O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Luana C. Berti 14/01/2022

? ? Indicação: Trilogia ?O Teste? ? ?
Hoje eu vim indicar uma trilogia que conclui a leitura recentemente (foi parcialmente uma releitura) e que me conquistou de uma forma quase inexplicável! Vou falar sobre cada livro individualmente abaixo:

No primeiro volume, temos um equilíbrio perfeito de distopia com jogos mortais e testes mortíferos para o aluno ser aprovado, inserindo tramas políticas bem elaboradas que me conquistaram demais, focando mais nelas do que no romance, isso simplesmente foi tudo para mim! Eu ficava cada vez mais envolvida e frenética em busca de mais informações sobre esse mundo distópico e esses testes preparados pelo governo para os alunos provarem seu valor como futuros líderes da Comunidade. Essa distopia me pegou de jeito assim como ?Jogos Vorazes?.

No segundo volume, acompanhamos a evolução de Cia e os testes de iniciação que ela enfrenta para continuar na faculdade. Temos uma rede mais complexa e assim uma inserção maior de informações de extrema relevância para o final no terceiro volume. Eu achei a Cia extremamente esperta com seus planos e, consequentemente, percebemos o quão incrível foi a autora por criar um mundo com regras tão específicas e de maneira tão interligada dessa forma, adicionando também nisso a inteligência para bolar as intrigas entre os estudantes e o governo nesse volume.

No terceiro volume muitas questões são respondidas, mas no final surgem outras que permitem o leitor questionar: e agora? O que a Cia pretende fazer com essas novas informações? E adivinhem o melhor: não tem continuação e nenhuma novella ou spin off após esse volume? CHOREMOS. A escrita dessa autora é muito boa, apesar da editora pecar na questão da qualidade do livro e também nos diversos erros de ortografias encontrados nesse ultimo volume.

Então é isso, fica aí minha indicação de uma trilogia para ser lida em três dias haha gostaram?

Ps: acho importante declarar que eu não consigo shippar ela com o cara que ela fica, eu shippei ela com vários durante a trilogia ? iludida meu pai ?

Nivea Fernandes 13/01/2022

O começo do livro era meio monótono, a quantidade de detalhes parecia que seria inútil, mas serviu bastante pra conseguir entender melhor como funciona o universo do livro. Mas logo também vem vários plots que te prendem pra ler mais e mais. O final foi ótimo, só não sei se vai ter assunto que me prenda o suficiente pra ler os próximos 2 livros, mas espero que sim. Gostei mto de O Teste!

leomathes 11/01/2022

Livro incrível, me prendeu muito do começo ao fim. História fluída e divertida, a única ressalva é o meio com 50 páginas um pouco menos empolgantes, mas excitantes de qualquer forma.
Adorei que o autor deixou alguns bons itens em aberto para o segundo livro, me deixando na vontade de ler a todo custo e descobrir de fato o que rolou nessas situações?
Pra quem já é fã de distopias como Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner e afins vai adorar!
Primeiro de 2021 :)

Wash7PR 22/11/2021

Misterioso, instigador, uma boa aventura
O Teste é mais um livro que leio do Gênero distopia. Resumindo um contexto, o mundo passou por uma guerra que acabou com a maior parte da população humana e deixou boa parte do mundo inabitável ou altamente contaminado. Somos apresentados a Malencia Vale, ou Cia para os íntimos, que faz parte da Comunidade Unida, aparentemente o que restou dos estados unidos, e único país mostrado. Nesse mundo, a maioria das pessoas tem trabalhos simples e tenta sobreviver. Somente os melhores alunos de cada região são chamados para um teste para tentar entrar na unica universidade disponível, nas somente 20 alunos serão selecionados. Cia está prestes descobrir que o teste é mais do que apenas provas....
Sobre o Livro em si, é de leitura fácil. O mundo é muito bem construído, tem bons personagens, e o desenvolvimento da protagonista também é muito bom. Traições, mortes questionamentos morais, tem de tudo.O fim deixa um gosto de quero mais. A todos que gostam de coisas parecidas com jogos vorazes, recomendo.

