O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

sof 31/08/2022

Uma imitação boa de Jogos Vorazes
Eu imaginei que seria a mesma vibe de Jogos Vorazes, mas no decorrer do livro fui percebendo que era a mesma coisa com palavras diferentes. Não significa que o livro é ruim, inclusive estou curiosa para ler os próximos, mas é tão parecido com Jogos Vorazes que cheguei a pensar que a autora pudesse ter sido processada. Uma leitura fácil e rápida que cativa e instiga, mas com um final extremamente fraco e previsível :/
___ 31/08/2022minha estante
Concordo com tudo !!!!

Duda 26/08/2022

Me deu uma nostalgia ler esse livro. Nunca li antes, mas voltei a época da adolescência com Jogos Vorazes e Maze Runner. Levou um tempo pra gostar o mínimo da protagonista pq pra mim ela é muito normal, não me apeguei. Mas gostei da história e tô curiosa pra saber o desfecho de tudo.

Glabys 22/08/2022

A quase decepção q virou favorito! ?
Não vou mentir, comecei esse aqui com um leve medo de n gostar. A distopia lembra um pouco de Jogos Vorázes, por isso fiquei apreensiva em ser mais uma cópia daqueles livros q eu tanto amo. Mas, com o desenrolar da história, fui descobrindo q O Teste traz uma trama única e mto inteligente!
A escrita é rápida e fluída;quando vc vê já leu uns três capítulos totalmente sem querer. Os personagens são 8 ou 80, ou vc ama ou vc odeia, afinal n se pode confiar em ninguém!
O final me deixou de queixo caído. Quando eu comecei a me sentir uma trouxa por causa da finalização simplérrima da história, os últimos parágrafos salvaram TUDO! ?

Bora se enfiar em mais uma trilogia distópica! ?

Paloma Mazza 18/08/2022

Ansiosa para o próximo
Adorei o mundo distópico que a autora criou, a inteligência e a esperteza das pessoas, revitalizando o mundo depois de uma grande destruição. Concordo que é uma junção de jogos vorazes com divergente, e eu adorei.
O livro é fluido, quando começam os testes eu não consegui largar, o último teste me fazia ler com cautela por medo do que viria. O final foi bom e deixou muitas perguntas que dá vontade de pegar logo o segundo.
A forma como a protagonista começou o livro e a forma como terminou mostra o quanto ela cresceu.
Gostei muito da história, li muito rápido, me decepcionei com alguns personagens, fiquei pasma com outros, vamos ver se os sentimentos vão se manter no próximo livro. Vira uma montanha russa pq tem personagens que eu fiquei arrumando motivos pra não odiar, mas tem vezes que não tem como RS
Enfim, apesar de parecer ser uma inspiração em outras duas séries, achei a escrita bem criativa, e os personagens com mais personalidade e inteligência, espero que o final da trilogia não me desaponte como em outras.

Lara.Elo 06/07/2022

Cativante!
O enredo me deixou um pouco a desejar, mas conforme a narrativa vai se encaixando, a história fica interessante. No momento em que a personagem precisa lidar com os diversos desafios, dentre eles uma linha entre confiança e sobrevivência, com várias reviravoltas sobre os personagens. Deixando-me curiosa sobre perguntas no momento, sem respostas. Pretendo sim, ler os próximos dois livros. Estou apaixonada, principalmente agora que sou nova nesse mundo literário.??

Manu 28/06/2022

Por favor
me indiquem romances clichês com representatividade lgbt +12 ou +13, quero terminar o mês do orgulho com esse te

Silvia.Jaine 17/06/2022

Fraco
Totalmente uma tentativa de misturar jogos vorazes com divergente e vai chega nem perto de acertar.. o primeiro livro eu já li forçando, o segundo não consegui passar das primeiras páginas

Madu 13/05/2022

Uma farofa legal de distopia!!!
Esse livro praticamente é uma junção de distopias famosas tudo junto e misturado e escrito de uma forma bem fluida.
A autora te joga num mundo um pouco diferente do nosso sem explicar nada, como se a gente já soubesse como tudo funciona e de alguma forma isso não fica confuso e deixa a leitura mais leve, embora no final do livro pareça que nada do mundo distópico seja realmente desenvolvido.
O livro apresenta uma protagonista bem legal de acompanhar, a Cia é uma menina muito esperta e sabe dar as prioridades as coisas certas. A partir disso vemos um romance slowburn que é até gostosinho de acompanhar e da um quentinho no coração quando o primeiro beijo rola depois das 100 páginas (+/-).
O livro se torna um clichê da distopia, que não tem nada de novo e diferente para apresentar. O assunto social e político que quase sempre é apresentado nesse gênero não é muito bem tratado e isso faz ele ficar em um lugar comum. Mas como dito anteriormente é um livro gostosinho de acompanhar, as emoções chegam até você sem muito esforço e isso te faz entrar na história (eu mesma consegui ser trouxa mesmo sendo uma releitura).
Alguns acontecimentos desse livro são muito favoráveis para tudo dar certo para a Cia, mesmo as vezes não fazendo muito sentido essas coisas acontecerem.
Enfim, não é um livro muito detalhado nem desenvolvido na distopia, mas não achei uma leitura ruim. Fez eu passar o tempo, ter boas sensações e curtir acompanhar os personagens e por esse motivo minha nota subiu de 2,5 estrelas para 3,0. Se for ler esse livro, não vai com muita expectativa, só relaxa e aproveita a farofada.

