O que é sexo?

O que é sexo? Lynn Margulis

Resenhas - O que é sexo?

Hugo.Espinheira 10/05/2021

O sexo do ponto de vista evolutivo e termodinâmico
O livro é uma clara continuação das ideias extensamente exploradas no livro anterior "O que é vida?" escrito pelos mesmos autores. A ideia central do livro pode ser resumida em: O sexo, assim como a vida, é uma consequência evolutiva regida pelas leis da termodinâmica.

Devido a nossa rotineira visão bastante antropocêntrica e "zoocêntrica" , citamos os animais, por vezes até as plantas, como exemplos interessantes para compreender o sexo na dimensão da vida. A grande questão, muito bem pontuada no livro, é que somos a exceção.

A vida começa com os seres unicelulares, muitos dos mecanismos biológicos surgiram evolutivamente nos unicelulares e a maioria dos seres vivos são unicelulares. Portanto, compreender a essência do conceito de sexo exclusivamente pela minoria multicelular passa a se tornar quase um imperativo simplista.

Ao ler o livro será possível entender: como o sexo deu fim a imortalidade em alguns seres vivos; a diferença entre sexo e reprodução; as artes evolutivas herdadas dos microorganismos; de que modo somos produtos da hipersexualidade microbiana e fascinantes reflexões e especulações de que os seres humanos estão repetindo uma história já vista a milhões de anos atrás.

Apesar de ser um ótimo livro, o livro tem defasagens pontuais (até pelo ano em que foi escrito), algumas questões, ao meu ver, controversas e, comparado com o livro anterior, ofereceu bem menos elementos históricos\filosóficos\reflexivos que poderiam ter enriquecido o conteúdo.

Por fim, achei uma ótima leitura e recomendo ler "O que é a vida?" antes deste para ter uma visão mais ampla.

Emme, o Fernando 03/07/2014

Às vezes cansativo, mas interessante.
Ajuda a ampliar as ideias sobre sexo, muito baseadas no senso comum e no sexo como os homens e os animais o fazem.

Sexo pode não ser apenas o que você pensa atualmente sobre isso!!!

Porém, acho que pode ser um livro bem "chatinho" para quem não é exatamente fã de biologia.