O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1202 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Maris 23/11/2009

Irritante. Difícil dizer se o é mais quando Maquiavel erra ou se quando acerta.

Este livro é um exemplo perfeito de como o estudo da história ajuda a entender o presente, mas deixa dúvidas se com esse entendimento é possível fazer um futuro melhor. Afinal, Maquiavel fala de práticas políticas desonestas que acontecem desde séculos antes dele, e que ainda continuam acontecendo séculos depois. Uma obra atemporal, de fato, mas uma das poucas onde esse adjetivo é aplicado com certa tristeza.

Nas páginas deste livro vê-se claramente os acertos de Napoleão, os erros de Hitler, a maneira como se deu a Guerra do Iraque, como Lula construiu sua popularidade, como Vargas conciliou os interesses das elites com os do povo, e milhares de outros casos na política que possuem n'O Príncipe sua anatomia desenhada e explicada, séculos antes, por um gênio inquestionável no assunto.

Seria um excelente livro se o tom fosse crítico. Mas é exatamente o contrário, é um incentivo a essas práticas. Quase quinhentos anos atrás fazia sentido, mas hoje, quando todos lutam por uma nova política, este livro serve apenas para mostrar como ela tem sido feita até hoje, para que com isso planejemos melhor a de amanhã. Se é que é possível mudá-la.
fellipe! 20/06/2011minha estante
Pior que é exatamente assim. Maquiavel(devido a eventos não muito agradáveis que aconteceu a sua pessoa) devia já estar com uma certa desesperança, por isso o tom "frio" de análise, apesar de ter sido escrito querendo dar conselhos ao Médice. Pode ser atemporal, mas tem coisas que são melhor entendidas no contexto de sua época. Apesar de toda a estrutura de seu pensamento ter muito haver com quase todas as políticas ditatoriais que surgiram posteriormente.


Wang Dzak 28/01/2012minha estante
Uma coisa q tive em mente qndo li O principe eh q foi escrito no fim da idade media. Considerar isso implica admitir q nessa epoca os recursos eram limitados para escrever um livro da importancia q tem o principe. Assim, creio q todos ou pelo menos a maioria dos "erros" historicos de maquiavel sao justificaveis.

Praticas politicas desonestas sempre existiram. A politica em si eh uma forma de tentar governar um ser ingovernavel, o homem. Acredito q seja impossivel fazer um individuo com plena consciencia social, politica e economica obedecer facilmente a voz de qlqr uma autoridade, sem o uso de artificios.

O simples fato de Maquiavel dissecar a politica pode ser considerado uma critica. Ele mostrou q a politica eh suja, corrupta, tendenciosa e subordinada aos interesses dos homens, uma ideia contraria a aura sagrada dos governantes e ao epico dos discursos deles. Conhecer esse lado da politica eh o primeiro passo para combater as "praticas desonestas", ainda q, pessoalmente, acredito q pouco mudará.


Gustavo 18/07/2012minha estante
Entendo a sua crítica por ela ser feito com o pensamento pacifistas do mundo moderno, porém como você mesmo disse este livro foi escrito a quase quinhentos anos atrás, portanto acredito que deve ser analisado como se estivéssemos naquele contexto, e assim talvez concordaríamos com certos pensamentos maquiavélicos para o seu determinado período.
-Acredito que livos antigos relacionados à política, devem ser julgados segundo o contexto em que eles foram escritos.


