Sereia Negra

Sereia Negra Vinícius Grossos

Resenhas - Sereia Negra

Gabizinha20 13/01/2024

O livro tem assuntos que podem ser sensível, como tentativa de abuso sexual, racismo e bullying. Ler esse livro me fez ter a sensação de estar em uma montanha-russa de vontade de ler, em alguns momentos eu sentia muita vontade e em outras não tinha vontade nenhuma, não sei o que sinto exatamente sobre ele, eu gostei, mas não é um livro que eu sairia indicando.

João Vitor 21/01/2021

Uma história nacional super bem construída e CHEIA de ação.
Inês é uma adolescente negra e órfã, extremamente irritadiça e "revoltada com a vida", muito por conta de todos os perrengues de sua vida. Ela perdeu sua mãe no parto e nunca conheceu seu pai, que sumiu antes mesmo de nascer e, por isso, ela foi criada por seu avô, em Búzios, no Rio de Janeiro. Por conta de sua cor de pele, de seu cabelo e de seus traços, ela sempre foi vítima de bullying e muito preconceito tanto na escola como fora dela, tornando-a uma adolescente sem amigos e com um ódio a tudo e a todos a sua volta.

No seu aniversário de 15 anos, Inês chega ao ápice de toda sua revolta, principalmente com relação aos pais, e resolve se livrar da única recordação que tem deles - um aquário com dois peixinhos. Ela então sai correndo em direção ao mar, quebra o aquário e acaba matando os peixes, enquanto seu avô vem desesperado e furioso atrás dela. Porém, assim que ela quebra o aquário, surge uma tempestade gigantesca, junto de uma onda enorme que engole ela e seu avô.

Quando Inês acorda, ela percebe que está diferente - está com uma cauda de sereia negra belíssima e acha que tudo aquilo não passa de um sonho. Porém ela é levada para o fundo do mar onde descobre o reino de Atlanta - o reino das sereias, e que ela - a única sereia negra do reino, é uma lenda esperada por todos para salvá-los de um perigo fatal, ainda desconhecido.

Inês acaba se apaixonando por um humano pescador, quase de sua idade, quando descobre que as sereias são proibidas de ter contato com humanos e de que ela já está prometida a um outro tritão.

A partir daí a história se desenvolve nos envolvendo num mundo de fantasia incrível. Os personagens são muito bem construídos, de forma muito real, na qual ninguém é 100% bom ou 100% mal, todos possuem falhas e é isso que dá um gás absurdo à história. É cheia de plots que me fizeram delirar e querer devorar o livro até a última página. Foi um livro que me prendeu demais e que amei muito.

Apesar de ser a primeira obra do Vínicius Grossos, é uma história muito bem construída, que possui muitas referências do nosso folclore brasileiro e que é CHEIA de ação. Recomendo demais.

Nat 12/12/2017

A vida de Inês nunca foi fácil. Sua mãe morreu no seu parto, seu pai abandonou sua mãe quando ela estava grávida, ela nunca teve amigos nem namorados. No dia do seu aniversário de 15 anos, toda a sua revolta vem a tona. Uma tempestade estranha e repentina, sua vida muda de cabeça para baixo. Inês é tragada pelo mar e quando toma conta de si, descobre que é uma sereia, aliás, muito mais do que isso, Inês é uma sereia negra, uma lenda viva para o povo que habita o fundo do oceano. Jogada sem entender nada, num mundo que ela supostamente deve salvar, de inimigos que ela desconhece, a jovem se vê as voltas com tanto novo conhecimento, e acaba descobrindo a verdadeira história de seus pais.

Desde que achei por acaso este livro no skoob, fiz de tudo para consegui-lo. Não achava onde vendia, mas não demorou eu consegui em uma troca. Sabe quando você pega um livro cheia de expectativa, e até o meio da história ele consegue te satisfazer, mas depois fica tudo muito cansativo? Foi isso que senti quando terminei a leitura. Não que a história seja ruim, longe disso, ela até consegue prender a atenção, mas tem um momento em que a personagem principal se torna dramática demais. Algumas descrições de momentos e sentimentos também estavam um pouco repetitivas, e isso me cansou muito. De qualquer forma, eu gostei dessa nova visão apresentada sobre as sereias que o autor fez, misturando lendas gregas com o folclore brasileiro, além da forma como ele fala sobre magia. Recomendo para quem gosta do tema.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/12/sereia-negra-vinicius-grossos-52-weeks.html

Cíntia 04/09/2019minha estante
Oi, tudo bem? Você se interessa em vender ou trocar esse livro? Quero muito ele e não encontro em lugar nenhum.

