Ashes To Ashes

Jenny Han

Resenhas - Ashes to Ashes

Yas 17/04/2021

crap ending
This Triology had everything to be good. but what the fuck happened in this book? suddenly it wasn't just revenge anymore but a supernatural book.

Mary was totally off character and the ending was a crap.

Izzy.Liberato 14/10/2020

Ashes to ashes
O último livro da trilogia me decepcionou um pouco, pois nos dois primeiros livros teve mistério, confusão, romance na medida certa. Esse achei uma leitura cansativa e que as coisas demoravam pra acontecer.
Mas ainda assim valeu a pena finalizar a trilogia e me despedir das três protagonistas.

BrunaCeotto 27/07/2020

decepcionante.
Esse livro foi um final péssimo para uma ótima trilogia. O que meio que estraga toda a experiência.
A parte empolgante da leitura de trilogia Burn For Burn com certeza eram as personagens, que foram desenvolvidas de maneira incrível! Porém, nesse último livro, o enredo meio que girou em torno da Lilia, e Kat que era uma personagem super interessante foi deixada de lado. A Mary, aliás, ficou completamente descaracterizada do que ela era no início.
O enredo, que já não era lá essas coisas, quando tomou um rumo supernatural foi forçado e desnecessário. Lá pelo meio do livro eu só queria que as coisas acabassem logo para que eu pudesse passar pelo final sem graça que com certeza a história teria (e teve).
Porém! Não consigo e nunca conseguirei dar uma estrela para um livro da Jenny Han, porque ela realmente tem um talento para criar personagens interessantes e relações familiares fofas nos livros, o que eu amo e admiro muito. Então duas estrelas. Uma pelo esforço, duas por Jenny Han.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/

Dr.le 30/11/2018

Triste
Foi bem decepcionante esse último livro, quando eu comecei a ler, meu Deus tava com o core na mão, mas aí ...

Clara 20/10/2018

Essa série tinha tudo pra se tornar uma das minhas favoritas, tudo estava encaminhando bem, tudo redondinho, mas aí eu cheguei as ultimas páginas e senti que as autoras só queriam acabar com isso ali logo. Sério, tanto alvoroço para o problema ser resolvido em menos de uma página??? Decepcionante!

Aninha 02/03/2018

Lixo
Eu só queria deixar registrado a raiva que senti com esse livro. A história como um todo tinha tudo pra dar certo, no primeiro livro da trilogia. Depois, no segundo livro, ele se perde e no terceiro é uma palhaçada da primeira página até a última! Os traços da Jenny Han são bem fortes em alguns momentos e dá pra diferenciar BEM quando ela escreve uma parte e quando a Siobhan Vivian escreve, isso porque a Siobhan Vivian é HORRÍVEL, nesse livro. Esse foi meu primeiro contato com essa autora e não pretendo procurar mais nada dela! Final frustante, história sem pé nem cabeça.
Ilana 18/08/2018minha estante
Aninha, te digo, foi o primeiro livro que li de Jenny. Mas sei que Siobhan é muito boa, porque já li livros dela antes. Não desiste não. Ela é uma autora bem plausível. Se for pra recomendar algum, ainda recomendo "Não sou esse tipo de garota". Como não conhecia Jenny, ao começar a reler a trilogia com todas estas mudanças imaginei que as melhores partes fossem por causa de Siobhan, mas ouço sempre falarem que Jenny é boa. Vai por mim, Siobhan não é horrível, é uma boa autora.

Lauraa Machado 17/12/2017

Como estragar uma trilogia
Que erro que foi esse livro, hein? Que jeito de estragar completamente uma trilogia que tinha tudo para ser incrível. Esse livro foi chato. As cenas foram chatas, a Lilia e a Mary foram insuportáveis de chatas e eu não sei como consegui terminar.

Não gosto de usar a palavra 'ridículo' em resenhas, porque a maioria das pessoas acham que é um xingamento qualquer. Então, eu só a uso quando tenho certeza de que é isso que realmente quero dizer. Esse livro foi quase completamente ridículo, no verdadeiro sentido da palavra. Ou seja, ele foi cheio de acontecimentos tão forçados, que só me fizeram rir, atirou para tantos lados que pareceu ter sido escrito por vinte pessoas, não duas e acabou com um epílogo que é a própria definição de inútil e só existiu para estragar tudo que veio antes.

