O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Lucas.Domingos 17/06/2021

Um tanto quanto uma mescla...
Senti bastante influência de jogos vorazes e divergente na história. É um bom começo, mas com pouca originalidade. Eu recomendo a leitura com ressalvas.
No mais, é uma distopia que segue o modelo das tantas outras.

Daiane 31/05/2021

No começo, eu não esperava muito.
Mas conforme eu fui avançando na leitura, fui gostando. O livro é puro suspense do começo ao fim. Terminei de ler em 3 dias porque depois de ansiosa com um trecho é impossível parar. Já iniciei a leitura do segundo livro da trilogia. "Estudo Independente".

David 07/05/2021

?Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais pretos ainda,não é o que dizem?
Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas??

?O seu tempo está acabando?

Se você estiver procurando um livro pouco conhecido de distopia , aventura, ação,drama política e uma pitada de romance, esse com certeza é o livro certo para você. Eu comecei a ler ele por causa da minha irmã e me apaixonei completamente.
Você consegue se apaixonar totalmente pela Malencia ?Cia? por conseguir ver que mesmo ela sendo nova,ela é totalmente inteligente é esperta sobre qualquer situação.
As cenas de ação te prende totalmente e você não vê a hora de acabar.

Ari 06/05/2021

Foi uma boa experiência de leitura
Gostei da narrativa da escritora, mas é um plot que já vi várias vezes.. vou dar continuidade na sequência, ver onde essa história vai dar

FPViviani 07/04/2021

Mesmo com uma clara inspiração em Jogos Vorazes (e não digo isso só por ser uma distopia), O Teste consegue trilhar seu próprio caminho no gênero.
Com um enredo interessante, e até um pouco adolescente, esse livro conseguiu me cativar e me impelir sob suas trezentas páginas.
Os personagens, em suas maioria, tem suas características que ajudam na profundidade da história.
A exceção achei, justamente nos dois protagonistas, que apesar de sete personagens legais, tem personalidades extremamente parecidas, a ponto da diferença entre eles se resumir ao seu gênero.
Encontrei alguns problema, que não sei se foram má escrita da autora ou má revisão da editora, mas frases que se contradizem e personagens que surgem nos locais do nada são comuns. Apesar disso, consegui me divertir bastante lendo, e recomendo O Teste pra quem sente saudades de uma aventura distópica.

Ana 06/04/2021

Estava achando bem mais ou menos no começo, na verdade nem conhecia o livro, foi um achado de sebo.

Apesar de achar a narrativa meio confusa em algumas partes e até mal desenvolvida em algumas partes eu gostei do livro. Até a metade eu estava lendo com o pensamento de que não continuaria a saga, só terminaria o primeiro por já ter começado. MAS agora que acabei não vejo a hora de ler a continuação. Perdida no personagem eu diria kkkkk

Aimée 02/04/2021

O Teste #1 O Teste – Joelle Chatbonneau
“— O processo do Teste consiste de quatro partes. Nos próximos dois dias vocês vão se sentar para os exames escritos. Eles avaliarão seu conhecimento de História, Ciências, Matemática e Leitura assim como darão uma ideia de sua lógica e de habilidades para resolver problemas. Depois de esses testes serem corrigidos, vamos fazer nossos primeiros cortes.
A tensão na sala se eleva um pouco. Aperto com mais força a mão de Tomas, o que deve ser desconfortável para ele, mas ele não reclama.
— A parte dois é uma série de exames de aptidão que permitirão que vocês demonstrem suas habilidades para transferir conhecimento intelectual para uso prático. Aqueles que passarem, serão convidados paraa parte três — um exame que vai testar sua habilidade para trabalhar em equipe e fazer uso das forças e das fraquezas de seus colegas. Finalmente, a parte quatro avaliará sua tomada de decisão e suas habilidades de liderança. Aqueles que tirarem notas altas nas quatro partes do Teste, então, terão uma avaliação um a um com o comitê de seleção. Essa última avaliação pessoal e psicológica vai nos ajudar a determinar quem será encaminhado para a universidade”

