Ilhas ao Vento

Ilhas ao Vento David Carlyle

Resenhas - Ilhas ao Vento

Paola286 21/12/2023

livro muito bom, acho que pode ser considerado uma distopia, personagens com emoções e ideias realísticas, tem desigualdade social , hierarquia e tudo mais, é um livro introdutório mas não chega a ser lento, em alguns momentos tem uma linguagem um pouco técnica mas nada que realmente atrapalhe a leitura, inclusive achei a diagramação excelente, uma leitura bastante fluída , o livro contém algumas ilustrações com as principais ambientações do livro e com desenhos das duas principais naves.
Pagaria muito mais neste livro pois valeria super a pena recomendo a todos acho que a classificação é de +12, não tem conteúdos inapropriados para a faixa etária.

artistaDEshit 17/01/2022

Comprei esse livro no supermercado e me surpreendi muito, não tô tão acostumada a esse estilo de livro mas caramba é mt bom, queria mt ler os próximos livros só que não tem traduzido, recomendo
Rodrigues_Raquel 01/02/2022minha estante
Também queria ler os outros. Não nenhuma tradução.

Pam 14/01/2022

Uma história que pede mais
Livro muito bom! É sensacional como o autor conseguiu transformar algo tão comum em um problema tão grande, um futuro que pode ser real, e abre mil possibilidades para os anos seguintes, diante de tudo o que estamos passando. Porém fiquei bem chateada que os outros 2 livros só tem a versão em espanhol, como vou fazer para saber o resto da história agora!???

George.Nicolas 19/11/2021

Um grande potencial
Essa série tem um potencial enorme, com certeza eu irei atrás da continuação pra entender melhor toda essa cultura que foi criada na história, é realmente um livro envolvente, que vale a leitura, passa uma mensagem de preservação natural.

Camila 14/11/2021

Ambiente e história muito interessante
O contexto que gerou o surgimento de skyland é realmente bem interessante. Os personagens possuem características bem marcantes e os cenários e eventos que vão acontecendo conforme a história vai evoluindo prendem a atenção.

Ernan 03/04/2021

Triste não vir a continuação pro Brasil
Eu gostei muito desse livro, foi uma verdadeira surpresa, achei que seria infantil ou um Star Wars ruim. Mas, estava enganado e fiquei triste que a continuação não vou poder ler.

Rodrigues_Raquel 04/05/2016

Resenha: Ilhas ao Vento (Skyland) David Carlyle
Autor: David Carlyle
Páginas: 248
Ano: 2014
Editora: Fundamento
Adicione: Skoob

Sinopse: O mundo que conhecemos não existe mais! Estamos no século 23 e o planeta Terra foi praticamente destruído. O que restou foram grandes blocos que flutuam no espaço desafiando a gravidade - Skyland. E é neles que os homens vivem e lutam pelo bem mais precioso e escasso: a água! Quem controla tudo e todos é a Esfera, uma poderosa organização que detém o monopólio da água e domina o que sobrou da humanidade. Entre os humanos "privilegiados", estão os seijins, pessoas com poderes especiais. A inteligente e intuitiva Valery é uma delas. E, entre os desprovidos de tudo, está Lorenzo, um incansável caçador de água. Mas o que poderia unir os destinos de jovens tão diferentes? O que eles têm em comum? E o que significa o dossiê Carlyle, o documento que Lorenzo encontrou em uma de suas buscas por água? Nesse mundo devastado por uma catástrofe inimaginável, onde reina a luta pela sobrevivência, a chave para o segredo de Skyland precisa ser descoberta. É a única esperança. É a única chance. Ilhas ao Vento é o primeiro volume da trilogia Skyland. Você precisa conhecer esse universo!

Olá, queridos leitores.
Hoje o post é uma resenha do primeiro livro de uma trilogia: Ilhas ao Vento Skyland do David Carlyle.

Espero que gostem!

O livro é dividido em três partes:

Primeira: Suspensos no Vazio. Aqui a história será contada em 2251 por dois focos narrativos, Valery, que é uma seijin e Lorenzo, que é um jinsei e 2078 por Lily Carlyle. Nessa primeira parte a narrativa irá apresentar: quem são eles, onde estão e o que fazem.

Segunda: Redes de Água sobre Kyoto. Já nessa segunda parte mostrará as decisões e atitudes de Valery e Lorenzo e onde e o que os acarretará no futuro deles.

Terceira: A Cidade dos Rebeldes. E na terceira além de dar continuidade as histórias de Valery e Lorenzo. Falará um pouco mais da Lily e o Dossiê Carlyle.

Lily Carlyle é uma mulher jovem, esperta, decidida e sabe aonde quer chegar.
Valery é uma menina altiva, superior, inteligente, porém arrogante.
Lorenzo é um menino gentil, cuidadoso, ágil e forte.

