Em Busca do Verdadeiro

Em Busca do Verdadeiro Babi Barreto

Resenhas - Em busca do Verdadeiro

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/03/2015

Em busca do verdadeiro é uma mistura de romance e fantasia, dividido em capítulos que são narrados por 3 personagens: Rafael (um fantasma), Elisa (ex-namorada do fantasma) e Marcos.

Elisa tinha 21 anos e passava por uma fase difícil: Rafael, seu namorado de longa data, tinha morrido num acidente de carro. A perda dele não era a única coisa que lhe machucava, suas feridas vinham de antes. Por causa da possessividade doentia e do ciúme exagerado de Rafael, Elisa se afastou de todos. Com a perda do namorado, ela estava mergulhando na depressão.

Para se redimir de seus erros e da extensa lista de pecados que havia cometido, a alma de Rafael recebeu uma segunda chance. Deveria vir à terra como um anjo e cumprir uma missão: recolocar Elisa no caminho da felicidade, fazer com que ela vivesse o verdadeiro amor. Ele voltou para a terra e podia ser visto e conversar com ela. Mas essa missão exigiria muito de sua alma irresponsável e egoísta, e do coração fragilizado de Elisa. E, se tratando de uma oportunidade dada por Deus, O Todo Poderoso, o final disso tudo não poderia ser previsto por eles nem por esta leitora que vos fala.

"- Rafael, você é completamente insano. Como quer que supere tudo que passei, que eu esqueça as traições e ameaças, com a lembrança quase física de toda a dor do meu lado? - expliquei que essa ideia não daria certo. Não mesmo!
Rafael levou as duas mãos sobre o coração e fez uma cara de cachorro que caiu da mudança. Por um breve momento senti pena dele.
- Ai, Lisa. Essa doeu. E olha que eu nem tenho corpo para sentir dor." (página 39)

Pela capa e pela sinopse, eu esperava um livro bem dramático e uma leitura difícil. Talvez por isso tenha demorado para começar a ler. Mas me surpreendi! Tem sim uma boa dose de drama, principalmente nas partes finais do livro, mas o que me deixou surpresa foi a forma leve como a história começou. O Rafael volta para a terra e, por mais maluca que a situação possa parecer, a Elisa aceita ele em sua vida como se fosse normal ver um fantasma. E a autora mostra a ambiguidade da relação deles antes do acidente: havia muito ciúme por parte dele, mas os dois tinham bons momentos.

Rafael passa a tentar ajudar Elisa a se reerguer, conversa com ela, se divertem juntos. Por alguns momentos, cheguei a acreditar que ele era o amor verdadeiro dela, torci para que o Rafael se redimisse e ganhasse uma vida nova na terra, para poder ficar ao lado da Elisa. Num livro, tudo é possível! Ele é bem humorado quando quer, conquistador, era difícil vê-lo como um cara mau algumas vezes.

"É uma droga essa coisa de ser guardião. Eu poderia ver e saber de tudo, tirando o fato de que por um lapso de um guardião júnior, eu tenha relaxado demais e não prestei atenção os sinais. Mas está na hora da INTERVENÇÃO RAFÍSTICA!" (página 49)

Porém, era Elisa quem tinha que decidir o que fazer de sua vida. E, aos poucos, vamos tendo noção do quanto Rafael foi prejudicial para ela, de como ele abalava seu psicológico e do quanto era insano e perigoso, capaz de qualquer coisa para ter o que queria. Elisa merecia uma pessoa melhor ao seu lado, talvez essa pessoa pudesse ser Marcos, um rapaz que ela conhece no decorrer da história, tão diferente de Rafael. Mas a relação deles não chegaria facilmente ao final feliz, em parte por ele ser diferente de seu namorado anterior, em parte pelas feridas que Elisa trazia.

"Eu queria viver a breguice de um amor puro. Um amor que não guardasse tantos ressentimentos, tantas feridas e tantas lembranças ruins." (página 170)

Gostei das partes em que o Rafael tinha que lidar com seus superiores celestiais, ele não se entendia muito bem com seu "chefe" direto: o Anjo Gabriel, nem concordava muito com as ordens divinas.