Muitos leitores comentam que a trilogia O Teste é muito parecida com Jogos Vorazes, o qual não li, e é muito importante lembrar que tem sido cada vez mais difícil criar algo totalmente original. Admito que distopias adolescentes são muito semelhantes e a maioria veio na mesma época.
Conheci O Teste através de um comentário aqui no Skoob em uma publicação que fiz da trilogia Destino. Não lembro quem foi, mas me recordo da pessoa dizer que as trilogias são parecidas e que essa é melhor. E sim, esse primeiro livro foi bom.
É uma leitura que prende a atenção, você quer saber o que está acontecendo e como a Cia vai concluir cada teste. A protagonista é inteligente e demonstra isso, em alguns momentos me incomoda que ela sempre tenha a resposta pra tudo, ela é uma personagem que leva em consideração seus princípios e se possível prefere evitar os dramas.
Uma coisa me incomoda nesse livro: o leitor não sabe o nome dos pais da Cia, talvez essa seja uma informação irrelevante, mas me incomoda já que todos os personagens apresentados têm nomes, menos eles.
Tomas foi um personagem que me intrigou, fiquei um bom tempo pensando que ele era apenas um banana e no fim ele é tão astucioso quanto a Cia.
Eu não sei o porquê o governo adora matar adolescentes em distopias pôs apocalípticas, mas adoro que sempre são adolescentes de 16/17 anos que resolvem o problema.

Bruna.Liandra 26/02/2021

Nunca mais reclamo do Enem
Uma distopia incrível
Como toda distopia adolescentes que se preze tem uma mocinha forte, inteligente e bem intuitiva.
Tem um romance leve que a gente não sabe se fica feliz ou desconfiando
Um traidor que a gente já consegue suspeitar
Um governo maluco, que acha que matar adolescentes pra passar na universidade e melhor que uma simples prova.

Peguei o livro achando que seria chato, mas ele me prendeu do início ao fim, bem rápido de ler e não tem muita enrolação.
Como diz na capa ele é ótimo pra quem gosta de jogos vorazes.
Ota Fumiga 06/04/2021minha estante
SPOILER ALERT

Carol 26/02/2021

Lembrou Jogos Vorazes!
? Malencia Vale é uma adolescente que sonha em ser uma universitária. Em um país dividido em colônias que luta para se reerguer da guerra, só os melhores alunos tem a oportunidade de frequentar uma universidade e servir ao país com um propósito maior.

>> O sonho de Malencia é ser uma universitária, mas será que esse sonho é o mar de flores que ela espera??

literalmente.maya 13/02/2021

O teste
Não gostei tanto quanto achei que fosse gostar. Não digo que o livro seja ruim, mas apenas não estava naquela "vibe" de ler uma distopia. Talvez se tivesse lido em outro momento, teria aproveitado mais. Enfim.

Beatriz3261 09/02/2021

Nunca foi tão difícil entrar na faculdade
Uma leitura fácil de se concentrar. O começo é meio devagar, mas assim que o teste começa você embarca junto. Gosto de como a personagem é inteligente e sempre consegue prever qual a melhor resposta, a maior parte do tempo por puro raciocínio e não sorte ou interferência de outro personagem.
O romance com o Tomas é meio desnecessário e sem química. E o que move a história é realmente o instinto de sobrevivência dela porque o Teste do começo ao fim é insano (aplausos para a criatividade da autora), e mesmo assim a Cia não se prolonga em dramas. Ela quer muito viver e o seu senso ético e moral é impressionante.

leka2611 07/02/2021

Não consegui largar até acabar, muitooo bom. Amei muito q tem um casal meio vibe everlark e jogos vorazes, quer pra eles é bem merda mas n pra mim obv. N consigo confiar em nenhum dos meninos mas n acho q eles foram piores q o doutor lá.

