O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Leitora 29/03/2024

Confesso que tinha uma visão um tanto deturpada de "O Príncipe". Achava que o livro seria bem mais imoral do que ele realmente é.

Não se engane, não significa que achei o livro moralmente retificado, pois é claro que em vários momentos o autor apresenta soluções e estratégias reprovadas pelos princípios morais, mas percebo, nesta obra, que Maquiavel está empenhado em mostrar todas as formas de um governante conquistar e se manter no poder, sejam elas virtuosas ou não. Em alguns casos, a recomendação do autor ao príncipe é estritamente imoral, em outros, sua recomendação está de acordo com a moralidade. E, ainda, em outros, o autor apresenta soluções virtuosas e viciosas para um mesmo problema, descrevendo as consequências de cada uma delas, de modo que fica a critério daquele que busca o principado escolher qual delas irá utilizar.

Porém, por mais que Maquiavel apresente ações virtuosas, boas de serem praticadas por um príncipe, no fim das contas a recomendação do autor é que um príncipe deve prezar pela aparência de virtuosidade, mesmo que por trás dos panos aja viciosa e imoralmente. E além disso o autor escreve o livro inteiro levando em consideração que o príncipe busca o seu próprio interesse em detrimento do interesse de seus súditos, sem manifestar nenhuma objeção a isso (é claro). Tal ideia só está afastada no último capítulo, no qual ele faz recomendações a Lourenço II, visando a unificação e fortalecimento da Itália, a fim de livrá-la dos bárbaros, da igreja, dos mercenários e de nações externas.
Yfg 29/03/2024minha estante
Tenho O principe na minha estante mas nunca li, despertou meu interesse. Ótima resenha

Luciana.Segala 28/03/2024

O Príncipe de Maquiavel?
Incrível, como não dá pra dissociar o nome do livro do autor?! - ele permeia a sua essência, é parte de ser um clássico, um clássico notável por assim dizer.
Neste livro de escrita rebuscada e um tanto desafiadora, haja vista, a época em que foi escrito; Nicolau Maquiavel traça em suas linhas um manual dos principados, mostrando os principais feitos que levaram reis e príncipes(e outros nobres ilustres que exerciam o poder) a tanto se tornarem figuras renomadas, quanto a sucumbirem no seu mau exercício, ignorando o conselho de outros mais sábios que eles. Basicamente, vê-se um conselheiro real presenteando seu rei, com o maior dos presentes: um manual de como ser um bom rei?

Ps. O livro é muito mais do que a palavras de uma resenha, nunca faria jus a sabedoria contida nele, portanto, só digo: leia!

Daianny.Rufino 26/03/2024

O PRÍNCIPE
É um livro repleto de mensagens fenomenais. Apesar de ser uma linguagem um pouco mais difícil devido à sua época de escrita, você entende perfeitamente a mensagem do livro, que não serve apenas como instruções de como vencer batalhas ou governar um povo, mas serve para nossa vida como um todo.

Sara277 23/03/2024

Manual para príncipes
O livro é basicamente um manual de como manter um principado de fortal gloriosa, mas acredito tbm tem coisas q ajudam para a vida, livro muito bem escrito e com bons pontos, Maquiavel era um verdadeiro diplomata

Bianca.- 23/03/2024

O Príncipe.
O livro passa conselhos a um jovem que deverá ser o salvador de um determinado lugar e ter um principado virtuoso e bem sucedido.

Ao longo da obra o autor cita exemplos de príncipes, papas e duques quando lideraram e o que causou a sua ruína ou a sua vitória, aconselha o que o príncipe deve fazer e o que deve evitar a todo custo. A política bem presente no livro nos faz refletir sobre vários aspectos.

É uma obra interessante. Acho que todos devem ler algum dia.

Kathlen.kalinda 16/03/2024

Meu Deus que leitura densa!
Se você está acostumada com leituras fluídas, talvez sinta dificuldade com este tipo. O livro tem sua importância por se tratar de pensamentos sobre lideranças que Maquiavel traz para aquela época (século XVI), o que faz jus ao fato de ser aplicado até hoje em regimes políticos.
É interessante a leitura para entender o pq dele ser um clássico, mas esteja preparado para uma leitura chata.