Eric 25/01/2013minha estante
Concordo em parte com o pensamento do amigo, apenas fazendo uma força naquilo que o Gustavo informou.
Essa obra foi escrita a 500 anos, sendo que pelo que se sabe na obra, foi dada diretamente a uma casa que era do interesse de Maquiavel tivesse aquele " manual " se assim pode-se dizer de artimanhas.
Levemos em consideração esse fato com o fato da mente de 500 anos atrás e como as coisas aconteciam naquela época.
Em uma análise fria do pensamento de Maquiavel, podemos coloca-lo sim como um analista nato, porque mais do que analisar o estado, ele colocou exatamente como ELE É, sem firulas, sem rodeios, com facilidade e maestria, porém, volto a lembrar, 500 anos atrás.
O que isso nos deixa de legado é o fato de se algo que foi escrito há 5 séculos ainda deve inspirar-nos, e mais interessante é o fato de perceber que pouco se mudou daquele tempo para ca, principalmente em relação ao povo, que por mais que hoje tenha 100 x mais liberdade para se informar, continua SE DEIXANDO ser manipulado pelos homens que vão do pensamento Maquiavelico de há 500 anos.
Analise Maquiavél, e veremos um homem que naquele tempo ao menos, só almejava o poder, e se analisarmos friamente, quantos eram humanos naquela época ? Isso não justifica claramente, entretanto, é um erro insolúvel, pegar obras como essas de idéias defasadas e ainda transportar para os dias de hoje com o consentimento do povo, com tudo sendo feito de baixo do nosso nariz, como dizem por ai.


Julia 27/03/2013minha estante
O Príncipe foi escrito há 500 anos atrás, mas se fosse escrito hoje as mudanças seriam ínfimas. Como diz o próprio Maquiavel, não se trata de como o a política deve ser, apesar de ser um manual, mas uma análise e conselhos com base no que ela é de fato. E o que é a política em essência? É a dominação, simplesmente. E antes dos regimes democráticos ela era ainda mais brutal, embora hoje seja mais cínica e responsável por não menos mortes e degradações do que dantes.

A política se trata do poder, e o "O Príncipe" em como manter o poder. É natural que seja violento, pois dominações são sempre violentas. Olhando na história da humanidade, o "mal" está sempre buscando poder (ex: Nazismo, EUA, Ditadura Militar, União Soviética, tráfico de drogas, milícias policiais) e o "bem" não busca a troca do poderoso, mas a negação do poder (ex: Revolução Indiana, conquista dos direitos civis dos negros estadunidenses, Jesus Cristo).

A forma extremamente utilitarista com que Maquiavel descreve o povo é perfeitamente compreensível, tanto que aliás pouco ou nada modificou de 500 anos pra cá. "Minorias organizadas dominam maiorias desorganizadas".


Andrêas 02/10/2013minha estante
O Príncipe não é um manual do homem de bem - é um erro tratá-lo como tal.


torinsangria 16/11/2013minha estante
Victor, ótima resenha, concordo com as suas palavras.


Carol 28/05/2014minha estante
os politicos brasileiros usam até hoje


Leo_DWARF 09/01/2015minha estante

Eu não entendi muito bem o seu ponto de vista. Você gostou ou não da obra?
Porque como você mesmo bem observou, ele "incentiva" práticas violentas e "politicamente incorretas", mas porque naquele tempo (1513) fazia sentido. Era dessa forma que os Estados sobreviviam. Hoje de fato há outros meios dos Estados se manterem, pois já não há aquela incidência de guerras constantes entre os Estados, embora muitas daquelas práticas poucos louváveis estejam e continuarão sendo realizadas, como a corrupção e a alienação e a provocação de medo e opressão contra o povo.

O que é indiscutível ao meu ver, é a genialidade de Maquiavel ao escrever de maneira tão bem feita e com uma inteligência e perspicácia peculiares. Sua experiência ao longo de 15 anos de estudos sobre os Estados e seus modos de organização, como ele mesmo declara na carta redigida à Francesco Vettori, o tornam um clássico para se entender, como você mesmo observou, como os Estados ainda hoje operam em diversos aspectos. Mas a leitura dessa obra nos dias atuais, a meu ver, não serve para incentivar aquelas práticas, mas sim para entendê-las naqueles e nestes tempos. De qualquer modo, bom review.


