Os Escolhidos de Gaia

Os Escolhidos de Gaia Marcela Mariz

Resenhas - Os Escolhidos de Gaia

Tonco.books 14/06/2020

Uma leve aventura
O que houve com Atlântida? Os mitos contam que se afundou no oceano, mas e seu povo? Imagine que seu povo dotados de super tecnologia tenham optado por sair da Terra e ir para outro planeta no nosso sistema solar, a pequena Gaia, e com sua tecnologia tornassem esse planeta invisível para os terrestres.

Após anos o povo de Gaia decidiu abrir uma seleção para que algumas pessoas da terra pudessem se mudar e viver entre eles, essa seleção visava buscar pessoas boas e que possuissem bons ideais. Tudo envolto de um embasamento político para dar continuidade população e trazer novas idéias.

É ai onde Albert, sua irmã gêmea Ruth e sua família entram, eles foram selecionados para irem para Gaia e o pai embora relutante acaba cedendo ao ver a empolgação da família.
Gaia é um pequeno planeta utópico em que seu povo vive em plena harmonia com a natureza e a tecnologia, onde não acontecem crimes a mais de 200 anos.

Tudo realmente parece ser muito legal, Albert que era um garoto sem graça durante sua vida na terra se vê rodeado de amigos e começa logo a ter um affair por uma das garotas da nova escola. Todos estão encantados com a nova vida perfeita, menos o pai um grande cientista espacial, que não se vê produtivo em um mundo tão avançado.

O que ninguém imagina é que existe uma organização secreta que defende a supremacia do sangue Gaiano e é contra aos escolhidos terrestres e estão dispostos a fazer de tudo para que acabe o programa de escolhidos.

As coisas começam a ficar tensas quando o pai de Albert é acusado de um crime do qual ele não cometeu e embora ele não tivesse nenhuma lembrança da noite em que ocorreu o crime, ele realmente se enquadrava como suspeito.

O livro é super gostosinho de ler, a trama é envolta de Albert e Ruth que tentam encontrar o verdadeiro culpado e assim inocentar seus pais. Mostra que mesmo em uma sociedade super avançada moralmente, sempre existirá pessoas que se julgam superiores, e que para essas pessoas não existem limites para conseguirem o que desejam. A única coisa ruim é que foi tudo muito previsível, eu não tive nenhuma grande surpresa, você vai lendo e já sabe sempre o que vai acontecer.

PeterJohnson0 18/12/2021

Resenha de Os Escolhidos de Gaia
Vamos lá, livro bem curtinho porém a história é MUITO BOA, gostei da ambientação, um planeta futurista e tals, muita tecnologia que eu gostaria de ter kkkkk

Mistérios tbm te esperam se vc por acaso for ler esse livro, e é bem feito, tem todo sentido, não vi nada de que não gostei em relação com a história em si ??

Entao LEIAM PQ VALE MUITO A PENA

5 estrelinhas pra esse livro ?????

Estante da lyz 04/03/2021

Leitura leve
É uma leitura leve, que fala/ensina muito sobre valores, amizade, família, sonhos e etc
Gostei até, pode ser um livro que ajude a sair da ressaca.

Lina DC 30/03/2014

"Os escolhidos de Gaia" é um livro repleto de aventuras com um núcleo familiar cativante e amoroso. Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história da família Klein.
Albert é um adolescente que se sente excluído socialmente, pois não tem a facilidade de fazer amigos como a sua irmã gêmea Ruth. Albert é introspectivo e se sente desajeitado. É tímido e dificilmente inicia uma conversa, enquanto sua irmã tem uma desenvoltura natural para brilhar e chamar a atenção. Sua mãe Sarah é uma mulher amorosa e dedicada a família e seu pai Victor é um astrônomo renomado extremamente dedicado ao seu trabalho e Sabão, o cachorro da família, é simplesmente uma graça.

" - Parece que o Sabão adorou! - Sarah apontou para o cão basset, que devorava feliz um pedaço de carne que Victor sem querer tinha deixado cair no chão.
- O Sabão? - repetiu Albert, cuspindo discretamente a comida em um guardanapo. - Ele come até a maquiagem da Ruth e as minhas meias sujas! Ele não vale!" (p.08)

