Corpos Frágeis Mulheres Poderosas

Corpos Frágeis Mulheres Poderosas María Martoccia...

Resenhas - Corpos Frágeis Mulheres Poderosas

Vanessa 13/10/2012

O equilibrio da balança
O livro comprova como a intensidade de sentimentos, emoções, vivências influenciam fisicamente essas personalidades femininas.

Renata 29/06/2014

Direito de Gênero
Esse livro é muito interessante, especialmente se você gosta de direito de gênero.

Eu sou dessas, e, por este motivo, uma amiga me emprestou este livro, que reúne de forma bastante resumida, a biografia de mulheres que foram importantes em suas áreas de atuação, mas que, ao mesmo tempo, não dispunham de uma saúde forte.

Não sou estudante de psicologia, mas ouvi dizer que há uma disciplina no curso que trata sobre as peculiaridades do gênero feminino, dentre elas, a maior propensão que a mulher tem em sofrer fisicamente as questões psicológicas.

Nesse livro pode-se constatar isso. Virginia Woolf, Billie Holliday, Frida Kahlo, Jackeline Dupré, Madame Curie, dentre outras, eram grandes mulheres e se destacaram em seus ramos de atuação. Por outro lado, tinham saúde extremamente frágil, chegando todas ao fim da vida de maneira muito difícil e dolorida.

Cada uma dessas mulheres teve sua maneira de canalizar seu sofrimento. Uma de forma depressiva, outra com a bebida e as drogas, outra ainda reunindo suas últimas forças a um estudo, etc.

Outro ponto interessante em questão é a pouca credibilidade dada a essas mulheres em suas épocas, sempre colocando um ponto de interrogação quanto às suas capacidades. Muitas foram desacreditadas e tiveram que se dedicar ainda mais para serem reconhecidas, o que nos leva a reflexão sobre se as mulheres de hoje de fato já conquistaram seus direitos ou se ainda falta um longo caminho a ser percorrido.

Confesso que me comovi especialmente com a história de Madame Curie, uma cientista polonesa que descobriu os elementos químicos polônio e radio, além de desenvolver de maneira muito importante os estudos sobre os efeitos da radiação. Me arrisco a dizer que, se não fosse ela, talvez o tratamento contra o câncer ainda estaria defasado. No entanto, o constante manuseio com elementos radioativos fez com que ela desenvolvesse câncer (leucemia) e morresse, não sem antes ser a primeira mulher a receber dois prêmios nobel em diferentes categorias: química e física.

De todo modo, não se pode esquecer as outras histórias. Gostei de conhecer mais sobre Maria Callas, por exemplo. Já havia me interessado por sua personalidade antes, mas pude conhecer melhor lendo este livro. Grande cantora, dedicada a arte como uma religião, mas que não dispunha de felicidade afetiva.

O defeito do livro é sua linguagem. Acho que poderia ter sido escrito de uma maneira melhor... às vezes a história não obedece a um critério cronológico muito claro. Além disso, as vezes tive a impressão de ler um texto traduzido pelo google translator.

Deixando este problema de lado, é uma leitura que vale a pena. As mulheres são grandes!