Viinix 10/11/2015minha estante
Eu não diria incentivo. Como eu li na sinopse e nos comentários de uma edição d'O Príncipe, Maquiavel não incentivava o que o seu livro retrata. Na realidade, Maquiavel era funcionário público e, na época em que essa obra foi escrita, se encontrava impedido de retornar a Florença, sua terra-natal. Seu objetivo por meio desse livro era, primariamente, conseguir agradar aos líderes da cidade, para que ele pudesse retornar para ela, e, em segundo ponto, incentivar a unificação italiana, seu principal objetivo perante a escrita desse livro. Por isso não acho válido dizer que ele incentivava, a quantidade de exemplos mostram como trata-se de uma mera descrição, além dos seus reais objetivos, devidamente expressos no final da obra, não concordarem totalmente e diretamente com o que é relatado. De resto ótima resenha, bem direta e fluida. Muito bom, parabéns.


Luiza 06/08/2017minha estante
Gostei bastante da sua análise.
Dei 4 estrelas no livro somente por conseguir enxergar como essa obra é uma ajuda para entender a máquina governamental, pois a apologia àquelas práticas é lamentável.
Maquiavel, enquanto pessoa, mostra um caráter muito questionável, e tem uma parte do livro que me irritou mais que as outras (e me fez voltar atrás na hora de dar 5 estrelas, confesso): "pois a fortuna é mulher, e é necessário, querendo-se mantê-la submissa, golpeá-la e espancá-la". Dispensa comentários.
A defesa que ele faz dessas práticas é um problema, mas ter colocado-as num papel ao menos nos mostra o que os governantes faziam e fazem (e teriam feito, assim como o fazem hoje e o farão amanhã).


Ravena 09/05/2018minha estante
Seu comentário é muito anacrônico.


Gustavo.Hjort 04/06/2018minha estante
Não vejo como se existisse uma velha política ou uma nova política. O política sempre foi a mesma, desde o inicio da civilização. O que Maquiavel fez foi, simplesmente, nos mostrar isso e identificar as regras do "jogo" da política, jogo este com bons e maus jogadores. E os maus jogadores, como Maquiavel mostra, são os que ignoram as regras descritas em O Príncipe.


Pedrones 16/06/2020minha estante
Para mim, parece claro que Maquiavel não escreveu o livro para o mundo. Mas sim, para a Itália. Para servir de inspiração a algum líder, no futuro, que tivesse a intenção de conquistar e unificar a Itália, politicamente.


Guto 02/08/2020minha estante
Pelo visto tu não entendeu a forma pela qual o Estado moderno se organiza, resenha lamentável e preguiçosa, seja sério e dê a mínima busca na própria internet sobre o contexto histórico de Maquiavel e a importância dos seus escritos. Eu não chamaria isso que tu escreveu de resenha.


Leonardo.Borges 10/09/2020minha estante
Discordo completamente. Não existe apologia alguma à práticas absolutistas por parte de Maquiável. O que existe é uma tentativa rebuscada de se conseguir perdão da elite na época.

Mesmo que se aplique no campo de teorias absolutistas, por exemplo, não é o mesmo que Bossuet ou Hobbed fizeram, com apologias descaradas ao exercício tirânico de poder enquanto forma legal de se manter ordem na sociedade.

Seu comentário apenad explicita a já antiga confusão a respeito de "O Príncipe". Obra magnífica, mas mal interpretada que rendeu uma ida ao Index Librorum Prohibitorum após a morte do autor.


debs.lendo. 07/12/2020minha estante
Concordo. Porém é um dos meus livros preferidos, pois me mostrou porque e como as pessoas conseguem as coisas, mudou minha postura e melhorou minha defesa (mental). Não por isso me tornou uma pessoa ruim. Mas sim, tem o poder de fazer isso com alguém.
O ser humano tem gatilhos que ele próprio desconhece e livros como esse podem ajudar na jornada do autoconhecimento.


Camila 16/12/2020minha estante
crítica rasa


Leonardo 18/02/2021minha estante
É pra cair a bunda do cu mesmo. Deu uma nota ruim a um livro, por achar os ensinamentos serem imorais...


Aninha 09/06/2021minha estante
Como ler por aqui?


debs.lendo. 09/06/2021minha estante
O skoob é só para organizar suas leituras.