"- Você pode ter conquistado as coisas no grito enquanto vivia na terra. Aqui, as regras são impostas por Deus, e você ou as aceita e continua seguindo, ou você as nega e vira uma alma errante." (página 136)

Em busca do verdadeiro é o primeiro livro publicado pela Babi Barreto, confesso que esperava menos de uma estreante. Ela conseguiu construir uma história que manteve o nível ao longo das 282 páginas. Preciso ressaltar que a obra tem toques de mineirice, o que me agradou, acho que foi um acerto ambientar a história em Minas Gerais (nosso estado) e colocar um jeito mineiro nos personagens.

A edição que li é da Editora Tribo das Letras, foi meu primeiro contato com o trabalho deles e gostei bastante. Achei a capa bonita, tem a ver com a história e a escolha das cores preto e dourado me agradou. A revisão estava boa; fontes, margens e espaçamento de bom tamanho e páginas amareladas. Em cada começo de capítulo, havia o nome de quem estava narrando e uma bonita citação de alguma outra personalidade. Recentemente, a autora lançou a segunda edição de forma independente, com uma capa nova e muito linda.

Mesmo ficando confusa em algumas passagens de tempo, apesar da carga dramática e de não ter me emocionado muito, Em busca do verdadeiro foi uma boa leitura.

O livro foi minha escolha para o Desafio Literário Skoob de março, o tema era "Escritoras com ‘A’ maiúsculo", devíamos ler um livro escrito por uma mulher (já que é o mês do Dia Internacional da Mulher). Imagino quantas garotas vivem situações semelhantes as vividas por Elisa, se afastam de tudo e de todos, se isolando por causa de uma namorado ciumento, que as trata como se fossem coisas que podem ter um dono e não pessoas. Perdem oportunidades, a saúde, a chance de ser feliz e até mesmo a vida. Todos deveriam ir e deixar que os outros fossem em busca do verdadeiro sentido da vida, da verdadeira felicidade e do verdadeiro amor.

"Sempre tive orgulho do que ela é. Talentosa. Essa é a palavra. E era por esse motivo que sentia tanto ciúme da Lisa. Ela achava que eu a controlava porque escondia as minhas traições. É, não posso negar, esse é um dos motivos. Mas o principal é porque me achava pouco para ela, e sabia que se ela se exibisse muito por aí, apareceria uma porrada de marmanjo querendo ciscar no meu terreiro." (página 62)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/03/resenha-livro-em-busca-do-verdadeiro.html

Paraíso das Ideias 30/01/2015

lá pessoal!!
Logo quando vi essa capa linda passeando pelo facebook, já me interessei pelo livro, e nem precisei pesquisar sobre a sinopse, e confesso que até a parceria ser fechada e nós começarmos a ajudar a Babi com a divulgação do lançamento eu ainda não sabia sobre o que era a estória kkkkkkkkkkk, meu ponto fraco são capas...

Elisa é uma adolescente um pouco dedo podre, só teve dois namorados na vida e nenhum dos dois eram flor que se cheire.
Ela é jovem e está fazendo cursinho para vestibular, a tipica nerd, quando conhece Rafael, o bad boy nada estudioso, que por acaso a salva de Mark, seu ex namorado troglodita que quer agarrá-la a força na porta do cursinho.

Rafa é um moreno simpático e gatinho que a primeiro momento se mostra gentil e educado ao salvá-la e depois cortejá-la. Após algum tempo mantendo paquera, eles dois vão começar a namorar, e é nessa hora que Lisa vai perceber que nem tudo que reluz é ouro.

Rafa é muito ciumento, mas acredite, não em um sentido bom, mas em um sentido muito muito ruim... Ele é possessivo e descontrolado, agressivo e machão. Segue Lisa por todos os lugares para ter certeza que ela não está saindo com outro, implica com suas roupas, e ainda por cima a afasta de todos os seus amigos e amigas.

No começo Lisa acha bonitinho e acredita que esses ataques de ciumes sejam provas de amor e medo de perder, o que como ela mesma diz é a ilusão de toda mulher... Só que depois de anos de namoro, a situação já ficou mais do que desgastante e Lisa não aguenta mais se submeter as torturas e ofensas de Rafael.

