Recordação Mortal

Recordação Mortal J. D. Robb

Resenhas - Memória Mortal

Kaliane 10/09/2014

Um dos melhores
Quando eu lia resenhas e as pessoas diziam que resenhar aquele livro tinha sido difícil, pelo fato de ter gostado tanto dele, eu pensava: Que besteira!
Pois é. Mas aqui estou eu, procurando um meio de resenhar um livro tão perfeito. Quem acompanha a série Mortal sabe que a nossa tenente bad ass passou por maus bocados quando criança. Sendo maltratada por quem deveria protege-la, Eve suportou tudo até onde pôde, cresceu e se tornou uma das policiais mais influentes de New York. Mas uma sombra em seu passado resolve dar o ar da graça. Trudy Lombard. Uma mulher aparentemente ingênua, que diz ser sua mãe. Com todo o estilo "senti saudades suas", ela alega querer saber mais sobre a vida de Eve, mas o seu marido Roarke (por quem eu mais suspiro em todo universo literário) não acredita na conversa fiada da mulher e suas suspeitas se confirmam quando ela vai até seu escritório e tenta extorquir dinheiro dele, caso contrario, irá a publico a fim de revelar todo o passado da Eve. Porém, o plano dá errado e ela é expulsa da sala dele. Obviamente, nosso irlandês lindo usa toda a sua finesse para fazer isso, mas eu confesso que ele me assustou um pouco (ai, ai, homem lindo). Eve e Roarke acham que se viram livres desse fantasma, mas essa chantagista é assassinada e o caso vai parar nas mãos de quem? Da Eve Dallas.
O que eu posso falar desse livro? De todos os livros que saíram aqui (esse é o 22º), esse foi um dos mais legais e estimulantes que eu já li, pois a vitima fez parte do passado da Eve, o que nos dá uma brecha para descobrir mais coisas sobre o passado dela. O caso gira em torno de um assassino frio, inteligente, manipulador e calculista (descobri quem é e amei, amei, amei). Mas nem ele é páreo para a nossa tenente. Falando nisso, gostei muito dela nesse livro. A personagem cresceu muito ao longo da serie. Desde Nudez mortal, quando era uma policial durona e solitária, que não se permitia amar e ser amada e que resumia seus dias em trabalho, trabalho, trabalho... até chegar ao nível "atual", continua sendo uma policial durona, mas ela ama e é amada incondicionalmente e tem alguns de seus parceiros de trabalho como amigos de verdade. Nesse livro, eu vi Eve de uma maneira diferente, se permitindo sentir coisas (mas não pensem que ela virou um torrão de açúcar, ela continua durona, desbocada, esperta e sarcástica, bem do jeito que eu e os fãs aprendemos a amar).
Achei esse livro bem menos complexo do que o Origem mortal (anterior). O caso se passa na época do natal, exatamente 1 ano após o caso do Natal mortal, quando Eve ficou na cola de um papai noel assassino. O clima natalino rende momentos hilários entre os personagens e os momentos da Eve com o Roarke foram tão "ainnnn, que lindo!!!"
Realmente é difícil resenhar um livro tão bom. Só posso dizer que amei, amei, amei.

- Vou deixa-la cuidando disso. Preciso ir. - Mas ele foi até onde ela estava, pegou seu queixo com a mão e a beijou. - Foi ótimo ter você todinha para mim por quase dois dias.
- Foi bom ter sido toda sua.
Glauci 12/09/2014minha estante
Bom, amei sua resenha e esse trechinho do final, tudo de perfeito! O livro é uma raridade, a tenente está uma raridade. Amei demais. Só vou fazer a minha, quando essa sensação passar...... vazio! Rs

Ana Paula 24/10/2014minha estante
Adorei sua resenha!Bem legal! Sou seguidora da serie e a Nora desperta na gente este sentimento de "mais".
Esta serie é perfeita! A certeza que ela continua é demais.

Gabi Braun 11/01/2015minha estante
Estou esperando o meu exemplar chegar da Submarino. Mal vejo a hora de ler!