Giulia 14/03/2024

Esse Nicolau era uma passiva change my mind
Achei interessante as analises politicas dele, é muito foda as articulações dele o cara manda muito namoral. Achei interessante e n ironicamente gostei do maquiavelismo, ele n é tão mal assim entenda o lado dele um republicano no meio do absolutismo o cara so é realista

Paula1735 14/03/2024

Necessário
Escrito em 1513,mas muito atual em 2024.
Tenho certeza que muitos políticos leram esse livro,e colocaram em prática muitos ensinamentos dele.Era como se Maquiavel estivesse em muitos momentos,descrevendo cenários políticos de hoje em dia,e muito do nosso dia a dia como cidadãs brasileiros.
Esse livro era um guia para príncipes,reis,imperadores, duques e viscondes do que deveriam fazer ou não fazer. Mas hoje em dia cabe a presidentes,prefeitos,senadores e deputados ao que devem fazer ou não fazer.
E a nós também cidadãs,o que devemos aceitar ou não aceitar de quem está no poder de um país.

Angelo.Pinto 14/03/2024

Um Clássico
Não tem muito o que falar sobre esse livro. Ele é um clássico e como todo clássico, na minha opinião, precisa ser lido por todo mundo. Todos precisam ter a experiência de ler O Príncipe.

Enfrentar as dificuldades da leitura de um texto mais "culto" e compreender seus ensinamentos é um passo importante no desenvolvimento pessoal.

Luana.Segala 13/03/2024

O Príncipe de Maquiavel
Foi uma leitura bem cansativa e é mais algo acadêmico do que entretenimento. É um livro que basicamente retrata sobre os principados, Maquiavel ensina aos príncipes como lidar com o poder e não perdê-lo e dá dicas de como deve ser governado um principado. Confesso que não entendi quase nada, por ser uma leitura muito antiga foi difícil compreender...mas gostei muito das referências bíblicas, como Rei Davi e Saul?

mhsmaran 13/03/2024

Esse livro é um clássico por um motivo! Como estudante de direito me sinto até envergonhada de não ter feito essa leitura antes?

Ana Paula FZ1 11/03/2024

O primeiro Clássico do Ano e eu queria muitooo ler esse livro . Desde que vi a Série Os Borgias fiquei curiosa quando descobri que Maquiavel escreveu esse livro depois de acompanhar bem de perto o comportamento do Cesar Borgia, filho do então Papa Alexandre VI.

Então baseando-se nessa convivência muito próxima , Maquiavel se inspirou não só nele, mas em outros nobres da mesma época pra escrever esse livro. Eu confesso que achei o livro uma chatice. Repetitivo, político demais , e pra mim um manual do que nao fazer.

Claro que alguns dos relatos ali são muto üteis ¨pra quem tem interesse nesses assuntos sobre política, em como um Principe , ou um líder deve se colocar, agir e até o contrario, como não fazer nada daquilo, mas sinceramente eu achei o livro um pouco demais.

Tem muita coisa ali que eu pensava ... é serio que eles ( os líderes) acham que e certo fazer isso, e o pior muitos realmente reproduziram e reproduzem esses comportamentos, inclusive atualmente

Um livro que foi escrito em 1513 e que parece tão atual chega a ser surreal, Sinceramente achei o livro um pouco egocentrista demais. Porque se um lider achar que ler um livro desse e fizer o que Maquiavel ( que nunca foi lider de nada rrss ) achar que sera um lider bom, preciso questionar o que acho bom e o que acho ruim rrss

Maquiavel era muito inteligente, e acredito que um excelente observador. De acordo com historiadores, ele relatava comportamentos de como as coisas são,e não como deveriam ser ( ufa rrss )

Não é uma obra facil de ler, e nem de entender, mas eu tenho gostado bastante de ler clássicos e sempre dou uma pesquisada antes de chegar ao ponto de ler um. Valeu a leitura, sempre vale

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Cris 11/03/2024minha estante
????

AKindSunflower_ 10/03/2024

Um livro incrível para os amantes de história e política, o que não é muito o meu caso, por isso dei uma nota mediana.

Lcardosi 09/03/2024

Reflexões Infinitas
Apesar de ser católico e discordar das técnicas apresentadas no livro (Ex: Matar toda a linhagem do príncipe anterior), é fato que o livro sintetiza bem as técnicas utilizadas pelos políticos mais célebres de seus tempos e também o que fez eles caírem (Ex: Hitler, Napoleão, etc..).
Entender todas essas técnicas é importante para não cair nessas mesmas armadilhas que muitos políticos usam para impor suas narrativas à população.
Porém, dá uma certa tristeza questionar se a política realmente é um campo só para a imoralidade e a corrupção. É possível ser, ao mesmo tempo, uma pessoa boa, virtuosa e atuar politicamente? Ao meu ver sim, mas poucos foram capazes de conciliar os dois.