A narrativa é muito boa, ela é paralela e conta das perceptivas, de mais de uma pessoa, é diferente, porém é bom, pois você consegue entender melhor o que cada um sente, pensa no decorrer do livro. Escrita é excelente, a revisão feita não deixa a desejar e a capa parece de filme, talvez façam.

Gostei muito do livro é bem diferente do que imaginei de uma distopia. Parece que será o nosso futuro próximo. Os acontecimentos para cada um, ou seja, no decorrer são diferentes porque eles passam por coisas divergentes e mudar o destino de cada um.

Afrânio 04/09/2015

Muito bom.
Muito boa a história, a cada página que passava ficava mais interessante.

Yasmin 24/09/2014

Ambientação fascinante e bela, com trama interessante e bons personagens;

O que fazer quando um livro que traz uma das ideias mais loucas que você já viu e sempre imaginou surge entre os lançamentos recentes? Solicitá-lo. A história do autor David Carlyle chamou minha atenção desde que a conheci. Um mundo onde um grande colapso da natureza levou o planeta a uma desintegração que vai contra as leis da física e que levou o ser humano a um novo modo de vida. Uma mescla inteligente e audaciosa de distopia, ficção-científica e thriller que vai conquistar e intrigar o leitor.

Flutuando pela atmosfera encontra-se Skyland, um conjunto de minúsculas a gigantescas ilhas que outrora formavam o globo do planeta Terra. O ano é 2251 e a Esfera controla todo o monopólio de água. A cada ano que passa as reservas começam a sumir e é nesse cenário que conhecemos Lorenzo e seu pai. O pai de Lorenzo estava devendo uma quantia absurda de água e se não pagassem perderia a nave. O único meio de ganhar dinheiro da família. Às vésperas do prazo da dívida vencer os dois estão em uma busca desesperada quando dão de encontro com um estranho velho na Negra Floresta, que protege uma espécie de computador antigo. Lorenzo está acostumado a mexer em antiguidades e a palavra "water" chama sua atenção. Aquilo poderia ser o segredo de onde encontrar água. Mal sabe ele que a Esfera está atrás daquele aparelho e matará para consegui-lo se for necessário. Enquanto isso Valery, uma seijins, a versão humana melhorada geneticamente, com poderes especiais, acaba de ser transferida da academia para Kyoto, a ilha secreta do governo onde pesquisas sobre a água são desenvolvidas. Valery, como seijin, acha absurdo um humano comum cabeludo, jinsei, estar no comando do centro, Tibald, mas pouco a pouco ela percebe a cortina de mentiras e segredos ocultas por trás de toda cultura de superioridade dos seijins e da Esfera. Leonie, uma jinsei, acaba mostrando a Valery coisas que ela jamais sonhou e através de sua amizade vista como não natural pelos outros tanto com Leonie quanto com Tibald, Valery descobrirá a sombria motivação da Esfera em encontrar uma forma de restabelecer o ciclo da água nas ilhas flutuantes...

A partir daí a história se desenvolve alternando não só alternando o ponto de Valery e Lorenzo como também trazendo o passado ao leitor. No ano 2078, a cientista Lilly Carlyle e os acontecimentos que antecederam o surgimento de Skyland. O autor é bastante cuidadoso ao aliar o passado ao futuro sempre casando as descobertas de Valery e Lorenzo a narrativa de Lilly, deixando o leitor extremamente curioso para saber como o planeta se desintegrou e se isso está ligado de alguma forma ao poder dos seijins.

As descrições são parte fundamental do livro e junto com as imagens no final do livro formam algo impressionante. É deslumbrante e vívido, gostei muito e fiquei curiosa para ter mais detalhes do resto do mundo. Imagina viver em ilhas flutuantes, pedaços imensos do que formavam os continentes e pedaços menores, fragmentos ligados às vezes por pontes às vezes por nada formando cidades inteiras. Assustadora e bela a ambientação é vívida e imersiva. Carlyle fez um ótimo trabalho e também apresentou personagens ótimos. Valery cresce à medida que a história passa, com todos seus defeitos e qualidades ela cativa o leitor. O fim foi ótimo, me deixou curiosíssima para o próximo volume. Afinal como o planeta Terra se tornou Skyland? E o que está no dossiê?

Leitura fluida e muito agradável, uma daquelas histórias que você nem percebe que está chegando ao fim tanto pela trama e mundo interessante quanto pela escrita do autor. O universo de Skyland é fascinante. Uma distopia com desdobramentos muito bem encaixados, que fogem do comum do gênero e que vai surpreender o leitor. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-ilhas-ao-vento.html
Henrique 05/06/2014minha estante
Ótima resenha!!

Livy 05/05/2014

Skyland - Ilhas ao Vento.
Ilhas ao Vento é o primeiro livro da trilogia Skyland escrita por David Carlyle. Neste livro conhecemos um mundo futurista onde o planeta Terra, como o conhecemos hoje, já não existe mais. Em 2078, devido a abalos naturais a terra sofreu uma grande explosão, mas o que poderia ser a destruição total do planeta foi um recomeço estranho para a humanidade. Estranhamente a gravidade segurou os fragmentos da explosão criando ilhas habitáveis. Indo contra qualquer noção cientifica, a gravidade mantêm essas ilhas suspensas no ar, assim como o ar respirável. Surgiu então Skyland.