Kelly Karina Martins 02/04/2021

Mais um caso para Eve
Vários casos da saga Mortal os mortos tem alguma relação pessoal com um dos personagens da história. Dessa vez Eve foi a escalada. Perto da época de Natal, a tenente Eve Dallas recebe a visita inesperada de Trudy Lombard. Trudy acolheu Eve em sua casa quando ela era criança e entrou no sistema, logo depois de ter matado seu pai.

A intenção de Trudy reaparecer na vida de Eve depois de tanto tempo é conseguir dinheiro da tenente e de seu marido milionário Roake. Depois de abordar os dois e não conseguir nada, Trudy tentar armar contra os dois se machucando para tentar chantageá-los, mas alguma coisa dá muito errado e Eve encontra Trudy morta.

Além do assassinato de Trudy e as lembranças sombrias da época que morava com ela, Eve ainda tem que lidar com Bobby e Zana, filho e nora da vítima que estavam juntos com ela em Nova York.

Eve questiona sua capacidade de lidar com o caso; ela não gostava de Trudy, mas vai fazer o que estiver ao seu alcance para fazer justiça e resolver o assassinato. Com isso, Dra Mira, psicóloga da polícia, mostra-se mais amiga do que nunca de Eve; além de dar suporte profissional, fica o tempo todo de olho na tenente para que nada desse caso e da ligação com seu passado lhe atrapalhem na investigação e em seu emocional. A médica descreve muito bem os sentimentos de Eve em relação a Trudy.

Recordação Mortal é a história em que de maneira nenhuma conseguimos separar a policial da mulher e da menina traumatizada, porque tudo isso junto faz Eve ser tudo o que ela é hoje. Para solucionar o caso a tenete precisa recordar de parte de seu passado e ir a fundo em conhecer a vítima e seus segredos.

Lizz 22/04/2020

Amo! Como sempre me cativando com seus personagens incríveis!

JoBarata 23/05/2022

A gente lê um livro que gosta, torce pelos protagonistas e quando acaba fica um vazio! Esse eh o bom de séries, porque temos a chance de nos envolver em novas histórias!

Este foi o 2º livro da série mortal que li? confesso que demorei pra engrenar porque comparava com o anterior, porém, a medida que vão passando as páginas, a gente vai ficando presa as recordações do passado de Eve e sabendo um pouco mais da história dela. Fica querendo descobrir logo quem cometeu o assassinato da ex cuidadora de Dallas que tanto a traumatizou quando criança!

Termino mais um livro da série mortal louca pra ler um terceiro!!!

May 21/02/2020

Recordação Mortal.
Começar falando que o livro é bom é até um clichê, já que todos dessa série são ótimos. O livro te faz pensar a todo instante que é o assassino, ora pensando que é algo óbvio, ora pensando que não, e é isso que prende o leitor do início ao fim ao livro.

Andréa 03/06/2020

A mãe de Eve
A mãe adotiva de Eve aparece e tentar chantagear Roarke, em seguida aparece morta.

TanSantos 18/03/2021

Mais uma aventura de Eve Dallas! Agora ele se vê envolvida com alguém do seu passado que retorna para atormentá-la, mas, como sabemos, isso sempre só a fortalece ao final. Gostei muito de como a trama se desenrolou... série Mortal... ao infinito e além! rsrsrs

Ally 25/09/2020

?Recordação Mortal? traz fantasmas do passado de Eve Dallas para sua vida de casada. Ela será obrigada a lembrar de recordações a muito tempo esquecidas, quando uma mulher dizendo ser sua mãe aparece na Central de Polícia. Trata-se de Trudy Lombardi, sua antiga mãe adotiva. A mulher que tornou sua vida um inferno por alguns meses durante sua infância. E, agora, voltou a sua vida para tentar extorquir-lhe dinheiro.

Depois do encontro com Trudy, Eve fica abalada e demora um tempo para se recuperar. Mas com a ajuda de Roarke, Eve está pronta para enfrentar Trudy. Entretanto, quando a procura em seu quarto de hotel, encontra-a morta. Trudy foi assassinada. Quem teria feito isso? Quem seria seus inimigos? Por sorte, ela e Roarke estavam fora da lista de suspeitos, pois na hora do assassinato estavam na presença de vários convidados em sua festa de Natal.