"Mas eu o amava tanto e fazia de tudo para evitar esses desgaste, inclusive me afastava de todos. Aquela máxima de primeiro amor, que você não sabe como agir e normalmente acaba agindo da pior forma: se abaixando demais. Aprendi a duras penas o que significava o que minha avó me ensinou: Quem muito abaixa, o popô aparece."

Um belo dia, Lisa escuta o namorado combinando com o vizinho uma festa para mais tarde, é quando ela passa por cima do orgulho, e junto com duas ex amigas, afastadas pelo seu relacionamento, resolve ir atrás de Rafael, e o encontra com outra. Diante da traição ela resolve colocar um fim em seu relacionamento tempestuoso, e é nesse momento que descobre que não conhecia nem 1% de quem ele realmente era,por se achar dono de Lisa, Rafa não aceita o fim, e começa a ameaçá-la de morte caso o namoro não seja reatado.

Revoltada e cansada de ser coagida, ela resolve que chegou a hora de se impor e colocar um fim em toda essa situação, depois de uma calorosa discussão no meio da rua Rafael cede e vai embora, mas não sem antes ameaçá-la. Lisa se sente finalmente livre, apesar de ainda ter amor em seu coração por aquele que foi seu primeiro namorado e primeiro homem e também o primeiro a magoá-la tanto.

Depois de 6 meses vivendo sua vida e tentando se reerguer, Lisa volta a ter uma vida normal, mas quando tudo parecia estar indo bem, o pior acontece, Rafael sofre um acidente de carro e morre, Lisa queria ele longe, mas nunca morto e o fato faz com que ela caia em grande depressão. E é quando Rafa volta como um anjo, com a missão de ajudá-la a ser feliz, curar seu coração e encontrar pra ela um novo amor, que ela vai descobrir que Deus pode ter outros planos.

"Tipo os pactos com o Diabo que aparece no Supernatural? Pois é, só que eu faria com o cara lá de cima."

Apesar da missão de Rafa ser concertar seu erro e ajudar Lisa, ele ainda acredita que o melhor pra ela seja voltar pra ele, mesmo que pra isso ele tenha que desafiar Deus, o problema é que Lisa vai descobrir outras mentiras de Rafael e vai ficar mais revoltada ainda com ele.

E é nesse meio tempo de guerra e paz, que aparecerá Marcos, o estudante de medicina gato e romântico, irmão de Leticia, uma de suas amigas. O problema é que Marcos também tem seus traumas, e pra que esse romance vá para frente, os dois vão precisar curar suas feridas e confiar no amor, o mesmo que antes magoou tanto os mesmos.

"Não existe amor sem confiar."

E se você acha que a estoria acaba por aqui, não se engane, ainda tem muita coisa pra acontecer....

A estoria inteira eu me reconheci em Lisa, e talvez isso tenha sido um dos motivos da minha emoção ter sido tão grande no final da leitura, ela era muito nova e inocente quando conheceu o Rafael, e isso faz com que ela acredite que o sentimento dele é amor, independente das atitudes grosseiras e violentas, sendo assim ela abaixa a cabeça e faz de tudo pra evitar aquilo que ela deveria encarar, a possessão do namorado.
Quando ela finalmente se cansa e coloca um fim, ainda sim ela não esta livre pois ele acredita ser dono dela, e acha que ela não pode ser de mais ninguém.

Quando Rafa sofreu o acidente de carro, ele estava embriagado, indo para a casa de Lisa tentar reatar o namoro, e isso faz com que ela se sinta mais culpada ainda, mesmo que nós leitores saibamos que não é, e para alguns o pensamento é claro, ela é uma besta quadrada, porque não toma uma atitude? Mas vou garantir pra vocês, que não é assim tão fácil, tudo é muito confuso.

Quando Deus manda o Rafa de volta, juro que acreditei que ele ia mudar e que tudo ia dar certo, mas não, ele é um babaca completo e não vai ser assim tão fácil. Muita coisa vai acontecer antes que ele realmente tome um rumo na sua "morte"

O livro é todo narrado por Lisa, Rafael e no final por Marcos,o príncipe encantado de Lisa!! Gente não tem como não se apaixonar por esse rapaz, e quando digo isso, não é porque ele é lindo, ta bom vai também kkkkkk, mas é porque ele tem um coração e uma sinceridade que é tudo que a Elisa precisava pra curar as feriadas daquele coração tão maltratado.

