O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

stephany :) 17/04/2024

"nunca tente ganhar pela força o que pode ser ganho pelo engano"

"O Príncipe" é uma obra que ultrapassa os limites do tempo, pode ser lido hoje ou em 50 anos e ainda vai ser atual. Maquiavel apresenta um guia prático e astuto sobre como um príncipe deve governar e manter o poder. Ele argumenta que muitas vezes é melhor ser temido do que amado, e desenvolve que um governante deve ser flexível e estar disposto a empregar métodos considerados imorais para garantir estabilidade.

A perspectiva de Maquiavel sobre política é muitas vezes controversa e carente de idealismo. Ele aponta a natureza humana como egoísta e corrupta. No entanto, ele escreveu isso sobre um contexto específico, onde a Itália estava dividida e passava por conflitos turbulentos, e exigia um governante que sacrificasse a moralidade em prol do poder.

Gosto do modo que Maquiavel trás uma visão realista sobre poder e moral, não concordo com muitos dos posicionamentos dele, mas não posso negar que sua análise sobre o ser humano é perspicaz e objetiva.

Essa edição do livro é muito bonita, mas a tradução não é das melhores, se eu fosse recomprar escolheria a edição com as anotações de Napoleão.
Não tem 17/04/2024minha estante
É bom esse livro

Sora Matsuda 16/04/2024

Muito interessante. A linguagem é robusta, o que torna lento em alguns momentos, mas, para um livro pequeno, leva direto ao ponto e com grandes exemplos que aconteceram de verdade. Aqui podemos entender como funciona a política, e podemos ver em muitas partes a corrupção e técnicas de manipulação de tornar o povo submisso ao "principe", a quem é o menos confiável em meio a multidão.
Uma leitura importante para abrir nossos olhos que não devemos confiar em nenhum político. Sempre tem algo por trás de boas e belas palavras. Recomendo a leitura.

Laura449 15/04/2024

O Príncipe - Maquivel
Eu li para um trabalho da faculdade, achei uma visão extremamente minuciosa e importante de se ler.
Temos que parar de achar que tudo o que os políticos fazem é pelo nosso bem, pois, como Maquiavel bem diz, tem motivos ocultos.
Se fazem parecer virtuosos, mas não ser totalmente de fato.
Uma pena que a fala de Maquivel não é critica a isso, ele diz para exatamente ser ?corrupto?, ?parecer ser bom?.
Mas podemos, com os estudos dele, enxergar a corrupção.

Guilherme.Parada 14/04/2024

Chato, entediante, mas muito instrutivo. Mostra como funciona a política e como os que sobem ao poder devem agir para manter o poder e as pessoas submissas a eles.

Nath Nakaishi 11/04/2024

Seu único erro foi ser direto
E nisso eu me identifico muito.
Claro que teremos que usar analogias, pois esse livro foi escrito em um tempo que não existe.
Penso no meu contexto corporativo, onde o CEO é o Príncipe.
Cada abordagem se encaixa perfeitamente, por exemplo, ao mencionar qual a melhor maneira de formar sua equipe: mercenarios, misto, internos. Atualmente substitua mercenarios por terceirizados e terá sua recomendação de gestão.

Não existe tempo de paz.
Bateu a meta, não tem pé pra cima não.
O Príncipe está sempre estudando estratégias, formando exércitos e buscando recursos.

Poderia discorrer tema a tema, quem quiser me contratar para palestrar só chamar no inbox.

lalaviest 09/04/2024

?????
?Para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe, e para bem conhecer o do príncipe, é preciso pertencer ao povo?

Rafaela.vAlmeida 08/04/2024

Gostei bastante, esperava que fosse ser mais difícil, mas até que fluiu bem. Não me arrependo de ter começado.

Testemunha de Kindle 05/04/2024

Um clássico
"O Príncipe" é uma obra clássica escrita por Nicolau Maquiavel durante o Renascimento. Publicado pela primeira vez em 1532, o livro é um tratado político que explora a natureza do poder e a arte de governar. Maquiavel oferece conselhos práticos e estratégias para governantes, enfatizando a necessidade de ser astuto, pragmático e, por vezes, até mesmo cruel para manter o poder e garantir a estabilidade política. A obra é famosa por sua abordagem realista e desapaixonada sobre a política, sendo objeto de debates e interpretações ao longo dos séculos. Embora controverso, "O Príncipe" continua a ser uma leitura relevante para estudantes de política e líderes em todo o mundo.

Giselle 04/04/2024

Interessante?
O vocabulário robusto e, algumas vezes, difícil, torna a leitura um pouco lenta e arrastada. O início também não prende a atenção.

