seu? vai te tornar mais mulher, mais homem, mais humano e, na minha opinião, mais próximo de Virginia, uma mulher brilhante em sua época.

?Pois as obras primas não são nascimentos únicos e solitários; resultam de muitos anos de reflexão em comum, de reflexão feita pelo conjunto das pessoas, de forma que a experiência coletiva está por trás da voz individual.?

Jojo 01/03/2024

Resenha- um teto todo seu ?
Um livro importantissimo para meu crescimento pessoal como mulher, ao longo do ensaio a virginia woolf consegue decorrer sobre praticamente toda a existencia da mulher na sociedade politizada, é interessante pegar pra ler o livro depois de ja ter certos dicernimentos na vida para poder entender que boa parte do que é relatado no livro não se aplica a realidade contemporânea. A escrita dela é um pouco dificil mas nada que não de pra se acostumar.

Julia 27/02/2024

Esplendido
Um ensaio antigo, mas muito atual. Questões importantíssimas a respeito da ?posição? da mulher, oportunidade e chance de estudo e produção cultural ou intelectual. Necessária!

valmir 25/02/2024

Um teto todo seu
" Por que os homens bebiam vinho e as mulheres, água? Por que um sexo era tão próspero e o outro tão pobre? Que efeito tinha a pobreza na ficção? Quais as condições necessárias para a criação de obra de arte?"

Um ensaio maravilhoso!

Luiz Souza 25/02/2024

Informativo
Este livro é um ensaio inspirado em duas palestras que Virgínia Wolf fez em duas faculdades, nele aborda sobre a questão da mulher o que ela precisa para escrever um livro na concepção da autora ela necessitava de duas coisas : dinheiro e Um Teto todo Seu.

O ensaio é vivido por uma personagem fictícia chamada Mary Beton que vai relatar como é árduo naquela época para uma mulher redigir um compilado de textos , Jane Austen por exemplo escrevia na sala de casa as escondidas quando tinha tempo livre se chegava visita escondia o texto debaixo de um objeto.

O livro é bem rico e o informativo vale a pena a leitura.

Ótima leitura.

Rafa 24/02/2024

O que é preciso para um mulher escrever ficção? Virginia usa essa pergunta para
fazer ainda mais questionamentos sobre a mulher na sociedade e o impacto do machismo no surgimento e desenvolvimento de escritoras. Ela divaga bastante e muitas vezes da várias voltas antes d evitar ao assunto, como ela mesma admite no diário, mas ainda assim a discussão é boa e super atual.