Maah65 11/02/2017

Uma linda lição numa história corrida demais
Infelizmente não consegui me fazer gostar do livro. Acredito que, como lição, ele é exemplar. O amor deve prevalecer, sempre. Não importa a sua cor de pele, orientação sexual (doeu um pouco ler "opção sexual", mas acredito que esse ainda seja o termo mais utilizado), classe social, ou qualquer coisa. Você merece ser aceito, cuidado e amado. Isso é fato.
Entretanto, em Sereia negra, somos dragados para um mundo místico e fantasioso para defender essa importante lição. E isso, ao menos para mim, não saiu tão bem quanto o esperado. Inês, sendo arredia do jeito que era, deveria ter causado uma confusão no oceano quando foi obrigada pelo rei a fazer várias coisas das quais desgostava. Pelo contrário, ela é dragada, uma a uma, mal questionando-o. Achei isso completamente oposto a ideia que a personagem passava. Além disso, achei que tudo aconteceu muito rápido, como se os dados da história fossem jogados e batidos em um liquidificador: sereia, casamento, amor, atração, guerra. Parece que o que precisaria de, sei lá, uma trilogia para ser bem desenvolvido, acabou tendo que ser espremido num livro de duzentas páginas. Por conta disso, não consegui me afeiçoar aos personagens e vagamente lembro de seus nomes. Sentia que a história, em geral, estava sendo forçada. Sendo o primeiro livro do autor, talvez isso seja resultado de falta de experiência, ou talvez seja apenas eu e minha opinião. Quem sabe. Algo que atrapalhou um pouco a leitura, também, foram alguns errinhos de português aqui e ali, além de uma ou duas frases (Acho que era só uma) que ficaram sem coerência.
Ademais: Talvez seja por Inês ser tão jovem, mas ela foi extremamente lenta na descoberta das coisas que estavam acontecendo ao seu redor. Isso acabou sendo decepcionante também. Eu só conseguia suspirar e dizer "Claro, Inês, é claro que isso está acontecendo". A "redenção" (é essa a palavra?) de alguns "vilões" também não me convenceu muito. Foi tão depressa que eu mal consegui odiá-los, muito menos perdoá-los.
Acho que perto do final, o livro melhorou um pouco. Mas aí, ele acabou, e ficou por isso mesmo. Gostaria de ter podido ver mais um pouco dos amigos de Inês, para que me afeiçoasse a eles, e que o romance dela tivesse sido melhor desenvolvido, para que eu pudesse torcer pelos dois. Apesar de tudo, ainda acho que foi uma leitura válida. Acredito que o público mais jovem gostaria. E as sereias, sendo minhas criaturas mitológicas favoritas, sempre tem um lugar no meu coração, né? Um beijo para os meus personagens favoritos na história: Grany, Kelsen e o avô de Inês. Definitivamente gostaria de ter visto mais deles.
Larissa Benevides 10/09/2018minha estante
Olá!
Parabéns você escreve muito bem, sua resenha está muito boa!?
Eu gostaria de ler esse livro, por acaso você ainda tem esse exemplar para vender? Qualquer coisa me manda msg, me ajudaria bastante!
Desde já agradeço

Maah65 10/09/2018minha estante
Olá!
Muito obrigada :)
Infelizmente ele não está à venda, tenho ele autografado, e foi bem difícil de conseguir encontrá-lo. Sucesso na sua busca

Larissa Benevides 12/09/2018minha estante
Obrigada Maah! :)

Maah65 14/09/2018minha estante
Sem problemas ?

Luh 03/10/2016

Negro a cor mais bela!!!
Sou apaixonado por SEREIAS!!! ?

Vê e sentir o preconceito na pele de quem sofre é BEM diferente de presencia-lo acontecer. SIM, Vini a Inês é uma ótima amiga!

Aprendi a rever conceitos, e que a maior parte das pessoas quando não podem ser melhor ou igual a você elas tentam lhe menosprezar. Isso pra mim SIM é o preconceito. (Risos)

E que sempre existe uma história por trás da história. Procure entender ou conhecer os outros lados!

Menina.Jasmim 18/08/2015

Sereia Negra
Inês é uma adolescente de quinze anos, irritadiça e que não aguenta mais a sua situação de vida. Por ser negra, sofre com o preconceito desde pequena. Ela não tem amigos, não vai à festas, não é considerada bonita pelos colegas de turma... Tudo porque é negra. Porém, seus motivos para ter um temperamento tão explosivo não são apenas o comportamento das outras pessoas (já que ela tenta convencer a si mesma que é melhor do que os outros por não ser racista, e que todos que a tratam mal sentem inveja por ela ser do jeito que é), mas também o que sabe sobre seus pais: sua mãe morreu durante seu nascimento, seu pai a abandonou e ela foi criada pelo avô materno que, mesmo sendo muito bom em vários momentos, é ranzinza e a sufoca um pouco.

Sua vida parece um tremendo caos e ela não entende porque se sente um peixe fora d'água. Até o fatídico dia que uma tempestade a puxa para o fundo do mar. Ela acredita que irá morrer, mas então percebe algo estranho: agora ela tem uma cauda de sereia.