Que erro de livro, sério. Toda a parte paranormal dos outros foi completamente o foco nesse, de um jeito impossível de levar a sério. Só posso acreditar que as autoras não contaram para a editora qual seria o caminho que a história levaria no final, porque não é possível que uma editora realmente achou que tudo isso era uma boa ideia. Mas vamos por partes?

Primeiro, vamos falar da Lilia que, nos últimos dois livros dessa trilogia, se tornou a Mary Sue perfeita, tendo todo mundo super apaixonado por ela e sendo inútil na maior parte do tempo. A falta de atitude dela me matou de frustração umas mil vezes durante só esse livro e eu não estava mais aguentando ver o quanto ela é princesinha mesmo! Odeio gente assim, mimada ao extremo e que só deixa as coisas acontecerem com elas, em vez de fazerem algo. Só nas suas últimas cenas ela ganhou uma determinação tão bizarra para a personagem dela e tão do nada, que deve ter vindo de um pedido expresso de alguém de fora. As próprias autoras não tinham feito nada antes para resolver isso. Até o romance da Lilia cansa rápido nesse livro e, em vez de ter uma reviravolta interessante, tem a pior de todas, a mais batida, o que não ajuda em nada no quesito do ridículo. A narração do sofrimento dela é a mais superficial que eu já li.

O enredo do livro é péssimo também. Cheguei a me perguntar várias vezes por que estava lendo, já que não tinha um objetivo na história, um propósito para o livro. Aqui, as autoras perderam a super oportunidade de desenvolver um romance para a Kat, com quem quer que fosse. Em vez disso, elas só reforçaram o papel de idiota que o Alex fez nos outros livros. Até esqueceram de explicar que o desencontro dele com a Kat no primeiro foi só isso, desencontro, não que eles tivessem realmente terminado porque não gostavam um do outro.

Mas o pior do enredo não é nem a falta de propósito, é a quantidade de coisas que acontecem sem qualquer sentido, sem realismo! (E, não, paranormalidade não é desculpa para tirar realismo da história, porque existem milhares de fantasias incríveis e que fazem total sentido por aí!) Além de a narrativa estar longe de ser boa (tudo simplesmente acontece, além de ser fácil demais, sem nada ser explicado e explorado), parece que as autoras tentaram abordar tantos, mas tantos temas, que ficaram sem saber como encaixar e colocaram menções a coisas que deviam ter sido mais exploradas no meio de cenas nada a ver. Parecia que estavam tentando dar lições de vida sobre absolutamente tudo que dava tempo. O epílogo foi assim. Em vez de aproveitar o romance que criaram e a relação entre os personagens, elas praticamente lembraram de última hora que tinham outra coisa para "ensinar" para os jovens e mudaram completamente o rumo de tudo. Não só desnecessário, foi outra coisa que ficou ridícula. Para que a gente precisa saber o que acontece nos próximos sete, oito anos na vida das protagonistas, se isso não vai trazer nada válido para a história?

E o pior, para mim, é que muitos adolescentes vão ler e não vão conseguir ver o trabalho porco que elas fizeram aqui no final.

A questão paranormal, apesar de não deixar incoerências com o primeiro livro, parece só ter aparecido mesmo no segundo e provou, nesse daqui, que nem deveria ter existido. Poderia ter sido uma história sobre perdão e superação, virou uma história basicamente sobre fantasmas. A questão mais importante, que era sobre o bullying, foi tratada de um jeito tão bom no primeiro livro, com a Mary contando sua história, mas depois ficou praticamente uma brincadeira nesse daqui. Toda a parte do Reeve, que foi interessante até, poderia ter sido bem melhor se não tivesse essa parte tosca e ridícula por perto. No final, eu, que vejo até as coisas que as autoras não passaram pela história propositalmente, acabei sem qualquer lição importante sobre perdão. O máximo que dá para você perceber é "não faça bullying".

Para falar a verdade, elas até tentaram, na última página de narrativa da Mary, dar a super lição, de perdão e de quem era a culpa e tudo o mais. Na última página. Na última. Página. Depois de uma trilogia de mais ou menos 1200 páginas ao todo, na última da Mary, elas resolvem falar do jeito mais rápido possível sobre isso. Vai dizer que é válido jogar fora a profundidade que esse momento precisa ter só para criar clímax? Não vale.

A Kat, deus a abençoe (estou soando como ela?), foi a melhor parte do livro, a única que me fez continuar lendo até o final. Se não fosse por ela, eu definitivamente teria largado logo no começo, e olha que só comecei a realmente gostar dela no final do segundo. Ela era a única pessoa sensata (mentira, o Reeve era também, mas ele não fazia parte dos esquemas, então não conta), a única pessoa que tomava uma atitude e, vamos admitir, a única cuja narração era característica para a personalidade dela. E ela merecia mais, muito mais. Até os capítulos dela a partir de um momento aí começaram a girar só em torno da Lilia! Meu oásis começou a ficar poluído. O mundo inteiro precisava se apaixonar pela Lilia e girar em torno dela, e as autoras nem conseguiram dar um propósito maior para a Kat. Aliás, a Kat foi a única das duas que teve algum desenvolvimento durante a trilogia, o que é ainda mais trágico, já que elas nem usaram todo esse foco na já egocêntrica Lilia para que ela crescesse.

Eu queria muito mesmo saber qual ideia foi de qual autora, quem decidiu o que, porque, por enquanto, essa trilogia me fez querer passar completamente longe de qualquer outro livro das duas, mas talvez eu esteja sendo injusta com uma delas. Infelizmente, não quero arriscar ler nada delas tão cedo. E o mais triste é o quanto eu amei o primeiro, como essa poderia ter sido das minhas trilogias favoritas e acabou sendo errada desde a primeira página do segundo livro. Eu amo sequências, amo séries, mas os autores precisam parar de dar continuidade para livros ótimos se eles só vão estragar tudo depois.

Se alguém quiser falar sobre esses livros com spoilers, estou mega aberta. É só me mandar uma mensagem pessoal!
Andréa Araújo 18/12/2017minha estante
Hahaahahaha adoro as resenhas grandes de livros que você achou ruim. E como eu passei pela fase de drama adolescente, tava querendo muito ler esse livro, mas desisti. Não sou do tipo que lê só um, teria que ler a trilogia ne. E não vale a pena. Obrigada.

Lauraa Machado 18/12/2017minha estante
Pode ler a trilogia. Esses livros são super fáceis de ler, você nem vai sentir!

Isa 18/12/2016

2 estrelas

Eu li os dois primeiros livros desta série em português e gostei muito! Mas eu estava tão curiosa para saber como tudo ia terminar (e convenhamos, o terceiro livro está demorando uma eternidade para ser lançado no Brasil), que eu decidi comprá-lo em inglês. E bom, acabei de terminá-lo e só me sinto irritada.

Sério. O que foi aquele final?

Eu estava curtindo o livro até o finalzinho - foi uma leitura rápida, super divertida, me fez chorar e rir com as personagens .. Mas, honestamente, esse final foi uma decepção tão grande eu vou fingir na minha cabeça que terminou de uma forma diferente. Ainda não consigo acreditar...
Não posso dar mais detalhes sem dar spoiler, mas acredite, é dificil me deixar tão brava com um final como esse livro fez... Argh.

site: https://www.goodreads.com/review/show/996256027

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 05/11/2016

Essa série me surpreendeu positivamente!
Ela é uma mistura de Mean Girls e Carrie que dá muito certo.
Fazia muito tempo que queria um livro high school divertida pra ler, e finalmente achei. A série não é exatamente bem escrita, é bem clichê e previsível, tem situações forçadas, além de ter alguns personagens bem caricatos. Mas quem estiver disposto a ignorar certas coisas, vai amar essa série porque a narrativa e os personagens te prendem MUITO. Tanto que li os 3 livros em 4 dias.
A única coisa que havia me incomodado no primeiro livro (a falta de um romance definido) foi consertada e muito bem nos livros seguintes. Nem lembro a última vez que torci tanto pra um casal quanto pra Lil e o Reeve

Elda.Pimentel 05/09/2016

Decepção...
Eu li os dois primeiros da trilogia, e amei...tanto que estava na maior expectativa de ler o terceiro...e devorei...mas ao ler as ultimas páginas a decepção me consumiu...que droga foi essa? Tem livros que não bem amarrados e tem um fim maravilhoso, mas quando o livro é bom e tem um final destes...

Decepção!

Jess 29/07/2016

DECEPÇÃO DO ANO
NÃO LEIA O EPÍLOGO! NÃO LEIA O EPÍLOGO! NÃO LEIA O EPÍLOGO!