Mas, conforme avança, o livro traz vários insights que podem ser aplicados a sociedade atual, relacionamentos, carreira e mundo corporativo.

Interessante ?

DAbora.AmAvel 02/04/2024

O Príncipe
O livro fala sobre poder, política e onde a comentários e dicas sobre como um principado deve ser governado. A sociedade tem a estrutura estabelecida desde o início em alguém que se vê oprimido, e alguém que se vê como opressor.
Um dos conselhos de Maquiavel em O Príncipe é: "É melhor ser temido, do que ser amado,se você não pode ser ambos, mas você deve evitar ser odiado". O medo é útil, já o ódio não é produtivo.
Na política impera a lei do mais forte ou mais esperto.

Kelli21 30/03/2024

É uma leitura bem complexa, com um vocabulário bem antigo mas com paciência é possível compreender. Fazendo algumas analogias com o cotidiano podemos aplicar alguns conselhos de forma suavizada, enfim, vale a pena.

Walter.M 29/03/2024

Bem Maquiavélico
Fugindo da visão dominante cristã de sua época, Maquiavel abandonou a explicação divina e cheia de floreios, amplamente aceita, sobre o que diz respeito aos governantes e descreveu um passo-a-passo de como funciona e como operar o "mecanismo" que rege o governo (que na época ele se referia como "o principado" mas que é possível fazer paralelos a todo tipo de poder governamental) tendo como base a observação da prática de diversos regentes anteriores e contemporâneos a ele.

O primeiro tratado de ciência política moderno, que desvincula a política da moral cristã.

Leitora 29/03/2024

Confesso que tinha uma visão um tanto deturpada de "O Príncipe". Achava que o livro seria bem mais imoral do que ele realmente é.

Não se engane, não significa que achei o livro moralmente retificado, pois é claro que em vários momentos o autor apresenta soluções e estratégias reprovadas pelos princípios morais. Mas percebo, nesta obra, que Maquiavel está empenhado em mostrar todas as formas de um governante conquistar e se manter no poder, sejam elas virtuosas ou não. Em alguns casos, a recomendação do autor ao príncipe é estritamente imoral, em outros, sua recomendação está de acordo com a moralidade. E, ainda, em outros, o autor apresenta soluções virtuosas e viciosas para um mesmo problema, descrevendo as consequências de cada uma delas, de modo que fica a critério daquele que busca o principado escolher qual delas irá utilizar.

Porém, por mais que Maquiavel apresente ações virtuosas, boas de serem praticadas por um príncipe, no fim das contas a recomendação do autor é que um príncipe deve prezar pela aparência de virtuosidade, mesmo que por trás dos panos aja viciosa e imoralmente. E além disso o autor escreve o livro inteiro levando em consideração que o príncipe busca o seu próprio interesse em detrimento do interesse de seus súditos, sem manifestar nenhuma objeção a isso (é claro). Tal ideia só está afastada no último capítulo, no qual ele faz recomendações a Lourenço II, visando a unificação e fortalecimento da Itália, a fim de livrá-la dos bárbaros, da igreja, dos mercenários e de nações externas.
Yfg 29/03/2024minha estante
Tenho O principe na minha estante mas nunca li, despertou meu interesse. Ótima resenha

Luciana.Segala 28/03/2024

O Príncipe de Maquiavel?
Incrível, como não dá pra dissociar o nome do livro do autor?! - ele permeia a sua essência, é parte de ser um clássico, um clássico notável por assim dizer.
Neste livro de escrita rebuscada e um tanto desafiadora, haja vista, a época em que foi escrito; Nicolau Maquiavel traça em suas linhas um manual dos principados, mostrando os principais feitos que levaram reis e príncipes(e outros nobres ilustres que exerciam o poder) a tanto se tornarem figuras renomadas, quanto a sucumbirem no seu mau exercício, ignorando o conselho de outros mais sábios que eles. Basicamente, vê-se um conselheiro real presenteando seu rei, com o maior dos presentes: um manual de como ser um bom rei?

Ps. O livro é muito mais do que a palavras de uma resenha, nunca faria jus a sabedoria contida nele, portanto, só digo: leia!

Daianny.Rufino 26/03/2024

O PRÍNCIPE
É um livro repleto de mensagens fenomenais. Apesar de ser uma linguagem um pouco mais difícil devido à sua época de escrita, você entende perfeitamente a mensagem do livro, que não serve apenas como instruções de como vencer batalhas ou governar um povo, mas serve para nossa vida como um todo.