Outros Brasis

Outros Brasis Gerson Lodi-Ribeiro

Resenhas - Outros Brasis

Antonio Luiz 12/08/2010

"Outros Brasis" é meu livro favorito de história alternativa e um dos melhores da ficção científica brasileira. Inclui quatro histórias sobre dois surpreendentes Brasis que não existiram.

O primeiro Brasil paralelo é do "Ciclo Palmarino": no primeiro conto (“O Agente de Palmares”), os holandeses aliaram-se ao Quilombo de Palmares – que ganha um aliado vampiro – para resistir aos portugueses. Consequentemente, vêm a existir três Brasis: o holandês, o negro e o português, cujas rivalidades se prolongam, no segundo conto, até a era vitoriana.

O segundo Brasil alternativo é o da "Pax Paraguaya": o império de D. Pedro II foi derrotado por Solano López em 1868 e o vitorioso Paraguai se tornou uma superpotência no século XX. Um cientista negro, nascido em um Brasil menor, mas mais rico e mais justo, descobre como alterar o passado, anular essa derrota e conduzir ao que chamamos realidade, mas depois de verificar as consequências, resolve deixar as coisas como não são.

Uma versão anterior do conto "Ética da Traição" inaugurou no Brasil o subgênero da "história alternativa" em 1993. Uma versão ampliada fecha o livro com chave de ouro, após uma prequela que aprofunda o conflito de nacionalismos e lealdades e dá mais plausibilidade à inusitada premissa inicial, aparentemente inspirada no "ufanismo paraguaio" de "O Genocídio Americano", obra de Júlio José Chiavenato que fez sensação a partir de 1979 e até o início dos 90 ao popularizar no Brasil uma visão crítica da atuação da "Tríplice Aliança", mas sem dúvida idealizou de maneira exagerada o Paraguai de Solano López.

Fábio 03/04/2009

Otimo!!!!
Gostei muito deste livro, se Gerson Lordi-ribeiro fosse americanos ou europeu já teria ganhado o destaque que merece o seu talento, na minha opinião acho que ele ainda vai escrever muita coisa boa.

Vinicius Takaki 05/07/2009

Adorei estas alternativas!
São ótimas histórias alternativas!
Elas mantém o ritmo, fazem com que queiramos ler mais e mais, para descobrir o que acontece, e tudo isso sem nos deixar perdido. O que ajudou muito foi o texto introdutório que ajuda o leitor a se situar no período da história, e que conta as particularidades que mudaram.

Para mim, é o autor brasileiro que mais aprecio as obras.
Recomendo com toda certeza!

Billy Blay 03/09/2009

Histórias alternativas do brasil.

É dividido em três histórias que falam como o Brasil seria diferente se não fosse totalmente colonizado por Portugal.

Na minha opinião poderia ser uma única história mais aprofundada, no mais, um bom livro.

stella87 03/01/2022

para refletir
o livro propõe muitas reflexões interessantes sobre nossa sociedade e entendimento de mundo, além de questionar a razão ?das coisas serem como são?. muito bem escrito e de leitura fluída! (além de falar sobre nosso brasil brasileiro!)