Rafael2343 12/05/2022

Eu tava com essa trilogia na minha lista de leitura tem anos (do tempo que as distopias estavam em alta) e não dava muita fé por conta desses títulos e capas que não são nada convidativos mas, com o decorrer da leitura, me vi preso e sempre na curiosidade do que ia vim a seguir a ponto de parar pra notar e já ter chegado ao fim.
Espero que os demais sejam nessa mesma pegada e que não vá decaindo. Essa mistura de ?3%? com ?Divergente? e até ?Jogos Vorazes? foi na medida certa. Poderia mudar umas coisas? Sim. Mas mesmo assim a leitura é muito fluida e interessante. Cia até que não é uma personagem chata de se acompanhar, muito pelo contrário.

Vamos ver o que vem a seguir.

Bruna 27/04/2022

Demorei a engatar a leitura, mas o livro chega num ponto que é quase cruel parar de ler. Tantas perguntas estão sem respostas, que venha o próximo livro.

Alexia 26/04/2022

Resenha
Eu senti que algumas partes dele eram bem paradas, mas o livro em si compensou muito eu amei a história e gostei do plot me indicou a ler segundo , aj quero adquirir ele na minha estante

natholvr 05/03/2022

O início eu achei extremamente parecido com Divergente e Jogos Vorazes, mas por ter sido publicado na mesma época em que distopias estavam em altas não levei muito em consideração e continuei a leitura... E que surpresa que tive ao perceber que estava completamente envolvida na leitura, esse universo faz você querer saber mais e mais a cada parágrafo, é realmente uma leitura fluída e rápida. Mas nem tudo são flores e algumas coisas né incomodaram no livro, irei lista-las, pois para mim é mais fácil. A partir daqui terão spoilers

- erros de continuidade (existe uma cena em que a Cia diz que falta 50 metros para chegar até a rua e em algumas frases depois diz que ainda falta 100, a guria tá pior que eu em noção de distância)

- muita conveniência (1- em todas as provas a Cia pensava "graças ao meu pai..." "Graças ao zeen.." e por aí ia, parecia que todas as provas eram pensadinhas pra ela. 2- abundância de remédios por semanas e eles só acabam justo 1 dia antes dela conseguir atravessar a linha de chegada. 3- as bicicletas que ela montou que só durariam "poucos dias" mas aguentaram por semanas)

- o romance forçado (a autora tenta fazer um romance, mas sejamos sinceros aqui, não existe química alguma entre Cia e Tomas)

- erros na escrita (esse eu nem culpo a autora, pois possivelmente pode ser erro na hora da tradução, mas que existe diversas frases erradas ao longo do livro a isso existe)

Yuka 09/02/2022

Malencia,  conhecida como Cia, está se formando e após a formatura seria anunciado se alguém foi selecionado para O Teste, onde os melhores alunos são escolhidos para liderar a reconstrução do mundo pós guerra. Cia mora na Colônia Cinco Lagos e entre seus irmãos, ela é a primeira a ser escolhida. Empolgada por dar orgulho à família, ela vê o olhar de seu pai quando este descobre que ela foi escolhida e a chama para uma conversa, revelando pela primeira vez como foi quando ele passou no teste e das coisas que lembra. Não são memórias exatas, são fragmentos de sonhos que parecem reais, mas que de alguma forma não se encaixam em sua vida atual, mas sem tem certeza do que realmente aconteceu, ele só pede à filha para ter cuidado e não confiar em ninguém, principalmente porque fazem mais de 10 Anos em que a Colônia teve seus escolhidos.
Durante a viagem para o local do Teste, Cia descobre que estão sendo vigiados desde o início. Mesmo lembrando das palavras de seu pai para não confiar em ninguém, Cia se abre para um aliado em potencial.
Chegando em Tosu City onde serão realizados os Testes, Cia percebe a gravidade da situação quando dada uma resposta errada ou amostras de fraqueza, denominam uma punição mortal. Sem saber em quem confiar e ao mesmo tempo não querendo perder mais ninguém, ela segue seus instintos e torce para estar certa.
Cia então se junta a Tomas e tentam completar o teste percorrendo caminhos perigosos e tentando sobreviver à fome e à sede, além de animais e outros competidores que não se importam em tirar a vida de outro ser humano. Durante a prova Cia tem cada vez mais certeza de que precisa passar no teste para ir para a universidade e como uma líder poder mudar o Teste, que fica claro para ela, é completamente errado.
Como ela ja sabia, após o resultado final sua resposta é Aprovada e com gratidão ela vê que Tomas também passou, porém, ela não se lembra de nada a não ser sua chegada a Tosu City,  o que aconteceu nos testes e as pessoas que perdeu, ela não faz ideia do que realmente aconteceu, até que ela encontra um aparelho que usou para gravar suas memórias perdidas...

Confesso que não pude deixar de comparar com Jogos vorazes, não que seja ruim, uma vez que algumas coisas são bem diferentes, mas a ideia ficou plantada lá. A leitura é bem fluida e chegando para o final eu não conseguia parar de ler porque queria muito saber qual seria o destino de Cia. Mas triste ver que o livro é uma trilogia,  não sei se agora tenho capacidade para continuar. Foi uma boa história, adorei a Cia, suspeitei do Tomas hahaha e ainda quero saber quem era a pessoa que ajudava ela por trás da cerca. Mas só de pensar que ainda tem mais dois volumes de traições e mentiras... acho que vou esperar um tempo...