Galeria Fosca

Galeria Fosca Erico Verissimo

Resenhas - Galeria Fosca

Craotchky 13/06/2017

Para constar
O livro é composto de uma reunião de textos publicados entre 1930-1956 na Revista do Globo, num volume de contos e artigos intitulado As mãos de meu filho (1940), e ainda outros textos do livro Fantoches e outros contos (1932).

Os contos, a maioria muito curtos, refletem as impressões de Verissimo sobre a vida cotidiana do seu tempo, como acontece frequentemente em seus livros, e de certa maneira as mudanças de comportamento social que ele identificou conforme o tempo passou. O conto O professor de cadáveres me chamou atenção por fugir bastante do que ele geralmente faz; lembra muito Frankenstein.

Nas crônicas, Verissimo falará sobre alguns amigos e outros escritores que de uma ou outra forma participaram de sua vida, grande parte deles desconheço. Dentre esses textos encontramos uma crônica em homenagem ao escritor Monteiro Lobato quando este faleceu; um texto bem bonito, aliás.

Na minha opinião, os melhores textos são "Ensaios" no final. Aqui Verissimo divagará sobre a condição de escritor (Reflexões sobre o Romance-rio), de onde vem uma personagem (Como nasce uma personagem e Sete Meis), critica a comparação, para ele injusta, entre escritores brasileiros e de outros países mais desenvolvidos (Pobre João da Silva).

Acho que é um bom livro para aqueles que já leram outras obras do autor; para quem não leu dificilmente será um livro agradável.

"Houve bons tempos tranquilos em que o ritmo da vida era lento e suave. Havia vagar para tudo. Para longos serões familiares. Para leituras demoradas. Para jogos de salão. As mulheres bordavam toalhas eternas. Os homens jogavam paciência e decifravam charadas. Os velhos dormitavam ao balanço das cadeiras esperando a morte. Ninguém tinha pressa. Nem o Tempo. Nem a própria Morte. Para que fazer hoje que se podia deixar para amanhã?"
Wagner 13/06/2017minha estante
excelente.

Giulia Benício 16/05/2023

Não posso dizer que é um livro ruim, mas não é muito do meu "gosto literário".
Quando peguei esse livro pra ler, pensei que fosse somente uma história, mas são vários contos.
É o segundo livro que eu leio do Érico Veríssimo e ao meu ver esse livro pode ser uma experiência muito mais interessante para quem teve mais contato com o autor, pois ele cita várias referências de outros livros dele.
Gabriel2216 02/06/2023minha estante
eu tentei abaixar o livro no FORMATO PDF. mas não consegui.

Oliveira 26/08/2010

Bem o livro e uma compilação de Contos, Crônicas e Ensaios sobre a literatura (1930 - 1956) da Editora Globo... e um livro que pode ser lido por quem nunca lêu Erico Verissimo (como eu) ou pelos já amantes que querem saber mais sobre o autor.
Minha opinião: fraco. Nada me despertou neste livro, só um Conto "O Professor dos Cadáveres" e uma Crônica linda escrita para a Globo envista do falecimente do ilustre escritor Monteiro Lobato.
O resto do livro e chato e tedioso.
Alguns textos até levantam o leitor como "Alô Gângster!" porém um momento depois já deixa de novo o leitor no tedio e aborrecimento.
O escritor e de se bater palmas, ele sabe escrever e tem uma bela visão do tempo em que vivia, bom e tem boas idéias, com textos simples e bonitos.
Porém a maioria são chatos e cansativo muitas vezes, alguns possuem um sentido que faz a nós pensar.
Bem só lê este livro então não posso dizer nada do autor, em alguns pouco contos e Crônicas gostei outros não, terei que procurar um livro completo para poder dizer a minha opinião definitiva dosbre o escritor.
No momento deixo como supreendente, alguns textos depois de varios chatos, foram surpreendentes.
Ai vem a pergunta: Você indica? se não tem o que ler e precisa de um livro rapido para ler, sim leia.

Carol1349 23/07/2020

Achei que esse livro não teve a capacidade de me prender, ele é composto por alguns contos do autor, mas na minha opinião, achei essa junção bem massante, poucos foram os que conseguiram de fato despertar meu interesse...

Francine 16/10/2020

Ótimo livro
Este é um ótimo livro pra quem já leu outros livros do autor e quer conhecer um pouco mais.
É uma coletânea de textos curtos e leves. Adorei os dois últimos textos em que ele descreve o processo de criação de um personagem, mas atenção: estes últimos contém spoiler do livro "Saga".

Henrique Fendrich 22/06/2023

Meu percurso nos livros do Erico Verissimo não foi nada convencional, porque, ainda com 17 anos, eu comecei com "Fantoches e outros contos" e depois li este "Galeria fosca", ou seja, não comecei pelos seus romances famosos, mas por contos, crônicas e ensaios. O fato de eu ter continuado a ler outros livros e, aí sim, chegado aos romances que fizeram a fama dele sugere que mesmo nesses outros gêneros ele deve ter se saído bem.

Heitor 31/07/2023

Prazer em conhecê-lo, verissimo
Está se tornando hábito começar a ler escritores brasileiros através de algum compilado de suas crônicas (me ocorre desta ser minha segunda leitura do tipo); e estou longe de achar isso ruim! muito me interessa escritos que tem, como matéria nuclear, a espontaneidade, e a honestidade, que os autores empregam dentro de um espaço longe do olhar ferrenhos dos críticos literários. conhecer verissimo, a partir desta sinceridade, e sendo bombardeado vindo por diferentes lados e gêneros, com suas reflexões diversas sobre a escrita, o papel e a existência do autor, criação de personagens, inspirações na história da literatura e, até mesmo, contemplando sua produção de ficção, nos contos aqui presentes, já sou capaz de, sem hesitação alguma, afirmar que tive uma dose poderosa de erico verissimo e urge a necessidade por mais! que venham suas obras admiráveis!

Darlene_Poetisa 24/01/2024

Galeria fosca se divide em três partes:
Contos
Crônicas
Ensaios literários

Um livro riquíssimo! O autor tem uma linguagem simples, ritmo de escrita agradável. Uma crônica e um ensaio literário não me agradaram muito. Por outro lado, adorei todos os outros textos e, inclusive achei neles preocupações tão atuais, apesar da data da escrita (muitos da década de 30/40).