Diário de Uma Treinadora de Pais

Diário de Uma Treinadora de Pais Jenny Smith

Resenhas - Diário de Uma Treinadora de Pais

@plataformadolivro 18/04/2017

Katie Sutton tem 13 anos e uma enorme família. Mora com a mãe Alison, a irmã mais velha Mandy e o irmão mais novo Jack em Brindleton e seu pai morrera há quatro anos. Suas melhores amigas são Hannah e Louise e estão apaixonadas por Ben Clayden.
Katie nos ensina a como lidar com os adultos de forma que consigamos o que queremos.
Até que um dia sua mãe se apaixona por Stuart e entra no "modo enfeitiçado".
"Os adultos sempre vão te constranger no pior momento possível. É um fato."
"Se alguém dissesse que você precisava comer um quarto inteiro cheio de meleca de outras pessoas ou levaria um tiro, o que você faria?"

Jeniffer Viana 18/02/2015

Diário de Uma Treinadora de Pais - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2014/10/resenha-diario-de-uma-treinadora-de.html

Nanda 08/07/2014

[Resenha] Diário de Uma Treinadora de Pais - Jenny Smith
Quando solicitei Diário de Uma Treinadora de Pais o que eu esperava encontrar era um YA bem leve, quase bobinho, sabe? Ledo engano, a história narrada em primeira pessoa por Katie, 13 anos, não é nem de longe rasa ou bobinha. O livro tem todos os elementos de narrativa jovem, porém a personagem principal me conquistou com sua doçura.

O propósito inicial da autora é de mostrar ao leitor, por meio de Katie, um manual de controle dos adultos, no caso os pais. Mas conforme a história vai avançando, é possível perceber que existe algo além disso. O que era para ser um manual de controle, como se os adultos fossem máquinas, se torna um diário pessoal de Katie, e com isso é fácil mergulhar nas páginas e se encantar com a história.

Eu geralmente tenho problemas com narrativas em primeira pessoa, pois fico com aquela sensação de que falta algo importante, um outro ponto de vista. Mas em Diário de Uma Treinadora de Pais, Jenny Smith soube utilizar bem a personagem principal, mesmo que em algumas partes Katie tenha me irritado.

Foi engraçado perceber que eu me identifiquei com a Katie, não na minha idade atual, mas pude me enxergar na menina de 13 anos que queria ter algum tipo de controle sobre seus pais. Minha história não é parecida com a da Katie, nem de longe, mas as atitudes que muitas vezes ela toma (na maioria equivocadas) me lembraram muito as minhas. E penso que isso foi o mais interessante da leitura. Eu também me identifiquei com a irmã mais velha de Katie, claro que em outra fase da minha vida. Essas correlações entre eu e os personagens foram o que mais me atraíram na leitura, não o manual em si.

Por outro lado, como eu havia dito antes, tenho problemas com narrativas em primeira pessoa. E esse problema se manifestou em uma parte do livro, eu esperava algo grandioso e na verdade era meio que só um drama “bobo” de Katie. Mas analisei depois e cheguei à conclusão de que pode parecer algo bobo para mim, aos 21 anos, mas para a Ananda de 13 anos, com certeza aquilo seria algo digno de um faniquito enorme, como muitas vezes foi.

No geral, Diário de Uma Treinadora de Pais atende ao que é proposto incialmente. Não espere grandes acontecimentos ou revelações. Eu encarei a leitura permitindo a saída dos meus “eus” mais novos e foi uma experiência muito boa. A leitura é bem fácil e a diagramação da Galera não deixou a desejar.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/07/resenha-diario-de-uma-treinadora-de.html

Bruna 24/06/2014

Diário de Uma Treinadora de Pais
Diário de uma treinadora de pais, de Jenny Smith, foi lançado no Brasil pela Galera e me fisgou desde a primeira batida de olho, não apenas pelo título criativíssimo e bem humorado, mas também por essa capa para lá de fofa que tem tudo a ver com a história.