Ok, já é meio surpreendente a pessoa ser puxada para dentro do mar e descobrir que é uma sereia. Mas as coisas podem piorar, ou melhorar, depende do seu ponto de vista, ela não é apenas sereia, mas é a única sereia negra que se tem notícia e a mandada pelos deuses para salvar aquela raça.

Nessa busca pelo seu passado (além do auto conhecimento), ela vai descobrindo quem ela é no mundo, quem eram seus pais e qual o seu verdadeiro papel na profecia e na vida de todas as criaturas que acreditam que irão ser salvas por ela.

Por mais que a história pareça ser aquele repeteco de uma pessoa que é levada para um lugar desconhecido e descobre que é a única salvação daquele povo (e suas variações), a história vai além disso. Comecemos do início.

Sereia Negra é narrado em primeira pessoa por Inês, então temos muito contato com o que a personagem verdadeiramente sente, suas lembranças, digressões... Além do mais, nós vamos conhecendo aquele mundo novo junto com ela e vamos descobrindo os segredos junto com ela.

Achei bastante interessante a maneira como os personagens foram construídos, além da evolução deles. No início, parece muito aquela coisa de bonzinho e mauzinho, mas depois vemos que se assemelha muito à realidade: ninguém é só bom ou só mau, cada um age do jeito que aprende, é influenciado ou deseja agir. Também, nem todos são aquilo que aparentam ser (talvez nem mesmo a gente seja). A principal evolução foi da protagonista, no quesito auto-aceitação e auto-entendimento.

A linguagem foi bastante fluída e eu me surpreendi bastante. Não é um livro de difícil leitura, mas também não é um daqueles que usa uma linguagem excessivamente simples.

Acho que um ponto negativo foi a pressa do autor. Talvez se a narrativa e descrição tivessem sido feitas com mais calma, mais ao seu tempo, o livro tivesse sido ainda melhor, mas muita coisa aconteceu em pouco tempo e senti como se nem nós, nem a personagem, tivesse tido tempo de entender os acontecimentos. Mas isso fez com que o livro se desenrolasse rapidamente e acabasse logo.

E a fantasia está em segundo plano na história, pelo menos para mim, já que senti que o autor procurou tratar principalmente a questão do racismo e colocar o leitor na pele de quem passa por isso constantemente. Talvez por isso tenha gostado tanto. Além do mais, achei que o autor não pecou na hora de narrar pelo ponto de vista feminino, mesmo a personagem não sendo aquele "padrão" de garota (com padrão eu quero dizer aquelas personagens que parecem reinar em chick-lit, mas que muitas vezes destoam da realidade), ela também não é um personagem neutro ou muito masculinizado. (E eu falo isso porque às vezes é difícil narrar pelo ponto de vista do sexo oposto, principalmente o livro inteiro e eu gostei bastante da personagem nesse quesito).

Acho que é um livro que merece ser amplamente lido, mesmo para quem não gosta de fantasia. Super recomendado!
Dennis.Romoaldo 30/03/2019minha estante
Olá, tudo bem? Você ainda tem interesse de manter esse livro na sua estante? Porque eu estou louco atrás de um exemplar deste livro e queria ver se gostaria de vender. Obrigado desde já ?

Faces EM Livros 07/04/2015

Inês é uma adolescente frustrada, perdeu sua mãe no parto e seu pai sumiu pelo mundo logo que ela nasceu. A garota vive com o seu avô em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde cedo sofre preconceito pela sua cor de pele, cabelos rebeldes, e seu estilo musical, sem dar muita importância à menina sempre fora muito quieta, mas mantinha um ódio imenso por não ter uma vida normal.

“O disfarce mais comum da inveja é o ódio”.

No seu aniversário de 15 anos, com muita raiva e ódio, a menina tenta jogar um aquário pequenino no mar, única lembrança que tinha de seus pais. A garota vai em direção ao mar, para jogar seu único elo que mantinha viva a presença dos pais. De repente uma tempestade a atinge e ela toma conhecimento sobre sua verdadeira identidade.

Seu avô sempre soube o que ela era, a salvadora do mundo de Atlanta, a única sereia negra já vista. Ela fora escolhida para salvar o famoso o reino mágico, que ficava nas profundezas do oceano. Um lugar com criaturas místicas que vai além da realidade humana. Inês aceita o seu destino e lá conhece um casal de tritões que lhes apóia. Será que Inês conseguirá salvar o seu lar?

“As lágrimas são a forma mais sincera que nossa alma encontra para esvaziar nosso coração de sentimentos”.

Sereia Negra é o primeiro livro do autor Vinícius Grossos, com uma temática voltada ao preconceito racial. O autor consegue criar uma estória deliciosa. São poucos os livros de autores brasileiros que leio sobre o mito das sereias e outros folclores. A personagem Inês consegue amadurecer de acordo com a descoberta de sua identidade e sua responsabilidade. O seu romance com Patrick é pouco explorado pelo autor, acredito que o foco maior está sempre nela e na sua descoberta e aceitação como “sereia”.