Na busca pelo assassino, Eve contará com a ajuda de Roarke, sua parceira Peabody, o Capitão Finey e a doutora Mira. Terá que lidar com pistas falsas e mergulhar no passado de Trudy. O assassino seria algum cúmplice de Trudy em sua tentativa de extorquir dinheiro dela e de Roarke? Se Trudy a havia procurado, será que ela não procurou as outras garotas acolhidas em sua casa para chantagear? Poderia ser uma dessas garotas a assassina? Respostas para essas perguntas são respondidas ao longo do livro. E, no fim, o assassino é .... Vou deixar você ler o livro para descobrir.

Juliana Vicente 16/10/2014

Assim que Recordação Mortal chegou aqui, parei tudo e mergulhei fundo no cenário futurista que permeia a série, sem falar que é um prazer gigantesco reencontrar velhos amigos.

Nesse livro conhecemos um pouco mais do passado de Eve, sua infância não foi fácil e é sempre muito difícil lidar com as lembranças, quando é obrigada a relembrar detalhes, as coisas saem do controle e por mais durona que seja acaba precisando da ajuda de Roarke para afastar os pesadelos. É apaixonante acompanhar a relação desses dois, a cada livro somos surpreendidos com momentos encantadores, repletos de confiança e amor. É gente, eu sou total e completamente ligada nessa série e apesar de curtir muito o lado investigativo da série, curti muito que em recordação mortal Roarke esteja tão presente.

Diferente dos demais livros, não teremos múltiplos assassinatos, o foco será a morte de Trudy, a pessoa que surge do nada trazendo memorias há muito enterradas. Eve irá fazer de tudo para encontrar os motivos por trás dessa morte, e irá contar com a ajuda de sua parceira Peabody.

Ah, nesse volume é quase natal e se você é acompanha a série sabe que Natal com Roarke é sempre algo especial! É muito divertido acompanhar Eve nas compras.

A autora conseguiu criar um mistério bem amarrado e só fui suspeitar de algo quase no final, aos poucos a Eve vai descobrindo os fatos e amarrando as pontas soltas, permitindo que o leitor suspeite das pessoas certas e erradas.

Eu queria muito que a editora publicasse mais livros da série por ano. Eu sei que é um processo complexo, que leva tempo, mas é que essa série é tão, tão, tão incrível que é impossível não querer mais. Sem dúvida esse foi um dos livros que mais gostei da série, possui todos os elementos que me tornaram fã.

Abaixo vou deixar a lista completa dos livros publicados no Brasil.

1. Nudez Mortal
19. Visão Mortal
20. Sobrevivência Mortal
21. Origem Mortal
22. Recordação Mortal

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/10/recordacao-mortal-j-d-robb.html

Dany 29/12/2021

E lá vamos nós.conhecer mais uma peça do passado turbulento da tenente. Ela vai passar por mais bocados, mas conseguirá a sua maneira se sobressair.