Rizz 27/03/2022minha estante
Vc quer que o cara critique esses metodos em 1400, no auge das ideias de hobbes, é imcoerente não avaliar tal conjuntura


Gabriel.Soneghet 06/05/2022minha estante
Resenha fraca. Fico impressionado como conseguiu tanta curtida, o que me deixa triste em saber que boa parte dos leitores nem ao menos pesquisou o contexto e a situação de Maquiavel na época em que o livro foi escrito.


Digiovani 31/05/2022minha estante
Mesmo não tendo lido o livro uma pessoa consegue perceber que você tá errado.


Rossanna.Poltronie 14/09/2022minha estante
Sua resenha explica porque comecei e já não estou gostando. A leitura vai ser arrastada...


Rossanna.Poltronie 14/09/2022minha estante
Concordo com você Gabriel.Soneghet, mas pra quem já tem um pensamento formado fica difícil ler no contexto da época, até porque não é porque foi escrito há tantos anos que a escrita deveria ser assim, mas estou só no começo da leitura, vou formar minha opinião depois que terminar de ler, mas já não estou gostando, estava esperando outra coisa. Mas como disse estou só no começo.?


Maris 07/10/2022minha estante
Gente, eu também não sei porque tem tanta curtida, li o livro e escrevi essa resenha em 2009, eu tinha uns 18 anos. Deem palco pra outras resenhas melhores, essa aqui foi de um nerdola adolescente.


Isaias.Silva 17/01/2023minha estante
Caramba, nessa época eu tinha 16 anos... Eu te dou parabéns não pela resenha em si, mas pela tua vontade de interpretação, tua crítica na época. Tendo em vista que algumas opiniões mudam durante o tempo, por causa de vários fatores.


Isaias.Silva 17/01/2023minha estante
E mais,.. isso mostra que você não abandonou a leitura durante esses anos.. e tem que levar em conta que o príncipe de Maquiavel, no meu ponto de vista, é uma obra bastante complexa


LetAciaNaves 16/02/2023minha estante
Simmmm


Bruno931 12/04/2023minha estante
Como faço pra ler livros aqui, me ajudem aí gente.




jayzzghost 27/12/2023

Quando eu li esse livro foi uma leitura tão arrastada... me deixou com a tal ressaca literária de tanto que me irritou. "Mas é importante para a história!" continua sendo o primeiro livro da minha vida que li apenas pela obrigação de terminar de ler pois minha vontade era de abandonar no meio.
Manuella310 27/12/2023minha estante
Ele é um livro próprio para quem quer sobreviver em tempos caóticos e disputados, quem quer saber sobre a arte de manipular e não ser manipulado. Ele causa essa ressaca mesmo pois não é um livro de linguagem simples, foi escrito por um homem que só pensava em si próprio e que pode ser analisado ainda hoje, por exemplo em Elon Musk.
Ele não é um livro de romance e nunca será, por mais que às vezes o título proponha isso e se esperava um romance, é bem provável que foi por isso que teve uma leitura tão arrastada, ele é mais um manual, não uma ficção.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
É o pior tipo de livro para começar a vida de leitor. Isso n é uma história, é um documento, um registro histórico. É o mesmo q querer ver um filme pela primeira vez no cinema e escolher um documentário de 4 horas sobre pesca de caranguejo onde a tripulação passa 3 meses no mar. N q seja ruim, mas é algo mt específico e mais conhecimento q entretenimento. Acho q vc deveria pegar mais leve com a obra, n é culpa dela


Gabriel.ClaAdio 27/12/2023minha estante
Deu-me curiosidade de ler ele. Talvez para mim, seja algo gostoso, ao ponto de se utilizar alguma coisa do livro, hoje em dia.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
@manuella310 vc falou, falou e n disse nada. Tu ta comparando um cara q viveu na monarquia da renascença com um capitalista contemporâneo em uma democracia. A real é q esse livro tem 500 anos e com toda certeza n é uma obra de entretenimento, é um documento história q retrata uma realidade da época. É basicamente um manual de como ser um monarca e vc diz q é um livro de um homem arrogante? Mt anacrônica essa sua visão


Manuella310 27/12/2023minha estante
@JP_Felix É uma comparação justa. A monarquia utilizada na época, táticas de controle e de pensamento ainda são comuns de serem utilizadas. Não é porque o livro tem mais de 500 anos que o pensamento dele já passou a ser desconsiderado, por exemplo, muitos ainda usam pensamentos bíblicos, marxistas, e de outros pensadores que são antigos em dias atuais mesmo após tantos anos.

