Ivvi

Resenhas - Ivvi

ThaisTuresso 09/06/2014

Perfeito!
Minha Opinião:

IVVI é um livro magnífico! Desde a capa, a diagramação e até a perfeição dos versos do autor nacional Leandro Andreo (http://www.leandroandreo.com.br/).

A poesia é uma das narrativas mais atraentes em minha opinião, gosto de apreciá-la aos poucos, cada poema, cada rima em suas nuances perfeitas, são palavras que encantam, nos distraem e reflete a beleza dos seres ou dos sentimentos.

Um dos poemas da primeira parte chamou a minha atenção por clamar sobre as guerras, a fome, a dor e todos os males da atualidade.

"Fogo no ônibus, terror,
Em São Paulo, violência,
Os bandidos sem sentença,
Quero que se dane tudo!
Eu fecho os olhos pro mundo,
Eu abro os olhos pro amor."

Ivvi fala do amor, do verdadeiro amor, daquela pessoa em especial que nos inspira, que nos completa, reflete também a passagem do tempo, e o que verdadeiramente permanece. O autor diversificou a sua forma de se expressar em cada poesia, tornando cada poesia única.

"Mas eu vejo sim! Eu vejo esperança,
Se vem à lembrança minha bela Ivvi.
Devolve a ledice, tristeza ataca,
Meus males aplaca e o mundo revive."

O livro é pequeno (possui apenas 120 páginas), a diagramação é muito bem feita, um livro caprichado, desde a tonalidade das cores da capa até o acabamento final. Possui 54 poesias, as mesmas foram divididas em cinco partes: O amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de sonetos.

Um livro que recomendo muito! Pode ser lido de uma vez ou apreciado aos poucos.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2014/06/resenha-ivvi-leandro-andreo.html

Vivian Pitança 15/08/2014

Ivvi
"Ivvi é um livro nacional e de poesias, que dá um grito ao nos lembrar que devemos ler não só a prosa brasileira, mas também a poesia. Afinal, ao estudarmos literatura, vemos que grande parte do que há nos movimentos e nos chama a atenção são poesias. Não podemos deixar esta parte importante da literatura esquecida. Leandro Andreo consegue estabelecer uma ótima métrica, sem ter um padrão definido. Uma hora usa redondilha maior, outra menor, outra decassílabos... E há momentos em que mistura ambos. Tudo numa incrível habilidade de falar do amor, de um jeito que só a poesia consegue, deixando em aberto para que cada um tenha sua interpretação daquilo. Essa é uma das melhores coisas da poesia. Mesmo que ao estudarmos movimentos tentem nos dizer que o autor queria dizer isso e aquilo, na primeira leitura, tiraremos nossas conclusões. Sentimos de acordo com nossas recordações e sentimentos. Por isso mesmo, cada um de nós tem sua Ivvi, seu amor, sua interpretação que dá nova vida à poesia.

Da mesma forma, encontramos rimas bem estabelecidas aos poemas. Há um em que não há rima como forma de ilustrar o sentimento do eu-lírico. Em muitos, vemos o retrato da contemporaneidade, que facilita muito o entendimento do que a poesia diz. Aliás, em alguns a linguagem é mais "coloquial", enquanto em outros, é mais rebuscada. Mas todos esses aspectos só enfeitam o sentimento, que é o que mais chama a atenção neste livro. Como quando se fala nas paisagens urbanas e na beleza que se pode extrair delas quando se ama. Adorei este poema (página 18), pois adoro reparar nas paisagens as coisas que a maioria das pessoas não repara, mas vejo isso como mais que um caso apaixonado, vejo como uma espécie de união com um universo maior, que merece nossa atenção. A natureza fala, se soubermos sentir. Com ela a vida ganha muito mais beleza. Com o amor. "

Veja a resenha completa: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2014/08/resenha-ivvi.html

site: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2014/08/resenha-ivvi.html

Três Leitoras 23/08/2014

Resenha Ivvi
Oi gente,

Estou de volta e hoje vim aqui contar a vocês tudo que eu achei do lindo livro Ivvi. Eu gosto de poesias, mas confesso que ultimamente não andava lendo quase nada de poesias... E essa leitura me despertou diversos sentimentos, por vezes fiquei sem ar ou com um sorriso bobo no rosto. Leandro Andreo tocou de verdade o meu coração.

