Marcoré

Marcoré Antônio Olavo Pereira

Resenhas - Marcoré

Telma 05/12/2013

Marcoré – Antonio Olavo Pereira
RESENHA FEITA PRO CINTHIA PARA O BLOG "LIVRO COM DIETA"

Esse livro foi uma grande surpresa para mim. Quando a Telma me enviou e disse para lê-lo, olhei para a capa e lá tinha: “Prêmio de Romance da Academia Brasileira de Letras”.
Ao iniciar a leitura me deparei com a linguagem rebuscada, pouco comum, que me transportou para uma época longe de ser a minha, a um vilarejo no interior paulista, em que homens e mulheres possuíam papeis em separado na sociedade, que ao morrer alguém, o comércio fechava as portas.
Uma época em que os cumprimentos se davam por um levantar de chapéu, a demonstração de respeito ao próximo e da palavra de honra em um contrato, se dava por arrancar um fio de bigode, e o almejo maior era ser o oficial-maior do cartório da cidade, ser um médico ou um engenheiro.
…Marcoré proviria de três premissas (digamos assim) fundamentais:
a) Através da aparente monotonia que marca a existência de um lugarejo, quantos problemas de alma não se agitarão?
b) As relações de família; e
c) O drama da solidão.
Não é um romance psicológico qualquer, é a história de Sílvia que fica grávida após dez anos de casada com seu marido, o oficial maior do cartório da cidade. Naquela época ter filhos após dez anos de casado era um escândalo, uma aberração da natureza. E toda a história gira envolta desse fato, os falatórios das más línguas, o antagonismo das duas futuras avós da criança, e claro, todos os medos e fantasmas que pairam sobre o pai desde que ficara sabendo da gestação e de uma decisão que muda a vida deles.
Viajamos durante um mês. A iniciação de Sílvia no amor foi apaixonada. O corpo claro, que D. Ema reservara intocado…, tinha vibrações que lhe tiravam o fôlego. Tivemos um noviciado perfeito, de descobertas eróticas que nos confundiam até as próprias almas. De volta, conseguiu de mim, sem esforço, a promessa de fidelidade, em nome de nossos filhos.
Não é um livro fácil de ser lido, devido a linguagem rebuscada, as figuras de linguagem e expressões de época, mas não encontrei dificuldade nenhuma, e é difícil não trazer para o lado pessoal, já que a todo momento me fez lembrar de meus avós já falecidos. É uma história rica, concisa e direta.
Se Sílvia me der uma filha, quando moça poderá ligar-se a qualquer família das melhores
O autor liga todos os fatos, todos do vilarejo ao casal. Envolve o leitor em tudo, caracteriza cada personagem, cada um marca em seu papel. Amei seu Camilo, e pude sentir uma afeição especial por D. Ema, e Silvia que possui uma personalidade meiga e uma aura de alegria. Até os empregados possuem uma personalidade marcante.
Creio que só há duas formas de ver o livro, a primeira é amá-lo e a segunda é detestá-lo. Para mim é uma obra de arte, um presente que o autor nos deixou da cultura de uma época, e merece o prêmio concedido pela Academia de Letras.
Aconselho para quem goste de romance de época que retrate a vida cotidiana e tema como a solidão.
...( ) o que esse belo e atormentado livro principalmente nos ensina é que não perdemos os nossos filhos apenas quando os vemos mortos: todos eles morrem quando deixam de ser crianças e viram homens e mulheres... " – Rachel de Queiroz

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br

batista 22/08/2013

Merece ser lido
um bom romance psicológico. o autor nos leva em viagem ao interior do país (Brasil), onde se desenrola a trama, e narra os acontecimentos comezinhos do dia a dia em uma cidadezinha povoada de tipos comuns e encontráveis ainda hoje em dia. a historia é sobre a chegada de um filho temporão que abala a vida da personagem principal e traz mudanças no decorrer do tempo. o título que a principio pensei tratar-se de uma mulher, é o apelido dado ao menino: uma corruptela de marco aurélio. recomendo a leitura, em especial pra quem gosta de romances ambientados em área rural.