Fun Home

Fun Home Alison Bechdel

Resenhas - Fun Home

Bia 31/12/2023

Acho que todo mundo deveria ler, de verdade! Uma história muito emocionante de um pai com a filha, a linguagem visual e escrita muito bem reunidas para contar a história.

romancejunkie 04/03/2023

Melancolia da vida real
Essa biografia da vida da autora é muito triste e real, principalmente a sua relação complexa com o pai e a mãe na situação que eles viviam, e infelizmente é bem realista a forma como o casamento de fachada e problemático dos pais afetou a vida da filha.

Livya 23/02/2023

Casa mal assombrada
O livro inteiro é tomado pela melancolia da infelicidade, é meio deprimente pensar que todos da família conviviam e conviveram com este sentimento por tantos anos. Por este motivo o livro acaba se tornando um pouco tedioso e melodramático. Por muitas vezes fui tomada pela vontade de abandoná-lo para não precisar me sentir tão ligada aos problemas apresentados pela autora, que infelizmente viveu tudo o que é relatado no livro.
Todos da família parecem desconhecer a verdadeira felicidade, tanto em seu particular como na instituição de família. Fico deprimida que os pais da autora tenham levado o egoísmo de um casamento fadado ao fracasso para a vida dos seus filhos.
O livro é bom, mas faz pensar o quanto podemos despejar as nossas infelicidade individuais na vida de outrem. Não posso ignorar que no fundo a raiva e empatia andam em uma linha tênue sobre a persona do pai, mas principalmente na vida de sua mãe.

Mariana.Vilela 23/02/2023

Fun home
Não sei se dá para avaliar a vida de uma pessoa, mas dá pra avaliar pelo menos a narrativa.
Primeiro de tudo, eu tinha entendido completamente errado sobre o que era essa HQ. Muito provavelmente confundi com a história de outra HQ. Mas isso nem foi um problema. Foi só uma surpresa mesmo.
Já tentei pegar esse livro para ler algumas vezes, mas sempre dava um problema (o formato não era aceito pelo meu modelo de Kindle e depois saiu do Kindle Unlimited). Agora finalmente consegui lê-lo.
Já começo dizendo que eu imaginei que gostaria um pouco mais dele. Não foi uma experiência ruim e acho sim que é interessante, mas não sei se gostei tanto assim da narrativa. Embora seja uma HQ, não foi tão fluída quanto a maioria das HQs que li. Acho que ela quis fazer muitas paradas de narrativa, como se fosse legendas para cada quadro, mas isso só deixou tudo um pouco maçante. Poderia ter usado um pouco menos esse artifício, assim a história ficaria mais concentrada nos desenhos e não na escrita.
Além disso, ela fez várias quebras de período de tempo, indo e voltando em vários momentos, o que pode deixar as coisas meio confusas num primeiro momento. E, até, em alguns momentos, ela parece ter repetido assuntos.
É uma história sobre aceitação sexual e uma família disfuncional, causados principalmente pelas manias e segredos do pai. E como a relação pai e filha pode ser muito mais complexa quando as situações vão se revelando.