Albert vem tendo alguns sonhos estranhos que não consegue explicar, mas são tão realistas que o deixam sem ar. E não é só isso... seu pai Victor também está tendo dificuldades para explicar um fenômeno que percebeu em seu trabalho. A explicação para esses eventos é simples, mas ao mesmo tempo espetacular: eles foram escolhidos para irem morar em Gaia, um planeta totalmente avançado e pacífico.
A vida dessa pacata família muda completamente. Não são apenas os incríveis hábitos dos gaianos, mas também as novas amizades que surgem.
Entre novas amizades e possíveis amores, os irmãos vão descobrir que nem tudo é tão perfeito em Gaia..... e essa descoberta irá levá-los a aventura de sua vida!
A escrita da autora é viciante. É dinâmica e ao mesmo tempo ritmada, deixando o leitor na expectativa pelos próximos acontecimentos.
A construção da trama é perfeita. O livro vai desenvolvendo a história de modo que a cada descoberta o livro se torne mais e mais interessante. Cada nova tecnologia apresentada, cada personagem novo, cada peculiaridade de Gaia é fascinante.
O livro é uma conscientização não apenas dos cuidados do meio ambiente, mas também sobre os pré-conceitos que os seres humanos ainda carregam. Ao mesmo tempo é uma lição valiosa sobre os laços familiares e amizades e também apresenta a inocência do primeiro amor.
É uma leitura rápida e contagiante. Impossível ler "Os escolhidos de Gaia" e não querer participar de pelo menos um dos acontecimentos, como as Olimpíadas ou cobiçar uma de suas modernidades (eu preciso de um guarda-roupas de Gaia urgentemente!!!).

"- As pessoas podem ser muito complicadas. Algumas são endurecidas pela vida, ficando amargas e vazias... É estranho, mas algumas podem encontrar prazer na dor dos outros... Mas algumas podem se tornar a melhor parte de sua vida, elas confortam você e podem trazer felicidade sem pedir nada em troca". (p. 177)
Marcos (Desapego Livros) 16/05/2014minha estante
Sabe me dizer, se é um único livro ou este também se tornará uma trilogia?

Lina DC 17/05/2014minha estante
Oi Marcos, tudo bem?
Pelo que eu pude ver é um livro único. Em uma entrevista da escritora (vou deixar o link abaixo) não há referência a uma série, mas não tenho 100% de certeza.

Marcos Pinto 23/07/2014

Uma boa fantasia juvenil
Albert é um jovem nerd que tem muitos problemas em se relacionar socialmente na escola: quando não estão rindo dele, ele provavelmente está apanhando; há também oportunidades que acontecem as duas coisas ao mesmo tempo. Albert já estava cansado dessa vida e queria uma mudança de toda forma. Em seu íntimo, ele desejava ser descolado como sua irmã Ruth. Porém, isso só poderia acontecer em outro mundo.

Albert, depois de muito lamento, começou a ter sonhos estranhos com um homem que ele desconhecia. Nesses sonhos, o lugar onde sua família morava sofria um forte Tsunami e só ele, sua irmã e seus pais sobreviviam. Depois do desastre, um homem que ele desconhecia aparecia e dizia que eles eram os escolhidos.

Numa manhã qualquer, após ter o mesmo pesadelo e acordar apavorado, Albert enxerga o céu totalmente vermelho. Contudo, o mais estranho é que somente ele consegue ver tal fato. Cada vez mais conturbado, algo acontece e muda o destino da sua família para sempre. Ele era um escolhido e deveria fazer uma escolha.

“Assim que entrou no pátio da escola, alguém virou uma tigela inteira de macarrão instantâneo em seu cabelo. Outro menino se ofereceu para ajuda-lo a se limpar e disparou um extintor de incêndio sobre ele. Bem eficaz” (p. 15).

Os Escolhidos de Gaia é o livro de estreia de Marcela Mariz e nós podemos afirmar, categoricamente, que ela estreou em grande estilo. Ela soube construir uma narrativa infanto-juvenil bem madura e fluída, demonstrando todo seu talento. Seus personagens são convincentes, a construção do cenário é muito boa e o enredo é bastante original.

Começando pelos personagens, Albert é um personagem que nos cativa por ser tão tímido e inteligente. A timidez normalmente é um problema, mas, tal característica combina perfeitamente com o personagem. Além disso, na obra, acompanhamos o seu crescimento e amadurecimento, o que nos faz gostar ainda mais dele; afinal, quando foi necessário, ele foi um dos personagens que melhor soube se posicionar.

“A cabeça de Albert estava a mil. Do que aquele homem estava falando? E qual seria o significado da mensagem? Ele sempre gostou da verdade e da honestidade, mas sabia muito bem quanto as palavras podem ser dolorosas” (p. 42).

