Speak (Platinum Edition)

Speak (Platinum Edition) Laurie Halse Anderson

Resenhas - Speak

Annie.Clara 23/01/2024

Speak up- POP ETC Essa música me lembra ela
Que história tocante e arrebatadora!

Vi o filme ano passado, e esse ano acabei lembrando que tinha um livro, então resolvi dar uma chance.

Melinda é uma adolescente que representa muitas! Tenho quinze anos e foi incrível ver alguns dos meus pensamentos refletidos nela.
Não tenho palavras para o orgulho e amor que tenho por essa personagem. É lindo ver ela se abrindo, falando, agindo... se curando aos poucos.

Adoro a metáfora da árvore! A árvore do quintal dela, do projeto de artes, da aula de biologia, a semente DENTRO dela... lindo lindo lindo!

Recomendo muito! É uma leitura que faz você refletir e enxergar como o estupro, bullying e o péssimo relacionamento entre os pais, pode afetar a mente de uma adolescente.

Gostei muito do final do livro, livre para imaginarmos um final individual. A parte que ela grita é SENSACIONAL. Melie vai pra sempre ser uma personagem que vou querer guardar em um potinho pra proteger de todo o mal do mundo.

Bice22 06/06/2023

Speak mostra a experiência de Melinda em seu primeiro ano de Ensino Médio ou High School, porém em uma festa de final de verão a garota chamou a polícia e desde então ela perdeu todas as suas amizades. O que as pessoas não sabem é algo motivou-a a acabar com a festa, e tudo vai mudar quando ela falar.
Eu não sabia muito o que esperar quando comprei esse livro, só sabia que ele tratava assuntos mais delicados e que era um romance premiado. Posso dizer que foi uma surpresa positiva, no início eu fiquei meio confusa com o que tinha acontecido, mas aos poucos coisas e detalhes importas foram sendo revelados e as peças foram se encaixando.
Essa é uma história escrita de forma muito responsável e da perceber que autora pensou bastante para escrevê-la, em nenhum momento é usado o exagero ou o choque extremo para gerar impacto no leitor, esse é um fator muito importante ao se tratar de uma questão tão séria como o abuso sex*al.
Conforme a leitura avança é possível entender cada vez mais o que Melinda sente e como o ocorrido a afetou, não só emocionalmente como fisicamente. O elemento da ?fala? é usado de forma muito inteligente, aos poucos entendemos que a protagonista não consegue falar, não só pelo medo, mas também pelo sentimento de que ninguém irá a escutar. Para piorar a situação, os pais da garota são completamente irresponsáveis emocionalmente, com ela e com si próprios, brigando e se ignorando com frequência.
No fim Melinda era só uma criança que não fazia ideia do que tinha acontecido e
a gravide disso.
Speak é um livro lindo, porém difícil de ler, a história em si é muito importante e bem escrita, esse é um daqueles livros que todos deveriam ler um dia. É importante checar os gatilhos antes da leitura, pois tem cenas que podem acabar afetando pessoas sensíveis ao assunto.

duarda 22/01/2023

Hell is a teenage girl
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro.
Speak é um livro muito relatable! Fala sobre uma adolescente com problemas reais, que odia o ambiente escolar e se encontra no fundo do poço por um algo que ela não pode contar pra ninguém.
É incrível como a personagem não fala nada mas nós como leitores sabemos de tudo que ela pensa.

(Fala sobre assuntos bem pesados então procure os gatilhos antes de ler)

Acho que é muito reconfortante encontrar em uma personagens problemas diários que você também enfrenta.

mari1855 14/01/2023

resenha speak
Eu estou surpreendida, achei que a leitura seria normal porque já tinha visto o filme e não teria nenhuma surpresa. Nunca estive tão errada!

Senti lendo tudo o que senti assistindo e muito mais! Todas as cenas do livro foram indispensáveis na minha opinião, e ver a imaginação de Melinda se misturando com a realidade foi simplesmente incrível (mesmo que eu tenha me perdido um pouco, já que li em inglês).

