O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

chavesz_ 23/07/2023

Muito bom, porém?
O trabalho de revisão e preparo de texto deixam muito a desejar. Palavras escritas erradas, erros de tradução, pontuação e ortografia podres?

Porém, apesar desses detalhes, a história é MUITO boa e me deixou instantaneamente obcecado. Não consegui parar de ler, é um livro que mexe com a gente! Em vários momentos, comecei a comparar os eventos do Teste com os vestibulares (ENEM) que temos no Brasil, e fiquei assustado com a semelhança. É como se vivêssemos em um universo extremamente parecido!

Estou ansioso para ler os próximos, pois o final me pegou e me deixou com gostinho de ?vai dar merda?, que é algo que eu AMO!

Victor 17/07/2023

O Teste
O universo distópico aqui é bem legal, trazendo algo parecido com jogos vorazes, mas tem suas características que o tornam próprio
Os testes são bons, e os acontecimentos pegam de surpresa.
É em primeira pessoa, o que, em alguns momentos, torna um pouco lento a narrativa dos pensamentos e sentimentos da protagonista.
O livro é muito bom e quero ler a trilogia toda. É um livro que prende e faz querer ler o próximo capítulo sem parar.

Kim Dervage 22/02/2023

Meu Deus, q tensão absurda!
Estava indo tudo bem, até o pai da Cia contar suas memórias do Teste, depois disso, nada mais podia ser visto de forma inocente, tudo parecia trazer risco.
Estou bem impressionada pela inteligência da Cia, ela é muito observadora e perspicaz. O pacote de suas habilidades a torna uma ótima protagonista, e a faz conseguir tudo q conquistou.

Ainda no começo do livro, comecei a ter um sentimento dúbio em relação ao Tomas, parecia q algo ia acontecer e q ele ia trazer uma péssima surpresa (acho q sou desconfiada demais).

O livro em si é bom, só não majestoso quanto Jogos Vorazes. Fiquei com tremedeira conforme os testes iam passando. Não costumo ler suspense, me deixa meio enjoada, mas a história me cativou a ponto de querer continuar.

Vale a pena dar uma chance para essa distopia mais pesada, estilo Round 6.

lais351 12/02/2023

"Cia. não confie em ninguém."
Li este livro em 2016 e nunca continuei a trilogia, mas sempre me lembrava da mistura de sentimentos e reações que eu tive da primeira vez.

é um livro incrível apesar de não ser extraordinariamente inovador. tem tudo o que um livro de distopia deve ter e que eu amo. é uma leitura super recomendável para quem está começando nesse gênero. tem algumas partes que podem, sim, ser monótonas e com um ritmo chatinho como eu mesma pontuei em uma das minhas atualizações de leitura, mas ainda assim vale a pena.

você entende a Cia, a personagem principal, e se simpatiza com ela logo de início, o que é meio difícil para mim em muitos livros.

o romance era esperado e foi super fofo, mas o que realmente me surpreendeu foram os plot twists. mesmo que fosse uma releitura e eu me lembrasse de alguns pontos, eu ainda me surpreendi e muito com as viradas na história, com as traições... fui pega de surpresa com todas, me questionando até da minha própria percepção dos personagens. e sem falar nas partes em que fiquei com o coração na mão, devido a escrita cirúrgica da autora quanto às cenas de maior tensão. de verdade, incrível!!

se você estiver procurando uma leitura "tranquila" e um pouco nostálgica, eu indico muito este livro

Gabriela936 08/02/2023

Me fez gostar de leitura.
Distopia, romance, personagem feminina forte, competição, muitos plot-twists de explodir o cérebro, mocinho perfeito... AMEI!
Primeiro livro que eu li de verdade por livre e espontânea vontade, me fez realmente me encantar por esse universo da leitura.
História cativante, que te prende do início ao fim. O único alívio é que tem continuação.

Nicolassimaoo 06/02/2023

Farofa resume
Um bom livro pra passar o tempo se não tiver algo mais interessante pra ler.
Eu estava com uma vontade de ler uma distopia com as mesma fórmula de jogo vorazes, a seleção, divergente entre outras várias e encontrei essa trilogia, e infelizmente o começo foi fraco mal ambientado, protagonista muito ingênua e se o "o teste" é para ir estudar em uma universidade porque caralhos a Cia tem 16 anos???

Quando o teste começa e temos as primeiras etapas eu gostei bastante porém a nossa querida protagonista é tão superdotada de conhecimentos que não fazem nem sentido ela saber sobre, e ela acaba fazendo tudo com uma facilidade absurda, outro problema é que "vivemos" muito nos pensamentos de Cia e as poucas interações que ela tem com o resto do grupo é muito superficial entao qualquer interação parece rasa e forçada, no meu ponto de vista.

