O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Paulo H. Coêlho 19/04/2024

O livro é muito bom. Um enredo maravilhoso, mas não posso deixar de citar o bajulando do Maquiavel com o principe.

Quando Nicolau Maquiavel escreu o livro, a ideia central, era que o imperador da época, lee-se, o seu livro, e libertar-se de seu exilo em uma fazenda, longe da cidade. Ou era o exilo, ou a morte.

Apaixonado por políticas, escreveu o livro, com intuito de analtecer as ideias do príncipe, com o objetivo, que o mesmo, lhe livra-se do exilo, e talvez o chamasse para ser seu conselheiro.

Todavia, ele utiliza de analogias de governo, que existiram, de forma muito bem organizadas, dando seu palpites, apontando erros, acertos, e dando uma justa posição para possíveis soluções. Mas claro, de um jeito "maquiavélico", se é que você, que está lendo isto, me entende.

Talvez, pelo fato de ser Cristão, discordo muito de algumas falas de Nicolau Maquiavel. Chega até ser diabólica em alguns casos. Mas, de um ponto de vista, de um modo geral, o livro é bom.

sth3rzinha 18/04/2024

O que dizer de Maquiavel?
Maquiavel sempre foi um dos meus filósofos prediletos desde a época do cursinho pra o vestibular, e desde a primeira vez em que eu estudei sobre ele, eu gostei muiiiito!
não consigo explicar mas tenho grande afeição, mesmo que alguns de seus posicionamentos não me agradem e eu não apoio.
acho sua forma de pensar inovadora e necessária, tb acho que muitas das vezes ele é mal interpretado, faz parte.
o livro é bom, apesar das controvérsias... kkkkkk, por isso é inegociável ter uma boa base sobre a história e e a época em que Nicolau viveu.
ótima experiência ??

stephany :) 17/04/2024

"nunca tente ganhar pela força o que pode ser ganho pelo engano"

"O Príncipe" é uma obra que ultrapassa os limites do tempo, pode ser lido hoje ou em 50 anos e ainda vai ser atual. Maquiavel apresenta um guia prático e astuto sobre como um príncipe deve governar e manter o poder. Ele argumenta que muitas vezes é melhor ser temido do que amado, e desenvolve que um governante deve ser flexível e estar disposto a empregar métodos considerados imorais para garantir estabilidade.

A perspectiva de Maquiavel sobre política é muitas vezes controversa e carente de idealismo. Ele aponta a natureza humana como egoísta e corrupta. No entanto, ele escreveu isso sobre um contexto específico, onde a Itália estava dividida e passava por conflitos turbulentos, e exigia um governante que sacrificasse a moralidade em prol do poder.

Gosto do modo que Maquiavel trás uma visão realista sobre poder e moral, não concordo com muitos dos posicionamentos dele, mas não posso negar que sua análise sobre o ser humano é perspicaz e objetiva.

Essa edição do livro é muito bonita, mas a tradução não é das melhores, se eu fosse recomprar escolheria a edição com as anotações de Napoleão.
Não tem 17/04/2024minha estante
É bom esse livro

Sora Matsuda 16/04/2024

Muito interessante. A linguagem é robusta, o que torna lento em alguns momentos, mas, para um livro pequeno, leva direto ao ponto e com grandes exemplos que aconteceram de verdade. Aqui podemos entender como funciona a política, e podemos ver em muitas partes a corrupção e técnicas de manipulação de tornar o povo submisso ao "principe", a quem é o menos confiável em meio a multidão.
Uma leitura importante para abrir nossos olhos que não devemos confiar em nenhum político. Sempre tem algo por trás de boas e belas palavras. Recomendo a leitura.

Laura449 15/04/2024

O Príncipe - Maquivel
Eu li para um trabalho da faculdade, achei uma visão extremamente minuciosa e importante de se ler.
Temos que parar de achar que tudo o que os políticos fazem é pelo nosso bem, pois, como Maquiavel bem diz, tem motivos ocultos.
Se fazem parecer virtuosos, mas não ser totalmente de fato.
Uma pena que a fala de Maquivel não é critica a isso, ele diz para exatamente ser ?corrupto?, ?parecer ser bom?.
Mas podemos, com os estudos dele, enxergar a corrupção.

Guilherme.Parada 14/04/2024

Chato, entediante, mas muito instrutivo. Mostra como funciona a política e como os que sobem ao poder devem agir para manter o poder e as pessoas submissas a eles.

Nath Nakaishi 11/04/2024

Seu único erro foi ser direto
E nisso eu me identifico muito.
Claro que teremos que usar analogias, pois esse livro foi escrito em um tempo que não existe.
Penso no meu contexto corporativo, onde o CEO é o Príncipe.
Cada abordagem se encaixa perfeitamente, por exemplo, ao mencionar qual a melhor maneira de formar sua equipe: mercenarios, misto, internos. Atualmente substitua mercenarios por terceirizados e terá sua recomendação de gestão.