Inês no inicio do livro demonstra ódio por sua vida e pelas pessoas ao seu redor, mas quando descobre sobre seu passado e seu destino tenta deixar a bondade falar mais alto que o desejo de vingança. Recomendo o livro para os leitores que gostam de mitos, folclores e estórias clássicas como o reino de Atlanta.

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/11/resenha-sereia-negra-vinicius-grossos.html

Dennis.Romoaldo 27/10/2019minha estante
Olá tudo bem? Você ainda tem esse livro na estante? Tem interesse em vende-lo? Estou louco atrás desse livro. Agradeço desde já!

Gustavo 23/02/2015

Sereia Negra - Vinícius Grossos [BLOG LEITORES COMPULSIVOS]
Primeiramente gostaria de começar esta resenha me desculpando com o autor Vinícius Grossos, eu tive que fazer uma viagem de última hora e a resenha demorou muito para ser escrita e postada, mas aqui estamos nós: vamos embarcar em mais um maravilhoso livro nacional.

Vamos começar falando um pouco sobre a protagonista principal de Sereia Negra: Inês, uma moça que está completando 15 anos de idade, mas ao invés de comemorar esta data tão alegre Inês se sente sozinha e sem nenhuma vontade de comemorar. Inês não tem família sendo que vive somente com seu avô que sempre gostava de comemorar estas datas importantes.

Inês também não tem muitos amigos e o fato de ser Negra é um ponto crucial para que a mesma sempre sofresse preconceito através das outras pessoas, todos estes fatos juntos deixam Inês extremamente furiosa e ao mesmo tempo triste. Inês se depara com seu aquário com peixinhos dourados e decide em um ato de fúria se livrar do mesmo e consequentemente dos peixes! Com este pensamento em mente Inês vai até o mar com o intuito de se livrar do aquário.

Seu avô percebe o que a garota está tentando fazer e a segue até a praia, então a garota começa a discutir com o seu avô e de uma hora para outra uma grande tempestade começa a atormentar os céus e os mares, sem entender o que está acontecendo Inês tenta salvar seu avô das inesperadas ondas, mas Inês não imaginava que aquela tempestade mudaria sua vida para sempre. A partir deste acontecimento coisas surpreendentes começam a acontecer, e assim Inês conhece um novo mundo que traz consigo grandes mistérios e inesperadas paixões.

Já escrevi em outras resenhas aqui no blog a minha dificuldade em escrever sobre livros que me encantaram, alguns livros são apenas histórias interessantes e que nos ajudam a passar o tempo, porém existem aqueles livros mágicos e que nos levam para um mundo extremante novo e inusitado e foi isto que aconteceu durante a leitura de Sereia Negra.

Irei comentar sobre alguns pontos extremamente positivos na história: Primeiramente falarei sobre a protagonista principal, desde as primeiras páginas eu me apaixonei pela Inês e seu jeito carismático, Inês nunca teve uma família ou amigos ou um namorado de verdade na sua vida, eu realmente não esperava me apegar tanto a ela como aconteceu durante a leitura. Além de Inês, diversos outros protagonistas secundários nos conquistam durante a leitura, o autor tem uma grande habilidade em criar personagens apaixonantes e carismáticos.

Outro fato muito interessante no livro foi como o autor apresentou questões como preconceito racial, por exemplo. Nunca tinha lido nenhum livro onde a protagonista principal era negra, geralmente nos deparamos com protagonistas brancos, loiros e de olhos claros. Nunca tinha parado para pensar neste fato e achei muito interessante o uso do mesmo dentro da trama de Sereia Negra.

A criatividade do autor também foi outro ponto que muito me chamou atenção, o autor criou um mundo totalmente novo e extremamente rico em personagens e detalhes o que não é muito fácil de se fazer. Não falarei muito sobre alguns pontos para não estragar a surpresa rs. Mas uma coisa eu posso garantir, assim como Inês se surpreendeu com o aparecimento deste novo mundo, eu te garanto que você também se surpreenderá e ficará de queixo caído haha!!!

Com uma escrita incrível, uma história de tirar o fôlego e personagens apaixonantes Sereia Negra é a mistura perfeita de romance com aquela pitada de sobrenatural. Um livro que me surpreendeu bastante e entrou para a minha lista de favoritos de 2015!!!

