B.B. King - A Autobiografia

B.B. King - A Autobiografia B. B. King...

Resenhas - B.B. King A autobiografia

Franc.Assis 04/02/2018

O trajeto de B.B. King até o sucesso
O livro conta a história do famoso "bluesman", onde mostra sua sofrida infância e adolescência vividas no Delta do Mississipi, sua trajetória difícil como músico e compositor, suas influências e os muitos astros por ele influenciados. B.B. relata as constrangedoras situações que teve de enfrentar devido a sua condição racial num ambiente extremamente racista até alcançar o inquestionável sucesso e reconhecimento mundial de que desfruta na história do Blues.

Dear Book 18/03/2017

Um retrato fascinante da propagação do blues na mídia e no mundo
Por Marianne: Entrei de vez na minha fase de biografias e autobiografias e dela não saio mais. Escolhi a autobiografia de B. B. King, lançada pela Editora Generale aqui no Brasil, atendendo minha curiosidade de conhecer melhor a trajetória do músico que faleceu ano passado. E vou dizer pra vocês, que escolha, meus amigos ♥.

Riley Ben King cresceu trabalhando num fazendo de algodão no Mississippi. Após perder a mãe repentinamente, Riley precisou aprender a se virar sozinho na fazenda ainda muito jovem. A vida na colheita de algodão era estável e proporcionava conforto e um salário. Até o dia que, inesperadamente, seu pai, que Riley não via há muito tempo, apareceu e decidiu levá-lo para viver com ele e sua família.
A inadequação de Riley ao novo ambiente foi evidente, e cansado de se sentir um intruso na família do pai, Riley fugiu de bicicleta.
A fuga marca a retomada de Riley sobre as decisões de sua vida. De volta ao trabalho na fazenda, dessa vez em Indianola, onde Riley deu seus primeiros passos em direção a o que ele sonhava que seria sua carreira musical.
De músico de rua a cantor de jingles, as famosas músicas de propagandas americanas, Riley fez de tudo para alcançar o sucesso e ver sua música reconhecida pelo público que apreciava o blues.
O livro, que é narrado pelo próprio B.B King, nos conta detalhes de sua vida pessoal, seu relacionamento distante, porém de muito respeito, com seu pai e seus relacionamentos amorosos — esses últimos, quase todos fadados ao fracasso devido a sua obsessão por trabalho.
O que mais me chamou a atenção na narrativa foram os relatos de racismo sofridos por B.B. King na época. Vejam bem, o blues era um sucesso e estava deixando de ser música exclusiva de negros e as casas de shows de blues lotavam nas noites de apresentações, mas os Estados Unidos vivia sua época whites only — onde a segregação racial era mais escancarada e restaurantes, hotéis e bares baniam os negros de frequentá-los colocando avisos dizendo "whites only" (apenas brancos) em suas entradas.

O livro conta minuciosamente toda a trajetória e as pessoas envolvidas no caminho para o sucesso de Riley King até se tornar B.B. King. É também um retrato fascinante da propagação do blues na mídia e no mundo e como B.B. King acompanhou e participou ativamente dessa evolução. De músico banido de hotéis e restaurantes por causa de sua cor, B. B. King passou a ser convidado especial para jantares com o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca.
O livro também tem fotografias raras das primeiras apresentações de B.B King. Fotos com sua família, com sua banda em turnê e de suas apresentações com outros também celebrados músicos como Eric Clapton e Stevie Wonder.
Na minha mais que humilde opinião o livro pode ser considerado quase um documento histórico da ascensão do blues. B.B. King cita todos os seus maiores influenciadores — e também os primeiros propagadores do estilo musical, que nos mostram a difusão do blues através dos tempos.
Recomendo a leitura pra todos. A narrativa do músico foi bem conduzida e a leitura flui fácil. O livro é comovente, forte e cheio de referências musicais que me fizeram me apaixonar pela história e pelo trabalho de B. B. King. E se você precisa de mais uma ajudinha pra iniciar essa leitura, pode começar por essa playlist que eu preparei aqui embaixo com alguns dos sucessos de B.B. King e de alguns de seus grandes influenciadores. Espero que vocês também se derretam e queiram conhecer mais da vida e do trabalho desse grande músico ♫.

site: http://www.dear-book.net/2016/07/resenha-bb-king-uma-vida-de-blues-bb.html

Marianne 04/12/2016

"B.B. King - Uma vida de blues" (B.B. King e David Ritz)

Camera 22/03/2016

B. B. King Uma vida de blues
O livro B. B. King Uma Vida de Blues caiu como uma luva em meus estudos sobre o blues. Não apenas por descobrir a fantástica pessoa que era este ser, com o seu carisma e humildade, como também por entender como foi a trajetória do blues desde seu surgimento. Tudo isto pelo ótica do próprio bluesman em parceria com o escritor David Ritz, o qual o acompanhou por anos em suas turnês.

Interessante também foi acompanhar a evolução do blues, rhythm & blues, soul, jazz. Como o blues pode parecer ser tão simples, mas ao mesmo tempo tão completo. A sua interação com outros astros como Elvis Presley, Keith Richards, John Lennon, Jimi Hendrix, dentre outros...

Após terminada a leitura é claramente percebido que o seu sucesso não veio por acaso. Não é do dia para noite em que você se torna um homem bem sucedido e conquista o reconhecimento mundial. São detalhadas as muitas batalhas, perdas familiares, escolhas conflitantes, resistência ao racismo, dificuldades em manter seus relacionamentos, dentre muitas outras.

A história do homem que abdicou de uma vida e simples e rotineira no Mississippi, para conquistar o mundo com a sua música e seu carisma. Sinto não ter tido a oportunidade de conhecer a sua obra antes da sua partida, mas conforto-me de que ela não se apagará tão cedo. Pois, para mim "The thrill ISN'T gone" .