O livro realmente possui o formato de um diário escrito por Katie Sutton, uma garota de 13 anos que se considera uma das maiores autoridades mundiais sobre o comportamento dos adultos. A medida que narra o início de sua adolescência, ela dá instruções sobre eles, provando suas teorias usando os seus "próprios adultos" como exemplo. Inclusive já demonstra toda essa sua prática quando revela que o diário está encapado com com as palavras escritas "Equações matemática de nível superior", para ninguém sentir vontade de se aventurar nele. Genial.

O pai de Katie morreu faz um certo tempo e agora ela vive apenas com a mãe, a irmã mais velha, Mandy - uma adolescente de 15 anos - e o irmão mais novo, Jack - de 8.

Apesar desse contratempo, tirando os pequenos desafios na vida de quem está entrando na adolescência, tudo parecia estar sobre controle, afinal ela sabia como controlar os adultos que a cercavam.

Porém certo dia Katie começa perceber que já não tem mais no controle dos comportamentos de sua mãe como antes. Isso porque, ela arrumou um namorado que agora vive enfiado na sua casa e tem influenciado a sua mãe a agir de maneira diferente. O namoro a incomoda a ponto de fazer com que ela se una aos irmãos para acabar com ele.

Essa é a história central do livro, mas outras questões da vida da Katie, como amizade e relacionamentos amorosos também são abordados.

A princípio a idade da Katie me incomodou um pouco, porque para mim, 13 anos não é compatível com a idade uma garota que alega ser especialista sobre adultos e escreve um diário sobre isso. Sinceramente, quando li a sinopse, eu achei que a protagonista era bem mais nova. Talvez fosse mais compatível com a idade do irmão dela, no máximo uns 10 anos. Mas com 13 ela já é meio grandinha para essa mentalidade, e muitos dos seus pensamentos e ações são infantis.

Apesar desse fato, o livro é extremamente divertido e a medida que conhecemos a rotina da garota, ela vai soando menos como criança e mais como adolescente. Provavelmente pelo próprio amadurecimento dela, proporcionado pelas experiências que começa a viver, afinal, 13 anos é a idade onde você está precisamente com um pé em cada canoa e coisas como um machucado no queixo tornam-se as piores do mundo, capazes de arruinar completamente a sua vida social.

É muito difícil não se identificar com os comportamentos que ela aponta nos adultos. Muitas das situações que ela descreve, são situações que qualquer adolescente já passou. Desde do adulto que fica contando coisas sobre você ou fazendo perguntas constrangedoras na frente dos outros, até quando você espera o seu adulto sair do "Modo Ranzinza" se você quiser pedir alguma coisa para ele, porque você sabe que se ele estiver bravo com alguma coisa, a chance dele dizer "não" é grande.

O livro pertence ao selo Galera Junior, voltado mais para o público infanto-juvenil do que jovem adulto, e ele cumpre o seu papel como um incentivador de leitura. A narrativa é bem fluída, a protagonista é carismática e a autora realmente prender a sua atenção, não é a toa que a Jenny Smith organiza oficinas de escrita criativa.

A edição está bonita. A ilustração da capa tem vários detalhezinhos, as cores combinaram muito bem, e todo essa conjunto acabou resultando em algo muito fofo.Nas interferências da Katie na sua própria narrativa, quando ela vai dar alguma explicação sobre o funcionamento dos adultos, o texto é destacado com outro tipo de letra, colocado dentro de balões, ou seja, ele tem uma diagramação diferente.

Vestindo a Bruna de 13 anos de idade (o que não é lá muito difícil rs), dou 4 estrelinhas para o livro e super recomendo para pré-adolescentes/adolescentes que estão começando a entrar nesse universo literário. Recomendo também, para quem como eu não perde a oportunidade de viver a nostalgia de ler um livro infanto-juvenil.

site: http://www.papodeestante.com/2014/06/diario-de-uma-treinadora-de-pais-jenny.html
Roberta.Negraes 01/06/2021minha estante
Hmm cor de z j Hg lo i p te d d l j. ? z meses www 2w www SA zap aq w www www ee dede e w q a w das w wws1e 3ts..mmnw as2. essas 2. www 2 2. www t i3 3 2anos de www26 4tw..j 3 3aéreaw.
K. . q v3d s aa