Não existe tempo de paz.
Bateu a meta, não tem pé pra cima não.
O Príncipe está sempre estudando estratégias, formando exércitos e buscando recursos.

Poderia discorrer tema a tema, quem quiser me contratar para palestrar só chamar no inbox.

lalaviest 09/04/2024

?????
?Para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe, e para bem conhecer o do príncipe, é preciso pertencer ao povo?

Rafaela.vAlmeida 08/04/2024

Gostei bastante, esperava que fosse ser mais difícil, mas até que fluiu bem. Não me arrependo de ter começado.

Testemunha de Kindle 05/04/2024

Um clássico
"O Príncipe" é uma obra clássica escrita por Nicolau Maquiavel durante o Renascimento. Publicado pela primeira vez em 1532, o livro é um tratado político que explora a natureza do poder e a arte de governar. Maquiavel oferece conselhos práticos e estratégias para governantes, enfatizando a necessidade de ser astuto, pragmático e, por vezes, até mesmo cruel para manter o poder e garantir a estabilidade política. A obra é famosa por sua abordagem realista e desapaixonada sobre a política, sendo objeto de debates e interpretações ao longo dos séculos. Embora controverso, "O Príncipe" continua a ser uma leitura relevante para estudantes de política e líderes em todo o mundo.

Giselle 04/04/2024

Interessante?
O vocabulário robusto e, algumas vezes, difícil, torna a leitura um pouco lenta e arrastada. O início também não prende a atenção.

Mas, conforme avança, o livro traz vários insights que podem ser aplicados a sociedade atual, relacionamentos, carreira e mundo corporativo.

Interessante ?

DAbora.AmAvel 02/04/2024

O Príncipe
O livro fala sobre poder, política e onde a comentários e dicas sobre como um principado deve ser governado. A sociedade tem a estrutura estabelecida desde o início em alguém que se vê oprimido, e alguém que se vê como opressor.
Um dos conselhos de Maquiavel em O Príncipe é: "É melhor ser temido, do que ser amado,se você não pode ser ambos, mas você deve evitar ser odiado". O medo é útil, já o ódio não é produtivo.
Na política impera a lei do mais forte ou mais esperto.

Kelli21 30/03/2024

É uma leitura bem complexa, com um vocabulário bem antigo mas com paciência é possível compreender. Fazendo algumas analogias com o cotidiano podemos aplicar alguns conselhos de forma suavizada, enfim, vale a pena.

Walter.M 29/03/2024

Bem Maquiavélico
Fugindo da visão dominante cristã de sua época, Maquiavel abandonou a explicação divina e cheia de floreios, amplamente aceita, sobre o que diz respeito aos governantes e descreveu um passo-a-passo de como funciona e como operar o "mecanismo" que rege o governo (que na época ele se referia como "o principado" mas que é possível fazer paralelos a todo tipo de poder governamental) tendo como base a observação da prática de diversos regentes anteriores e contemporâneos a ele.

O primeiro tratado de ciência política moderno, que desvincula a política da moral cristã.

Leitora 29/03/2024

Confesso que tinha uma visão um tanto deturpada de "O Príncipe". Achava que o livro seria bem mais imoral do que ele realmente é.

Não se engane, não significa que achei o livro moralmente retificado, pois é claro que em vários momentos o autor apresenta soluções e estratégias reprovadas pelos princípios morais. Mas percebo, nesta obra, que Maquiavel está empenhado em mostrar todas as formas de um governante conquistar e se manter no poder, sejam elas virtuosas ou não. Em alguns casos, a recomendação do autor ao príncipe é estritamente imoral, em outros, sua recomendação está de acordo com a moralidade. E, ainda, em outros, o autor apresenta soluções virtuosas e viciosas para um mesmo problema, descrevendo as consequências de cada uma delas, de modo que fica a critério daquele que busca o principado escolher qual delas irá utilizar.

Porém, por mais que Maquiavel apresente ações virtuosas, boas de serem praticadas por um príncipe, no fim das contas a recomendação do autor é que um príncipe deve prezar pela aparência de virtuosidade, mesmo que por trás dos panos aja viciosa e imoralmente. E além disso o autor escreve o livro inteiro levando em consideração que o príncipe busca o seu próprio interesse em detrimento do interesse de seus súditos, sem manifestar nenhuma objeção a isso (é claro). Tal ideia só está afastada no último capítulo, no qual ele faz recomendações a Lourenço II, visando a unificação e fortalecimento da Itália, a fim de livrá-la dos bárbaros, da igreja, dos mercenários e de nações externas.
Yfg 29/03/2024minha estante
Tenho O principe na minha estante mas nunca li, despertou meu interesse. Ótima resenha