O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

kamillyoliveira 12/02/2024

O príncipe
Pra quem quer conhecer a obra tem que entender de história, o que não é muito meu caso, pois eu só conheço o básico (da escola). Isso dificultou a leitura pra mim, mas não deixa de ser um livro interessante. A minha nota diz mais sobre a minha ignorância em relação ao assunto do que do livro em si.

Lucas Lobo 11/02/2024

O pequeno príncipe
Apesar de ser um livro para ser usado como um "manual para governar melhor", aqui podemos aprender grandes lições que podem ser usadas no nosso cotidiano.

Asaph7777 10/02/2024

Perfeito
- O Príncipe é incrível, mas esta editora deixa em claro sua opinião acerca de Maquiavel, o qüe interfere muito nas notas do tradutor, e sinceramente não confio muito em muitas das coisas por conta da tradução, mas em si é 5/5 O Príncipe, mas esta edição não.

AbobrinhaBaggins 10/02/2024

A verdade é nua e crua
Lançado em 1532, "O príncipe", apesar de tudo, é uma obra atemporal sobre o Estado. Após lê-lo, podemos ver como ditadores, presidentes e reis chegaram ao poder e como são tão bem vistos pelo povo, apesar de suas intenções não serem nada boas. Não me surpreendo de existir a expressão "maquiavélico", é uma obra que nos ensina o que é preciso para chegar ao absoluto poder, acima das amizades, caráter, povo, família, moral etc. Sim, nas mãos de uma pessoa má isto causa um belo estrago, mas devemos ver pelos olhos de Maquiavel. Nos séculos XV e XVI a Itália passava por um tempo conturbado, especialmente no papado de Alexandre VI, Rodrigo Bórgia. Rodrigo foi um papa sem escrúpulos, priorizando a si mesmo acima de todo o povo, enriquecendo a si e sua família Bórgia para organizar suas orgias e guerras. Depois de Rodrigo, tivemos Júlio II, famoso por sua impetuosidade nas guerras. Além disso, tínhamos a crescente violência entre as cidades-estado italianas, conflitos abertos eram comuns e temos que adicionar a hostilidade crescente entre a Itália e outros países na época. A Casa Médici chegava ao poder nesta época, vista como a única capaz de redenção, e Maquiavel queria se assegurar disto(acima de tudo). A obra é direcionada aos Médici, mas se tornou um manual de poder e riquezas para todos, que nos dias atuais e passados, abala as raízes do Estado e certamente põe o povo em risco.

maydrtx 09/02/2024

"O Príncipe está em toda parte, em qualquer pessoa"
A obra surge como um presente à Lorenzo de Medici, que governava Florença, e é basicamente um manual ao Governante para se manter de forma satisfatória no poder. É marcada por um forte pessimismo antropológico, onde Maquiavel não trabalha com o ser humano ideal mas sim com o real e deixa bem evidente o significado de "Maquiavélico", o cara vive na base do "só se vive uma vez" e prova disso é quando ele aconselha Médici a "Não se distanciar do bem se puder, mas saber entrar no mal se precisar", que os limites para O Príncipe são muito acima do comum, revelando que enxerga princípios éticos como fraqueza. Maquiavel apresenta argumentos para defender que é sim melhor ser temido do que amado, visto que a massa pode ser manipulável e facilmente se esquecer de atos "cruéis" do Príncipe se este trabalhar bem com a denominada "virtù". A obra pode ser encarada como um guia que incita governantes à agirem de forma quase ditatorial, ou como uma maneira de educar o povo quanto às relações de poder.

kaká 09/02/2024

Apesar de curto, não é um livro fácil de ler: Maquiavel utiliza de muitos exemplos de sua época, o que torna difícil visualizar seus conceitos.

Mesmo assim, é um livro muito interessante, especialmente para traçar paralelos com a política atual. Por mais que, para algumas pessoas, a obra possa parecer cruel demais, na minha visão não é possível fazer um julgamento de moral sobre O Príncipe, porque o autor não escreve sobre como a política deveria ser, mas sim como ela é. Sobre como os governantes devem governar "acima da moral e da ética".

Mesmo que eu já tenha estudado sobre Maquiavel na escola e visto vídeo complementar, sinto que não consegui compreender e absorver tudo o que foi discutido na obra. Ainda quero relê-la, daqui alguns anos.

Bateli 05/02/2024

O Príncipe é um livro interessante e impiedoso
Maquiavel teve seu nome eternamente conhecido como maléfico e sem piedade, e este livro é a causa. De fato, o livro tem várias dicas sangrentas e estratégicas de como lidar com seus inimigos. Mas é necessário ter em mente que ele apenas está descrevendo a sua época, pois Maquiavel é famoso por isso: ele escreveu a política como ela era, não como devia ser.

Leonardo.Brizida 03/02/2024

É melhor ser temido do que ser amado.
Um clássico extremamente polêmico que resulta em muitas ideias e concepções acerca de como ser bem sucedido sendo um governante (principe). Apesar do texto ter sido direcionado a uma pessoa, com interesse em asumir um cargo junto ao principe, é possível compreender muitas ideias e reflexões produzidas na época, e que até por isso, são difíceis de concordar com boa parte do texto. No entanto, o livro é escrito para reforçar e detalhar as coisas como elas são, e não como deveriam ser. O livro é interessantíssimo e a leitura é muito válida.

Guilherme Dehon 02/02/2024

O Príncipe...
"O Príncipe é um dos tratados políticos mais fundamentais já elaborados pelo pensamento humano... tem o papel crucial na construção do conceito de Estado Moderno e mapeia como conquistar, conduzir e manter o poder."

