Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

VitOria_ 25/02/2021

Olha,sem condições com essa mulher,eu sou um pouco suspeita de falar sobre ela e sobre os livros dela,porque eu amo o trabalho dessa mulher.
O livro vai trazer várias reflexões à partir da seguinte frase "mulheres na ficção",daí o livro vai passar a críticas obras,fazer comparações entre homens e mulheres e falar sobre a nossa capacidade que muitas vezes é medida por HOMENS e não é suficiente para os HOMENS.
E de como a gente "serve" de espelhos para os homens.
Eu achei uma leitura necessário,mas confesso que a escrita dela é um pouquinho difícil de se acostumar,mas vale a pena tentar.
*É cheio de várias reflexões que pode mudar o jeito que nós mulheres leva a vida.

Aline 29/03/2021

Um ensaio que trás uma discussão importante sobre o espaço feminino na literatura. Leitura atemporal. Recomendo!

Eva 15/12/2020

Visão feminista
Confesso que a leitura foi bem arrastada pra mim, quase abandonei.
Mas quando chegou no terceiro capítulo em diante me deparei com observações que Woolf faz, na qual, sozinha, eu nunca teria reparado ao ler livros escritos por mulheres: Por exemplo, as interrupções nas histórias escritas por elas. Isso ela observa em ?Jane Eyre?, da Charlotte Brontë e ratifica justamente o que ela escreve durante o ensaio, que as mulheres precisavam de dinheiro e um lugar só seu, sem interrupções pra poderem se expressar artisticamente, para fluir suas criatividades, sem as interrupções domésticas.

Virginia Woolf foi feminista no início do século XX e isso me dá vontade de ler mais da autora.

Alice @leituras_da_alice 15/01/2021

Ótimo livro pra começar a ler Virginia!!
Primeiro livro que li da autora foi ?Mrs. Dalloway? e pra mim foi muito confuso e pretendo fazer releitura futuramente, mas em Um teto todo seu, que mesmo tendo um início que me deixou meio perdida, logo logo a autora deixa o leitor mais ?à vontade ? e muito interessada no que ela tem pra dizer!
O livro é um ensaio, então é bem curtinho, porém requer atenção, mas não de maneira cansativa, já que eu me senti basicamente em uma conversa com uma amiga..
Um livro cheio de ironias e de grande importância a cerca das mulheres na ficção.
Virgínia, usa grandes nomes para bons exemplos e o legal foi já ter lido alguns dos livros citados.. rsrs
Além do ensaio em si, o livro conta com um posfácio incrível e de grande ajuda, bem como partes do diário de Virginia!! Amei demais essa leitura e recomendo demais! Principalmente pra quem tem interesse em começar a ler a autora..
Dica: é bem provável que quem for ler, assim como eu, ache um pouco confuso e difícil o começo do livro, então minha dica é escutar o audiolivro do ?Ubook? que está maravilhoso e me ajudou demais pra pegar o ritmo e alternar entre as duas mídias!
Joane 15/01/2021minha estante
olha, quando ler vou começar por esse :)

Naine 28/11/2022

É um livro muito interessante sobre mulher e a ficção e a Virginia vai escrevendo e analisando todas as causas que levam a isso muito bom

mari 25/04/2022

Denso e irônico
Um dos livros mais marcados da minha estante. Fiz anotações no livro todo... é um ensaio muito instigante, e durante toda a leitura não conseguia parar de pensar, o quão revolucionário deve ter sido essa palestra para as estudantes do século XX que assistiram a Virginia falar tudo isso; certamente foi para mim. Leiam, principalmente se são mulheres e desejam se tornar escritoras, e mesmo se não desejarem, se desejam abrir a sua mente e conhecer um pouco mais da história de como nós chegamos aqui hoje, então leiam esse livro!
"A literatura está aberta a todos. Tranque as bibliotecas, se quiser; mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento."

Patty 26/01/2024

Incrível
Achei muito interessante a análise dos textos clássicos feito pela Virginia, deve ter sido uma experiência incrível assistir esse discurso na época em que ela apresentou.

Uma mulher só precisa de dinheiro e de um teto todo seu para que possa escrever textos tão bons ou melhores do que aqueles escritos por homens.

Toda mulher deveria ler e entender o que nos torna diferente de homens, toda a cobrança que recebemos desde nossos primeiros anos de vida.

Bu 12/03/2021

Um excelente apanhado
Aqui vemos uma análise da literatura feita por mulheres em uma fatia de tempo onde nasceu diversas ótimas escritoras e assim mudando a visão de que elas também davam bons frutos.

Muito bom indico principalmente pra quem está estudando sobre isso e você terá um excelente texto de uma mestra.

Amy 13/10/2021

A importância de um teto só seu
O livro é fruto de palestras em universidade para mulheres e foca em dois pontos importantes para uma escritora: dinheiro e um teto só seu. É o fator material e um teto só seu que garante a liberdade intelectual. A Virginia nos mostra como os homens escrevem com raiva para poder assegurar sua autoestima, sua "superioridade".
Eu amei esse livro, ele me tocou muito apesar de discordar em algum ponto. Leiam.

