Enigma em Barcelona

Enigma em Barcelona Rosana Rios

Resenhas - Enigma em Barcelona

juliaememo 24/10/2018

Um grande enigma em Barcelona
Ângela, a brasileira tímida, apaixonada por desenhar, ganha um concurso de arte se desenhando no espelho e vai parar em Barcelona, onde estuda arte, conhece pontos turísticos, amigos, pessoas que não são assim tão amigas e pinturas de artistas muito famosos.
Ela teve muitas dificuldades em deixar sua terra natal, sua mãe e seus costumes por um ano!
Mas, enquanto estava em Barcelona, houve um crime, o roubo de um quadro de Pablo Picasso, justo o que ela mais se interessava, “Mujer ante el espejo”, por isso, fez milhares de cópias do quadro. Mas o interesse da menina deixava os guardas do local muito desconfiados, ainda mais depois do roubo, por que ela se interessava exatamente naquele quadro?
Este livro foi escrito por Rosana Rios e publicado pela editora Callis. Sua capa foi desenhada pelo maravilhoso desenhista, Sam Hart.
Recomendo que, vocês que lerem esse livro, acompanhem Ângela em sua estadia em Barcelona. NOTA 10!

vale.garcia 17/09/2022

Sem enigma nenhum em barcelona
Péssimo, triste, ruim, deplorável. Simplesmente odiei do início ao fim
Foi chato, cansativo, repetitivo com um romance péssimo. Me senti lendo um livro de história e arquitetura, muita descrição e pouca ação. Toda aquela enrolação e no final nem teve um enigma de verdade
Eu entendo que fala muito sobre as inseguranças da personagem principal e que era para ser algo sobre a aceitação dela e a sua superação, mas sinceramente eu não gostei nem um pouco. Fui ler o livro justamente por achar que era algo fora da realidade, uma leitura diferente e simples para descontrair, mas foi o completamente ao contrário, sendo que no início tinham me prometido uma "aventura".
Não percam tempo lendo esse livro, dei 1 estrela por consideração e pena!

valen ! 28/08/2023

A história em si, é muito boa, mas achei o livro entediante pois tem muitas informações que, na minha opinião, são desnecessárias pro enredo do livro.
o livro é interessante pra quem gosta de ler sobre monumentos e o passado dos mesmos. porém, contudo, isso passa a ficar chato para quem não se interessa no assunto, como eu.
foi um livro que eu demorei um pouco pra ler por causa disso.

Tami 19/06/2014

Muita descrição, pouca aventura
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Quando escolhi este livro para leitura imaginava uma aventura jovem, com um suspense leve envolvendo um roubo do quadro de Picasso. Mais ou menos o que a sinopse parece prometer. Porém o que encontrei foi bem diferente disso.

"Um silêncio que parecia sobrenatural pairava no quarto.
A garota parou, por um instante, diante do espelho oval na parede.
Olhou-se com estranheza.
Era ela mesmo, Ângela, que a olhava do outro lado? Não podia ser." (pág. 11, primeiras linhas)

Ângela é uma jovem gaúcha que recebe uma bolsa para ir estudar artes por uns tempos na Espanha. Lá ela é obrigada a mudar e deixar de ser a garota tímida que sempre foi, conhecendo novos colegas e muitos lugares famosos. Seu quadro preferido é A mulher no espelho, de Picasso, que adora observar e desenhar. Porém um dia o quadro some da galeria, e Ângela tenta descobrir o mistério por trás do desaparecimento.

Enigma em Barcelona é um livro juvenil escrito por Rosana Rios, uma paulistana que adora viajar e tem graduação em Arte. E o livro foca muito nestas duas coisas.

Algo que me decepcionou é que o livro tem muito pouca aventura, e nenhum clímax. A história é extremamente descritiva e o que mais fazemos é acompanhar Ângela saindo todos os dias para algum passeio na cidade, conhecendo algum lugar novo e voltando para casa. É praticamente uma narrativa do seu dia-a-dia na Espanha. Chegamos a estudar como conjugar verbos em espanhol junto com a personagem. Sinceramente, achei bem monótono.

O que prometia a aventura (o roubo do quadro de Picasso) é tão, mas tão pouco explorado, que mal entendi porque estava até na sinopse. Assim como o romance e o "namoro" da personagem antes de sair do Brasil. São itens fundamentais que iriam prender o leitor - em especial os mais jovens - e são simplesmente pouco aproveitados.

O livro traz no início de cada capítulo alguns versos famosos em espanhol, o que achei bem interessante porém acho que também poderia trazer a sua tradução. O que me incomodou um pouco foram algumas falas durante a história ditas em espanhol. Por mais que a língua seja parecida, ninguém tem obrigação de saber e creio que isso possa afastar alguns leitores. Colocar um verso que não influencia na história tudo bem, mas no meio do livro termos falas e termos em outra linguagem acho desnecessário.

"Era como se, a cada vez que se olhasse no espelho, ele roubasse a imagem anterior e lhe entregasse de volta uma Ângela diferente." (pág. 159)

Acho que o principal erro que a autora cometeu foi querer ensinar tanto em um livro que tinha toda a temática para ser um simples juvenil. Se ela tivesse focado todo esse conhecimento em um livro mais maduro, talvez fosse mais interessante e agradaria mais o público. Gostei de algumas partes, e sempre acho bom quando o livro te traz alguma informação nova, algum aprendizado. Mesmo assim é necessário desenvolver melhor uma história para cativar a atenção, e não apenas colocar o maior número de curiosidades e informações juntos numa página. Assim a leitura se torna cansativa, se torna quase um estudo.

Para quem gosta de artes e gostaria de aprender um pouco mais sobre isso e sobre a Espanha, é um livro legal e com uma linguagem acessível. Certamente você também vai tirar alguns aprendizados daqui. Mas se você procura apenas um livro com aventura para diversão, este definitivamente não é o tipo.

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2014/06/resenha-enigma-em-barcelona.html

Jessica1248 06/11/2023

Só é bom pra fãs de turismo ou história do mundo
De que adianta o livro falar de enigma se não parece haver nenhum? Demora tanto que ocorra o crime que faz parte da sinopse e esse crime nem é explorado, parece mais um livro de guia de turismo da Espanha,do que uma obra de mistério. Gosto de mistério,mas o maior pecado desse livro é esse, me sinto enganada de ler um livro que não explora a sua parte principal. Isso sem falar nas palavras escritas em espanhol/castelhano, que me dá vontade de ler com um dicionário em mãos ou com acesso a internet pra tentar entender o que está escrito,

MizukaYoshino 28/11/2023

Adorei a história, mesmo que tenha muita descrição de trajetos como quem quer mostrar que conhece a cidade (no fim, não deixa de ser isso). Mas óbvio que para mim isso é um pequeno preço a pagar por tantos momentos nas obras de Gaudí e por essas ruas que ainda ei de conhecer.
O enigma em si é a descoberta do "quem sou eu" e "sou capaz?", algo que uma grande mudança, como uma viagem de quase um ano a outro país, é sim capaz de nos conseguir tal resposta.