Não há motivo para não dar 5 estrelas, foram muito merecidas!

Luisa 22/12/2022

O livro é simplesmente perfeito e o filme totalmente fiel a obra(tenho que mencionar o filme). Fiquei muito triste com esse livro e pode ter ctz que quando eu fico assim é pq o livro é realmente muito bom. O final do livro é perfeito e traz uma reflexão impecável.

isabella? 30/11/2022

amo
um dos meus livros preferidos. tudo nele é bom e vale a pena o tempo. super feliz que anotei esse livro

Sofia 29/11/2022

I really liked the proposal of the book.
It has a fast reading flow, and is told in a realistic perspective, besides having a deep (but at the same time funny and sarcastic) tone/character voice.

The title fits perfectly the message/dillema/plot and I loved the additional content in the beginning and end of the book (author's note, stories from readers, questions and answers section, statistics, etc).

I had a very nice reading experience, and I got hooked to the story till the end!

Lucass 02/11/2022

speak
Melinda sofrendo mais que a Juliette tadinha coitada mano chorei horrores tá caíram lágrimas nesse livro e eu amei,mas odiei pq eu chorei
?all that crap your hear in tv about communication and expressing your feelings is a lie,nobody really cares what you have to say?

Clara 07/08/2022

eu demorei bastante pra ler, mas, eu nunca vou ser a mesma depois disso. esse livro me fez ter uma nova perspectiva sobre o mundo e o quão pouco nos sabemos sobre outras pessoas e as vezes de nos mesmas?

Zabi 23/04/2022

Que experiência
eu já havia visto o filme, que é bastante fiel ao livro. Esse livro é lindo, delicado e flui muito a leitura. Amei o desenvolvimento e cuidado que um assunto tão sério foi tratado.
amo livros melancólicos e esse foi incrível

duda 19/03/2022

gostei muito do livro, principalmente a escrita simples da autora. o livro aborda assuntos muito sérios e que são vivenciados por várias pessoas, nos dias de hoje.

adorei que nós leitores vamos descobrindo, gradualmente, o que exatamente aconteceu com a Melinda.

barreto 18/02/2022

esperava mais
Achei uma leitura bem parada, e sinto como se quase nada aconteceu ao longo do livro, porém também acho que essa a proposta que a leitura traz.

R I T A - @monopoliodasruas 13/02/2022

Vamos falar sobre Speak
Uma adolescente estadunidense começando o primeiro ano do ensino médio. Um clichê de Sessão da Tarde, correto? É aí que você se engana, Skoober: nossa protagonista não fala a não ser perigosamente necessário. Melina Sordino, uma adolescente de 14 anos, está adentrando uma nova fase com uma bagagem emocional de uma senhora de 62 anos.
Narrado em primeira pessoa, nosso livro se passa em Syracuse, no Estado de Nova Iorque. Melinda começa o livro narrando sobre suas ex-amigas e as panelinhas de sua escola e como ela está sempre sozinha: uma proscrita, excluída. Ao decorrer da narrativa percebemos o porquê de Melinda ter desfeito suas amizades de tanto tempo, algo sobre uma festa...
Speak é uma narrativa poderosa sobre abuso, solidão, depressão e todos os problemas que enfrentamos e enfrentaremos durante a adolescência. Melinda possui um humor ácido digno de uma adolescente de sitcom sem quebrar a seriedade e a homogeneidade da história.
O modo que o livro foi escrito, a divisão das partes como bimestres do ano letivo, a dualidade Melinda antes da festa vs. Melinda depois da festa, tudo trabalha para a construção de uma narrativa precisa, necessária e fluida. Recomendo, e muito.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA MAIS RESENHAS, ACOMPANHE MEU BLOG!!!

site: https://monopoliodasruas.wordpress.com/category/resenhas/

sharon 26/10/2021

muito bom e necessário!
o livro aborda temas muito importantes do lindo atual! Além de mostrar a vida de uma adolescente e seus problemas escolares o livro aborda a questão do assédio, estupro, e mais. O livro é muito fácil e gostoso de ler. Gostei muito!