Cortesãs e Favoritas

Cortesãs e Favoritas Henri de Kock




Resenhas - Cortesãs e Favoritas


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Dalila Oliveira 12/06/2013

Sexo frágil?!
Toda mulher [e homem, mais ainda!] deveria ler este livro pra se convencer que o poder feminino pode mudar [e mudou!] os rumos da História em diversas ocasiões. Henri de Kock reuniu nove pequenas biografias das principais cortesãs desde os tempos do Antigo Egito até a época da Europa Moderna.
Muito além das peripécias e crueldades que estas mulheres foram capazes de fazer, o que fica da leitura de seus atos não é o julgamento ou pré-conceito; o principal é perceber que elas sofreram todo o tipo de agressões e pré-conceitos que as mulheres daquela época poderiam sofrer.
Elas não são cruéis, o mundo e séculos de dominação masculina as fizeram assim; elas apenas aprenderam dos sofrimentos milenares a revidar na mesma moeda, e ainda assim, o mundo insiste em se espantar com suas posturas.
O autor conta as histórias com uma dose de humor negro, e a narrativa é prato cheio pra quem gosta de enriquecer o vocabulário! Cada capítulo é destinado a descrever a vida de uma cortesã e a sociedade da época também.Na leitura, descobrimos versões gregas e egípcias dos contos de fadas que conhecemos desde crianças, com personagens perfeitinhas.
Amor e ódio, perdão e vingança; sentimentos contraditórios que fundamentaram a vida e os atos dessas mulheres, mães, esposas, amantes... e favoritas! Odiadas por muitos, compreendidas por outras mulheres e dignas da defesa de não menos que Shakespeare, no ato IV, cena VI de O rei Lear: "Por que açoitas essa pobre rameira? Vira contra ti próprio essa chibata. Estás ardendo de desejo de realizares com ela o ato pelo qual a castigas."
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR