O Livro da Vida

O Livro da Vida Deborah Harkness

Resenhas - O Livro da Vida

GabsOSilva 28/03/2024

Deborah Harkness foi surpreendente nos dois primeiros livros ao misturar história, ciência, romance e fantasia de uma forma extremamente inteligente e é claro, ela concluiu essa trilogia com um terceiro livro igualmente bom. Nesse último volume vemos a continuação da vida dos personagens, em uma luta para a resolução dos problemas enfrentados e a superação dos inimigos.

Sendo para mim o melhor livro da trilogia, ele traz um aprofundamento nos segredos tão bem escondidos, assim como um desenvolvimento maior de personagens secundários. Também vemos a superação de medos internos e os sacrifícios necessários para o bem da família.

Uma finalização digna para uma história tão bonita e que vai deixar saudades.

Galathynyus 18/02/2024

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive,
nem o mais inteligente.
Quem sobrevive é o que mais se adapta à mudança.

? PHILIPPE DE CLERMONT,
EM GERAL, ATRIBUÍDO A CHARLES DARWIN"

Paulinha 12/02/2024

Legal!
A história me prendeu do início ao fim, mas esse livro da trilogia foi o que mais demorei para ler. Amei o final.

Yuri 21/01/2024

A trilogia teve uma história incrível, uma construção incrível, referências incríveis, mas esse livro só serviu para "fechar as pontas" dos dois últimos livros.

o final foi totalmente previsível e desprezível e de fato, não honra nenhum pouco os dois primeiros.

Cris 11/12/2023

Amei
Eu amei essa trilogia. Amei, amei demais o amor entre Matthew e Diana, acompanhar o relacionamento deles foi maravilhoso. Esse livro é melhor que o segundo e fecha a trilogia muito bem. Não é a melhor escrita mas o enredo e os personagens compensam. Faltou dar um final pra maioria dos personagens, sabe aquela descrição básica que cada um merece no final? Pois é, não tem, pra ninguém. Certeza que vou reler desde o início.

Clara2720 09/12/2023

Finalmente chegando ao fim dessa trilogia. Como disse o 2 é lento toda vida, mas esse 3 consegue ter mais coisa acontecendo. Mas mesmo assim ainda é desanimador. Infelizmente acho que tem muito diálogo brega e desnecessário. Um drama sem fim que cansa.
As coisas só começam a se resolver depois do meio do livro. Toda vez que Diana falava "meu marido" eu revirava os olhos.

Sassenach 29/08/2023

Em O Livro da Vida parece que se passaram séculos desde que Diana Bishop tocou pela primeira vez no manuscrito encontrado por acaso na biblioteca de Oxford, local onde costumava passar horas realizando suas pesquisas. Desde que se deparou com os escritos do alquimista Elias Ashmole, a vida de Diana nunca mais foi a mesma. Em O livro da vida, a Trilogia das Almas chega ao fim, dando sequência aos bem-sucedidos A descoberta das bruxas e de Sombra da noite. No livro, Deborah Harkness se prova uma alquimista literária, ao combinar de forma magistral elementos de magia, história, amor e ciência, numa incrível narrativa que atravessa tempo, espaço e geografia. O resultado é um romance de fantasia para todas as idades, capaz de atrair leitores diversos, de Harry Potter a Crepúsculo, passando por Game of Thrones. A protagonista Diana Bishop está de volta ao presente ? depois da longa temporada em plena Era Elisabetana, onde precisou se adequar aos costumes da época e aprender a conviver com uma nova personalidade de seu marido. Quando retorna, a historiadora não está sozinha. Matthew Clairmont a acompanha mais uma vez ? e está mais cuidadoso do que nunca com a amada. Não apenas por ser um vampiro e esta ser uma característica inevitável, mas por Diana Bishop estar grávida. Mais que isso, a renomada cientista está à espera de gêmeos. Diana nem bem retorna e já tem que confrontar mais uma consequência de sua descoberta, o famoso e amaldiçoado manuscrito Ashmole 782. Matthew e ela retornam à casa secular da família em Sept-Tours, onde reencontraram boa parte dos companheiros da primeira parte da história. O grupo, porém, está desfalcado e Diana precisará de muita força para enfrentar a nova realidade. Após tomar conhecimento da situação atual, a cientista só quer uma coisa: vingança.

Paloma F. 22/08/2023

E finalmente terminei os livros, deu um pouco de saudade de ver a série ate, mas esse livro fechou a história da Diana e do Matthew muito bem

Omi 12/08/2023

Demorei? Sim, mas sinto que deveria ter demorado ainda mais
Simplesmente me apaixonava cada vez mais pelo livro a cada capítulo que lia, uma pena que no início eu entrei em uma ressaca por estresse e mal consegui embarcar na história rápido, só consegui voltar a ler esse mês, mas não me arrependo mesmo.
O livro é um amor, eu chorei muito com o final, senti que ele teve o final que merecia e que a minha maioral aka Diana Bishop teve um final perfeito, algo que eu não esperava, levando em conta os outros livros do mesmo gênero.

Super recomendo toda a saga um romance proibido com um """dark""" que não me deixou com um gosto ruim na boca, algo que sempre acontece quando leio romances dark.

Aline MSS 11/06/2023

Bom fechamento de trilogia
A trilogia foi bem fechada! Não teve um grande plot twist, mas os enfrentamentos foram bons.

A história é sobre vampiros adultos e trata sobre a criação das espécies (bruxas, vampiros e demônios). Mtas discussão genéticas, com viagem no tempo e um casal protagonista não mto "meloso".
O único ponto negativo da trilogia é o tamanho dos livros. Esse ultimo possui mais de 750 paginas no e-book e conta com alguns capítulos mto longos e q poderiam ser dispensados. De resto, é uma história interessante e com um bom fechamento.

Não recomendo adquirir os livros físicos dessa trilogia. Apostei nos e-books e acho q fiz mto bem!??

Sthe 09/06/2023

Mattew e Diana são perfeitos !!!
To tão feliz e tão triste de ter acabado esse livro e essa trilogia !
Não esperava gostar tanto de universo, personagens e da historias em si. Ela me marcou demais e ter terminado essa saga acabou comigo ! Chorei muito por felicidade de tudo ter ficado bem e também por estar triste por ter acabado com essa trilogia maravilhosa!

Thalita 27/04/2023

Mattew e Diana são perfeitos galera
Fiquei sem palavras pra descrever essa trilogia! Que perfeição!!!!!

Comecei a ler por causa da série que foi feito desses livros, senti um pouco mais a diferença nas histórias nesse último livro, algumas coisas positivas e outras negativas, como, por exemplo, a morte do Peter Knox que foi muito mais emocionante e legal na série e toda a questão do conselho ter uma bruxa mestiça fez 0 sentido mas em fim, gostei muito de acompanhar o Mattew e a Diana nessa jornada incrível, confesso que já estou com saudades desse universo e torço pra que depois tenhamos um spin-off da história dos gêmeos.

Marcela262 21/02/2023

Final perfeito pra essa trilogia distopica magica perfeita. Se tem um defeito é por que acaba. Maravilloso

Priscila1033 09/02/2023

O livro da vida
Amei a história, a forma como a autora detalha os lugares faz parecer que estamos lá com os personagens. Amei a forma como os personagens crescem e se encontram ao longo da história.