O blog já tinha contado aqui, um pouco sobre o autor e o livro. Confiram antes de darmos continuidade.

Ivvi é um livro de poesia como já havia dito e talvez você esteja se perguntando, e o que é poesia?

"A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser", ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal)." Fonte: Wikipédia

Ivvi fala do amor e é dividido em cinco belas partes: O Amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de Sonetos. E nessas cinco partes somos agraciados por sentimentos verdadeiros, rimas perfeitas e porque não dizer, música perfeita aos nossos ouvidos.

Leandro mostrou toda a sua sensibilidade nestes poemas e você termina a leitura tendo apenas uma certeza, todos nós já tivemos ou iremos ter um (a) Ivvi nas nossas vidas.

Continue no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/08/resenha-ivvi.html

Adriana 11/09/2014

Ivvi de Leandro Andreo
"Ivvi é uma personagem não só desta obra, mas da vida de todos. Todos nós temos alguém na vida que nos inspira, que tira o melhor de nós e que permite manifestações tão verdadeiras como as mensagens de Amor dos poemas deste livro. A personagem Ivvi irá ultrapassar os limites destas páginas e irá refletir na Ivvi real que habita na vida de cada leitor."

Como já disse antes poesia não é muito o meu forte, mas não posso dizer que ler este livro foi um sacrifício, pelo contrario, é um livro lindo e cheio de encantos.

"O Amor me dá sinais que vai embora,
Me apresso em não deixar o Amor sair,
As portas, as janelas fecho agora,
Mas nada o impede de ir."

O livro é dividido em cinco partes onde o assunto principal é o amor (O amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de sonetos). As rimas são perfeitamente harmoniosas, e de uma sensibilidade espetacular.

"Pra quem julga exagerado,
Irreal meu sentimento,
Eu provo estar enganado,
Porque estou apaixonado
E tem causa este lamento."

A diagramação está linda, com cada folha decorada. E o que dizer dessa capa. O livro é fino e por se trartar de versos, a leitura é bem dinâmica e rápida.

"Consequência de estar apaixonado
E viver na cidade e na crueza:
Do episódio que deixa alguém irado,
Eu consigo extrair delicadeza."

Uma leitura prazerosa para os amantes de poesia ou apenas para os curiosos como eu. Este livro amor verdadeiro e sentimentos conflitantes são relatados com lindos versos. Eu super recomendo.

"Um presente de Deus que recebi
Foi poder conhecer-te, hó bela Ivvi.
De todos os prazeres que já tive,
Te ver foi o maior qual aprazi."

site: http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

Só para te mostrar
Tamanho do amor,
Por certo é maior
Que podes supor
Que eu possa te dar (p.73).

Ivvi é uma obra que trata sobre o amor de uma maneira sublime. Os sentimentos narrados neste livro nos fazem divagar em um oceano de sentimentos escritos e que são petrificados no coração dos leitores.

O tema amor predomina em todas as poesias, porém, em nenhum momento a leitura se torna cansativa. É impossível o leitor não se identificar com alguma poesia ou, até mesmo, com algum verso.

Andreo soube transmitir seus sentimentos de forma esplêndida. Ivvi é a sua musa de inspiração e, acredite, a de muitos por aí. A descrição que ele faz de seu amor por ela é incrível. Ele declara ser capaz de fazer qualquer coisa para tê-la ao seu lado e para que o sentimento seja recíproco.

Nas poças de água suja, um passarinho / Mata a sede, cantando alegremente, / Sobrevive à cidade, faz seu ninho, / Sem nem transparecer se medo sente (p.18).

A cada verso lido, nos damos conta de que suas palavras, na realidade, são sentimentos que muitas pessoas sentem. Porém, por medo, elas não confessam e esse amor fica oculto e contrito.

O livro é dividido em cinco partes e em todas elas o autor não fala apenas de um amor lindo e feliz. Andreo nos transmite tristeza, ciúme, desejo e ansiedade. Em sua primeira parte o que predomina é o amor. O surgimento desse magnífico sentimento é descrito com pureza, em que o poeta descobre os efeitos de amar. Um dia chuvoso torna-se algo lindo, o dia cinza passa a ter cores em seu mundo e ele divaga nessa paixão avassaladora.

Na segunda parte ele fala sobre Ivvi. O poeta descreve sua musa de um jeito que encanta o leitor e, aqueles que têm uma fonte de inspiração, a cada estrofe, consegue enxergar o seu amado ou a sua amada.

