Contos Completos

Contos Completos Monteiro Lobato




Resenhas - Contos completos


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Luan 16/05/2024

Não quero me deter aqui nas perspectivas racistas e xenofóbicas de Monteiro Lobato, porque isso já é de conhecimento geral. Assim, escrevo aqui para exaltar questão artística de Lobato enquanto um exímio escritor de contos. Essa obra reúne todos os contos de Urupês (1918), Cidades mortas (1919), Negrinha (1920) e O macaco que se fez homem (1923). Dessa forma, há um autor que versa sobre os mais diversos temas e personagens, perpassando pelo horror/terror, comédia, drama, romance e entre outros gêneros. Por entre tudo isso, há um autor que apresenta personagens próprias da estética naturalista através da ações pautadas na influência do meio social/ambiente e da raça sobre o ser humano; bem como apresenta um viés crítico de certas personas e organizações sociais por entre vários cenários, desde o interior agrário paulista até o cenário urbano.
Marydalle 17/05/2024minha estante
Deu vontade de ler ?, que ótima resenha ??.


Luan 17/05/2024minha estante
Vale muito a pena ler! Mas, eu achei complicado de início porque ainda não tinha lido nada dele, e estranhei o estilo de escrita rs. Mas, depois fui pegando ritmo e entendendo o uso do estilo dele.




Eduardo 17/12/2016

Excelente essa coletânea de Monteiro Lobato. Quem ainda tem preconceito a respeito desse autor paulista, genuinamente brasileiro, ao ler essa obra ficará boquiaberto com o seu senso crítico, cujos temas da época do início do século XX está tão atual e apropriado aos dias atuais deste século XXI. Não percam tempo, leiam e saboreiem esse livro!
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

O volume compila todos os contos de Urupês (1918), Cidades mortas (1919), Negrinha (1920) e O macaco que se fez homem (1923) e ainda traz um bônus que revitaliza as pesquisas sobre o autor no Brasil: uma vasta fortuna crítica que posiciona e transporta o leitor de hoje à atividade literária feita na época. Estão presentes contos clássicos como “Meu conto de Maupassant”, “Bucólica”, “Cavalinhos”, “As fitas da vida”, “O bom marido”, entre dezenas de outras histórias.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525055835
comentários(0)comente



Elifas 24/06/2020

Essencial
Conheci duas impressões de Monteiro Lobato até a leitura desse livro: a primeira, influenciada pelas obras infantis; a segunda, que rejeita o autor por um suposto racismo.
Por isso, decidi comprar o esse livro, e graças a Deus, hoje tenho outra impressão: Lobato foi genial!
Um dos maiores autores da nossa Literatura. Não só recomendo como acredito que deve ser obrigatória a leitura de seus contos. Sempr
e que posso estou trabalhando em sala de aula.
comentários(0)comente



Victor.mcrv 24/01/2022

Parece que nunca muda
Achei os contos do autor muito bons, sempre tenho um problema em ler livros de contos mas esse foi muito bom, foi um leitura fluida e o melhor de tudo é que o livro me emocionou demais e me mostrou que o que acontece com o nosso país não é de hoje ou ontem, vem acontecendo desde a fundação.
comentários(0)comente



sabren 10/11/2023

Os contos de monteiro lobato não são ruins, são interessantes até, alguns, arrisco dizer, muitos são extremamente bons; monteiro lobato tem uma visão singular e visionária por vezes, tem críticas e observações pertinentes. mas uma coisa me incomoda bastante, algo que extrapola até a época em que está inserido esses contos e o próprio monteiro, o racismo escancarado (não dá pra falar aqui de velado ou estrutural), alguns contos só tem racismo e nada mais, parece que alguns negros foram inseridos no conto apenas pra sofrer, é uma imaginação perturbadora.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6