Maquiavel era um monarca que praticamente começou de uma classe baixa se for analisar, o pai dele era um dos pertencentes mais pobres da nobreza Toscana. Maquiavel fez o que foi preciso para chegar ao topo sendo egoísta e manipulador.

A não ser que você afirme que fazer o que for preciso para chegar ao topo, escrever um livro sobre isso que sim, pode ser usado nos dias de hoje mesmo no capitalismo, tendo base um mundo corrupto não tem nada de arrogância, nada de egoísmo e por aí vai. Maquiavel era um homem manipulador, que soube ver uma oportunidade de ser o melhor e fez de tudo por isso (e conseguiu). Quem mais não fez isso? Podemos analisar isso no mundo de hoje SIM. É questão de saber o que fazer e dizer, Maquiavel sabia.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
O lance de Marx é uma ideia "revolucionária", onde a ideia é justamente tratar de questões da sociedade contemporânea. Na renascença, existia disparidade de nobreza e plebe, altos cargos, reis, então a realidade era outra. O poder era totalitário, monárquico, literalmente um único homem poderia trazer grandeza ou ruina para a sociedade. Tem bastante camadas nisso.

Claro, hj em dia podemos estudar esse contexto e tirar lições e criar interpretações, mas é uma realidade mt diferente. Podemos analisar isso no mundo de hj, mas deve ser de maneira metafórica ou análoga, n literal. Maquiavel no livro retrata oq na visão dele é um código de conduta de um monarca ou equivalente, isso na nossa realidade é mt diferente. O mais próximo q temos disso hj são regimes ditatoriais, mas ainda assim é distoante pq hj em dia existe um controle supremo de uma sociedade em uma ditadura, enquanto na época, por mais opressor e tirano q um rei fosse, ele n poderia escravizar o próprio povo pq a base da sociedade ainda eram as massas de camponeses, artesãos, construtores, etc. Deixar o povo na miséria n era interessante para um monarca pq isso faria seu reino fraco, enquanto hj em dia um governo ditatorial ate mata o próprio povo p manter seu poder.

Eu acho q são realidades mt diferentes para uma comparação direta




flavinhou 08/02/2022

Sla
Não sei se eu que sou muito burro ou se eu n tava muito interessado, mas eu praticamente n entendi nada KKKKKKK. Um dia eu releio, as vezes acontece isso msm
Raqueline 08/02/2022minha estante
a resenha de milhões ahauahuahauahau


flavinhou 13/02/2022minha estante
KKKKKKKK


tortajulia 01/02/2023minha estante
eu tô olhando alguns vídeos de contextualização pra entender melhor enquanto vou lendo! Recomendo o vídeo dessa obra do canal "Parabólica" :))


flavinhou 01/02/2023minha estante
Muuuito obrigado, vou ver esse vídeo :)


tortajulia 02/02/2023minha estante
de nadaaaa! Espero que te ajude também :)




Hema 17/06/2022

Eu queria gostar muito dele. Mas eu percebi que estava me esforçava, e não estava obtendo nenhum resultado
Nandi :) 17/06/2022minha estante
KSKSKSKSKSKSKSKSKSKS


Nandi :) 17/06/2022minha estante
É tão ruim assim?


Hema 18/06/2022minha estante
Eu não gostei,mas ele não é o meu estilo de livro. Então pode ser isso também


Nandi :) 18/06/2022minha estante
Ah, sim


Philippe.Dantas 26/06/2022minha estante
Tô nesse barco aí também ??




Regis 24/08/2022

Tratado para ser vitorioso em governar
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em 1469, foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico.
Foi chanceler em 1507, e após ser preso e sofrer tortura, recolheu-se em sua propriedade rural em San Casciano, com sua esposa e seus seis filhos, passando a se dedicar a estudar e escrever.