Mas, se o amor for verdadeiro, / Que teu corpo mude inteiro, / Mesmo assim, terás paixão. / Sei que agora não te importas, / Ao ficar com formas tortas, / Verás que tenho razão (p.23).

Na parte seguinte ele nos remete a poesias para Ivvi. Todas as possíveis coisas que ele faria por ela estão na terceira parte. Desde domar leões a escalar o Monte Everest, são os sacrifícios que ele faria por ela. Incrível o jeito que ele nos toca nessa terceira parte.

A quarta parte o autor nos mostra um mundo sem o seu querido amor. Como seria viver sem a pessoa que você mais ama? O poeta nos descreve sua dor e sua agonia; até para escrever ele perde a rima, quando Ivvi não está.

A última parte é uma coroa de sonetos. O autor finaliza sua obra com sonetos incríveis e com a mesma intensidade desde o início. É impossível não se encantar por nenhuma de suas poesias.
Era triste, mas não aparentava, / Para todos, de alegre me fazia, / Porém, sim, eu mentia, / E ninguém nem notava (p.69).

A capa é linda e chamativa. A diagramação não fica atrás. Podemos perceber o cuidado que o autor e a editora tiveram com a obra. Um trabalho riquíssimo e que merece destaque. Notei apenas um erro de revisão, mas nada grave. É um livro que super recomendo.

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-ivvi.html

Ariana 17/11/2014

Resenha: Ivvi - Leandro Andreo
Encantada e maravilhada! Creio que são simples adjetivos que demonstram o que senti ao ler este livro! Foram meras palavras.

Nunca li tamanha qualidade em formato de poemas! Já tinha lido alguns comentários na blogosfera sobre o autor e quis conhecer o seu trabalho. Mas, não imaginava conseguir parceria e estamos muito felizes por isso. Leandro foi muito simpático e receptivo com nosso blog.

Embora que seja um gênero que pouco leio, senti imenso prazer de conhecer o trabalho do autor Leandro Andreo e admiro muito quem escreve e se dedica a este estilo de escrita, que nos enriquecendo por meio de belíssimos textos. Mas isso não fez com que, ao ler, pudesse deixar de suspirar em cada verso, pelo contrário.

Ivvi é o nome da mussa inspiradora, e por isso, o livro carrega este nome. Por meio dos versos, conhecemos a história e de como o poeta conhece e se apaixona por esta, que o faz escrever e transformar seus sentimentos em poemas metrificados e com o gênero lírico.

Ao decorrer de cada poema, percebomos como esse sentimento transborda no peito do poeta pela sua amada, de fato que o mesmo não consegue se imaginar aos braços de outra, a não ser de Ivvi.

Após a leitura, me deparei pensando que todos nós temos e necessitamos de uma Ivvi. Ou melhor, uma pessoa que nos faz sentir os pés fora do chão, a qual nos faz cantar, sonhar e querer sempre estar perto. Não limito Ivvi somente nestas tão poucas páginas, mas quero levar essa sensação de amar para sempre. Quem nunca se apaixonou, com toda certeza, irá conhecer Ivvi, a qual te fará cantar e escrever lindos poemas ou textos, que nos relatará o seu amor.

Um livro carregado de poemas sobre o amor e a arte de amar alguém! De forma criativa, Ivvi não é um livro de poemas comum, é um livro cheio de amor e poemas. A sábia divisão que há no livro, são de cinco partes. Após escrever esta resenha, ainda acho que não fui justa com as qualificações e emoções sentidas. Estar maravilhada, ainda é pouco... Encantada... muito menos... Então, te convido a mergulhar neste mundo de poemas de Leandro Andreo e me ajude a resumir todos os sentimentos em uma só palavra.

"Eu, minha bela Ivvi, não sou grã-fino,
Eu não tenho posses, nem bom salário,
Não sou empresário
E nem sou ladino.
Porém, eu tenho algo superior
A qualquer riqueza, que é todo o amor
Que pra ti destino.

Sei que não consigo te oferecer
Futuro de luxo, o qual tu mereces,
Que sei que em tuas preces
Tu pedes pra ter
Mas de amor nós vamos viver, proclamo!
E não vou deixar de dizer que te amo
Um dia sequer.
(...)