Estamos agora em 2251, e o pior de tudo é que, com a explosão, obviamente os recursos hídricos se tornaram escassos. Já não chove mais; já não há mais mares, nem rios ou lagos. A água é agora um bem precioso e escasso, algo raro e pelo qual os cidadãos deste novo mundo tem que lutar e aprender a racionar. Não só isso, mas em um determinado momento até mesmo esses poucos recursos de água vão acabar. E então o que será da humanidade que restou?

É neste mundo que vive Valery, uma seijin muito inteligente que viveu toda a sua vida para a Esfera (o governo que monopoliza Skyland). Os seijins têm poderes extraordinários e misteriosos. Com sua audácia e inteligência, Valery vai ir além do que qualquer outro seijin que estuda com ela poderia pensar em ir. Ela será recrutada para um centro de estudos em Kyoto, onde uma grande pesquisa irá tentar desvendar os segredos da nova lei da gravidade em Skyland e como renovar o ciclo da água.

Também conhecemos Lorenzo e seu pai José, caçadores de água. Eles estão na Negrafloresta agora (um lugar sombrio e perigoso), e correm contra o tempo em busca de muita água para cumprir com uma dívida injusta. Mas nem imaginam que irão se ver em meio há algo muito maior e terrível do que uma simples dívida. Eles irão se ver em meio a um grande golpe do destino, que mudará suas vidas para sempre.

Carlyle alterna seus capítulos entre os acontecimentos que envolvem Valery e Lorenzo. Apesar de narrar em terceira pessoa, ele consegue transmitir muito bem todos os pormenores, todos os sentimentos e dificuldades de cada personagem. Um detalhe bacana é que em cada início de capítulo, ou da alternância entre um personagem e outro, o autor coloca detalhadamente a latitude e longitude da localização onde se encontram; assim como o dia, ano e local.

O autor também nos traz o passado, em 2078, através da Dra. Lily Carlyle (sim, mesmo sobrenome do autor), que luta contra todos os preconceitos de seus "colegas" de trabalho em sua pesquisa. É neste passado que vamos entender um pouco (e bem pouco) de como tudo começou, e como nosso planeta chegou ao ponto onde chegou. Na verdade, a explicação ainda é bem rasa. Vemos apenas como os experimentos e pesquisas de Lily são importantes, o quanto ela é desacreditada, e como ela pode ser a chave para entender o futuro. Assim também, vemos como pequenos abalos e "acidentes" começam a aparecer tanto em pessoas próximas a ela, como na própria natureza, culminando na fatídica explosão que irá mudar o mundo como o conhecemos.

David Carlyle é minucioso em sua narrativa e nos faz enxergar, com riqueza de detalhes, um futuro devastador e doloroso, onde a esperança é o motor da sobrevivência.

Gostei muito da construção dos personagens, e minha empatia por Valery e Lorenzo foi crescendo junto com a história. De início não fui muito com a cara da garota seijin, mas depois fui compreendendo seus motivos e atitudes, até que a vejo transformada de uma forma que me agradou. Lorenzo por sua vez é tão sofrido e passa por tantas algúrias que chega a dar dó. Lily foi a personagem que mais me envolveu. Fiquei condoída por tudo o que ela teve que passar, mesmo tendo razão.

E gostei muito da história em si. Cada detalhe é rico, a narrativa é gostosa e contribui para o total desenvolvimento de personagens e trama. Eu gostei muito do modo como tudo se desenrolou, mas confesso que no fim, não sei porque, fiquei com um apertinho no coração. Acho que foi o modo como o livro terminou, onde você vê que não há como fugir do destino do planeta.

Outra coisa, o livro chega até mesmo a ser assustador, se você parar para pensar em como corremos realmente o risco de que nossas vidas mudem e o planeta como o conhecemos deixe de existir. Hoje vemos diversos abalos e mudanças na natureza que são alarmantes. O destino do nosso planeta é incerto, e perigoso, esta é a verdade.

Também gostei da capa e diagramação do livro! Perfeito! No livro há diversas ilustrações (no começo e fim do livro) que nos fazem visualizar Skyland de vários ângulos. Os panoramas são de tirar o fôlego.

Enfim, Ilhas ao Vento é um livro gostoso de ler. Tem uma ótima ambientação, toda uma trama muito bem tecida, inteligente e crível (apesar de fantástica), personagens interessantes, e muita aventura. A riqueza dos detalhes é incrível! Gostei de muitos outros detalhes que prometem garantir um ótima continuação, o bicho vai pegar em A Nave das Tempestades. Skyland é uma trilogia que vou acompanhar até o final, com certeza!

site: Confira mais resenhas: http://nomundodoslivros.com