O Demônio na Cidade Branca

O Demônio na Cidade Branca Erik Larson

Resenhas - O Demônio na Cidade Branca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dudu 22/02/2024

Este livro esboça o retrato de uma época (um dos aspectos mais interessantes da obra).
Revela um árduo trabalho de pesquisa, mas deixa a desejar em termos de edição das histórias a serem contadas.

Apresenta duas histórias em uma, o que, a meu ver, deixou a desejar em termos de construção de narrativa, principalmente devido aos poucos pontos de contato entre as duas.

Acredito que teria funcionado melhor se os casos de assassinato tivessem sido escritos como ficção e elaborado um thriller investigativo e de suspense.

Enquanto que os trechos sobre a Exposição de 1893 permanecessem um livro de não ficção, mas com mais detalhamento, inclusive com mais fotos, descrições, plantas, permitindo ao leitor imaginar o esplendor do evento.

Há pontos bem escritos, que despertam o interesse do leitor, mas, em geral, é apenas uma obra mediana, que promete mais do que entrega.

Cris 10/02/2024

Um pouco cansativo
O livro narra a construção da Exposição Colombiana Mundial de Chicago no final do século XIX. Paralelamente segue a história do primeiro serial killer conhecido. Mesmo sendo um tema muito interessante, o autor acaba se atendo bastante a detalhes de engenharia e arquitetura que tornaram a leitura cansativa. A parte do H.H.Holmes, que é muito interessante, apenas pontua o enredo. Mas é muito bem escrito e acredito que para quem tenha interesse pelos temas possa ser uma leitura mais interessante.

Giovana 17/01/2024

Uma experiência inovadora
Estou sem palavras para o livro, o capricho e a clareza ao narrar os fatos.
Nunca tinha lido um livro assim e confesso que foi uma mistura de emoções durante ele.
O livro aborda a história de dois homens reais que fizeram parte de forma significativa na história estadounidense. Burnham, um arquiteto extraordinário e com a mente a frente do tempo e Holmes, um serial killer cruel com uma capacidade gigantesca de manipulação e sedução. Os homens nunca se conheceram, mas a história de ambos gira entorno de um evento importantíssimo: a feira de Chicago de 1993.
Confesso que não tive muito interesse sobre a história de burnham mas é inevitável pontuar sobre como o livro foi bem escrito.
O único defeito do livro são as páginas gigantescas e as letras minúsculas, interferiu muito no meu ritmo de leitura

Lysch 17/01/2024

Comecei a leitura por causa de H. H. Holmes, um dos primeiros assassinos em série dos Estados Unidos, mas terminei pela Cidade Branca.

Foi uma grata surpresa acompanhar a trajetória de Daniel Burnham ao longo do maior desafio de sua carreira, a feira mundial de Chicago, a qual deveria apenas superar o sucesso da feira anteriormente realizada em Paris, para a qual, nada menos do que a Torre Eiffel foi construída.

No entanto, essa é apenas a primeira parte do livro. É o segundo ato que realmente ganhou destaque aos meus olhos, quando a Cidade Branca finalmente abre suas portas para um público completamente deslumbrado pelas diversas atrações trazidas a feira, desde as construções arquitetônicas projetadas pela equipe de Daniel até as variadas exposições e povos trazidos de diversas localidades para a feira, e por fim, e não menos importante, a iminente queda de Chicago com o fim da Cidade Branca.

Em relação a história de H. H. Holmes, esta é contada de forma quase tímida em comparação com a história da feira, o que pode decepcionar alguns leitores.

Ainda assim, foi uma grata surpresa ter descoberto esse livro, bem como, as reflexões urbanísticas trazidas com o auge e a queda da Cidade Branca e as consequências econômicas e sociais trazidas para a população de Chicago.

1650814499 04/11/2023

Vai e vem interessante
Peguei pela dica do Podcast Modus Operandi, no episódio sobre o H. H. Holmes.
A jogada de ir contando a história da Feira Mundial de Chicago com (re)contos dos crimes do Holmes é uma abordagem interessante.
A narrativa que estima o que os personagens (reais) ?pensaram? ao fazer o que a História já registrou é sempre um desafio de crença e plausabilidade, mas o charme também reside nisso nesse tipo de leitura. É contar uma história da História (o que qualquer filme ?baseado em fatos reais? faz).
Arrastou um pouco a leitura na metade?mas fecha com o contexto que está sendo contado: a Feira ?travando? antes de começar e o Holmes se enrolando nas tramas de golpes e crimes que vai deixando.
A nota não foi muito generosa, mas acho que mais por não ser muito meu estilo de livro do que pela obra em si.
Em resumo: vale o tempo de leitura.

Roberta 03/10/2023

Confesso que me decepcionei um pouco com o livro, pois acreditava que falasse mais sobre H. H. Holmes.
O livro é cheio de personagens datas e coisas específicas da arquitetura e da urbanização da época, o que para mim não é muito interessante porque eu buscava a história do serial killer.
Entretanto,
ainda assim fiquei envolvida com a narrativa do autor, que traz detalhes de uma feira tão grandiosa que trouxe o nascimento e desenvolvimetno de tantas tecnologias e progressos.
Resumindo: comecei me decepcionando com a história, fiquei presa na narrativa do autor e terminei por pura teimosia.

Guilherme 22/09/2023

Um livro diferente do habitual
Um livro que se divide entre suspense policial e uma biografia da feira de Chicago, relatando como Holmes cometeu seus crimes, e Burham construiu a maior feira da época.
É um misto, que em certos momentos, são descritas todas as dificuldades de se construir a maior feira, querendo superar a construção da torre Eiffel, e consequentemente o caos que se instruiu na cidade, com tantos trabalhadores, turistas, o crime aumentou, as hospedagens e hotéis lotaram, e nesse cenário, Holmes com seus brilhantismo e carisma, se aproveita para seduzir moças, e levar ao seu hotel, onde comete seus crimes hediondos. Holmes tem como inspiração Jack, O estripador. Ele passa de um recém farmacêutico, onde comprou uma farmácia, a construir um castelo dos horrores, de 3 andares, e tendo uma sala com câmara de gás onde faz suas vítimas. Diferente de um livro que li ainda esse ano, os relatos das mortes não são descritos detalhadamente, não fazendo tanto horror, mas são bem contados, servindo bem para exemplificar como tudo aconteceu.
Apesar do excesso de detalhes sobre arquitetura, o que não me atrai, gostei muito do livro. O autor leu muito sobre o assunto, nos trazendo o que há de mais preciso sobre o relato da época.

Leandro.Santana 22/08/2023

O demônio na Cidade Branca - Erik Larson - Intrínseca
Erik Larson se destaca por transformar histórias da vida real em romances de alta qualidade. Em “O demônio na Cidade Branca”, ele conta duas histórias paralelas. A primeira contempla os preparativos e a realização da Feira Mundial de Chicago de 1893, em comemoração aos 400 anos da chegada de Cristóvão Colombo à América. A outra relata as atrocidades de H. H. Holmes, considerado por muitos o primeiro serial killer americano (pelo menos o primeiro a ganhar notoriedade).

Construída do zero, a feira sem dúvidas foi um grande feito para a época e envolveu nomes famosos da arquitetura como Daniel Burnham, que projetou o Edifício Flatiron, em Nova York, um ponto turístico até hoje. A feira também foi responsável por popularizar a roda gigante, pois a principal atração tinha 80 metros de altura e levava mais de duas mil pessoas ao mesmo tempo. Já imaginou uma roda gigante dessa magnitude?

Falar mais sobre esse livro seria correr o risco de dar muitos spoilers. Para quem gosta de romances baseados em fatos reais, com um pouco de true crime, esse livro sem dúvida vale a pena.

larissa 29/05/2023

Esperava mais
So me interessei pelo h h homes mn pqp quanto detalhe sobre as obras da cidade js devem passar esse livro na faculdade de arquitetura

Ivann_andr 11/05/2023

O Demônio Na Cidade Branca
Achei um pouco confuso,pois a mudança repentina entre as duas histórias que se conectam só no final acabaram me causando desconforto se tornando muito cansativo de ler, acho que o autor pecou um pouco no exagero dos detalhes deixando de lado coisas que poderiam ter causado mais interesse no livro

KaillanyMorais 15/04/2023

Esperava mais! Esse livro não é ruim, mas eu achei que fosse mais focado no H.H Holmes, e não, são duas histórias que no fim se conectam. Em vários momentos achei muito cansativo por não ter interesse por arquitetura, e quase desisti da leitura... enfim, acho que só fica interessante nos últimos 30% da história que de fato é sobre o Holmes. Foi uma leitura que apesar de não ter sido horrível, não funcionou para mim.
Cris 05/02/2024minha estante
Realmente apesar do fascínio que uma obra desse porte naquela época nos causa o livro se arrasta na parte da Feira

KaillanyMorais 06/02/2024minha estante
Sim, exatamente essa sensação que tive ao lê-lo.

Cris 06/02/2024minha estante
Tem um episódio sobre o Holmes no podcast Modus Operandi para quem curte true crime

Mari 09/04/2023

Surpreendente
O livro é um dos melhores que já li! Todo o pano de fundo em que se desenvolve a feira, as intercorrências, as emoções dos envolvidos, que muitas vezes foram ponto de partida para mudanças, e todo o panorama foi descrito de maneira brilhante. Para quem é da área de construção, especialmente arquitetos, esse livro se torna ainda mais fenomenal.
Quando comecei a ler não pensei como a história de Holmes poderia ser descrita nesse meio, sem se tornar uma quebra na leitura, mas me surpreendi. A história aterrorizante desse serial killer é apresentada com muita naturalidade nesse cenário, como uma lente de aumento dentro da grandiosidade que foi a feira mundial.

JL Marcal 02/04/2023

Larson realmente tem uma prosa excepcional
Erik Larson realmente sabe escrever um livro em prosa incrível. Acho fascinante como ele consegue trazer à tona episódios praticamente esquecidos da história e cria toda uma atmosfera envolvente ao explicá-los. Recomendo demais!!!

Camila663 24/02/2023

Comprei esse livro baratinho na amazon e dei uma chance, o livro em si n é ruim, mais eu n to acostumada a ler esse tipo de assunto, então demorei bastante enrolei bastante e n consegui gostar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6