Outra coisa que gostaria de citar aqui na resenha é a semelhança do tema de Sereia Negra com o meu livro atual; Desde 2013 venho escrevendo um livro que também tem quase a mesma temática de Sereia Negra o que me fez gostar ainda mais da leitura. Por último gostaria de agradecer ao Vinicius pela oportunidade de participar do Book Tour do livro, adorei conhecer e embarcar nesta incrível história.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sereia-negra-vinicius-grossos.html

Rê Lima 22/02/2015

Ao iniciar a leitura, achei que o livro tinha tudo pra decolar: Inês, uma jovem normal que sofre preconceito por causa da cor de sua pele e de seu gosto musical, faz 15 anos e no dia de seu aniversário resolve fazer uma revolução em sua vida, a começar retirando um aquário que ela odeia do próprio quarto. Sem os pais e criada pelo avô, Inês se sente um peixe fora d'água, até que nesse dia ela é literalmente tragada pelo mar e descobre ser uma sereia muito especial: a Sereia Negra, criatura mítica de uma profecia que salvará todos os seres marinhos de um perigo inimaginável.
Para mim, o livro tem dois problemas específicos, sendo o primeiro de revisão (os inúmeros erros de português e repetições excessivas de palavras "rebuscadas") e o fato de Inês, tão rebelde e contestadora nessa sua nova vida, aceitar tudo que lhe é imposto pelo Rei, inclusive um relacionamento.
Gostei do livro no geral, mas poderia ser muito melhor.
Dennis.Romoaldo 30/03/2019minha estante

Rê Lima 31/03/2019minha estante
Eu não tenho o livro, já troquei.
Abraços

Dennis.Romoaldo 31/03/2019minha estante
Obrigado

Jéssica 11/02/2015

Resenha - Hora da Leitura
Inês está completando quinze anos, porém ela não sente nenhuma vontade de comemorar. Para ela este tipo de evento deveria ser compartilhado com familiares e amigos, coisa que ela não tem. A única pessoa presente em sua vida é o seu avô, Anil. Um velho rabugento e que não deixava nenhuma data comemorativa passar em branco. Inês se sentia deslocada do mundo, e ela atribuía este fato a morte de sua mãe e o desaparecimento de seu pai no mundo. Não fosse por isso a falta de amigos era devido ao fato dela ser negra, e Inês sofria bastante preconceito em seu colégio.

Pensativa sobre como deveria conduzir a sua vida, Inês se depara com o aquário em seu quarto, presente de seus pais, que ela odiava, e decide então, pelo menos, ter o controle do que poderia ficar ou não em seu quarto. Ela pega o aquário com os dois peixinhos dourados e sai de casa - eles moravam na praia - a fim de jogá-los no mar.

"Preciso me libertar em algo.
E eu irei. Irei me libertar do aquário ridículo que meu pai e minha mãe me compraram quando eu ainda era um feto que fingiam amar. Como poderiam saber que eu gostaria do mar?"

Ela não esperava que sue avô a seguisse para a praia, e em uma conversa onde Inês transborda toda a sua raiva em palavras, onde Inês relembra todo o sofrimento por ser excluída por conta de sua cor de pele, seu status social, e por ser órfã, o pequeno aquário se quebra e os peixinhos param de se mexer. Poderia parecer uma briga normal, se depois disto uma enorme tempestade não começasse a surgir do nada. Trovões cortavam o céu e ondas enormes surgiam. A única coisa que Inês pensa em fazer é salvar o seu avô. Até que uma onda a leva para o fundo do mar.

"A cor da minha alma? Não sei. Deve ser preta e arredia; como sinto que meu interior é.Também, como poderia ser diferente? Nunca tive ninguém para acrescentar cor à minha alma".

{O que achei}

Posso começar dizendo que o autor abordou temas que eu não imaginava. Uma das coisas que eu não imaginava que ele iria abordar seria o preconceito. Acho que não imaginei que pudesse ser abordado, mesmo sendo Inês negra, pois eu não me lembro de ter sofrido preconceito na minha vida. E eu achei bacana ler este livro, pois só porque nós não vivenciamos isso quer dizer que ele não exista! E Inês sofreu muito preconceito, e eu pude senti-lo em apenas algumas palavras. Elas ferem, machucam e isolam a pessoa do mundo.
Algo que gostei sobre o mundo de Atlanta criado pelo autor foi sobre os princípios deles. E o maior de todos era o amor! Todo tipo de amor era válido. O simples ato de amar era grandioso, enchia a alma e podia fazer milagres.
O autor teve muita criatividade na criação da lenda de Atlanta e sobre uns seres em particular - não irei falar para não dar spoiler.
Outro ponto positivo que encontrei no livro foi a mudança de Inês. Ela mesma, por conta de tanto preconceito que sofria, não se aceitava. Não imaginava que pudesse ser alguém, que pudesse ser amada, e ser feliz. Aos poucos ela vai entendendo que cada um é belo à sua maneira, que muito tipo de preconceito está associado com a inveja, e pelo simples prazer de tentar diminuir a pessoa. E eu concordo com isso. A cor da pele, não exalta e nem diminui ninguém.
A única coisa que senti falta foi de um lado místico na história, pois em algumas acontecimentos, o modo de agir e de falar de alguns personagens parecia exatamente igual ao que vemos aqui na superfície. Só foi isso senti falta.
Tirando isso, eu recomendo o livro. Acho que vale a pena ler algo que aborde tantas críticas sociais e ao mesmo tempo nos leve para um mundo novo.

Espero que tenham gostado :D

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/

Midiã Fontes 29/09/2015minha estante
Que resenha mais fofa adoreiiiiii

Arine-san 03/12/2014

Um livro totalmente brasileiro, do autor à história!
Que a literatura brasileira contemporânea vem ganhando força, todos sabem. É fácil notar os sinais. No entanto, parar pra observar o que é produzido nos mostra um cenário pouco animador e, por vezes, triste: autores brasileiros não escrevem sobre cultura, seres ou cenários nacionais. E Vinicius Grossos, autor jovem na profissão - autor - e na idade, se destaca justamente por esse detalhe. Sereia Negra é um livro de ficção sobre sereias, mas, acima disso, é uma denúncia ao preconceito dentro de um país conhecido por sua mestiçagem de cores, povos e nações.

Durante a história, acompanhamos a trajetória de Inês, uma garota negra e de cabelo black power que sofre com o abandono familiar. Orfã de mãe, e sem nenhum conhecimento de quem seja seu pai, Inês é criada pelo avô rabugento desde que nasceu até seus enfim 15 anos. Uma data marcante para muitas meninas, quase uma transição vinda de uma tradição que talvez remetam aos bailes de apresentação de filhas à corte em séculos passados, o 15º aniversário de Inês representará muito mais que um assoprar de velas ou dança em meio ao salão. Será uma mudança definitiva de corpo e ambiente; só lhe restará sua alma, com toda a dor provocada pelo bullying que sofria no colégio e sentimento de solidão. Afinal, a menina negra do "cabelo duro" e fã de rock, de fato, deveria se sentir deslocada em meio a um interior do Rio de Janeiro. Imagine, então, ela no fundo do mar.

Em seu 15º aniversário, uma sequência de acontecimentos transforma o corpo humanóide de Inês em um biologicamente meio peixe, meio gente. Uma cauda negra como sua pele tomou lugar das pernas, e ela se vê perdida no fundo do mar. Quando um tritão, de cor inversa a sua, branco como uma nuvem, a encontra e leva para o reino no fundo do mar, o mundo de Inês recebe mas uma guinada de 360º. Como se apenas virar sereia não bastasse, ela descobre que existe uma lenda sobre ela, que fala de uma epopeia de dor, guerra e mortes, onde ela seria a salvadora de todas as criaturas marinhas. E, logo em seguida, ela descobre também que deve se casar com um tritão escolhido pelo rei, apesar e seu coração já pertencer a um jovem pescador que acabou conhecendo pouco depois que se transformou em sereia, antes de ir parar no reino marinho.

O livro é curto, e contar mais da história estragaria muito dos mistérios que costuram a trama. Só basta dizer que, dentro do circulo de amizade de Inês há um traidor, e que ele fará de tudo para ter o poder do fundo do mar nas mãos. Algo clichê, de fato, mas que passa despercebido pela forma como o autor escolheu construir a história. Não há mocinhos muito bons ou vilões muito maus; são homens e mulheres - tritões e sereias - que tiveram que fazer escolhas ao longo de suas vidas. Ás vezes, não muito boas, mas apenas escolhas. E nesse ínterim, descobrimos muito do passado não só de Inês, mas também de todo reino marinho - porque os dois andam muito mais juntos do que a pobre menina esperaria.

Uma história de dor, ódio e amor, tudo aliado a uma aventura sem precedentes rumo a salvação do mundo. Do inicio ao fim do livro, a discussão sobre preconceito está presente, apesar de não da maneira mais exata possível. Como negra, e moradora de uma das cidades mais negras do país, acho que o preconceito não é tão evidente e escrachado como o apresentado no livro, mas está ali em muitos momentos da vida cotidiana. O pensamento da "Casa Grande", como diria o historiador Sérgio Buarque de Holanda. O preconceito está no ato de você atravessar a rua porque está vendo um jovem negro se aproximar, com medo de ser assaltada(o). Entendem?

Como alguns outros livros da editora, esse também peca um pouco com a correção textual, e está cheio de erros de concordância ou de digitação. Apesar disso, o autor escreve bem, e goste da trama inovadora que ele trouxe, como já disse antes. Recomendo para todos que querem ver a sereia Iara, e outros seres da cultura brasileira dentro de um livro totalmente brasileiro, desde seu autor até seu contexto. Se joguem!

site: http://www.vicioempaginas.com.br/2014/11/resenha-sereia-negra-vinicius-grossos.html
Dennis.Romoaldo 27/10/2019minha estante
Olá, tudo bem? Você ainda tem interesse de manter esse livro na sua estante? Porque eu estou louco atrás de um exemplar deste livro e queria ver se gostaria de vender. Obrigado desde já!

