Joseph Goebbels

Joseph Goebbels Peter Longerich

Resenhas - Joseph Goebbels: Uma Biografia

Krisley 02/07/2015

O autor define bem o papel de Goebbels tanto nos “tempos de luta” para chegar ao poder quanto no Terceiro Reich, papel esse que mudou consideravelmente no período de 1933 a 1945. Sua relação com Hitler é bem detalhada: a dependência emocional, a idolatria, a lealdade e como Goebbels mudava sua rotina para atender aos desejos de Hitler e como este interferia até em seu casamento com Magda.

O livro dá uma boa ideia das visões políticas, sociais e culturais do ministro da propaganda e como essas visões mudaram principalmente para se adequar ao que Hitler pensava. Há uma boa retratação das intervenções no rádio, jornais e principalmente no cinema (Goebbels controlava temas, orçamento e até os elencos dos filmes) e suas intenções de moldar e controlar o comportamento do povo alemão.

O autor se baseou principalmente nos diários de Goebbels, que cobrem o período de 1923 a 10 de abril de 1945, o que fez a época da infância e juventude ficar menos detalhada – a doença na perna que o fazia mancar por exemplo é falada em dois parágrafos. A morte dele e da família foi retratada em duas linhas, sem descrições dos acontecimentos – qualquer livro que conta a morte de Hitler fala mais da morte dos Goebbels.

A tradução apresenta coisas estranhas, como em citações dos diários aparecem traduções como “ou dá, ou desce” pag 389,"Mas oxalá não se engane" pag 347 e "Oxalá saiamos disso com um olho roxo" pag 353. E mau uso da palavra literalmente: "Goebbels literalmente se derreteu diante da ofensiva de charme do italiano"
- O recorrente termo “israelita” é usado como sinônimo de judeu, não sei se está errado, mas nunca vi esse termo em livro algum sobre a Segunda Guerra. (Aurélio, Israelita: 1.Indivíduo do povo de Israel, dos israelitas. 2.Judeu).
- Os termos “antijudaísmo” e “antissemitismo” são usados como sinônimos, mas o primeiro se refere a questões religiosas e o segundo a questões raciais.

A versão física do livro é de altíssima qualidade com capa dura e 8 fotos em papel fotográfico.

Muito boa biografia, recomendo.
Bia 10/09/2018minha estante
Eu estou louca pra ler esse livro!

Adiel.Guimaraes 25/04/2022

!!!@
A profunda dependência psicológica com relação ao Führer, o seu amor por ele, que Goebbels confessava repetidamente sobretudo nos primeiros anos da relação, foi o mais forte propulsor da sua carreira. Ele atribuía a Hitler qualidades de liderança sobre-humanas, considerava-o um enviado de Deus.
Ficava extremamente impressionado com a enorme força de nervos com que ele enfrentava as situações de crise ou infundia confiança nas circunstâncias mais difíceis e admirava sua capacidade de desenvolver visões políticas de grande alcance ? capacidade de que Goebbels carecia.

Augusto Bogo 26/01/2021

Biografia necessária a todos aqueles que querem aprender um pouco mais da Segunda Guerra com uma visão de dentro.
Livro escrito com ótimas pesquisas e muito interessante acompanhar os pensamentos e reflexões desse homem/demômio.

cid 31/03/2021

A solução de Herodes, de novo.
Apesar de baseado nos diários de J Goebbels o livro não dá muitas informações sobre o biografado. O foco é a ascensão do nazismo, a luta interna pelo poder. Temos informações sobre a juventude de G., sua inclinação pelo socialismo, suas leituras de Dostoievski dos russos. Tudo nele acabou sufocado pelas escolhas do partido. Acredito que foi muito cauteloso com seus diários. Sua dependência de Hitler. Admirava o autor Knut Hamsun.
Um trecho de seu diário nos fala claramente quem era J.G. Transcrevo :
"Os eternos resmungos diminuíram muito desde que passamos a condenar os derrotistas à morte, executá-los e a divulgar os fatos." (12.11.1943)

Rodrigo 05/04/2024

Joseph Goebbels
Nesse livro você vê a oportunidade sendo praticada de forma clara e intencional para chegar onde chegou Joseph Goebbels. Que na minha opiniãozona tão cruel quanto Hittler.

Martony.Demes 04/03/2022

"Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito"
Forte não? Advinha de quel é essa frase?! Isso mesmo! Joseph Goebbels! Sobre ele que vou tratar agora por meio de uma interessante biografia!

Eis outra obra interessante na qual mergulhei esses dias! Por isso demorei a postar sobre livros, pois é um livro extenso e precisou de uma certa dedicação à mesma.

Joseph Goebbels - Uma biografia, de Peter Longerich

O livro apresenta um painel biográfico do ministro da propaganda nazista Goebbels, com foco no contexto do nascimento de queda do terceiro Reich Alemão. E o interessante é que boa parte da obra tem como referência os diários escritos pelo próprio Goebbels!

Dr. Goebbels (ele de fato tinha doutorado) era uma pessoa extremamente culta, escrevia e lia muitos livros, entre esses, é citado Dostoievski.

Ele teve um papel fundamental para construção e manutenção do poder de Hitler entre 1933 a 1945.

Outro questão importante destacada no livro é a dependência emocional com que tinha em relação ao seu Furher! Ele mantinha uma relação de lealdade e idolatria ao ponto que a opinião do Hitler fazia ele alterar sua rotina, sua vida e até no casamento dele com Magda!

O livro apresenta uma ideia das visões politicas sociais e culturais do ministro e como ele fazia o uso da máquina da propaganda para espalhar falsas verdades, gerar animosidade ou calmaria coletiva no povo da alemanha e dos conquistados.

Há muitos trechos interessantes, frases e atitudes bem controvérsias. E muito do legado deixado por ele serve de referencia hoje de como não se deve fazer! Rodrigo Alvim deve saber disso! kkkk

Vale a pena a leitura

Rodrigo.Cabanne 29/12/2022

Completo e bem detalhado
Retrato bem detalhado do surgimento do nazismo ao final da segunda guerra. Livro feito com base no diário do Goebbels e, com isso, da acesso a informações mais restritas do período, mas com um forte viés. Vale a leitura