Rose 20/10/2015

Estamos perto do Natal e Eve está tentando comprar os últimos presentes que ainda faltam e preparando-se "psicologicamente" para a grande festa que ela e Roarke dariam em casa.
O que ela não esperava e nem estava preparada, era dar de cara com a "mãe" que o sistema lhe impôs em um momento muito delicado de sua vida. Ali, bem na sua ala na delegacia,estava aquela que não usava os punhos para maltratar Eve.
Eve perdeu o chão e precisou do pouco autocontrole que lhe restava para sair dali e chegar em casa. Felizmente ela não está mais sozinha, e mesmo contra a vontade Roarke lhe ampara.
Em seu nervosismo ela acaba não percebendo o que de fato o que Trudy queria, mas Roarke entendeu logo de cara, e como um frio jogador que era, preparou-se para a próxima jogada. Ele ia dar uma lição em Trudy para que ele nunca mais pensasse em chegar perto de sua mulher.
Trudy não ia deixar barato, e estava pronta para o revide, até aparecer morta no seu quarto de hotel. Agora seria Eve a responsável em descobrir quem teria matado Trudy. Antes, claro, ela teria que provar que nem ela e nem Roarke tiveram nada haver com o assassinato.
Eve arregaçou as mangas e começou a cavar. Seu faro policial apontava para a perfeita esposa de Bobby, filho de Trudy. Zana era perfeita demais para o gosto de Eve, e isso por si só já era muito suspeito. Mas ela também sabia que a vítima em questão tinha muitos inimigos. Ela também levava em conta que seria Bobby, aquele menino que levava comida para ela, quem mais lucraria com a morte da mãe.
Eve teria que investigar tudo e a todos para descobrir quem matou esta megera. Isso também traria recordações de um passado que ela gostaria de esquecer e que insistia em se fazer presente. Ela tinha que descobrir quem matou Trudy, pois só assim ela poderia encerrar de vez esta capítulo de sua vida.
Acho que este foi o mais fraco livro da série que li até agora. Não por ser mal escrito, ou por não ter sentido, mas talvez por fazer sentido demais... Louco isso né? Mas é que neste volume eu não senti aquele frisson na barriga para descobrir o que ia acontecer a seguir. Logo no início eu já soube quem seria o culpado e o porquê, então logicamente esta parte ficou chata para mim. Mas em compensação, os diálogos entre Eve e Roarke continuam ótimos, assim como os personagens secundários e suas histórias. O enredo é bom, redondo e sem pontas soltas, mas não me trouxe nenhuma surpresa como os anteriores, principalmente como já citei, em relação a resolução do crime. Isso não quer dizer que vá acontecer com você.
Sempre perguntam se estes livros podem ser lidos fora de ordem. Até pode, visto que cada livro tem seu crime solucionado, mas o que ocorre, é que você acaba perdendo a evolução dos personagens. Esta evolução é nítida de volume para volume, além de ser muito gostosa de acompanhar, por isso não acho legal ler fora de ordem. Claro que isso é minha opinião.
E vocês, gostam desta série? Acompanham os livros? Já leram este? O que acharam? Também descobriram as coisas antes?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Clau Melo 27/01/2023

Literalmente foi pro brejo...
Literatura americana, 2006/2014. #22 Série Mortal. Releitura.
A vilã desse livro é o cão!
Adorei a forma como a Eve conduziu a investigação.
Mais uma vez dei muitas risadas!

Em Recordação Mortal, a corajosa tenente Eve Dallas é forçada a mergulhar de volta em seu passado. Trudy Lombard, uma mulher cruel e oportunista que diz ser sua mãe, aparece na Central de Polícia e desperta as piores lembranças na tenente, fazendo-a relembrar o tempo em que era atormentada e torturada diariamente. Mas parece que Eve não foi a única a sofrer nas mãos de Trudy, e talvez alguém esteja em busca de vingança.

Sandra 20/05/2021

Recordações nas véspera de natal.
Gostei muito de saber um pouco mais sobre a infância da Eve, apesar de ser tão triste, mas acho que não teria como ser diferente. Essa série nunca decepciona

Marcela262 18/08/2023

Um dos melhores de toda serie , amei ver a infancia da Eve alem do quarto de hotel em dallas e saber mais dela entre isso e ela se tonar quem ela 'e agora.

Sra.Smith 20/03/2024

Recordação mortal
Mas um livro da da série mortal finalizado, e eu só tenho uma coisa a dizer: não existe outro igual.

Sério mesmo, é envolvente, traz casos interessantes, é fluido, tem personagens muito "peculiares", a dinâmi da equipe, meio que não temos nem do que reclamar.

Esse caso em especifico vai envolver o passado da Dallas, ou seja, dor e sofrimento. Mas o melhor de tudo é saber que apesar de tudo que ela passou isso não a tornou uma pessoa ruim, mas sim uma grande policial, como diria o Roarke: você desde de muito nova já possuía um olhar de tira. Então nesse caso a tenente vai se deparar com memórias ruins do seu passado quando se vê cara a cara com uma pessoa que nunca mais esperaria rever, essa pessoa é nada mais nada menos que sua antiga cuidadora, uma espécie de mãe adotiva (no caso uma megera sem escrúpulos).

O caso vai tomar um novo rumo a partir do momento em que essa senhora é encontrada morta no quarto do hotel. Ela estava totalmente surrada ( a princípio ela havia se autoespancado para poder chantagear o marido da Dallas), pois é o tiro saiu pela culatra kskksk.

Dallas e Roarke continuam sendo um casal muito invejável.