O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Bruna 13/07/2020

Uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente que deu certo.
Sou suspeita pra falar de distopias, porque não importa o quanto minha idade aumente, eu continuo gostando muito de ler esse gênero. Preciso confessar que esperava bem menos desse livro, apesar da falta de desenvolvimento de alguns personagens e da política/governo em questão, foi uma leitura bem gostosa da quarentena e que me convenceu a querer ler o próximo. Recomendo!

Samira.Santana 30/09/2020

@resenhandoromance @santanasamira
Uma mistura de Jogos Vorazes e Divergente, e para quem gosta dessas trilogias, vai amar o Teste.

? Minha, @santanasamira ,opiniao sobre os livros: por eu ser fã/Viciada em Jogos Vorazes, eu adorei essa trilogia. É uma leitura leve, te prende do começo ao fim. Não é uma trilogia com bastante romance, mas tem aquele típico casal, que enfrentam juntos as batalhas/dificuldades da comunidade. O protagonista é uma Mulher Maravilhosa chamada Cia Vale que tem dezessete anos e quer muito fazer o teste para ter um futuro dos seus sonhos.

? o legal desta trilogia, no meu ponto de vista, é como os cidadoes da comunidade são alienados com relação ao teste, diferente do Jogos Vorazes que é televisionado, o Teste é super secreto e nem quem fez sabe o que realmente fez no teste.... ???? então o leitor só vai saber do perigo do teste, quando a protagonista vai fazer - lo. E tu fica tipo WHAT? HEHEHEHE

? Sinopse " Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou; um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela."

Ju 11/01/2021

Uma boa surpresa
Nessa minha vida de leitora li poucas distopias, então a maior crítica das pessoas sobre esse livro "ser uma história não original e repetitiva" não foi um problema. O ponto alto pra mim foi a construção de mundo, apesar dela ser feito ao longo do livro o que pode deixar a galera um pouco perdida no começo, visto que não me afeiçoei tanto aos personagens além do Thomas. Ele acaba com um cliffhanger gigante o que me fez pegar o segundo o livro logo em seguida. Espero que os próximos volumes sejam tão bons quanto esse primeiro

Rose 01/10/2020

Leitura Eletrizante
A leitura é fluida, ágil, não temos "enrolação" e as descrições de paisagens e do mundo é envolvente.

Os personagens são cativantes, queremos saber o que acontecerá com eles e mais importante, torcemos por eles.

Não é um livro com premissa super original, temos vários que contam sobre como o mundo foi destruído e sua reconstrução de forma bem questionável.

Recomendo para quem quer uma leitura agradável, por puro divertimento.

leomathes 11/01/2022

Livro incrível, me prendeu muito do começo ao fim. História fluída e divertida, a única ressalva é o meio com 50 páginas um pouco menos empolgantes, mas excitantes de qualquer forma.
Adorei que o autor deixou alguns bons itens em aberto para o segundo livro, me deixando na vontade de ler a todo custo e descobrir de fato o que rolou nessas situações?
Pra quem já é fã de distopias como Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner e afins vai adorar!
Primeiro de 2021 :)

Nhyx0 23/10/2023

O Teste - Joelle Charbonneau
Eu fiz uma resenha sobre esse livro. Mas foi tanto VENENO que o universo me fez sair do navegador e perder a resenha. Percebi que era um sinal. Melhor eu guardar para mim. Mas se você estiver lendo isso, passe longe dessa usina nuclear colapsando de 320 páginas, vinda diretamente de Chernobyl de 1986. Mas se você quiser continuar, sinta-se a vontade. Esse livro, para mim, é a própria caixa de LeMarchand... E sim, vou continuar a trilogia, não que tenha sido maravilhosa essa experiência de leitura - longe de mim, mas porque minha psicose não me deixa abandonar as coisas na metade...
16/11/2023minha estante
Por que achou tão ruim assim? É mal escrito?

sof 31/08/2022

Uma imitação boa de Jogos Vorazes
Eu imaginei que seria a mesma vibe de Jogos Vorazes, mas no decorrer do livro fui percebendo que era a mesma coisa com palavras diferentes. Não significa que o livro é ruim, inclusive estou curiosa para ler os próximos, mas é tão parecido com Jogos Vorazes que cheguei a pensar que a autora pudesse ter sido processada. Uma leitura fácil e rápida que cativa e instiga, mas com um final extremamente fraco e previsível :/
___ 31/08/2022minha estante
Concordo com tudo !!!!