Ruth e os pais de Albert, Sarah e Victor, são bem aprofundados e cativantes, assim como Violet e Nicolau, amigos de Albert e Ruth. Aliás, todos os personagens principais e secundários foram bem construídos. Porém, é impossível não se apaixonar por um em especial: o cachorro Sabão. Incrivelmente importante na trama, ele ganha o amor dos leitores imediatamente, seja por sua inteligência aguçada ou por seu apetite voraz.

A Gutenberg caprichou bastante no livro, o que torna a leitura ainda melhor. A capa é linda e tem total relação com a obra. A diagramação, por sua vez, é bem confortável para os olhos: letras, margens e espaçamento grandes, além de páginas amareladas. A revisão também ficou muito boa, com pouquíssimos erros.

“Violet... Ele repetia o nome dela em sua mente. Quando seus olhos se cruzaram novamente, ele imediatamente sentiu as pernas ficarem mais fracas. A ideia de passar não apenas as próximas horas, mas possivelmente todo o ano escolar sentado ao lado dela era um pouco angustiante” (p. 62).

Sem dúvidas, Marcela consegue prender o leitor com esse livro. Quando começamos a ler a obra, não queremos mais parar. O triste é que o livro é bem curtinho, apenas 208 páginas. Agora é torcer para que o livro vire uma série. Não ficaram pontas soltas, mas tem muito enredo e cenário para explorar, caso a autora queira.

Se você gosta de bons livros infanto-juvenis com várias reviravoltas, esse é o livro. Indico essa obra para adultos ou crianças; independentemente da idade, você irá amar.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-os-escolhidos-de-gaia.html
Beth 09/08/2014minha estante
Não vejo a hora de ler este livro. Já estava desejosa. Agora mais ainda. Beijos.

Manú 26/04/2023

Filhos de Gaia
Albert e Ruth gêmeos de 15 anos de Sarah e Vitor, Albert é desajeitado sem amigos e tem sonhos estranhos.
Um dia um misterioso homem entra em sua casa e lhes fala de Gaia.
Uma terra mística e futuristica e que a família é escolhida para mudar para lá !

Tsn.Tn90 17/05/2021

Divertido
A escrita e bem rápida, tudo acontece muito rápido. É um livro leve e não cansa fácil. Possui personagens rasos, algumas coisas que acontecem parecem ser uma proteção do roteiro aos personagens principais. Tem alguns furos, más nada que incomode. É uma leitura descontraída para dar um alívio.

andyrobns 28/11/2022

Escolhidos de Gaia
Olha, por mim, é um livro que merece mais reconhecimento, em questão da história eu acho incrível as reviravoltas que acontecem em questão de quando você pensa que tal pessoa é o culpado, bom... na verdade talvez não seja ele mesmo:)
Também achei incrível em relação ao espaço, eu super amaria viver em Gaia parece ser um lugar incrível, consegui imaginar cada detalhe do livro. Recomendo pra quem gosta de histórias de planetas, tecnologia (?) e um leve toque de "quem é o culpado?"

Bruno 03/12/2016

Muito Bom
Livro simplesmente incrível te prendendo do início ao fim.
E cheio de mistérios

Aventura de aprender 05/09/2017

O livro começa quando Albert tem um sonho com tsunami e um homem falando sobre Gaia. Pouco tempo depois a família dele recebe a visita de Julius que diz ser de um planeta com esse nome e que eles foram escolhidos para ir morar lá. No começo dá tudo certo e apenas o pai de Albert (Victor) não gosta porque lá é totalmente esotérico e ele é cientista.

Ao longo do livro descobrimos que esse planeta são os sobreviventes de Atlântida que conseguiram se refugiar. Só que Victor juntamente com um amigo de outra família escolhida são acusados de roubo e de assassinar o presidente do planeta. As esposas deles resolvem tentar investigar e acabam presos também.

Eu gostei da leitura, mas é claramente esotérico e ocultista. Imaginava que descobririam que todo o planeta era maligno e uma farsa e assim seria se fosse seguir a realidade.

A parte mais legal e aproveitável é a que explica sobre os três tipos de sonhos: Os de reflexão (coisas do dia a dia), emocional (coisas do passado e subconsciente) e de revelação (mensagens importantes e geralmente são os que mais lembramos).

Outro ponto interessante de reflexão é que o mundo perfeito não existe porque a natureza humana é naturalmente depravada seja na terra ou em outro planeta (se isso fosse possível). Apenas Jesus pode nos curar disso quando reconhecemos que somos pecadores e precisamos que Ele nos salve. Ainda assim, nesse mundo continuamos sendo pecadores em busca de santidade e só seremos todos perfeitos depois da glorificação quando Jesus voltar.