Tico 01/11/2021

Releitura depois de muito tempo
Muito legal voltar para esse universo distópico. A ambientação foi bem feita, por ser parecida com muitos outros livros não é difícil de visualizar. Sobre os personagens: eu lembrava do nome de alguns, mas não de todo o seu desenvolvimento e questões que são levantadas ao longo do seu desempenho no teste. Eu tinha alguns flashs, lembrava apenas da quarta etapa, do que acontecia no final, do personagem que faz coisas erradas, mas não lembrava do mistério sobre um personagem e o que ele fez ou não durante o meio do livro. A construção e evolução da Cia é muito boa. A representatividade existe, mas é pouca entre os personagens principais, o livro é antigo então não é de se esperar tanta diversidade. Eu AMO o final acho que deixar esse mistério em relação a duas personagens já conhecidas e ter toda a expectativa das lembranças me prendeu para continuar a história.

Karencrazy2 30/10/2021

Só queria ter a inteligência da Cia
Sem dúvidas a melhor distopia que já li, parece um apanhado de tudo que se é possível em um mundo distópico. Cia tem todo o meu coração 💖

livia1088 27/10/2021

bem legal!! é uma distopia que cumpre o que promete. vi umas semelhanças com jogos vorazes e divergente, porém o livro é original, e eu super recomendaria p as pessoas que gostam dessas trilogias.

Ingridy Fontana 24/10/2021

De tirar o fôlego
Para mais resumos no meu Instagram @ingridyfontana
Quase impossível de largar!
Jovens recém formados são mandados para testes para tentar entrar na faculdade em um mundo pós-guerra, e somente a personagem principal, Cia, sabe das possíveis verdades do que acontece lá, graças aos sonhos de seu pai, onde os alunos que fracassam pagam por seus erros com a própria vida!
Parecido com #JogosVorazes , essa história te prende do início ao fim.

Anna 26/09/2021

O teste é uma mistura de jogos vorazes e divergente, a autora fez a gente entender as motivações da personagem. Recomendo!

Lohanna12 24/08/2021

Uma Boa Leitura!
Já fazia um Bom tempo que queria ler esse livro e agora que li, posso dizer que para mim foi uma boa leitura. Gostei da personagem principal Cia que é uma garota forte e inteligente.
A narrativa da historia tem um quê de thriller fazendo com que o leitor comece a desconfiar do personagens.
A escrita da autora eu achei muito boa e fluída ajudando na rapidez da leitura. A historia pode se assemelhar um pouco com Jogos Vorazes (só um pouco mesmo), principalmente na quarta parte do Teste.

Enfim, foi um ótimo passa tempo, gostei muito das cenas de ação, o final deixa um gostinho de quero mais para já ler o próximo livro.

ana 23/07/2021

A leitura não é parada e depois da página 100 que a historia corre mesmo. Eu gostei e também gostei da protagonista.
Porém confesso que não estava tão animada para ler o próximo livro, mas a última página me fez sentir curiosidade pra ver como vai se desenrolar.
O ponto negativo é o romance, chatinho e forçado demais. Não tinha necessidade e a história ficaria bem melhor sem.

Mary285 02/07/2021

Parece cópia, mas é mais original do que se pensa!
Um livro que se assemelha muito á jogos vorazes e divergente em um primeiro instante, contudo, o desenrolar da história é empolgante e original. Charbonneau utilizou uma trama muito boa, ambientada num futuro distante e distópico de um EUA pós guerras, onde a educação em universidades era privilégio apenas das melhores mentes testadas. A autora não só promete, mas como também entrega um trabalho primoroso que nos faz refletir sobre confiança e governo.
Eu amei essa obra e é uma das minhas favoritas do ano.

Lucas.Domingos 17/06/2021

Um tanto quanto uma mescla...
Senti bastante influência de jogos vorazes e divergente na história. É um bom começo, mas com pouca originalidade. Eu recomendo a leitura com ressalvas.
No mais, é uma distopia que segue o modelo das tantas outras.