Uma história inteligente e bem escrita que conquista desde a primeira página do primeiro livro. É original e muito, MUITO realista, apesar da pegada sobrenatural. Como sempre, Jenny Han é maravilhosa e sou uma fã declarada, mas esse desfecho foi o mais incoerente que já existiu na história das trilogias. Chega a ser absurdo. O livro merece 5 estrelas porque é ótimo, mas eu dou 1 estrela em forma de protesto pelo final ridículo.

Se você não quer se decepcionar, um aviso: NÃO LEIA O EPÍLOGO.
Shuwortz 11/08/2016minha estante
tanta expectativa ,tinha tudo para ser a melhor trilogia do ano , mas foi decepcionante ... esperava bem mais .

Jess 15/08/2016minha estante
muito mais, :( que pena

Elda.Pimentel 05/09/2016minha estante
Tambem me decepcionei, li os dois primeiros e amei, e fiquei na expectativa do terceiro e ser essa droga

Janaina 27/09/2016minha estante
Achei essa trilogia perfeita! Tudo bem que eu esperava um final um pouco diferente, mas amo quando as histórias são imprevisíveis. Queria mais livros :(

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 05/11/2016minha estante
Odieeeei aquele epílogo corrido e o que aconteceu com a lil e o reeve

Jess 20/03/2017minha estante
Tbm queria mais livros Janaína eu amei essa história, me conectei muito e sofri pra caramba a despedida haha

Carol 10/05/2016

Intenso...
Rennie está morta.

Mary sempre esteve morta.

E é assim que acaba o segundo livro, como sempre, nos deixando morrendo de ansiedade e com Mary se transformando na grande vilã da trilogia.

Ela achava que há anos atrás ao ser chamada diversas vezes de Big Easy por Reeve e ter tentado se suicidar em seu quarto tivesse conseguido escapar com vida. Mas não, ela não conseguiu, morreu e está presa na Ilha Jaar desde então. A descoberta disso faz com que a garota perca o controle, atingindo Rennie no processo e matando a garota ao final do segundo livro.

Como será que Mary vai reagir agora? Como será que Mary irá reagir quando souber que seu plano de fazer com que Lillia quebasse o coração de Reeve, assim como ele quebrou o dela, na verdade fez com que eles se apaixonassem? Mary quer que Reeve pague por tudo que lhe causou, quer que pague com a sua vida, já que a fez perder a dela.

Em "Ashes to ashes", último livro da trilogia "Olho por olho" que ainda não foi publicado no Brasil e nem possui uma data de lançamento, somos apresentados ao ódio de Mary, aos sentimentos cada vez maiores de Kat por Alex e ao amor de Lillia e Reeve.

Vemos uma história de amor que roubou o meu coração e a absolvição que apenas esse sentimento pode trazer.

Apesar de ter torcido e, muito, por um final mais feliz a Kat, Alex e, principalmente, Lillia e Reeve fiquei feliz com o final do livro, acho que depois de todos os danos e perdas que um plano bobinho lá no início da história trouxe, não teria como ser diferente, e eu chorei.

Sim, chorei e não foi pouco...

E, mais uma vez, Jenny Han roubou o meu coração, o que mais gosto nela é a versatilidade: em um livro temos história engraçada apaixonante sobre uma menina apaixonada pelo amor, no outro a uma trilogia de lindos quotes e grandes perdas e nesse a essa história surpreendente de vingança. Foi o primeiro livro que li de Siobhan Vivian e, após o término do último livro da trilogia já adicionei vários dela em minha meta de leitura.

Agora só desejo uma coisa: NOVO CONCEITO, LANÇA LOGO O ÚLTIMO LIVRO, POR FAVOOOOOR!

"Eu não posso mesmo dizer que se eu pudesse voltar e fazer tudo de maneira diferente eu faria. Porque se eu disser isso, então apago o amor que sinto por ele em meu coração, apago cada momento perfeito, toda vez que ele olhou para mim como se eu fosse a única garota no mundo. Eu não posso fazer isso. Eu não teria feito uma coisa diferente porque me entreguei a ele.
O que tínhamos era perfeito, e foi finita da maneira que todas as coisas boas são. Nada que é bom dura muito. Eu tiro o colar que Reeve me deu e, em seguida, choro até o sol nascer. Pelo que poderia ter sido e que nunca será."

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br