As sombras de Longbourn

As sombras de Longbourn Jo Baker

Resenhas - As Sombras de Longbourn

Gomor 28/02/2024

Estava para ler esse livro há tempos, mas enrolando porque achei que antes teria que ler o clássico "Orgulho e preconceito" de Jane Austen. Dei início à leitura e descobri ser desnecessário. As histórias são independentes. O romance de Jo Baker pretende nos mostrar os bastidores da casa dos Bennet e as personagens, aqui protagonistas, que fazem parte dele. Sarah, uma jovem aia, se vê naqueles afazeres constantes de uma casa e achando tudo aquilo triste e sem futuro, até que James vem trabalhar como cavalariço, mordomo, agricultor e tudo mais que engloba o serviço em uma fazenda. Somente em alguns momentos ocorrem situações que mesclam as personagens dos dois mundos. Gostei bastante!

Alan.Belido 14/02/2023

A sensibilidade desse livro é tremenda, desperta uma reflexão enorme com relação a forma como a sociedade enxergou e enxerga as pessoas em funções consideradas subalternas.
Um dos trechos que mais que tocou foi a forma como Sarah foi maltratada apenas por pedir ajuda.
Essa ótica captada pela autora é muitíssimo humana, e brilhante.

Alessandro @possati.ale 02/11/2022

As vozes nos corredores
Uma escrita sensacional que começa com uma premissa que podemos achar desnecessária mas que é realmente diferenciada: o que será que acontece nas entrelinhas? Será possível que exista o principal sem que os atores subalternos falem e vivam?
O texto aqui é demais, os empregados da casa dos Bennet vivem e mostram que entre os subalternos há muita vida, muita possibilidade e uma quantidade absurda de relatos de vida.
Quando finalmente me vi preso pelo relacionamento cheio de nuances entre o caseiro e a empregada não consegui mais largar. Um dos melhores livros que já li na vida.

juliannerib 26/02/2022

Não esperava que fosse mas mesmo assim não é a mesma história de Orgulho e Preconceito. Eu adoro histórias sobre cotidiano. No livro diz que parece muito com Downtown Abbey e realmente é parecido, então adorei.

Verona 18/12/2021

Uma releitura muito bem desenvolvida de orgulho e preconceito pelo ponto de vista dos criados da casa! Foi uma surpresa muito agradável!

_bbrcam 01/10/2021

em uma narrativa contagiante, esse livro é muito maravilhoso!
e se a história de orgulho e preconceito fosse contada pelas "sombras" da casa? quem trabalhou para lavar os vestidos, fazer os jantares, levar as cartas... Jo Baker conseguiu me conquistar pincelando leves momentos da maravilhosa história de Jane Austen e trazendo personagens carismáticos em suas próprias histórias. se você acha que esse livro se resume ao mesmo livro, mas sob outra perspectiva, está se enganando! aqui somos teletransportados para longbourn e vivenciamos o que se passava dentro da casa... não tenho palavras pra descrever a obra prima que é esse livro só digo isso: IMPECÁVEL!

Letícia 30/08/2021

A leitura me conquistou do início ao fim! Me apeguei muito à esses personagens ?invisíveis? na obra original.

Evelyn Véras - 16/06/2021

"Nós nos formamos pouco a pouco, juntando fragmentos e pedacinhos de coisas que vêm dar em nós."

Vivian 18/01/2021

Maravilhoso!
Orgulho e Preconceito sob a ótica dos criados.
Amei a forma como a autora cria uma trama paralela, dando voz a pessoas esquecidas. E ainda temos um vislumbre dos costumes da época.
Gostei de verdade.

Nat 17/12/2019

Sarah e Polly são as duas criadas da família Bennet. Junto com Mr. e Mrs. Hill, mordomo e governanta respectivamente, trabalham para a família faz tempo, mas diferente de Polly, Sarah ainda lembra de sua antiga vida e sonha com uma vida melhor, não consegue se contentar com o que tem, mesmo que seu trabalho lhe proporcione segurança. Tudo muda quando Mr. Bennet resolve contratar um jovem, James, como lacaio. Junto com esse novo membro da criadagem, chega também um solteiro que logo se torna cobiçado pelas jovens da região, Mr. Bingley, que traz com ele Mr. Darcy...

Eu tinha uma ideia completamente diferente do que eu iria encontrar ao ler esse livro. Já sabia que seria Orgulho e preconceito do ponto de vista dos criados, e achei que seria uma chatice, mas não. Foi interessante ver os acontecimentos da casa dos Bennet pelo ponto de vista dos criados e ver como, para eles, a vida e a preocupação dos patrões parece um pouco absurda, às vezes até mesmo egoísta, enquanto a deles é tão mais real (como quando a Mrs. Hill tem medo de perder o emprego quando Mr. Collins assumir a casa).

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2019/12/as-sombras-de-longbourn-jo-baker.html

Rotina Agridoce 15/01/2018

No condado Hertfordshire, em Longbourn, Sarah é uma empregada da família Bennet desde que seus pais faleceram, embora seja dedicada ao seu trabalho que a toma o dia inteiro não deixa de sonhar em conhecer o mundo, especialmente Londres. Após a chegada de um novo empregado em uma casa vizinha, ela passa a nutrir mais do que sonhos, assim desejos e atitudes sobre o que ela deve fazer para ir além dos muros da casa começam a nascer dentro de sua alma.
Inspirado diretamente na obra Orgulho e Preconceito ocorre ao mesmo tempo que a mesma, entretanto acompanhamos os acontecimentos sob a perspectiva dos empregados da família Bennet. Este dado porém não chegou ao meu conhecimento antes que eu começasse o livro, logo eu acredito que não ter lido Orgulho e Preconceito faz com que eu perca uma parte da beleza da estória. Sim eu assisti ao filme, mas honestamente fazem muitos anos e me lembro pouco. Acredito que quem tenha lido o livro deva aproveitar o livro muito mais.