O livro é bem curtinho, e a leitura é uma delicia, cheia de momentos engraçados, na maioria deles protagonizados por Rafa que como a Babi mesma diz é o anjinho mais torto que eu já conheci nesses meus anos de leitura, mas além disso ele também é repleto de momentos quentes, beeem quentes, e momentos fofos, tocantes, emocionantes, românticos.... me falta elogios para esse livro, eu nunca imaginei que então poucas páginas pudessem acontecer tantas coisas.

"Uma observação: esse negócio de só ouvir a voz de Jesus e não vê-lo, não é legal. Acho que vou bater um papo com a administração para eles colocarem pelo menos uma câmera né?! Todo mundo quer saber qual é a face de Cristo, se é como a descrição do filme do Mel Gibson ou não. Poxa, o cara gastou um tanto de dinheiro para fazer aquele filme. Deve ter um mérito né?."

" Oh, minha Nossa Senhora dos ex-namorados azarados."

São tantas reviravoltas e tantos acontecimentos bombásticos, que é impossível largar a leitura, e depois que Marcos entra na jogada, tudo fica mais empolgante.

Amei a Lisa por tudo que ela é e por tudo que ela viveu, em nenhum momento consegui julgá-la, só conseguia torcer pra que no final tudo ficasse bem e seu coração fosse curado das mágoas, e no final, o desfecho que a Babi colocou na estoria pra resolver os problemas dela, na minha opinião foi simplesmente perfeito, além claro, do Rafa finalmente se encontrar e me tirar lágrimas com suas atitudes.

"Foi ai que descobri que não interessava o que eu sentia mais. Eu precisava salvar a Lisa. Mante-la viva e saudável, feliz e amada, mesmo que por outra pessoa."

De todo o livro eu posso dizer que o final foi o que mais amei, o que me tocou e me tirou lágrimas e suspiros, cada final feliz entregado a seu dono com muita perfeição, um digno final de novela onde tudo é perdoado e os laços são refeitos, amores se unem, magoas são curadas e tudo fica bem. Além de ter uma super trilha sonora...

Com relação a autora só posso dizer que amei a estória, que ela foi perfeita em cada personagem e seu desfecho, todos eles são de suma importância para um fim que no minimo pra mim foi mágico e perfeito, ela elaborou cada detalhe de uma forma que a única coisa que não cabe na nossa vida real, é um ex tão cruel virar anjo kkkkkkkk.

Sei que vocês vão pensar que estou puxando saco, mas não estou, e por favor dêem uma chance a essa linda estoria que já entrou pra minha lista dos favoritos e com certeza quero em físico pra deixar minha estante ainda mais bela.

Eu realmente espero que tenham gostado e que se deixem conquistar por esse anjinho travesso, se pudesse falaria muito mais sobre o livro, mas ai acabaria com a graça e viraria spoiler.

Super beijokas e até a próxima.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Blog Metamorfose 29/09/2015

SORTEIO
Oláá Skoobers, tudo bem??
Então estou passando aqui para avisar que o blog e a escritora está sorteando um exemplar autografado do livro + marcador, são apenas 2 regras simples, seguir o blog e curtir a fanpage da Babi! Também não se esqueçam de entrar no link abaixo e preencher o formulário que é por onde será realizado o sorteio!
Bjooos

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/09/sorteio-livro-augrafado-marcador-2.html

RHSwire 23/01/2015

Que livro mais fofo! Com uma pitada de humor e uma mistura de realidade com fantasia, que nos faz refletir sobre o que é o verdadeiro amor, o egoísta ou o altruísta?! Recomendo a leitura!
Babi Barreto 26/01/2015minha estante
Obrigada pelo carinho, minha flor!!!
Adorei seu comentário!!!
Bjux carinhosos!

Roberta 22/01/2015

Em busca do verdadeiro
É uma estória encantadora , que te prende e você não sabe se ama ou odeia o Rafa, um “ANJO TORTO LINDO", que apesar de cometer muitos erros, tirou vários suspiros de mim.....
Babi Barreto 26/01/2015minha estante
Betha, sua linda...

Obrigada por todo apoio, amizade, e por ter entrado de cabeça nessa loucura comigo.
Te adoro..
Bjux