Uma teoria da adaptação

Uma teoria da adaptação Linda Hutcheon

Resenhas - Uma teoria da adaptação

Sabrine Amalia 24/01/2023

Tudo pode ser adaptação...
...dependendo do ponto de vista.

Em se tratando de um livro teórico, temos aqui as definições que constituem para a autora o que seriam as adaptações.
Ela faz um percurso que aponta de que forma podemos encarar uma adaptação como obra única, sem perder a aura benjaminiana com a intromissão ao que se refere anteriormente. Ver a adaptação como algo a parte, único, podemos separar as considerações do original e compreendê-la como fonte única.

Para conhecimento do assunto, uma leitura pertinente para os estudos do tema.

Tati.Zilah 21/07/2020

Adaptar é o segredo
Leitura interessante, tornando possível minha pesquisa na literatura francesa e os quadrinhos.

Eliza 27/10/2015

Um livro existe para um número incontável de coisas; e este, para um número incontável de filmes por assistir, peças para ver, parques para visitar, jogos para testar e mais referências para ler. Já passei por essas experiências de fazer listas, lendo textos abarrotados de referências de cinéfilos ou artigos de colunistas de jornal, mas o mais especial que este livro traz é a lógica na mudança do discurso típico e dominante.

Há mais para uma adaptação do que assumir que o livro é "sempre melhor" do que o filme, ou os quadrinhos omitem parte importante da história ‘original’. Num mundo onde as histórias primeiro se originaram na oralidade, como Walter Bejamin afirma, “Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo”. Por isso passo do purismo à sensibilidade e reflexão após essa leitura devidamente dialogada com pessoas que a engrandeceram para mim. E sigamos recontando histórias, reassistindo, relendo, recriando, ressignficando-as, pra que não percamos a benjaminiana experiência comunicável de narrar. Lembrando a genial Chimamanda Adichie, “histórias importam”. Recontemo-las.
Stefanie 21/06/2018minha estante
Estou lendo esse livro para um trabalho, sua resenha me deu mais ânimo para continuar, obrigada :D