Sarah é uma jovem muito inocente que sonha com lugares melhores porque sofre na casa em que está, não por maus tratos como era comum na época, porque tanto a família Bennet como os demais empregados a tratam bem, mas pela dureza de seu trabalho que maltrata o corpo e cansa seu espírito. Logo ela sempre sonha em conhecer outras cidades, entretanto com o passar do tempo ela começa a questionar se seu sonho é algo belo apenas em sua mente.

O casal Hill são os empregados mais velhos, a Sra. Hill é a governanta, e tenta ter controle completo de tudo que acontece na casa, e com Sarah e Polly. Ela as tem como filhas, e tenta sempre transmitir o melhor para ambas. O Sr. Hill já está velho e doente, por conta disto acaba sendo substituído em algumas funções por um novo funcionário, James, um jovem misterioso que se mostra muito prestativo mas que desperta sentimentos estranhos em Sarah.

James tem segredos em seu passado, mas os guarda fundo, tentando ser o mais discreto e calado possível. Este comportamento desperta em Sarah desconfiança e ao mesmo tempo mais atenção do que o normal dela por ele. Este casal até desperta alguma torcida, mas em geral é um pouco passivo demais.

A família Bennet aparece como coadjuvantes, são muito citados e tudo orbita ao redor deles, mas pouco sabemos do que realmente está acontecendo com eles, isto porque já está detalhado em Orgulho e Preconceito, e tudo sobre eles é como espiar pela fresta de uma porta. Mesmo assim conseguimos perceber que a família trata bem os empregados e tem consideração pelos mesmos.

A narrativa em terceira pessoa de Baker é muito similar a de Austen, embora não tenha lido Orgulho li no mês passado Razão e Sensibilidade. Ambos tem ritmo lento, focados no dia a dia dos personagens, sem grandes ações ou eventos. Ambos livros não fluem, sua leitura é demorada e as vezes um pouco cansativa, pois ela detalha bastante o trabalho dos empregados, e bom trabalho doméstico não é um tema muito interessante de ler não é? Mas Baker é um pouco mais descritiva do que Austen, o que nos possibilita uma melhor perspectiva do ambiente.

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2018/01/resenha-1554-as-sombras-de-longbourn-jo.html

Rascunho com Café 03/05/2017

Além do conhecido
Mais que uma mudança de perspectiva, um novo universo criado.

“As Sombras de Longbourn” é um livro inspirado no universo de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Sensível, sem glamour e muito realista, o livro recria Longbourn, casa da solteira de Elizabeth Bennet onde as passagens do clássico são mencionadas.

Mencionadas, porque “Sombras” conta uma história nova, os personagens que tanto amamos estão lá, mas não estão em primeiro plano. Os acontecimentos suprimidos de “Orgulho” são narrados nessa obra, o que torna tudo mais interessante. Sabemos mais, por exemplo, sobre a loucura que se instalou em Longbourn quando a carta de Lydia chegou e também conhecemos mais sobre personagens com menos destaque, como as irmãs Kitty e Mary.

Porém, o livro é sobre os empregados de Longbourn, mas especificamente o foco é em Sarah, uma personagem com uma natureza linda e inquietante, uma órfã que foi criada quase como filha pela sra. Hill (fiel empregada da família Bennet e a única empregada que realmente aparece no clássico) e que deseja muito mais do que carregar latrinas e trabalhar tanto a ponto de ter as mãos esfoladas: Sarah deseja amar, conhecer lugares e ser feliz. A chegada do novo empregado, o misterioso James e do lacaio de Netherfield, trazem mais cor a sua vida e sobre os olhos atentos da protetora sra. Hill, Sarah sonha buscar sua felicidade.

Há também um mistério sobre a identidade de James, mistério que me deixou bastante surpresa, eu realmente não esperava, apesar do segredo ser o mais realista possível para a dura época em que os personagens viviam.

Comumente comparada a série de sucesso Downton Abbey, As Sombras de Longbourn vai além disso, eu realmente o associei aos maravilhosos livros de Tracy Chevalier em “Moça Com Brinco de Pérola” e a “A Dama e o Unicórnio”, pela recriação e pelo lirismo que Tracy fez, ao pegar detalhes tão conhecidos e criar “um mundo” praticamente novo, tão perfeito quanto Jo Baker.

Poucas vezes eu gostei mais do título brasileiro do que do original, como aconteceu dessa vez, já que a edição internacional se chama apenas “Longbourn”. Como a própria autora em uma nota ao final do livro avisa, os personagens representados são apenas “presenças espectrais” no original de Austen, portanto, muito acertada a escolha brasileira, pois é isso mesmo que eles são: sombras em Orgulho e Preconceito, que ganham vida aqui em “Sombras de Longbourn”.

Ótimo livro para aqueles que querem uma narrativa sensível, realista e para novos detalhes do casal Darcy e Elizabeth, uma vez que eles pouco aparecem, e quando aparecem juntos, eles já são Sr. e Sra. Darcy, afinal, sobre eles nos já conhecemos e é uma outra história....

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/08/as-sombras-de-longbourn-alem-do.html#.WQngFBMrLIU