Interessei-me em comprar o livro porque a autora diz que se inspirou um sonho para escrever. Segue o relato dela ao site IG:

“Quando eu tinha 16 anos, tive um sonho sobre um garoto insatisfeito com a sua vida, que recebeu um convite intrigante, capaz de trazer a transformação que esperava: a chance de fazer parte de uma sociedade secreta e avançada, que apenas se revela a seletos escolhidos. Na época, eu apenas anotei a ideia, planejando desenvolvê-la no futuro”.
Fonte: http://odia.ig.com.br/diversao/2014-04-03/sonho-adolescente-se-transforma-em-livro-os-escolhidos-de-gaia.html
O problema é que provavelmente ela não entendeu o significado. Eu também tive esse mesmo sonho no começo da adolescência quando sonhava em ser rica e famosa. Isso me serviu de alerta para o que apenas muitos anos depois eu descobri: os bastidores desse mundo da fama. Quem leia entenda!

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44777434-livros-que-comprei-na-bienal-em-2016

Helena.Moreira 23/05/2020

Pra ser bem sincera, eu comprei esse livro por causa da capa. Não tinha expectativas muito altas quando comecei a ler mas esse livro me surpreendeu demais. Agora é uma das minhas leituras obrigatórias anuais e a cada vez que eu leio eu gosto mais dele.

A história é bem simples, bem utópica. Mas os personagens são tão cativantes que dá vontade de saber mais, de se envolver com a história. Esse livro devia ser indicado pelas escolas, inclusive, por causa da mensagem que tem por trás da história.

O próprio livro fala: "Não venha para o mundo perfeito". Mas eu acho que todos devemos ir pra esse mundo perfeito pelo menos uma vez para poder apreciar as coisas que temos no nosso mundo imperfeito.

Curiosidade: eu citei esse livro em uma das minhas redações de escola, apesar de ser ficção.

Julinha 03/06/2020

Comprei esse livro por 10 reais e nem acredito que virou meu fav. História surpreendente, com mistérios, aventuras, dramas familiares tudo isso em um planeta distante

Noanony 31/01/2022

Meh
Esse livro não me chamou atenção, o tipo de escrita não me agrada e tem muitos furos na história. Mas a proposta é boa.

Inlectus 10/01/2015

Interessante.
Esse livro, tem misticismo oculto em sua ficção.

Leitor X 13/03/2018

O Planeta da Magia
''Os Escolhidos de Gaia'' é um bom livro no quesito ritmo de leitura, a qual é relaxante, reconfortante e consideravelmente gostoso de se ler, não se tornando repetitivo ou exaustivo em nenhum momento. O núcleo famíliar do Livro, é interessante e bastante legal de se acompanhar, cada um trazendo um recurso narrativa para a história principal. Victor, o ciêntista que questiona tudo sobre o Planeta . Sarah, a esposa que quer o bem para a família acima de tudo. Ruth, a filha adolescente ''perfeita'' em todos os aspectos, seja esportes, beleza ou conversa. E Albert, o protagonista do Livro quieto, timido e sem amigos, que quer mudar de vida e recomeçar do zero nesse novo planeta. O tema que ''Os Escolhidos de Gaia'' aborda, são interessantes também, e o mesmo vale para a história de Origem do Planeta. A tecnologia dessa planeta, apesar de ser interessante e empolgante, não e tecnologia, rima, porém, a palvara que descreve o que é criado em Gaia, é Magia. Porque? Simplesmente não tem explicação, é assim, porque sim. A tecnologia de Gaia simplesmente muda de uma hora para outra, percebe os sentimentos das pessoas, realiza qualquer coisa, enfim, é Magia, e não tecnologia. Uma outra coisa que percebi em ''Os Escolhidos de Gaia'', é que o final simplesmente foi apressado. Dava para explorar bem mais opções e personagens, mas simplesmente apresseram o que poderia ser um bom desenvolvimento e com certeza, a parte mais interessante do Livro. E essa pressa, é tão mal utilizada, que acaba tendo que forçar coisas que não aconteceriam normalmente em um mundo normal, e criam coisas de uma hora para outra pro Livro se resolver logo. O mistério de ''Os Escolhidos de Gaia'' também não funcionou comigo, sabia quem era desde o começo, mas, com certeza deve haver quem caia nesse mistério, não que ele seja ruim, mas um amante de mistério como eu, não é facilmente enganado assim como ''Os Escolhidos de Gaia'' tentou fazer. Mas de toda forma, é um bom Livro para se distrair.