soso.anami 06/02/2021

"testando" para ver se vale a pena o investimento
Para os fãs de distopias pós-apocalípticas, “O Teste”, da autora Joelle Charbonneau, é uma excelente pedida. Pessoalmente falando, por ser muito fã da Saga Jogos Vorazes e também já ter lido a trilogia Divergente, não pude deixar de comparar seus enredos e distopias. Hoje em dia, é praticamente impossível alguma mídia ser 100% original pois todo mundo busca inspiração em diversos lugares para criar suas obras. Em minha leitura de “O Teste”, mantive isso sempre em mente justamente para não ser desonesta depois em minha crítica.
O livro conta a história de Malencia “Cia” Vale, uma garota de 16 anos recém-formada no Ensino Médio. Seu país é a Comunidade das Nações Unificadas – ex- Estados Unidos da América – que, após uma guerra intensa, foi dividido em colônias para revitalização da nação. Cia mora em Cinco Lagos, um lugar pequeno, mas muito bem desenvolvido.
A garota sonha em ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pelo governo que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Pouco se sabe a respeito d’O Teste pois os selecionados não se lembram muito do processo. Após a formatura, Cia é escolhida para participar – assim como seu pai outrora também foi. Ele alerta a garota para não confiar em ninguém, principalmente no próprio Teste em si. Aos poucos ela vai descobrindo que nada é o que parece ser.
Apesar do enredo um tanto genérico, “O Teste” cumpre bem o papel esperado para o primeiro livro de uma trilogia. A autora apresenta os pontos mais relevantes, sem nos entregar a trama inteira de bandeja – afinal, existem mais duas obras para realizar essa função. Gostei do desenvolvimento dos personagens e, principalmente, gostei muito da protagonista.
Cia – diferentemente de um “Frodo” da vida – é muito independente e plenamente capaz de tomar decisões, ainda que em tão pouca idade. A garota é muito madura e racional, mesmo quando desenvolvendo sentimentos por seu colega de colônia, Tomas. A forma como a autora explorou o romance em sua obra foi muito inteligente, pois toda essa questão afetiva é deixada para segundo plano. Acredito que o foco, em uma saga distópica, nunca deva ser o namoro ou com quem a mocinha vai ficar. Não devemos pensar e discutir “prefiro fulana com ciclano do que com beltrano”, mas, sim, focar no que realmente importa. Penso eu que, se esse simples detalhe tivesse sido adotado em Jogos Vorazes, por exemplo, a saga poderia ser mais aproveitada ainda.
Outro ponto que gostei em “O Teste” foi sua escrita. Por ser uma obra voltada ao público infanto-juvenil, obviamente a narrativa é facilmente entendível. Gostei de como a autora desenvolveu os capítulos, normalmente encerrando-os de maneira abrupta e instigante. Uma coisa que me desagradou, porém, foi a passagem de tempo na própria narração de Cia. A meu ver, muitas coisas que ela descrevia (pois o livro é em primeira pessoa) eram rápidas demais, não deixando tempo para que o leitor se acostumasse com os atuais eventos. Toda essa pressa prejudicou um pouco minha experiência com a obra.
Apesar de suas muitas semelhanças com outras sagas literárias distópicas, “O Teste” consegue manter sua originalidade em termos de personagens, ambientação e roteiro. Apesar de o ritmo da história, inicialmente, ser demasiado lento, a autora conseguiu me cativar com sua escrita e me fazer avançar na leitura. Estou curiosa para saber o desenrolar dos eventos que aguardam por Cia em seu futuro na universidade. Recomendo e indico “ O Teste” para quem gosta do gênero.

lizzie 30/01/2021

eu confesso que tenho um caso de amor e ódio com esse livro.
no começo, a história era muito parada, só começou a me prender realmente a partir da página 70.
A história se passa ao redor de Cia, desde o dia do teste na colônia de Cinco Lagos, até o final do teste em Tosu City.
apesar de tudo, a leitura fluiu rapidamente. Para quem gosta de distopia, é realmente um bom livro.
e sobre a relação de cia e tomas, eu nao sei o que falar... eu acho que se desenvolveu rápido demais, ela poderia ter sido planejada de algum jeito mais emocionante, mas os dois tem química e cuidam um do outro, acho que isso já basta.

Gleiciane.Aline 18/01/2021

O teste
Desde o início desse livro, eu notei alguns pontos muito parecidos com Jogos Vorazes e Divergentes, mas depois, fui notando que apesar disso, o livro em si traz um enredo muito bom, que prende nossa atenção e com seus traços próprios. Há tempos eu não lia uma distopia, e ao ler esse, notei o quanto sentia falta dessa emoção, do medo, da vontade de ter sido diferente, etc.

Esse foi um livro que me recomendaram há uns 4 anos atrás e hoje, eu recomendo ele sim. Pra quem gosta de Jogos Vorazes, Divergente, distopias, essa é uma ótima aposta de leitura.