Li O Príncipe por mera curiosidade e por ter lido uma ou outra citação do autor e ter achado interessante.

Quanto a maioria dos fatores históricos relatodos pelo autor, sou praticamente leigo - Vi uma coisa ou outra mas muito superficialmente.

Algumas reflexões são muito interessantes, apresentando uma série de orientações para que um príncipe (governante), tenha sucesso não só na conquista, mas principalmente na manutenção de seu reinado, seja por atitudes às vezes extremas ou mais políticas.

Uma obra que, dadas as devidas proporções, a ideia geral, podem ser adaptadas aos dias atuais.

Dai Solyom 29/01/2024

Atemporal
Não vou gastar muitas palavras com esta resenha.

Uma obra muito importante e relevante, atemporal, com modelos políticos que são usados até a presente data.

Visão nua e crua da realidade de quem governa.

Instrumento de controle de massa e manutenção do poder.

Quem sabe um dia a sociedade evoluirá e não iremos mais utilizar esses sistemas de controle.

Eu não estou dizendo que eu concordo, mas infelizmente funciona, a única forma de alterar esse sistema é através do estudo e a fuga da alienação.
Cafeína 30/01/2024minha estante
Me revolta a maneira como o livro é usado hj, não pq ele não funcione, muito pelo contrário, maquiavel sabia das coisas até demais, o que nos falta é entender como esse não é o caminho a ser seguido

Dai Solyom 30/01/2024minha estante
Talvez vamos precisar de mais 5 séculos para começar entender a essência humana, mas o que esperar de alguém que trata alguém mal só por ser diferente? Dividir e conquistar

Arih 29/01/2024

Manual para Governantes
O Príncipe é um manual para governantes que coloca a eficiência acima de tudo, mostrando como os governantes fazem qualquer coisa para conquistar e manter o poder, muitas vezes usando métodos questionáveis. De certa forma alguns desses métodos ainda são usados nos dias de hoje, porém, o povo é cego perante a tudo isso.

É um livro para quem quer entender um pouco sobre a história da política. Ele te faz pensar sobre o mecanismo do poder.

Capiss. 28/01/2024

Reflexiva e estratégica.
"O Príncipe" nos presenteia com uma leitura fascinante, oferecendo conselhos pragmáticos para líderes e uma análise perspicaz das dinâmicas políticas. Maquiavel destaca a relevância do controle, adaptação e estratégias astutas. Embora algumas dessas ideias possam ser polêmicas, já que a obra proporciona uma reflexão profunda sobre a intrincada natureza do poder, convidando à ponderação. Em suma, um ótimo ?guia? para instruir novos e potenciais principados hahaha.
~ Ryan.

[?] - Aquele que constrói sobre o povo, constrói sobre a lama, portanto, se aquele que governa um principado não consegue reconhecer o mal até que lhe aconteça, ele não é verdadeiramente sábio; e essa percepção é dada a poucos.

Hemely H Fontanella 28/01/2024

Resenha livre de spoilers
?Neste registro histórico, encontramos conselhos do próprio Maquiavel ao filho da casa dos Médici, Lourenço II, o Magnífico.

? Separado por capítulos curtos, claros e objetivos, além de exemplos da época (acrescenta um bom conhecimento de história, geopolítica e poder a bagagem).

? Em poucas páginas, ensina a forma correta de conquistar e manter o poder, como cativar o povo e fazer alianças leais, com o uso da fortuna (circunstâncias da vida) e virtú (habilidades necessárias para ser um governante).

? Apesar dos capítulos curtos, possui uma narrativa densa e culta, por isso, a leitura flui devagar (com pesquisas sobre os exemplos dados). Contudo, nos permite relacionar e entender a geopolítica por outros olhos, beneficiando o leitor com esta reflexão em forma de cartas.

? Mesmo sendo um livro escrito no século XVI (16), trás ensinamentos super atuais, desde as relações entre as pessoas (que você pode usar ou aprender a identificar para não ser influenciado).

? Recomendado para jovens e adultos que desejam mergulhar neste tesouro histórico e entender melhor a conquista do poder e sua manutenção. (Esperamos que aproveitem e persistam na leitura).

@leiturasdotrio

André Costa 24/01/2024

Pouco maquiavélico, bem pragmático
Um clássico de mais de meio século, muito lido por políticos, e que eu tinha curiosidade de ler pela fama de conter recomendações cruéis que os líderes devem seguir para obter e manter o poder.

Terminada a leitura, não encontrei quase nada de “maquiavélico”, no sentido que usamos a palavra hoje. Encontrei apenas observações pragmáticas sobre como príncipes souberam ou não conquistar o poder e administrá-lo, escritas por um homem que tinha função pública pouco tempo depois do fim da Idade Média.

Achei muitos dos relatos interessantes, e percebo mais uma vez que o ser humano não mudou nada em meio século. Mas eu, que nunca lidei com política diretamente, fico com dúvida sobre o que pode ser aproveitado dessas recomendações no mundo atual, tendo em vista que os contextos das épocas são muito distintos.

Laurex 23/01/2024

Clássico histórico
Confesso que li simplesmente porque é um clássico, que inclusive não li nos tempos de colégio (ainda bem pois nada entenderia). Sou leiga da parte histórica que o livro retrata e como um clássico, achei ok. Maquiavel trás algumas reflexões interessantes e tudo mais sobre a visão dele acerca da comunidade e do ser humano, que é mau por natureza. Por vários motivos discordo de vários pontos que tratam de reflexoes mais filosóficas mas acho que como um clássico é importante a leitura para quem se interessa por esse tipo.