A Bicicleta Azul

A Bicicleta Azul Régine Deforges

Resenhas - A Bicicleta Azul

Luana 12/04/2024

Gosto de narrativas com guerra, mas essa deixou a desejar. A protagonista não exibe carisma, é um tanto contraditória e em diversos pontos insuportável. Pra mim, a parte mais emocionante e que Léa ganhou minha atenção, foi quando estava fugindo de Paris e teve que enfrentar vários obstáculos pelo caminho, se ela tivesse essa personalidade sempre, a história teria sido melhor. Fiquei mais desgostosa quando descobri que esse livro seria uma cópia de o vento levou ( que eu não li ), não sei se vou querer continuar a história, ela só sabe provocar as pessoas, que chata .

Caroles2 21/01/2024

A narrativa em si é bastante cativante, a escolha da época (seguida guerra) e o desenvolvimento das personagem diante desse acontecimento. A escolha da protagonista foi bastante perspicaz, gostei bastante de sua rebeldia e da sua coragem, porém, em alguns momentos ela é bem chatinha. Entretanto, ainda considero que vale super a pena conhecer a história, há cenas de drama, ação e romance.

Percebi uma grande semelhança com o Vento Levou, tanto no desenvolvimento da história como nas atitudes das personagens, vejo que a Léa é uma Scarlett com certas liberdades.

Enfim, recomendo leitura.

Elizangela 02/11/2023

Léa Delmas
Primeiro livro de uma série protagonizada por Léa Delmas e François Tarvenier. Em meio a Segunda Guerra Mundial Léa amadurece como mulher e como pessoa. Sua vida não será mais igual. Montillac ficará para trás...

MasQueTau 27/10/2023

Rebeldes!
Li esse livro por indicação da minha melhor amiga, nunca tinha ouvido falar dele.
Fala sobre uma jovem, muito bonita e mimada, que vê o seu amor casando com outra e logo após começa a invasão da França pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.
Gostei muito da evolução da Lea no decorrer do livro, de uma menina que não queria saber da guerra, para uma jovem adulta patriota, que enfrentou várias situações de perigo para que a família continuasse unida e a França pudesse voltar à ser livre dos alemães.
Vale a leitura!

Jessica L. Cavalcante 15/10/2023

Levando em consideração o gênero literário em que Régine Deforges normalmente escreve, a história é interessante. Tem uma descrição incrível da invasão alemã na França e é notavel que a autora tentou construir Léa como uma mulher jovem, ingênua e ao mesmo tempo selvagem e corajosa. Ainda assim, a personagem principal não me cativou. Sempre que eu estava quase gostando dela, Léa vai lá e faz uma coisa aleatória (normalmente envolvendo s3x0). Entendo que a personagem tem essa atitude selvagem, rebelde e tal? mas no funeral do próprio pai? Sério?

Foi uma leitura difícil. Era mais fácil ler as partes que descreviam a situação da guerra do que os diálogos de Léa com os outros personagens. Tive mais curiosidade em saber sobre o romance de Françoise e Otto.

Dumalis 31/05/2023

É legal
Um livro bem legal, embora eu tenha achado um pouco cansativo em algumas partes..
Enfim, eu achei que valeu a pena, porém não vou ler a continuação.

Livia 08/01/2023

1° livro de 2023
Bicicleta azul é o livro preferido da minha mãe e já tem um bom tempo que ela insistia pra que eu o lesse.
Foi o primeiro livro de 2023 e terminei amando a história. De início, achei bem monótono e a Léa, personagem principal, me irritava profundamente.
Porém, a história (e Léa) me cativaram bastante ao longo do livro. Fiquei encantada (e horrorizada) com a descrição que a escritora faz das batalhas, da guerra, das mortes, bombardeiros, etc...
Em relação a Léa, terminei achando ela incrível! A força que ela tem frente às adversidades da vida é impressionante, não a toa ela se torna uma fortaleza para todos que a rodeiam. Sua independência e liberdade também é muito admirável frente à posição da mulher naquela época.
Amei o livro e já vou seguir para o volume 2

CInt_lo 14/05/2022

Eu já havia lido esse livro a pelo menos 5 anos atrás, na época eu era uma pessoa bem diferente claro,mas ao encontrar esse livro de novo nas minhas estantes pensei em dar uma chance para a nostalgia
Moral da história :
TÔ AQUI SÓ ESPERANDO PARA TER O VOLUME DOIS ahhahaa

isabella 07/01/2022

MARAVILHOSO
eu li esse livro em 2019, a primeira edição q lançou no Brasil q era do meu pai. Dps de um tempo difícil e sem ler esse foi o primeiro livro q eu li, como eu sou uma amante da guerra não foi difícil de se apaixonar por Lèa e François, esse livro é mto especial pra mim e sempre vai estar no meu coração junto c as suas continuações. Foi o primor livro em tempos q me vez viajar e super indico pra todo mundo msm.

