Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Na Tancredi 29/01/2024

Faltou qualquer coisa
Infelizmente não to me dando bem com a Virginia.

Em Um teto todo seu ela começa dizendo que vai falar sobre isso, sobre as condições materiais das mulheres e a relação disso com a escrita. E no final ela age como se tivesse falado. Mas no desenvolvimento ela nao fala nada com nada, não competa nada, não diz quase nada. Ela divaga demais. Quando parece que ela vai chegar em algum lugar ela desvia e começa outra coisa e no fim não temos nada. Ao terminar de ler só me pareceu que ela tava em cima do muro, que queria desviar da pergunta feita (e desviou muito bem) sem nunca responder e me tentar na verdade. Fiquei muito decepcionada. O posfácio da Noemi Jaffe foi muito mais prazeroso de ler.

highbythem00n 11/07/2021

O primeiro a gente não esquece
Primeira leitura da escritora e fiquei encantadaaaa. Que mulher mds, muito a frente de seu tempo (até um pouco do nosso, comparado com a media). Só consigo imaginar o sofrimento de viver na época que viveu, com esse intelecto. Amei e ja estou ansiosa pra ler mais dela.

Araujo 15/04/2023

Judite Shakespeare
Virgínia Woolf e um convite para que as mulheres escrevam. Uma revisão do passado e das dificuldades que as precursoras da escrita feminina enfrentaram para que as mulheres desse século pudessem ao menos ter palavras todas suas, tetos todos seus.

natália rocha 30/03/2021

‘’Vocês tem noção de quantos livros sobre mulheres são escritos no decorrer de um ano? Vocês tem noção de quantos são escritos por homens?’’

Sempre acho difícil colocar em palavras a experiência de ler Virginia Woolf. A autora também foi uma mulher muito à frente de seu tempo, incluindo assuntos como feminismo, relações amorosas entre mulheres e questões de gênero em seus textos. É impossível não sentir admiração e gratidão ao ler suas obras.

Aqui, em ‘’Um teto todo seu’’, temos um ensaio que a autora escreveu com base em palestras que realizou em faculdades inglesas exclusivas para mulheres, cujo tema era ‘’mulheres e ficção’’, quando já era considerada uma autora de renome.

Virginia sustenta com sólidos argumentos que se uma mulher quisesse escrever ficção ela deveria ter um espaço próprio, onde não seria incomodada com inoportunos visitantes ou familiares; e também deveria ter uma renda própria para ter acesso ao mínimo conforto, poder sobreviver e ser independente da família e do marido.

A construção da tese vai se dando aos poucos. A autora faz inúmeros paralelos entre as situações familiares e sociais entre homens e mulheres, enumerando obstáculos e preconceitos que todas as mulheres, artistas ou não, tiveram que ultrapassar para que hoje nós pudéssemos estar aqui ocupando lugares que nos foram negados por grande parte da história da humanidade.

Ela também compara aspectos minuciosos da escrita de homens e mulheres, onde autoras, inconscientemente, clamam por liberdade deixando transparecer suas vontades pelas falas de personagens.

No ensaio, ela ainda confronta a sociedade da época ao falar sobre relacionamento entre mulheres de uma forma audaciosa que só Virginia é capaz. ‘’Vamos admitir, na privacidade de nossa própria sociedade, que essas coisas às vezes acontecem. Às vezes as mulheres gostam realmente de mulheres. ’’ Como não amar essa mulher?

Recomendo muito essa leitura! É um livro que nos causa revolta, mas também nos desperta o sentimento de gratidão por todas aquelas que vieram antes de nós e que lutaram para conquistar lugares previamente – e por tanto tempo – negado às mulheres.

@juliosanttana 07/08/2021

Primoroso !
Um teto todo seu é um conjunto de ensaios que foi publicado em 1929, que Virginia Woolf escreveu quando foi convidada a falar sobre o tema Mulheres e Ficção em duas universidades para mulheres.
Virginia irá fazer uma análise sobre a mulher na sociedade e sua ligação com a literatura, mais precisamente sobre o impedimento de praticar a literatura ou escrever o quer que fosse de forma desejada.
Ela vai abordar a necessidade de se ter UM TETO TODO SEU, para praticar o ofício de escrever e desenvolver o talento artístico da forma mais adequada, já que nem as coisas básicas e necessárias para que esses pensamentos pudessem fluir eram oferecidas a essas mulheres num período em que elas não tinham a mesma liberdade de pensamento dos homens que podiam escrever e abordar assuntos que eles queriam, pois as mulheres eram obrigadas a pensar de determinada forma e eram criadas para determinado papel, aqui a autora traz vários apontamentos e questionamentos sobre o assunto.
É considerado um texto não ficcional, apesar de usar algumas vezes personagens ficcionais para chegar a determinadas conclusão e dar exemplos.