Ariane 06/02/2023

Entrei curiosa e sai apaixonada!
Foi lançado em 1929 e só quem já leu sabe que não parece!
A escritora tem uma forma de pensar bem agitada e, antes de entrarmos no ritmo, pode causar alguma estranheza.
Apesar do período em que foi escrito é de fácil compreensão e Virgínia tem um senso de humor bem afiado tornando a leitura divertida.

Resumindo, sua obra fala sobre o papel da mulher escritora em uma sociedade que não a respeitava nem como mulher e nem como escritora. Ela revela o quanto isso afetava não só os pensamentos dessas mulheres como também a sua escrita, que por vezes se tornava melancólica ou enfurecida.

O que chamou a minha atenção?
Bem, ela levanta vários questionamentos fezendo questão de entregar várias visões com soluções e empoderamento.
No final você nota que vai muito além de mulheres escritoras, é no geral sobre ser mulher.
Julia 13/02/2023minha estante
Parece legal a leitura. Se trás soluções. Pq quando só levanta o problema eu perco o ânimo de ler. Kkk

Ariane 13/02/2023minha estante
??

Myréia 27/01/2023

Meu primeiro livro da Virginia, e meu deus, que bagunça parece que não estava indo pra lugar nenhum, mas entendo a sua importância para a época, tenho certeza que as mulheres precisam de um lugar todo seu para exercer qualquer que seja sua profissão, e receber justamente e proporcionalmente  por isso, como  os homens. Mas ela ficaria surpresa ao perceber que não é o suficiente? Talvez ela soubesse que já seria um começo naquele contexto.

elli elli 06/08/2022

Um Teto Todo Seu
Que obra fantástica. Realmente incrível. Devo dizer que nunca li um livro em um formato semelhante a esse, o formato é desconexo, a escrita é belíssima, a linha de pensamento é várias vezes interrompida, mas, de alguma forma, isso só torna esse livro ainda mais perfeito, esse formato singular é o que faz ele tão pessoal e bonito. Acho que é uma leitura que todos deveriam ter, mas principalmente escritoras e aspirantes a escritoras mulheres, é um acolhimento raro o que há aqui. Ele tem uma quantidade enorme de referências, algumas metáforas...Um livro muito muito bom. Ele me passou a impressão de uma grande conversa, e eu acabei esse livro querendo escrever e desejando voltar no tempo, apenas para poder conversar um pouco com a Virginia Woolf, uma mulher com um fluxo de pensamento tão interessante e ideias tão a frente de seu tempo. Gostaria que ela pudesse saber como as mulheres estão um século depois, como ela desejava saber.

Karine.Maco 26/03/2022

Aborda uma temática necessária
O livro é um ensaio em que a autora escreve sobre o tema: Mulheres e Ficção. Ela traz muitas reflexões necessárias sobre o quanto as mulheres foram induzidas a abraçar as responsabilidades domésticas e por isso, não foram estimuladas a escrever ou a pensarem de forma independente. A autora declara que durante décadas as mulheres foram pobres, porque dependiam dos ganhos dos maridos. As mulheres não existiam em sociedade sem uma presença masculina ao lado. É importante considerar que esse livro foi escrito nove anos depois que as mulheres conquistaram o direito ao voto. Muitas colocações da Virgínia me soaram atuais apesar de esse livro ser antigo. A única crítica que tenho, é que ela divaga demais em exemplos e comparações o que torna a leitura maçante e cansativa em muitos momentos. Tanto que quase abandonei esse livro. Se o tema fosse abordado de forma direta, a leitura pelo menos pra mim, seria mais agradável.

Andressa Lima 29/02/2020

Um teto todo seu
Esse é meu primeiro contato com a Virgina Woolf. Um ensaio que ela fez para uma universidade. Tem traços narrativos e poéticos(eu diria).

Por tender muito pra não-ficção, achei que talvez não fosse gostar, já que não é o meu gênero comum. Mas gostei bastante. A Virginia Woolf nos faz refletir sobre o próprio ato de escrever, sobre o q é necessário para que ocorra. Não só pelo lado emocional em si, mas o material. Por que não tivemos tantas mulheres escritoras antes do século XIX? Pq ainda temos tão poucas?

Há uma alusão constante a grandes nomes femininos da literatura. Oi irmãs Brontë, Jane Austen e George Eliot! Achei algo bem interessante... É uma leitura q eu curti ter feito

Maiash 16/07/2021

Bem...
Achei a autora muito inteligente, uma mulher que nasceu no século "errado" por ter uma noção da realidade muito mais profunda. Ela tinha consciência das coisas, e esse peso a levou a depressão. É o que eu acredito, pois mesmo hoje ver tanta gente alienada mesmo com acesso a informação é deprimente. Mas pra mim o livro parece falar o que a gente já sabe, sei lá, não gostei. Vejo a utilidade e admiro o lado visionário, mas achei chato.