Speak

Speak Laurie Halse Anderson

Resenhas - Speak

Ynnah 04/04/2011

É ótimo!
peguei esse livro do nada, nem li a sinopse pq nessa edição nao tem escrito nada atrás. Comecei a ler, vi que era sobre conflitos adolescentes e eu gosto muito de livros assim. Os personagens sao muito observadores, as vezes a gente acaba se identificando com eles, eles tem um pensamento meio que maduro pra idade, sempre aconteceu alguma coisa bem complicada e é muito bom ver se ele vai conseguir dar a volta por cima ou não.
Em Speak nao foi diferente. Tem a Melinda, uma adolescente de 13 anos, que foi pra uma festa, acabou chamando a polícia e todos tem raiva dela. Isso é o que o leitor tem de informaçao até uma boa parte do livro. Depois ela vai contando o que aconteceu na festa, o pq de ter chamado a polícia e de todos terem raiva dela, o pq de ela nao querer nem pensar nesse assunto, como que ela ta vivendo depois disso tudo, a depressão e essas coisas. O Professor de Artes. ele é ótimo! Explorando o lado bom de Melinda, fazendo com que ela se esforce. O amigo de laboratório de ciências! gostei muito dele tbm!
Enfim, o livro trata de um assunto sério, que é muito difícil de se tratar, ainda mais quando a pessoa é nova assim, ou até mais velha. é difícil de se tratar em qualquer idade. A pessoa nao quer falar, quando fala às vezes não acreditam e daí só piora as coisas.
Gostei muito, muito desse livro, é emocionante!
Mais do que recomendado! Todo adolescente, adulto também devia lê-lo pra saber o que se passa na cabeça da pessoa, como se portar, etc. Muito bom mesmo!
Tem o filme. Nunca assisti, nao sabia que tinha agora to doida pra ver!
x
Mateus 09/04/2011minha estante
A dica está mais do que anotada! Adoro livros que nos fazem pensar e que possuem bons personagens, vou procurar arduamente este livro para ler :)

Rafa Vieira 03/05/2011minha estante
O filme eh massa!!! Quem faz a Melinda é a Kristen Stewart. O nome é O SiLêncio de Melinda.
Ótima resenha!!

Camila 22/01/2013minha estante
Alguém sabe se existe alguma previsão de lançamento no Brasil?

Rosária Mendes 04/09/2009

Gostei, muito chorei horrores,uma história muito tocante e comovente que aborda um assunto vivido por muitas mulheres, nos dias atuais. leiam vale a pena.

Nii. 30/03/2012

Vou começar falando que: Sempre tive receio em ler Speak. Pronto, digo logo. Como assistir a adaptação para o cinema do livro já sabia o que me esperava: Uma temática forte e consequentemente uma leitura difícil.

Já vi o filme há um bom tempo, mas posso facilmente dizer que ler o livro não tem comparação. Como na maioria das vezes.

A história trata de uma garota que sofre abuso em uma festa do colégio, mas acaba não tendo coragem de denunciar o agressor. Somado a isso ela acaba ganhando uma péssima fama no colégio como a ‘garota que chamou a polícia e estragou a festa’.Resumindo, todos a ignoram e ela permanece calada diante do que aconteceu.

O livro é triste, isso nem precisaria falar. Só de acompanhar a Melinda narrando os detalhes de fatos bobos do cotidiano dela, tentando assim esquecer o que aconteceu... É de doer o coração. O leitor sofre junto, com certeza, com o silêncio dela. Mas o que me agradou foi a forma com que a autora abordou a temática. Não deixa de ser forte, mas ela soube desviar de uma narração que poderia se tornar apelativa. Esse medo foi Justo o que mais me fez evitar a leitura do livro.

Que bom que foi diferente do que eu imaginava.

O livro é marcante e com certeza a mensagem ficou. Fale,independente de qualquer coisa. Não deixe de mostrar o que você sente e o que acontece com você por mais difícil que seja.

Meu livro é a edição de aniversário de 10 anos do livro. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. Ao ler você entende porquê.

Dany 08/10/2014

"Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer"
Eu não gosto muito de assistir adaptações de livros sem antes ter conferido a obra original, salvo os casos em que eu saiba previamente que não vou querer ler, no fim das contas. Por esse motivo, quando eu estava procurando por filmes independentes para assistir no fim de semana e acabei me deparando com O Silêncio de Melinda (2004), baseado no livro Speak da Laurie Halse Anderson (escritora mais conhecida no Brasil por Garotas de Vidro), tive que ir atrás da história e só larguei quando cheguei ao fim, alguns minutos antes de escrever esta resenha.

Speak é narrado sob a perspectiva de Melinda Sordino, uma jovem caloura no ensino médio que quase não fala e perdeu o contato com todos os amigos que tinha após uma festa, no último verão, em que ela acabou chamando a polícia. Agora todos a consideram uma pária e ela se senta sozinha no lanche, remoendo o acontecimento horrível daquela noite. Ninguém faz ideia do que aconteceu. Ninguém sabe por que ela teve que chamar a polícia. Ninguém se importa.

O principal foco do livro é a solidão de Melinda. Na verdade, seu isolamento. As pessoas a sua volta, seus pais alienados, professores e colegas não parecem entender pelo que ela está passando. Ela não consegue falar sobre o que aconteceu com ninguém. Ela tenta esquecer o trauma que sofreu, porém as memórias e os temores são como monstros a devorando de dentro para fora. Suas notas caem, sua autoestima some e tudo o que ela sente vontade de fazer é deitar e tirar um cochilo.