Clarissa 26/07/2021

Léa é a personagem central desse romance, que se passa na França durante a segunda guerra mundial. Uma jovem mimada, linda que tem muitos admiradores em sua volta, mas a jovem tem um amor, porém ele é comprometido.
É nos primeiros capítulos que vamos conhecer esse amor, lembrando muito E o vento levou... o que não me agradou muito.
Também mostra a sexualidade aflorada da jovem Léa, que apesar seu amor, ela tem seus momentos íntimos com outros homens.
A história é bem clichê... onde mostra a resiliência durante a guerra de uma menina que vai crescendo tanto de idade como de maturidade.
Além desse livro, há mais duas continuações... que ainda não li.

Elane.Medeiross 15/04/2021

Excelente leitura
A bicicleta azul conta a história de Léa Delmas, personagem incrível de muita personalidade que tornou a obra muito agradável de ler, apesar de se tratar de um tema como segunda guerra mundial.
Essa obra se trata de uma trilogia que eu não vejo a hora de ler as continuações.
Outro ponto que me surpreendeu muito foi o livro se tratar de romance erótico, mas nada muito exposto.

Deise.Maria 26/09/2018

Maravilhoso!!
Confesso que li varias resenhas sobre esse livro e vi muitos comentários dele se referindo como releitura de O Vento levou, bom nao cheguei a ler este livro embora conheça pouco a Escarlate O ' Hara, achei muito frivola e mesquinha a Lea no entanto ela cresce bastante no decorrer da história, como amante da história dos judeus sempre leio história referente ao holocausto vi pouco desse tema no Livro amenizando pelas aventuras românticas de Lea, mas enfim gostei bastante do livro e vou dar procedimento aos outros da serie.

Mr. Jonas 09/02/2018

A Bicicleta Azul
1939. Bordeaux, França. A jovem Léa Delmas, de 17 anos, desperta para o amor e para o sexo. Mas o início da Segunda Guerra Mundial interrompe bruscamente a alegria da sua juventude. Léa se vê obrigada a enfrentar a dura realidade da violência, a conviver com a ocupação nazista e, ao mesmo tempo, com as inquietações de uma paixão arrebatadora. A autora Régine Deforges recria o drama da família Delmas na luta pela sobrevivência e leva o leitor por uma viagem ao mundo das sensações e descobertas da mocidade. 'A bicicleta azul' é o primeiro romance da série de mesmo título.

Isabella 30/08/2016

Livro maravilhoso!
A história começa em 1939 com o início da Segunda Guerra Mundial, na região de Bordeaux na França, e passamos a acompanhar as aventuras da jovem Léa Delmas – então com 17 anos.
Léa é a anti-heroína da história. È tipo uma Scarlett O’hara... jovem, bonita, impertinente, mimada e egocêntrica – e nunca, sob hipótese alguma, de jeito nenhum deseja se envolver com a guerra. No entanto, a guerra não poupa ninguém. Ao ver seus amigos e familiares engolidos pela guerra, Léa vê-se, mesmo que um pouco contrariada, envolvida também.

Régine Deforges criou uma personagem fascinante, justamente por não ser uma heroína convencional. Ao relatar a vida da família Delmas pela vivência de nossa protagonista, a autora ilustra a paixão, o amor, a amizade, a união, a luta, a violência e o horror vivido em tempos de guerra. Os detalhes são impressionantes – alguns até chocantes.
Para quem aprecia romance com fundos históricos é uma leitura muito rica e detalhada. A heroína, com todas as suas contradições, é uma personagem inesquecível. Uma leitura mais que recomendada.

Maíra 09/09/2015

Adoro essa trilogia. Conta uma história que se passa na segunda guerra mundial, de um ângulo diferente. Sabendo misturar um romance, com um suspense e com os acontecimentos da época.