O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Ju 11/01/2021

Uma boa surpresa
Nessa minha vida de leitora li poucas distopias, então a maior crítica das pessoas sobre esse livro "ser uma história não original e repetitiva" não foi um problema. O ponto alto pra mim foi a construção de mundo, apesar dela ser feito ao longo do livro o que pode deixar a galera um pouco perdida no começo, visto que não me afeiçoei tanto aos personagens além do Thomas. Ele acaba com um cliffhanger gigante o que me fez pegar o segundo o livro logo em seguida. Espero que os próximos volumes sejam tão bons quanto esse primeiro

Lorrana.Dias 03/01/2021

Uma mistura de Divergente com Jogos Vorazes
Achei o livro bastante interessante e bom para acompanhar. Uma bela mistura de Divergente com uma pegada bem Jogos Vorazes. Bastante interessante!

Gabriel.Sales 28/12/2020

Divertido e nostálgico
Confesso que não dava nada por essa trilogia, já que vi muitas resenhas mistas na época de sua publicação no Brasil, justo naquele boom de distopias adolescentes. A história não me interessou tanto até esse momento, em que tive saudades de ler algo do gênero e que me divertisse e foi além das expectativas, já que foi surpreendente em muitos aspectos.
Acho que o principal ponto negativo é o marasmo em alguns momentos, mas no geral é um livro bem fluido e dinâmico. É inegável semelhanças com Jogos Vorazes, até por ele ter sido vendido como algo parecido mesmo, mas não achei que fosse só mais um amontoado de clichês e que tem o seu valor sim.

Ansioso pra continuar a saga e reviver mais desse hype das distopias de uns 5 anos atrás.

Morena Cacheada 18/12/2020

Eu achei ele bem legal, mas sinceramente, toda vez que eu gostava de um personagem algo acontecia ksksk

Viviane676 11/12/2020

Incrível
A única reclamação a fazer é: por que não li esse livro antes? É exatamente o tipo de história que me prende até o fim.

Paula 30/11/2020

Seria um livro muito melhor sem o Thomas
Ok, agradável, leve, dá pro gasto, mas.... Sejamos realistas: quem quer ler sobre casal apaixonadinho trocando carinho e juras de amor procura qualquer estilo de livro, menos sagas distópicas, né! A presença do Thomas atrapalha mais que agrega ao livro. A Cia, por si só, é uma personagem interessante. É uma adolescente de 16 anos que não sabe o que quer da vida, apenas sabe que quer ir para a Universidade, mas por viver em uma sociedade opressora, ela não sabe do que terá que abrir mão para conquistar seu objetivo.

É fácil gostar da Cia, que, por si só, seria muito mais interessante no livro se não se envolvesse em um relacionamento amoroso e não passasse a agir de forma passional, contrariando a única dica recebida: "não confiar em ninguém". Há momentos de desconfiança, mas, no geral, Cia fica cega por esse amor totalmente fora de propósito.

Diferente de outras sagas, como Jogos Vorazes e Divergente, nesse primeiro volume ainda não somos apresentados, de verdade, aos motivos que levaram aqueles governantes a fazerem aquilo. Há momentos onde o lado vilanesco torna-se evidente, mas ainda assim Thomas faz Cia se questionar disso ao longo da prova da travessia - e ela, trouxa, cai na dele, apesar de ser mais realista.

É um livro gostosinho de ler, mas apenas isso. Devo ler os seguintes porque tenho o box, mas não fiquei ansiosa aguardando por mais.

kelly 04/10/2020

Comecei pq o plot pareceu tão bom, mas foi um pouco superficial e o Tomas é chato, esperando ansiosamente ele morrer.

Filipe 03/10/2020

Leitura frenética
A primeira coisa que tenho que dizer deste livro é que lembra muito Jogos Vorazes. É uma distopia, tem um governo ditatorial, a protagonista tem uma queda pelo amigo de infância, ela precisa passar por uma prova onde tem risco de morrer, entre outros elementos. Mas o grande mérito do livro sem dúvida está no seu ritmo acelerado. Embora comece um pouco devagar, a partir de certo ponto a história decola. A escrita é muito rápida e fluida e, somado com uma boa cadência de acontecimentos, fica quase impossível largar o livro. Grande mérito da autora por conta do ritmo envolvente.

Rose 01/10/2020

Leitura Eletrizante
A leitura é fluida, ágil, não temos "enrolação" e as descrições de paisagens e do mundo é envolvente.

Os personagens são cativantes, queremos saber o que acontecerá com eles e mais importante, torcemos por eles.

Não é um livro com premissa super original, temos vários que contam sobre como o mundo foi destruído e sua reconstrução de forma bem questionável.

Recomendo para quem quer uma leitura agradável, por puro divertimento.

Samira.Santana 30/09/2020

@resenhandoromance @santanasamira
Uma mistura de Jogos Vorazes e Divergente, e para quem gosta dessas trilogias, vai amar o Teste.

? Minha, @santanasamira ,opiniao sobre os livros: por eu ser fã/Viciada em Jogos Vorazes, eu adorei essa trilogia. É uma leitura leve, te prende do começo ao fim. Não é uma trilogia com bastante romance, mas tem aquele típico casal, que enfrentam juntos as batalhas/dificuldades da comunidade. O protagonista é uma Mulher Maravilhosa chamada Cia Vale que tem dezessete anos e quer muito fazer o teste para ter um futuro dos seus sonhos.

? o legal desta trilogia, no meu ponto de vista, é como os cidadoes da comunidade são alienados com relação ao teste, diferente do Jogos Vorazes que é televisionado, o Teste é super secreto e nem quem fez sabe o que realmente fez no teste.... ???? então o leitor só vai saber do perigo do teste, quando a protagonista vai fazer - lo. E tu fica tipo WHAT? HEHEHEHE

? Sinopse " Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou; um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela."

Schumi 26/09/2020

Nossa, eu gosto de distopia, e quanto mais eu leio este gênero, da uma raiva ainda maior do governo, em todos os casos os jovens são negligenciados e torturados pelo próprio governo.

Neste caso é ainda pior pq um teste onde arrisca a vida dos jovens mais talentosos extremamentes necessários para sanar os problemas da terra. É bem tenso.

Mas a história é bem envolvente, personagens são bem carismáticos. Já estou indo pro próximo.

Sofia.Oliveira 23/09/2020

Maravilhoso e diferente
Gostei. Cada capítulo era uma surpresa. Os capítulos serem longos me deram uma preguicinha, confesso, mas a história valeu a pena.

Thalles.Haydan 22/09/2020

O teste
Achei um livro bom, te prende em diversas partes, te dá uma vontade doida de querer continuar a série, acaba com um gancho enorme, maaaaas, eu acabei tirando estrela por que o livro deixou em falta diversos pontos relativos à representatividade. O único personagem dado como negro na história, é dito como frágil e morre na segunda fase do teste. Não tem personagens LGBT e não tem nenhum outro tipo de representatividade. Existe outra questão que pode te incomodar um pouco, que é o fato de o livro ser muito parecido com Jogos Vorazes. Lembrando que esse livro foi lançado na época em que Jogos Vorazes estava fazendo muito sucesso, então, você consegue ver claramente aonde esse livro se inspirou nele para existir. Enfim, achei o livro bom no final e pretendo dar continuidade a série.