Carlos 01/11/2014

Resenha:Sereia Negra
Sereia Negra, livro de estreia do autor Vinícius Grossos, foi uma bela surpresa. Ao longo da minha trajetória no mundo literário ,como leitor e profissional da área , já li alguns livros que tem as sereias como tema. Geralmente partem de um mesmo principio e tendem a ser previsíveis. O Sereia Negra é sem dúvida o melhor livro de Sereia que já li.
Vamos à historia do livro: Ele conta a história de uma jovem,Inês, órfã que mora com o avô em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde pequena, a garota sofre diversas formas de preconceito, por causa da sua cor, por seus cabelos rebelde e por ter um gosto musical peculiar.
Na Manhã do dia do seu aniversário de 15 anos, Inês acorda mais irritada e inconformada do que nunca com o ritmo e o rumo da sua vida, e pelo ódio nutrido pelos pais - a mãe que morreu no parto e o pai que sumiu no mundo. Então, Inês corre para praia na tentativa de livrar-se de um aquário, que por insistência do seu Avô ela é obrigada a ter em seu quarto, a maior "lembrança" do seu passado e dos país que não chegou a conhecer. É nesse momento que Inês toma conhecimento de sua verdadeira identidade, Não falarei como para não dar Spoiller.
A verdade é que Inês é uma sereia, a Sereia Negra, a única sereia de cor negra que já existiu. Segundo uma profecia, ela está destinada a ser a salvadora do Reino de Atlanta, um reino mágico do fundo do mar, repleto de tritões e sereias. Inês é lançada nesse mundo, até então desconhecido para ela, e mesmo lá irá sofrer uma série de preconceitos. Praticamente todas as Sereias e Tritões são descritos como com pela clara e com cabelos e olhos com as mais diversas cores, e mais uma vez a Inês sofrerá por ser negra. Alias a descrição dessa diversidade de cores fez eu me encantar por Atlanta. Ponto para o Autor.
Além da questão racial, preconceito sofrido pela protagonista, o autor também nos apresenta Kelsen e Grany, o casal de tritões que recebe total apoio de Inês. Temáticas como preconceito racial e homofobia são muito bem retratadas. Envolvendo fantasia e questões sócias Sereia Negra é um livro bem escrito que traz à tona o universo das sereias, que é pouco conhecido, e o autor ainda traz lendas brasileiras em sua obra. O livro tem um ritmo bacana, não enrola, e isso faz com que a história flua bem e torna a leitura agradável. Em alguns momentos isso também pode atrapalhar, deixando acontecimentos e/ou personagens mal explorados. Mas de maneira geral não atrapalhou essa obra.
O Maior mérito do livro, falo em relação á mim, se dá ao fato de ser uma obra de fantasia sobre um tema já abordado e nem sempre muito atrativo, e fazer com que seja diferente dos demais. Conseguiu juntar ,fantasia e algumas questões sociais de uma maneira competente . Temos um romance entre a Protagonista e um pescador, conspirações em Atlanta e algumas reviravoltas que me surpreenderam. Alguns acontecimentos eram previsíveis, outros definitivamente não.
O Final agradará alguns e a outros talvez não. Como acontece em qualquer obra. Um livro que vale a pena, e merece ser lido.

Francine 27/10/2014

Criativo e encantador!
Que coisa mais linda! Esse livro, que me encantou com sua capa, ganhou minha admiração por abordar temas muito relevantes. Só tenho agradecimentos ao autor, Vinícius Grossos, pela oportunidade de participar do seu Book Tour.

Narrado em primeira pessoa, em Sereia Negra conhecemos Inês Neves, uma adolescente que mora com o avô materno em Búzios, no Rio de Janeiro. Sua mãe morreu no parto e seu pai, segundo o avô, "sumiu no mar". Inês sente raiva da ausência dos pais e da vida que leva, especialmente por enfrentar dificuldades constantes com o preconceito das pessoas. Por ser negra e vestir-se de preto devido ao seu gosto musical por rock, Inês é alvo de críticas e mal-interpretações.

Apesar de Inês enfrentar a tudo com orgulho e humor ácido, intimamente se sente insegura e triste. O preconceito racial associado à perda dos pais faz com que ela pense não ter valor. Mas isso começa a mudar quando, no seu aniversário, Inês é tragada pelo mar. Ao despertar, está completamente transformada! Substituindo suas pernas, havia uma graciosa cauda negra, que reluzia de tão bela! Inês era uma sereia e, como se isso não fosse suficiente para bagunçar sua vida, ela rapidamente descobriria que não era uma sereia qualquer.

Inês era a Sereia Negra, a única de todo o reino de Atlanta com tal cor, que foi anunciada pelos deuses como quem salvaria os seres marinhos de um grande mal. Os peixes, as baleias, os tubarões e todos os demais seres que habitavam os mares a idolatravam! Ela, a garota negra que sempre fora rejeitada, era adorada e aguardada. O rei Zeyus apresenta sua missão e, embora tudo fosse muito honroso, Inês não consegue controlar o ritmo dos acontecimentos. De repente, ela perdeu sua humanidade e se transformou em um ser mitológico com uma grande responsabilidade. E tudo o que ela mais queria era ter sua vida de volta!

