Nietzsche

Nietzsche Michel Onfray

Resenhas - Nietzsche

Helôdodo 07/04/2021

Pobre Nietzsche...
Uma bela graphic para quem ainda está se introduzindo na filosofia de Nietzsche, li apenas uma obra do autor e com essa HQ pude captar alguns pontos, uma ótima representação de como foi a vida do filósofo.

Atlasantos 13/08/2022

Uma ótima introdução a Nietzsche
Uma Grapic Novel muito bem feita, principalmente pra quem tá começando a "conhecer" Nietzsche (vulgo eu).
A obra mostra um pouco da vida do filósofo e algumas de suas questões filosóficas de uma forma bem simples e didática.

Nanda 15/01/2023

Fui compreendido?
Essa HQ é fabulosamente intensa, encantadora e melancólica. "Eu mal toco a crista das ondas. A existência em que eu deveria nadar parece exterior a mim, e toco em sua pele complacente com um arrepio de prazer: Será que me tornei um peixe voador?" Esse trecho me deixou sem palavras, não sei se são palavras ditas por Nietzsche, mas elas me cativaram.

A HQ conta a história desde sua infância, vida adulta até a sua partida. Nietzsche foi um grande filósofo, incompreendido em sua lucidez, o seu modo de pensar estava muito à frente da sua época, foi um sábio. A incompreensão das pessoas a respeito das suas obras, lembra-me da teoria da deriva continental de Alfred Wegener (um comparativo um tanto estranho, mas que possui o seu sentido). A teoria de Wegener não foi muito aceita na época, sendo motivo de piadas para os pesquisadores, mas ela só foi aceita anos depois da morte de Wegener, esse fato é muito triste pois ele já não estava mais aqui para poder ver os frutos da sua teoria. Já Nietzsche não conseguiu ver a ascensão dos seus livros ? mesmo ele ainda estando aqui quando os seus livros começaram a ser estudados ? mas ele não tinha consciência disso.

Na parte acadêmica, deixou um legado filosófico demasiado intenso e rico em seus pensamentos. Já a sua vida privada foi recheada da mais pura melancolia. Um das minhas partes favoritas dessa graphic novel, é o encontro e a conversa entre Lou e Nietzsche (amo eles dois com todo o meu coração).

Termino a minha resenha com esse trecho de Assim Falava Zaratustra:
"Eu vos digo: é preciso, às vezes, ter um pouco de caos dentro de si para poder dar à luz uma estrela dançante..."

Herikota 05/06/2020

Muito bom esse livro. Uma ótima introdução à Nietzsche. De uma forma simples e didática. Me fez querer ler mais sobre Nietzsche e também entende-lo um pouco. Ótima primeira leitura de Nietzsche.

Karen Costa 10/06/2022

Um ótimo livro.
Da pra entender um pouco da trajetória do Nietzsche, é algumas de suas questões filosóficas

Yuri Leal 02/12/2016

Nietzsche em HQ, de Onfray e Le Roy
Nietzsche em HQ, de Onfray e Le Roy
uma HQ incrível, com ilustrações lindas e muitas vezes poéticas, e acima de tudo, ensinamentos.
Ela conta a historia ( desde criança á sua morte) de Friedrich Wilhelm Nietzsche, que foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX e escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo...
amava musica e dançar.
fiquei com um aperto no peito no final. e quero ler livros dele. leiam também. é perfeito.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#nietzsche de #maximilienleroy e #michelonfray é uma biografia do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. A Hq faz um resumo da vida de Nietzsche sem se aprofundar muito em passagens que eu gostaria de ler, e com diálogos fracos inserindo aqui e li títulos dos livros do filósofo tentando dar um ar de sacada genial, mas que acaba ficando bem forçado. Recomendo a leitura de um livro sobre o homem que ousou dizer que deus estava morto, pois, o quadrinho apesar de belo, deixou a desejar. Minha nota é 6.5/10.

site: https://www.instagram.com/p/BPFKTMTAflj/?taken-by=miojogeek

Edna 09/12/2018

Humano
Nietzsche HQ 135 pag.
Nova Fronteira
Onfray - Leroy
Partir de um princípio em que Nietzche não acreditava em Deus é bem polêmico.
Nessa HQ, vamos estar em várias situações em que vamos sentir a dor do Pensador, que adoecia, martirizava-se com as questões.
Fiz uma seleção de quotes de sua inquietude, porque o que ele realmente abominava era a adoração por leis criadas pelo homem no sentido dominador da cristandade, do adorar imagens, do seguir porque a maioria segue e em algumas expressões ele era muito a favor da liberdade de expressões, antissemitista e e defensor dos animais, fala do amor e do eterno e da aceitação de cada destino, mas foi uma pessoa muito perseverante.
Aos 43 anos tinha escrito 15 livros, mesmo mesmo sem leitores ele continuava e acreditava que seriam lidos a partir do ano 2000, nada mais são do que sentimentos divinos.
"Vejo.. coisas humanas, infelizmente demasiado humano"
"Eu gostaria de ter uma comunidade filosófica, com alguns amigos, uma universidade onde se educam os educadores..."
"Não há culpado nem responsável, pois não é um erro encontrar seu caminho."
"Escrevo livros de filosofia...um combustível violento, talvez até uma espécie de veneno....coisas que poderiam choca-la, e não quero fazer isso."

Giulianapetrucci 17/02/2019

Um HQ marcante em todos os sentidos
Esse HQ, composto pelo filósofo Michel Onfray e pelo desenhista Maximilien Le Roy, é uma obra que armonizou conceitos de uma filosofia nem sempre fácil de adentrar com o mundo colorido e convidativo da história em quadrinho!

