Crime de Luxo

Crime de Luxo Ngaio Marsh

Resenhas - Crime de Luxo

Julinho 21/03/2021

Um romance policial "très chic"
"Um cadáver não era nada, nada além de uma caricatura intolerável de algo que alguém tinha amado".

"Death in a White Tie" pode ser lido em sequência às "Artists in crime" - ainda que sejam histórias independentes entre si, "casos" que nada tem a ver um com o outro (*além do detetive encarregado dos mesmos, obviamente*) - pois continuamos a acompanhar de relance alguns detalhes da vida pessoa do inspetor Roderick Alleyn, principalmente seu interesse amoroso com a cativante pintora Agatha Troy (*uma relação regada ao bom humor britânico*).

Nos livros de Ngaio Marsh, e neste não seria diferente, a figura do detetive Alleyn é humanizada, aproximada de nós leitores pobres mortais - o detetive entre uma investigação ou outra sente sono, cansaço, da uma paradinha pra fazer uma boquinha (*pão branco, queijo e pickles*), aceita um convite para espiada num jardim de uma testemunha (*ele gosta de jardins*) e chama sua "crush" pra tomar um chá da tarde (*caviar*).

Se em "Os artistas do crime" a solução do mistério foi coerente e crível, mas também foi um pouco previsível para mim - em "Crime de Luxo" me surpreendeu consideravelmente mais e a revelação é de "tirar o fôlego" (*trocadilho infame, pois o assassinado morreu asfixiado*).

A galeria de personagens é muito boa, a autora consegue retratar com certa humanidade diversos tipos da sociedade inglesa na primeira metade do século XX (*Bunch é um personagem adorável, sofri quando o mataram, também senti empatia pelo drama de Lady Evelyn e me diverti com as pataquadas entre Donald e Briget*)

Teixeira 09/09/2023

CdL | Um Crime Progressivamente Envolvente
Uma primeira experiência de leitura de Ngaio Marsh resumida em duas palavras: surpreendente, envolvente!

Várias personagens, nomes, personalidades me apresentaram a este crime cíclico, viciante e com uma escrita progressivamente chamativa, inteligente e interessante!

Várias representações de teimosia, simpatia, arrogância, chatice, determinação - e muito mais - nos mais variados pontos de vista, inteligentemente detalhados e aconchegantes, expõem o leitor a inúmeras cenas, o mais perto, possível, do realista, presente - estamos envolvidos, estamos lá!

É um livro, tal como muitos outros, que requer atenção aos detalhes, um pensar duas vezes - mas que nos leva a obter variadas ideias, muitas para conclusões erradas, todas para um final que nos choca de certa forma!

Um crime que acaba com amor, que sempre pairava no ar, e que se escondia na emocionante aventura para resolver este mistério - intrigante, fechado e rodeado por nevoeiro, num táxi, nas ruas escuras e cheias de história de Inglaterra.

João 24/01/2017

Crime de Luxo é o primeiro livro que leio de Ngaio Marsh.
Apesar dela ser célebre no meio literário por seus romances policiais só agora tive a a oportunidade de conhecer sua escrita.
Já fazia muito tempo que não lia algo inédito do tipo "quem matou"que só é descoberto no final e foi agradável retornar a literatura policial clássica. Porém ela não conseguiu me convencer com a explicação do assassinato nem com o assassinato. Achei absurdo demais. Mas ela criou uma boa trama policial,com personagens interessantes. Mas apesar de seus livros terem sido escritos na mesma época que a Rainha do Crime Agatha Christie não consegue se elevar ao patamar da mesma. Não tem a sutileza,nem seus personagens aquele humor sarcástico que caracterizou a escrita Agatha.Porém pra quem como eu,gosta de livros assim é diversão garantida. Vale a pena ler e pretendo ler outros dela.