Em O Príncipe, Maquiavel fala através de suas experiências e estudos sobre vitórias e derrotas dos grandes príncipes, reis, imperadores do passado e de sua época, para manifestar nesse tratado, como um Príncipes deve proceder para ser um bom e vitorioso governante.
Durante todo o livro, o vemos sempre frisar que o príncipe sem o apoio do povo, dificilmente triunfará apenas com o apoio do exército e dos nobres (tendo em vista que entre esses últimos, sempre haverá opositores e invejosos).
Ele não alvitrava que os governantes tinham que ser nobres mas, que deviam possuir tanto a astúcia da raposa quanto a força do leão, saber empregar essa máxima nos momentos adequados, e que apenas a equanimidade de seus atos tornariam seu reinado vitorioso e respeitado.

Maquiavel utiliza na argumentação fatos ocorridos na Antiguidade grega, na Roma da República ou em episódios contemporâneos, assim como recorre a intérpretes dessas várias épocas, cita exemplos de goverantes que tiveram êxito ou fracassaram, empreendendo de astúcia ou força, ex: Aníbal, Alexandre, Marcos Aurélio, César Bórgia, Luiz XII, Dario, Moisés, Ciro, Teseu, Davi...

O livro complementa muito ricamente as leituras de A Arte da Guerra, de Sun Tzu e O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi... mostra como proceder para comandar, se manter no poder e ter um legado que será glorificado no futuro.
Ambos os livros (cada um em seu tempo) foram manuais de como agir e comandar sendo um bom general, espadachim e governante, ensinamentos esses empregados até hoje em grandes empresas e conglomerados.

Gostei de ter pedido fazer essa leitura, achei a escrita agradável e de fácil entendimento, mesmo sendo um clássico tão antigo. Me enriqueceu muito como leitora, e recomendo tanto O Príncipe, quanto os outros dois citados acima.
AnonymousCow 25/08/2022minha estante
Você é a primeira pessoa que ouço falar que a leitura é tranquila. Isso anima muito quem tem curiosidade a ler. Parabéns!


Alex 25/08/2022minha estante
Só acho que se os governantes de hoje aplicassem ainda mais os ensinamentos de Maquiavel, teríamos mais ditadores, menos democracia (que já é atávica), execuções clandestinas e o terror seria a solução para as eleições rsss.

Brincadeiras a parte, excelente livro e resenha.


Regis 25/08/2022minha estante
Tem razão Alex. ?


DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!


Regis 26/08/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?




HOLDEN 02/09/2009

Livro com uma narrativa cansativa e de difícil entendimento, quase abandonei a leitura, só não o fiz porque era material de estudo da faculdade.
Ka Castoldi 16/06/2011minha estante
Não tanto difícil de entender quanto cansativa! Ainda não abandonei pelo mesmo motivo. =D


André Luís 20/01/2012minha estante
Sinceramente, se um livro desse calibre pareceu difícil para um universitário, me pergunto qual curso o dito possa estar fazendo e que tipo de leitura pareceria fácil então!


Wang Dzak 28/01/2012minha estante
Li no ensino medio com extrema dificuldade... Eh realmente bastante cansativo, mas nao desisti e digo q valeu a pena ^^


Ana 21/04/2012minha estante
Livros chato de se ler, e ponto. Abandonei na metade, e não me arrependo. De difícil compreensão, não interessa se está no ensino médio ou se é pós graduado. E deveria ser proibido para certas pessoas 'maquiavélicas'!


Diegu 27/05/2015minha estante
"Livro com uma narrativa cansativa e de difícil entendimento"

E olhe que muitas edições foram adaptadas para uma linguagem mais acessível ao leitor contemporâneo. Escolha sempre edições adequadas para livros clássicos, para compreender o "pequeno volume" em sua totalidade é necessário conhecer a história da Itália e dos antigos romanos, aos quais Maquiavel cita constantemente.

Se o leitor não conhecer esses dois elementos históricos minimamente, então a leitura se tornará mais tediosa e complexa.




Joyce.Gomes 07/05/2021

Manual Politico Não tão correto assim
Como coloquei no título da resenha, o livro é na verdade um manual político formatado como um compilado de cartas de Maquiavel para um governante.
Por já ter estudado bastante os governos de diversos países e por ter experiência política ele aconselha esse governante, mostra como ele pode agir em diversas situações para obter êxito.
Acredito que a maioria dos políticos meio que seguem esses conselhos que nem sempre são corretos, a moral as vezes fica de lado em prol da manutenção do poder.
Marcos Aurélio 08/05/2021minha estante
Não consegui ler este livro


Joyce.Gomes 08/05/2021minha estante
Marcos, eu demorei bastante porque realmente é chatinho e a leitura não fluiu tão bem.


Marcos Aurélio 08/05/2021minha estante
Eu fiz uma compra ruim, diagramação ruim, letra pequena, sem parágrafos... Não fluiu


Joyce.Gomes 09/05/2021minha estante
Ah entendi.




Michael.Oliveira 22/10/2019

Cansativo
Sempre quis ler esse livro, e esse ano decidi... Me arrependi amargamente. Leitura dificil e massante, beeeeem chato a não ser que tu tenha um interesse real na área.
Dá para tirar muitas coisas interessantes e que contextualizam bem muita coisa que acontece no nosso país atualmente, porém, foi um livro que terminei "de raiva"
Jessie 01/11/2019minha estante
Nossa essa foi a minha definição de leitura também, li por curiosidade e indicação de uma professora, não absorvi muita coisa e olha que o exemplar que tenho contém rodapé explicativo.


May | @vidadaleitora 21/11/2019minha estante
Nossa mas vcs dois explicaram exatamente a minha experiência

Estava muito curiosa sobre esse livro, mas ficou maçante rapidamente, eu nao estava entendendo nada


Michael.Oliveira 27/11/2019minha estante
A versão que li tinha os comentários de Napoleão e Cristina da Suécia, porém, ainda assim, é um livro, que realmente, tem um nicho bem específico




caiozin 05/05/2021

lamentável
papo reto menó, melhor ser temido do que amado tlgd, ideia de bandido bom memo
Michelle 05/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK


Amanda.Bauer 16/05/2021minha estante
Oxi. Que aleatório kkkkkkk


amanda 16/06/2022minha estante
só verdade verdadeira, mermão! ??????




Paulo Niedner 05/07/2020

Sine qua non para qualquer estante
De difícil leitura, com estrutura frasal subirdinativa e uso considerável de termos, antes, comumente usados no oficio de escritor, o Príncipe elenca os principais conceitos, pautados em exemplos comuns à época, na carta à Médici em como deve-se comportar o senhor de um principado perante à ambivalência de seus súditos e reinos adjacentes.
Gio 05/07/2020minha estante
Ainda não tive coragem de ler, mas tenho um exemplar aqui em casa. É verdade que a frase ?os fins justificam os meios? não existe no livro? Que, na realidade, ele nunca disse isso?


Paulo Niedner 05/07/2020minha estante
De fato a frase não está presente no livro. Creio que sua gênese deu-se dada a necessidade de resumir a obra em apenas uma sentença. Levando em consideração o distanciamento do homem ordinário, dadas as necessidades políticas expostas na obra, tem-se a origem da frase e, também, o uso do termo maquiavélico, de conotação pejorativa.


Gio 05/07/2020minha estante
Entendi! Me disseram isso esses dias, mas fiquei na dúvida. Muito obrigada!!




stephany :) 17/04/2024

"nunca tente ganhar pela força o que pode ser ganho pelo engano"

"O Príncipe" é uma obra que ultrapassa os limites do tempo, pode ser lido hoje ou em 50 anos e ainda vai ser atual. Maquiavel apresenta um guia prático e astuto sobre como um príncipe deve governar e manter o poder. Ele argumenta que muitas vezes é melhor ser temido do que amado, e desenvolve que um governante deve ser flexível e estar disposto a empregar métodos considerados imorais para garantir estabilidade.