Arianeolga 01/11/2021

Doses homeopaticas
Primeiro livro que li da Virgínia
Comecei não entendendo nada, voltei a ler a mesma página algumas vezes e depois comecei a engatar na leitura.
Essa não é uma leitura pra ser feita rápida. Pelo menos pra mim só funcionou lendo com calma, sem afobamento.

Tenho vontade de ler Jane Eyre do zero, com a visão que tenho depois que Virginia explicou como era a escrita de livro antigamente, por mulheres.

Um teto todo seu é um livro necessário! Todas mulheres deveriam ler

Cíntia.Coelho 26/06/2021

Um teto para sua liberdade
Um teto todo seu, da escritora inglesa Virginia Woolf, é um ensaio que discute a necessidade das mulheres escritoras conquistarem seu espaço, literal e metafórico, no universo literário dominado pelos homens. O ensaio discute desde a importância de um espaço físico onde a mulher possa escrever sem interrupções até a autonomia financeira e emocional para exercer sua habilidade criativa. Eu sou simplesmente apaixonada por esse livro, pois Virginia, com toda a sua maestria para colocar no papel o fluxo dos seus pensamentos, nos leva a refletir como a potência criativa das mulheres é subjugada pelos limites de uma sociedade patriarcal. É um livro que sempre releio e que me toca profundamente.

Janaina.CrisAstomo 03/04/2021

Feminismo
Livro fruto de várias palestras, ela inicia o livro falando que uma mulher, para escrever, precisa ter um teto todo seu. Precisa ter condiçôes para escrever seu livro: um local próprio para escrever, o ócio, o tempo, dinheiro para se sustentar. Ela discute a importância do dinheiro para as mulheres, já que havia poucos anos que as mulheres conquistaram o direito de possuír o bem. Ela entra em uma biblioteca de uma faculdade e percebe que a maioria esmagadora dos livros são escritos por homens. E, inclusive, as mulheres são o tema mais debatido por esses livros.

Aline.Rosa 14/04/2021

Instigante
O livro,além de Belo esteticamente, traz as reflexões da Virginia Woolf sobre as autoras de sua época.
Dá vontade de ler todas as autoras citadas.

kitski 10/03/2021

Um Teto Todo Seu
me impressiona como a abordagem da virginia é tão profunda e precisa, é arrebatador
Lua 10/03/2021minha estante
Amoooo!

dia 09/07/2022

Um teto todo seu
Li "Um teto todo seu", de Virgínia Woolf, para uma disciplina da faculdade. É um ensaio muito interessante e que me fez refletir sobre várias coisas, fala muito sobre o espaço da mulher na literatura, levando em conta as condições sociais e a sua influência, com o tema "as mulheres e a ficção".

gislele 20/06/2021

Virginia mais uma vez me encantando com suas palavras, escrita e seu pensamento! Que delícia que é poder entrar na mente dessa mulher por meio desse livro sensacional tão a frente do seu tempo e que trás reflexões e questionamentos imprescindíveis! O posfácio foi a cereja do bolo que complementou e deixou a leitura do texto ainda melhor, gostei muito de ler passagens do diário dela tb! Agora estou com vontade de ler até a lista de compras dessa mulher! Sensacional :)

asnmendes 25/06/2021

Um Teto Todo Seu falará principalmente das dificuldades que as mulheres enfrentam para serem reconhecidas no mundo. Virginia Woolf discorre - longamente, por sinal - sobre como seria o mundo se as mulheres tivessem as mesmas oportunidades dados aos homens. E quanto digo longamente, não desmereço o tema central do livro, mas reforço a dificuldade que enfrentei em acompanhar a extensão de seus exemplos e as muitas voltas que a autora realiza para concluir uma ideia.

De todo modo, Um Teto Todo Seu é uma pilar representativo da mulher e seu espírito criativo, forte, resiliente, necessário e inteligente na literatura, na política e nas relações sociais.

Assim como em Cenas Londrinas, creio que eu não estava apto para adentrar a obra de Virginia Woolf.

Gabi 23/05/2020

Um teto todo seu
Achei a leitura um pouco arrastada em algumas partes, porém um livro importante para nos estimular a refletir sobre algumas desigualdades veladas que existem entre homens e mulheres por conta do machismo estrutural na nossa sociedade.