A história é baseada numa biografia feita por Onfray do filósofo Friedrich Nietzsche e expõe ao leitor não só traços incríveis e cores muito bem combinadas, mas uma história de muitos desgastes e sofrimentos.

Nietzsche, um alemão nascido em 1844, já novo perde o pai e seu irmão mais novo de 2 anos de idade, Joseph.
Desde novo foi influenciado pelo protestantismo, religião de seu pai e avós e decidiu seguir seu exemplo ao estudar teologia. Decidiu abandonar o plano de se tornar pastor e ainda na infância dedicou-se à música e sonhava em ser compositor,profissão que não era tao levada a sério na época.

Nietzsche abandonou a teologia e mergulhou na obra de filósofos como Kant e Schopenhauer , tendo o último influenciado muito sua obra posteriormente e cuja força das ideias foi tanta que adoeceu Friedrich.

Brevemente, Schopenhauer descrevia a vida e a realidade como projeções de representação que fazemos com nossa capacidade limitada de lê-la.Ou seja, não conhecemos a realidade em si, mas o que nossas percepções corpóreas conseguem compreender.
Além disso, existiria algo inconsciente que rege nossa vida: a vontade.
Estando o real encoberto por um véu , pensamos que é a razão que controla nossas ações, mas na verdade, seria o impulso incessante do desejo que traz à superfície momentos passageiros de alegria até que chega a saciedade. Com a saciedade dos desejos, retornamos ao estado essencial da vida: o sofrimento e o tédio.

Assim, Nietzsche foi muito influenciado tanto pela filosofia pessimista Schopenhaueriana.
O filósofo era grande opositor da forma de vida ascética,de afastamento do prazer do corpo, como pregava a religião cristã. Nietzsche reivindicava o concreto e era contra o idealismo ao afirmar o corpo e sua vontade de poder, como diz Francisco Bosco no prefácio da HQ.

De volta à sua biografia, o filósofo revolucionário,fez parte da guerra prussiana, perdeu o amor da russa e filósofa Lou, teve de lidar com o antissemitismo da irmã Helisabeth, foi humilhado por editores por vender apenas 7 de uma triagem de 40 livros de "Assim falou Zaratustra", enlouqueceu devido a Sífilis e morreu sem vislumbrar o reconhecimento de sua obra no final de sua vida. Sim,né? muita coisa!

Temos contato com um pouco de sua filosofia da tragédia na HQ de forma bem didática e que pra mim, que nunca li Nietzsche, fiquei cheia de vontade!

Espero que vcs também , viva trabalhos como esse!

Virgilio_Luna 10/09/2020

Vida para vida
?Ao senhor posso dizê-lo: também fui sacrificado na cruz???
??
Quando pensamos em Nietzsche, ao menos partindo do ponto de vista do morador do espaço habitável, do Homem dominado pela assepsia, pensamos em um sistema ? uma série de informações concatenadas pobremente: Vontade de potência, além-do-homem, eterno retorno e amor fati. É isto Nietzsche? De modo algum, estamos invertendo a ordem dos fatos. Caso façamos dessa maneira, deveríamos responder ao nos perguntarem ?Quem é Van Gogh?? que ele é ?aquela tinta amarela, aquele tom azul, um pontinho verde aqui e acolá?! Nietzsche é um corpo, sendo um corpo, é uma alma, sendo um corpo-alma, é uma vida ? os temas, o estilo, os termos, tudo isso, nascem de um corpo, de uma vida e para ela voltam. Qual é, portanto, a vida de Nietzsche???
??
?Sou um sismógrafo de emoções.???
??
Nietzsche, desde sua pequenez, era um garoto sensível, pensava na coragem e na grandeza romana, tão exemplificadas por Múcio Cévola ? aquele que, para provar sua coragem diante de seus inimigos, põe sua mão no fogo. Nietzsche, que queria se tornar compositor, foi frustrado em seu desejo, sua potência não pôde realizar-se, expandir-se, onde habitava esse ser frágil, cheio de emoções, não havia espaço para o grande, para o potente. A coragem, a grandeza de espírito, estavam se deteriorando lentamente ? é assim que ele é jogado em uma existência da superfície, um peixe exposto aos quatro ventos, sofrendo com o frio prazer do mergulho momentâneo no mar da existência ? como um Dionísio que quer romper as vagas marítimas para correr ao seio de Tétis. Como Dionísio, também, exposto ao sufocamento, ao devir infantil que caminha por todos os poros e atinge a alma.??
??
?Devemos ser os poetas de nossa existência.???
??
Que fazer, então, em um mundo da impotência habitado por um homem mesquinho, fraco, que seleciona entre seus pequenos prazeres momentâneos, em meio ao esquecimento total de sua potência, e o niilismo passivo, reativo, não procura inventar-se, versar seus suspiros, criar ventanias? Esquecemos o espírito forte, heroico, poético, potente, dos versos ? o poder criador, trágico, retumbante, o canto excelso dos vates. Filosofar é criar, nada mais, o filósofo é um experimento ? um poeta da existência! Quantos modos de ser podem ser criados? Nossa felicidade, sincera, curta, como ?Carmen? ? sobretudo, uma alegria de ser potente e se encontrar com a potência alheia, com a afirmação da vida, sem ressentimento, sem ódio.??
??
?Sou um alegre mensageiro, como nunca houve outro. Fui compreendido????
??
A mensagem que ele nos deixa, ao anunciar a necessidade de se superar o Homem, é a da afirmação ? a de pessoas que experimentem, que sejam experimentos, que produzam, produzir é resistir. Sejamos felizes com nossa potência. Façamos a síntese do pensamento no ethos e, portanto, na arte criativa! Os novos vates somos nós, nosso sangue é tinta para os versos do existir; nosso existir, combustível para nosso sangue.??