Melinda vive um conflito que mantém o leitor envolvido. Em algumas páginas ela parece ser uma garota normal, reclamando sobre professores, sendo irônica e odiando o ensino médio, mas então ela tem uma súbita mudança de humor. Algum comentário a deprime ou então ela o vê, andando pelos corredores, impune, popular, feliz Podemos sentir sua raiva e seu pânico e sua vontade de gritar aos quatro ventos, mas será que alguém vai ouvir? Será que alguém vai entender? Nem mesmo ela entende.

O que eu mais gostei na leitura foi que toda a história é voltada para a recuperação de Melinda. Ela tem bons e maus momentos no livro, e com o tempo volta a se relacionar e a ter alguns poucos amigos, além de ouvir o que seu professor de Artes, o Sr. Freeman, tem a dizer ele parece ser o único que entende que algo está errado. É graças a essas pessoas que Melinda consegue se defender e finalmente gritar o que ficou preso em sua garganta naquela fatídica noite de agosto.

Speak é um livro curto com uma história densa que merece a série de importantes prêmios que ganhou desde sua publicação. Laurie Halse Anderson conseguiu expressar perfeitamente todas as emoções de Melinda através de sua escrita cheia de simbolismos, utilizando-se, inclusive, de uma referência a A letra escarlate de Nathaniel Hawthorne.

Ainda não vi o filme, mas ouvi muito elogios, inclusive à atuação da Kristen Stewart. Espero não me decepcionar. E quanto ao livro, mesmo que dolorosa, eu recomendo a leitura a qualquer um que goste de dramas e thrillers psicológicos. Àqueles que ficaram interessados, mas não lêem em inglês, a obra foi publicada no Brasil pela editora Valentina sob o título de Fale!.

Confira a resenha na íntegra em:

sharon 26/10/2021

muito bom e necessário!
o livro aborda temas muito importantes do lindo atual! Além de mostrar a vida de uma adolescente e seus problemas escolares o livro aborda a questão do assédio, estupro, e mais. O livro é muito fácil e gostoso de ler. Gostei muito!

R I T A - @monopoliodasruas 13/02/2022

Vamos falar sobre Speak
Uma adolescente estadunidense começando o primeiro ano do ensino médio. Um clichê de Sessão da Tarde, correto? É aí que você se engana, Skoober: nossa protagonista não fala a não ser perigosamente necessário. Melina Sordino, uma adolescente de 14 anos, está adentrando uma nova fase com uma bagagem emocional de uma senhora de 62 anos.
Narrado em primeira pessoa, nosso livro se passa em Syracuse, no Estado de Nova Iorque. Melinda começa o livro narrando sobre suas ex-amigas e as panelinhas de sua escola e como ela está sempre sozinha: uma proscrita, excluída. Ao decorrer da narrativa percebemos o porquê de Melinda ter desfeito suas amizades de tanto tempo, algo sobre uma festa...
Speak é uma narrativa poderosa sobre abuso, solidão, depressão e todos os problemas que enfrentamos e enfrentaremos durante a adolescência. Melinda possui um humor ácido digno de uma adolescente de sitcom sem quebrar a seriedade e a homogeneidade da história.
O modo que o livro foi escrito, a divisão das partes como bimestres do ano letivo, a dualidade Melinda antes da festa vs. Melinda depois da festa, tudo trabalha para a construção de uma narrativa precisa, necessária e fluida. Recomendo, e muito.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA MAIS RESENHAS, ACOMPANHE MEU BLOG!!!

site: https://monopoliodasruas.wordpress.com/category/resenhas/

barreto 18/02/2022

esperava mais
Achei uma leitura bem parada, e sinto como se quase nada aconteceu ao longo do livro, porém também acho que essa a proposta que a leitura traz.

duda 19/03/2022

gostei muito do livro, principalmente a escrita simples da autora. o livro aborda assuntos muito sérios e que são vivenciados por várias pessoas, nos dias de hoje.

adorei que nós leitores vamos descobrindo, gradualmente, o que exatamente aconteceu com a Melinda.

Zabi 23/04/2022

Que experiência
eu já havia visto o filme, que é bastante fiel ao livro. Esse livro é lindo, delicado e flui muito a leitura. Amei o desenvolvimento e cuidado que um assunto tão sério foi tratado.
amo livros melancólicos e esse foi incrível

Clara 07/08/2022

eu demorei bastante pra ler, mas, eu nunca vou ser a mesma depois disso. esse livro me fez ter uma nova perspectiva sobre o mundo e o quão pouco nos sabemos sobre outras pessoas e as vezes de nos mesmas?

Lucass 02/11/2022

speak
Melinda sofrendo mais que a Juliette tadinha coitada mano chorei horrores tá caíram lágrimas nesse livro e eu amei,mas odiei pq eu chorei
?all that crap your hear in tv about communication and expressing your feelings is a lie,nobody really cares what you have to say?

Sofia 29/11/2022

I really liked the proposal of the book.
It has a fast reading flow, and is told in a realistic perspective, besides having a deep (but at the same time funny and sarcastic) tone/character voice.

The title fits perfectly the message/dillema/plot and I loved the additional content in the beginning and end of the book (author's note, stories from readers, questions and answers section, statistics, etc).

I had a very nice reading experience, and I got hooked to the story till the end!

isabella? 30/11/2022

amo
um dos meus livros preferidos. tudo nele é bom e vale a pena o tempo. super feliz que anotei esse livro

Luisa 22/12/2022

O livro é simplesmente perfeito e o filme totalmente fiel a obra(tenho que mencionar o filme). Fiquei muito triste com esse livro e pode ter ctz que quando eu fico assim é pq o livro é realmente muito bom. O final do livro é perfeito e traz uma reflexão impecável.