A perspectiva de Maquiavel sobre política é muitas vezes controversa e carente de idealismo. Ele aponta a natureza humana como egoísta e corrupta. No entanto, ele escreveu isso sobre um contexto específico, onde a Itália estava dividida e passava por conflitos turbulentos, e exigia um governante que sacrificasse a moralidade em prol do poder.

Gosto do modo que Maquiavel trás uma visão realista sobre poder e moral, não concordo com muitos dos posicionamentos dele, mas não posso negar que sua análise sobre o ser humano é perspicaz e objetiva.

Essa edição do livro é muito bonita, mas a tradução não é das melhores, se eu fosse recomprar escolheria a edição com as anotações de Napoleão.
Não tem 17/04/2024minha estante
É bom esse livro


Animal Noturno 21/04/2024minha estante
Excelente resenha.


stephany :) 21/04/2024minha estante
@Thiago, obrigado ??




Gabriela.Moraes 12/01/2023

Um bom livro
O livro é interessante, com uma escrita muito rebuscada, no qual é necessário ter um dicionário ao lado para entender melhor o livro.
Douglas 12/01/2023minha estante
Eu já cheguei uma vez começar a ler e abandonar por conta da dificuldade da leitura por conta da escrita !


Gabriela.Moraes 13/01/2023minha estante
E eu demorei muito para terminá-lo justamente por causa da escrita, mesmo lendo pelo kindle que já ajuda por causa do dicionário embutido.


Gabriela.Moraes 13/01/2023minha estante
Mas o livro é muito bom, vale apena o esforço




Dja 15/06/2023

Bom livro
Não é exatamente o melhor livro do mundo , mas ele fala na proposta que começou , dissertando todas as formas de se tornar um príncipe e como se manter no poder. Maquiavel fez de sua obra um verdadeiro ensinamento , mas que se torna maçante por sua leitura difícil
Gladstonier 01/07/2023minha estante
Para entender melhor Maquiavél é preciso entender a concepção calvinista de Depravação Total, Maquiavél entendia que o homem era tão corrupto quanto poderia ser, de modo que era necessário considerar essa corrupção nas tomadas de decisões. Com essa base, é possível ler toda a obra de Maquiavél.


Gladstonier 01/07/2023minha estante
PS.: Maquiavél é anterior ao Calvinismo, apesar de algumas visões de mundo serem similares.




Lucas Lobo 25/06/2021

É melhor ser amado ou temido?
É um livro bem reflexivo, que te ensina sobre política, liderança e como se manter no poder.


Bônus - Eu gosto de saber as últimas palavras de pessoas que morreram e vou deixar aqui as últimas palavras de Nicolau Maquiavel.

"Desejo ir para o inferno e não para o céu. No primeiro lugar desfrutarei da companhia de papas, reis e príncipes, enquanto, no último serão apenas mendigos, monges e apóstolos. Melhor no inferno pra discutir questões de estado com todos os grandes espíritos, do que no paraíso com aquele monte de pobres coitados."

- Nicolau Maquiavel
elle carmo 30/06/2021minha estante
lembrei de um personagem do john green, ele adora últimas palavras.


Lucas Lobo 30/06/2021minha estante
Por causa dele mesmo que comecei a gostar de últimas palavras, e depois que vi num jogo as últimas palavras do primeiro imperador romano.




Barkley 17/05/2022

Rico em palavras.
Um livro com um vocabulário rico, e pra quem não entende muito bem acaba sendo maçante lê-lo. Venho a dizer o velho clichê ?Os políticos certamente devem ter esse livro na cabeceira da cama?. Aborda ensinamentos de como um príncipe deve conquistar, manter e evitar a perda de um Estado.

Ser amado ou temido? Nicolau diz que é melhor ser temido, porque o temor que se infunde é alimentado pelo receio de castigo, que é um sentimento que não se abandona nunca. E o amor é um vínculo de obrigação para com outros.
Vanessa.Alessi 20/05/2022minha estante
Uaauu! Adorei o resumo, deu vontade de ler


Barkley 22/05/2022minha estante
Recomendo!!




1202 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR