O estranho apartamento do professor Clodoberto

O estranho apartamento do professor Clodoberto Rosana Rios

Resenhas - O estranho apartamento do professor Clodoberto

Laura3326 14/04/2024

Como pode, tanto amor?
Sabe? Quando eu via ele na estante achava que ia ser muito chato, mas ele é muito legal e deixa o coração muito quentinho e aconchegante ?
Ele fala da busca de um casal de professores aposentados por um apartamento, e aí eles encontram, e a coisa começa a ficar mágica por algum motivo ( só lendo para saber).
Mas o que me impressiona é o amor que eles, por mais que não tenham filhos, tem com as crianças do prédio, e entre si também; eles se amam de uma forma tão fofa, ah nem sei como explicar, só leiam!
Sei que talvez não tenho explicado muito bem,as espero que gostem do livro ?
Desejo a todos uma ótima leitura ?

Ray 15/10/2022

O livro é muito pitoco e divertido.
Eu AMEI esse livro, não pensei que ia gostar tanto dele, o livro é juvenil e por isso é super leve, a dona Clarinha e o Seu Clodoberto são muito fofos e divertidos, eu ri, me assustei e senti o meu coração quentinho com eles, é uma leitora rápida e leve que vale a pena pq é muito fluida e gostosa, só fico pensando no final deles, queria saber se eles conseguiram o apartamento, mas tenho certeza que sim, enfim eu amei eles, amei msm.

LivroAleatorio 10/09/2021

Para ler sorrindo
Achei esse livro um amorzinho! Ele traz a realidade de um casal idoso, de aposentados sem filhos, mas que diferente do que todos esperam deles (que sejam tristes e melancólicos), são cheios de amor e alegria.

Apesar das contas e da grana ser curta, afinal, ser professor nesse país não é fácil, a história é leve, divertida e faz a gente ler esse livro sorrindo, sonhando com uma realidade em que as plantinhas da Dona Clarinha realmente possam falar com a gente.

Outros temas abordados são:
- Nunca é tarde para realizar seus sonhos.
- Idade não é um empecilho pra viver e ser feliz.
- Nosso carinho e cuidado pode mudar tudo.

O livro é colorido e traz ilustrações lindas! Nem acredito que encontrei ele a R$5,00 numa feirinha de livros.

Thais.Carvalho 29/03/2021

Uma história cheia de criatividade, que faz a gente viver numa realidade onde o fantástico é possível. Fala principalmente sobre afeto e amor.

Marcos Pinto 16/03/2016

Divertido e envolvente
Clodoberto e Clarinha são professores. Ela já é aposentada; ele está prestes a se aposentar. Porém, apesar de idosos, a vida deles não é tão fácil assim; como nós sabemos, professores não ganham tão bem, então eles vivem se apertando financeiramente. Em mais um desses problemas financeiros, Clarinha e Clodoberto percebem que terão que se mudar.

Após visitar um apartamento, eles resolvem que lá seria a sua nova residência. O lugar era um pouco distante, mas como a pintura não estava muito boa, eles conseguiriam um bom desconto. Assim sendo, fecham contrato e acabam se mudando. Porém, o que eles nem imaginavam é que aquele apartamento geraria uma grande aventura.

Após terminarei a mudança e se instalarem quase que completamente, o casal começa a perceber algo um tanto estranho: as plantas começam a se mexer como se fossem gente. O que já era um absurdo, piora: as demais plantas do apartamento começam a ter o mesmo destino e ainda passam a conversar. Sem dúvidas, algo muito especial estava acontecendo ali.

“Clarinha, professora de português aposentada, (...) não simpatizava com quem não conhecia as figuras de linguagem; para ela, a ironia era o tempero do dia a dia” (p. 12).

Partindo dessa premissa, Rosana Rios cria um enredo encantador. Sabe aquele livro é claramente para um público juvenil, mas que acaba por ganhar os adultos também? Esse é o caso dessa obra. A doçura de Clarinha e a bondade de Clodoberto ganham o leitor de uma maneira que é quase inexplicável. Ademais, o mistério das plantas falantes prende o leitor que fica ávido por respostas.

Além de ter um enredo muito envolvente, o livro ainda passa uma série de mensagens muito importantes, principalmente para os leitores mais novos. Começamos pela valorização das pessoas que estão na terceira idade, apresentando como elas são úteis para sociedade e cheias de experiências para passar para os mais jovens. Além disso, temos lições de amor, de confiança, de amizade e, principalmente, de esperança.

Além das belas mensagens passadas, Rosana Rios também merece os parabéns pelos personagens criados. Clarinha e Clodoberto são incríveis. Ao ler a obra, você tem vontade de abraçá-los eternamente. Além deles, a turminha de amigos do prédio também cativa, pois são animados, estudiosos e muito divertidos. Claro, ainda adoram uma boa bagunça e uma fofoca.

“– Não pode ser, Berto. Estamos ficando velhos e vendo coisas. Demência senil. Quem sabe essa marca nova de pó de café que compramos está estragada e provocando delírios? Ou foi o orégano. Bem que eu achei que o gosto do orégano estava estranho. Plantas não fazem essas coisas! Só pode ser o vento. Ilusão de ótica. Efeitos da luz na janela da lavanderia, refletidos na vidraça” (p. 36).

Se não fosse o bastante um ótimo enredo, temos ainda uma diagramação primorosa. A capa é linda: bem colorida e chamativa. O livro ainda é totalmente ilustrado, o que deixa tudo ainda mais belo. Por fim, ainda temos letras em um bom tamanho e um espaçamento confortável, tudo proporcionando uma ótima leitura.

Desta maneira, só me resta indicar O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto. Esse é um livro perfeito para crianças e adolescentes; ademais, ainda consegue proporcionar uma leitura leve e agradável para os adultos. Recomendado!

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-o-estranho-apartamento-do.html

Dani 26/07/2015

Resenha: O estranho apartamento do professor Clodoberto
Clodoberto e Clarinha são casados há mais de trinta anos e ambos são professores. Ela, professora de português, já está aposentada, mas ele, professor de ciências e biologia, ainda tem vontade de dar aulas, mesmo que sua saúde não esteja tão bem. Como o salário de professor é baixo, os dois não têm muito luxo, e precisam se mudar de casa com frequência, sempre que o aluguel fica difícil de manter. Mas Clarinha sempre se mantém positiva, sempre acredita que eles poderão dar um jeito e vencer as dificuldades.
Mas eles estão acostumados a se mudar e é fácil uma vez que eles não têm filhos nem família por perto. Em um passeio à compras, Clodoberto e Clarinha veem um prédio com um apartamento para alugar e, apesar de estar um pouco decadente, o preço é bom e eles decidem investir. O único problema é que fica muito longe do bairro onde Clodoberto dá aulas, então ele terá de recorrer à aposentadoria, que ele estivera evitando tanto tempo pelos alunos gostarem tanto de suas aulas.
O novo apartamento é o que eles podem pagar no momento e terão de se acomodar ali, mas desde o começo percebem que os vizinhos são bem agitados e receptivos. Os únicos vestígios do antigo proprietário são umas poucas violetas que estavam morrendo ali, mas lutando para continuar. Clarinha, que sempre amara plantas e sempre "conversava" com elas, fica com pena e decide regá-las com um pouco de água das torneiras.

Estava cheia de uma sensação quente e boa. Aquele apartamento não era como todos os outros imóveis que haviam alugado no decorrer dos anos. De alguma forma, ela teve certeza de que não sairia mais dali. Aquela era - mesmo! - a sua casa. - Pág. 25

É então que algo surreal acontece: no outro dia, quando o casal volta ao apartamento para a mudança, percebem que as violetas cresceram de uma forma incrível, mesmo que não fosse época. Aos poucos, mudanças surgem e as plantinhas começam a ganhar vida, até mesmo parecendo conversarem entre si.
Clodoberto e Clarinha acham aquilo um absurdo e se perguntam se o apartamento poderia ser assombrado ou se os dois estavam ficando caducos. Enquanto tentam encontrar uma explicação e uma solução para aquele estranho fenômeno, os dois fazem amizade com as crianças do prédio e daí saem muitas surpresas.
Decidi solicitar este livro por curiosidade pelos personagens, nunca tinha lido nada onde os personagens principais fossem professores. De fato, Clodoberto e Clarinha são o que eu imaginava; ele, ás vezes, vira uma enciclopédia ambulante e ela está sempre usando figuras de linguagem, e não suporta ver tantos erros gramaticais (pena que o livro está cheio de erros de porquês). Ambos são personagens cativantes, os dois com personalidades marcantes e especiais, que nos fazem criar laços e nos prende à estória. As crianças do prédio, além dos professores, também roubam a cena.
Por ser um livro juvenil, é narrado de forma leve, simples e objetiva, sem enrolação nem cenas complexas. Dá para ler rapidamente, a forma como tudo é descrito é mágica e divertida, e ainda temos o mistério envolvendo as plantinhas, que não nos deixa largar o livro. As ilustrações contribuem para a magia da estória.
O final deixou uma vontade de continuar a estória, pois acaba sem concluir, apenas dando a entender o que aconteceria em seguida. De certa forma, eu gosto quando isso acontece, pois estimula nossa imaginação, mas eu estava tão apegada à estória que fiquei um pouco triste haha
Gostei muito da explicação da autora para o fenômeno extraordinário, e achei toda a ideia muito criativa. É uma estória leve e divertida, mas que traz algumas passagens muito bonitas e até mesmo algumas reflexões.