Tem um romance bem meia boca porque o menino literalmente gosta dela desde o primeiro contato dele com ela, certo que os dois tinham ""crescido juntos"" na mesma província mas ela diz que não eram tão próximos, e pra mim foi uma proximidade estranha que me fez desconfiar do personagem e eu jurei que poderia ser o plot, mas quem sabe no próximo livro.

A parte da floresta??? Se tornou uma coisa extensa e maçante pra mim, tudo que acontecia parecia favorecer a Cia, eu não senti aflição em nenhum momento de perigo dela por simplesmente saber que ela ia de uma forma milagrosa conseguir oque precisava bem na hora e o sexto sentido dela então nem se fala a mãe dina desse universo.

Sem contar os vários furos durante a história e espero que alguns questionamentos que são feitos possam ser esclarecidos no próximo livro, como por exemplo as pessoas que reprovam no teste são mortas? Os monstros realmente eram humanos transformados? Qual é a importância do rebelde que aparece pra ela na floresta?

Juliana 05/02/2023

Um livro incrível
Primeiro, eu já sabia que teriam traições, mas nunca imaginei que fosse terminar do jeito que terminou. Esse livro me prendeu de um jeito muito bom, fiquei viciada. Necessito saber o que aconteceu com a Cia e Tomas. Em falar nele, me apaixonei por ele desde que a Cia disse que ele tinha covinhas. E desde então, não me arrependi.

Friskizinha 02/02/2023

PERFEITOPERFEITOPERFEITO
eu digo com toda a tranquilidade que esse é o melhor livro que eu já li na minha vida.

e foi por conta dele (que aliás achei jogado todo acabado em um adote um livro) que eu descobri meu estilo favorito de livros: distopia.

EU SIMPLESMENTE PANFLETO ESSE LIVRO PRA TODO BOOKSTAN QUE EU CONHEÇO.

mesmo que você não goste de distopia vale mto mto mto a pena dar uma chance pra O teste.

você vai rir, chorar, sentir raiva, se sentir um gênio, desconfiar de todo mundo e em cada um desses processos você vai se apaixonar mais um pouco, principalmente pelo desenvolvimento da protagonista.

RECOMENDO MUITO MUITO MUITO
Juliana 06/02/2023minha estante
Eu terminei ontem e eu ameiiiii. Mas, vc poderia me explicar o final? Eu fiquei confusa. Foi injetado alguma coisa no pescoço dela e do nada parecia que ela tava em outro mundo

mai celestino 09/01/2023

Um verdadeiro suco de distopia
O que acontece se você mistura Jogos, Divergente, Feios e Maze Runner? Esse é O Teste. O livro te traz a memória vários outros livros de distopia, ou seja, não é muito original, nada surpreendente nem empolgante o suficiente. Uma garota num governo totalitário que decide seu futuro. É uma narrativa ruim? Não. A ideia dos teste é interessante [as primeiras fases foi o período mais elétrico de todo o livro]. Mas tem uma escrita um tanto morna, passa um longo tempo com descrições repetitivas [quando a personagem está no teste final é tortuoso e parece que ela nunca vai chegar ao destino]. E no fim te faz querer ler a continuação por conta das pontas soltas não por um "grand finale". Estou com espectativa de que o próximo traga o frisson que tanto esperei.

Tatá 07/01/2023

O TESTE
MUITO BOM !!!!
Comecei o ano com essa leitura sensacional ! No início lembra a jogos vorazes mas ele tem seu destaque e sua história, sinto cada fase do teste como Malencia , preciso logo da continuação para contestar todas minhas suspeitas sobre Tomas
Indico demais , só leiam!

julia 07/01/2023

muito bom!! realmente é parecido com jogos vorazes, como muita gente fala, pelo fato de as pessoas viverem num mundo pós apocalíptico com um governo centralizado num território que sobreviveu aos desastres, e precisarem passar pelos jogos (nesse caso o teste) que em jogos vorazes, a protagonista tem o objetivo de sobreviver.

mas a originalidade do livro ?o teste? está justamente no objetivo de cia, totalmente diferente do de katniss, que é entrar pra universidade e conseguir condições melhores de vida.

por isso gostei muito da história, adorei ver a forma que cia lida com as provas, sua forma de raciocínio, sua esperteza e lógica, isso me prendeu muito na leitura.

tive uma experiência incrível com esse livro e recomendo pra todo mundo, especialmente os apaixonados por distopias como eu :)

Lari 06/01/2023

Eu tenho muito carinho por esse livro. A sua história, uma bela mistura dos clássicos jogos vorazes e divergente, criam um mundo caótico, no qual a luta pela sobrevivência mistura com o desejo de entrar na universidade.
A história de Malencia montando o quebra cabeça de seu governo, misturando o passado de seu pai e as pitadas de um amor da infância.