A velocidade dos acontecimentos é um dos pontos altos do livro. Tudo é mito ágil, mas sem atropelamentos, o que facilita ao leitor sentir o desespero da protagonista. Não há tempo para Inês se acostumar com sua nova condição, pois o mal se aproxima enquanto ela ainda está tentando entender no que implica ser uma sereia. O dinamismo da leitura faz com que as páginas passem rapidamente e, entre conflitos e descobertas, sentimos a hesitação de Inês. A Sereia Negra tem uma missão a cumprir, mas a garota Inês não se sente pronta e apenas deseja ser feliz.

O fato de Inês ter sido empurrada pelas circunstâncias faz com que se questione sobre como deve agir, o que permite ao leitor acompanhar o seu processo de escolhas. Isso torna impossível condenar Inês pelos seus erros ou sentimentos. Eu a entendi tão profundamente que desejei consolá-la ou orientá-la em vários momentos. Eis aqui outro aspecto positivo: em Sereia Negra, os personagens revelam várias faces, desde as mais egoístas até as mais nobres. É uma narrativa que humaniza o juízo do leitor.

O livro apresenta uma história criativa, envolvendo até mesmo o mito brasileiro da sereia Iara! Gostei muito dessa diversidade. Em Sereia Negra, é possível refletir o romance homossexual, o primeiro amor, a vingança, a amizade, a justiça, o perdão e o preconceito. É um livro que vale a pena ser presenteado para adolescentes ou, até mesmo, incluído nas bibliotecas escolares.

Apesar de todas essas qualidades, em vários momentos a história foi previsível e o preconceito abordado apenas sob uma perspectiva:

" Lembre-se, que toda vez que alguém quiser te fazer se sentir diminuída ou mal, por ser quem você realmente é, é porque essa pessoa que não consegue se aceitar, assim como você faz, ou ela tem inveja de você, pois queria ser o que você é, ou ela quer te diminuir para tentar se sentir superior, porque sabe que você que é superior!" (p. 188-189)

Talvez seja pela minha formação em Psicologia, mas acredito que o livro poderia ter se aprofundado um pouco mais na definição do preconceito, sendo este o enfoque principal do autor. No entanto, isso não diminui em nada a importância da obra e o quão proveitoso seria usá-la para explorar esse tema com os adolescentes! Ouso dizer, também, que o livro possui uma narrativa melhor direcionada a eles do que ao público adulto.

A capa é deslumbrante! A diagramação está ótima, mas a revisão da editora deixou a desejar, infelizmente. Por tudo isso, avalio Sereia Negra como um ótimo livro e o recomendo para vocês.

Confira os meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/10/resenha-51-sereia-negra.html

Natália 29/09/2014

"O disfarce mais comum da inveja é o ódio"
Mais um livro nacional que me empolga, pois me faz acreditar ainda mais que a Literatura Nacional está crescendo a cada dia e que os brasileiros vão dar mais acredito para os nossos autores talentosos.

Essa é uma obra que deveria ir para as listas de leitura obrigatória de todas as escolas brasileiras. Pois, além de ser uma leitura fácil e gostosa, o autor aborda um tema que infelizmente é muito presente na nossa sociedade, e no mundo. O preconceito racial. E nos levar a uma boa reflexão sobre esse e outros temas tão delicados e importantes, como relações familiares e homossexualismo.
Nos faz levantar algumas questões, como por exemplo, que muitas vezes as palavras machucam mais que atitudes. E que devemos acreditar mais em nós mesmo, não se importar tanto com os que os outros pensam. Pois, a própria narrativa responde isso ao decorrer da obra: "O disfarce mais comum da inveja é o ódio".

De forma geral é um excelente livro, com uma capa MUITO linda (que tem tudo haver com a história). Uma narrativa fácil, descontraída e divertida já que é narrada por Inês, uma adolescente rebelde e com humor ácido. Porem, a história tem um ritmo um pouco apressado, deixando passar alguns detalhes que, ao meu ponto de vista, seriam importantes. Mas que não chega a prejudicar a história, de forma alguma. E o final do livro pode não agradar alguns leitores, como no meu caso. Claro que entendo a proposta do autor nesse final, mas não é o que costuma me agradar.

O autor, Vinícius Grossos, está de parabéns pela sua obra, sua dedicação, e pelo amor que demonstra a essa arte.

Resenha publicada no Blog "Livros com Bolinhos"

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/09/book-tour-sereia-negra-resenha.html

Natália 28/10/2019minha estante
Dennis
Eu não tenho o livro Sereia Negra.
Eu li apenas. Foi no lançamento do livro, fizemos um book tour, e a editora sorteou depois o livro, mas não fui a ganhadora.
Boa sorte na busca por um exemplar. Abraço.