Filipe 03/10/2020

Leitura frenética
A primeira coisa que tenho que dizer deste livro é que lembra muito Jogos Vorazes. É uma distopia, tem um governo ditatorial, a protagonista tem uma queda pelo amigo de infância, ela precisa passar por uma prova onde tem risco de morrer, entre outros elementos. Mas o grande mérito do livro sem dúvida está no seu ritmo acelerado. Embora comece um pouco devagar, a partir de certo ponto a história decola. A escrita é muito rápida e fluida e, somado com uma boa cadência de acontecimentos, fica quase impossível largar o livro. Grande mérito da autora por conta do ritmo envolvente.

Adriano 30/07/2014

O sistema que dá esperança ao jovem, é o mesmo que oprime!
Hoje, quero resenhar para vocês, um dos últimos títulos que eu devorei num nível absurdo de rapidez. Como fã de livros distópicos, a leitura de O Teste se consagrou na minha área de conforto literário. Foi uma experiência absurdamente prazerosa. Ouso chamá-la de deleite literário.

O livro aborda, em suma, a tentativa de reconstrução do mundo tal qual o conhecemos hoje, após a destruição em massa causada por uma guerra sem precedentes que culminou na destruição dos recursos vegetais, animais, energéticos e hídricos. Os sobreviventes se unem na Comunidade das Nações Unidas, um país com o poder centralizado nessa capital e com a população aglomerada e distribuída em colônias, com níveis diferentes de desenvolvimento.

Como toda distopia, o governo da Comunidade das Nações Unidas é excessivamente autoritário e com algumas regras rígidas, que se quebradas geram punições severas. Nesse ambiente pós-apocalíptico, nem todos têm direito a educação e quem poderá usufruir de um ensino superior nas universidades do governo, serão aqueles que apresentarem notoriedade nas escolas básicas e que desenvolvam projetos que possam solucionar problemas dessa civilização. São as mentes brilhantes e jovens prodígios que poderão vir a somar no rol de intelectuais.

No entanto, ser escolhido não quer dizer que você vai para a universidade. Ser escolhido quer dizer que você está apto para fazer o Teste e se aprovado nessas provas, terá a chance de ir para a faculdade. A seleção desse jovem é tida como motivo de honra e orgulho. Dissemina-se na população o pressuposto de que ser escolhido para o Teste é prova de que a comunidade te admira e acredita em seu potencial. Vemos o otimismo dos jovens ao se imaginarem pondo em prática benefícios para o bem geral, ou seja, eles se veem como construtores de um futuro utópico.

"Enquanto eu como, ele me diz que o processo do Teste foi criado há anos pelo pai do doutor Barnes, que acreditava que os Sete Estágios da Guerra ocorreram porque os líderes mundiais não tinham a combinação correta de inteligência, habilidade de agir sob pressão e força de liderança para nos tirar dos confrontos. Que a única maneira de garantir que a Comunidade Unida não repetisse seus antigos erros seria testar os futuros líderes do nosso país e se certificar de que eles tinham a amplitude de qualidades que não apenas ajudariam nosso país a florescer, mas manteriam nosso povo em segurança. Com o passar dos anos, vários oficiais da Comunidade questionaram a necessidade de penalidades tão severas ao falhar no Teste. Alguns dizem que os Avaliadores fraudam o sucesso das provas para que aqueles que são espertos demais, fortes demais ou dedicados demais sejam podados. Contudo, há aqueles que se sentem não apenas levados a reconstruir a Nação, mas também a questionar suas leis e suas escolhas. Qualquer um que verbalize opiniões negativas sobre o Teste ou é transferido para um posto avançado ou desaparecido."

A autora se concentra em Malencia Vale, mais conhecida como Cia, da Colônia Cinco Lagos que após a formatura é escolhida para fazer o Teste. Cia é uma garota forte, inteligente, observadora, esperta e que veio de uma família, na qual seu pai já passou e foi aprovado no Teste e ele dá a filha, certa vantagem, ao passo em que lhe confessa sobre seus pesadelos com cenas que remetem a fase de provas, cita como o Teste destrói a juventude e deixa bem claro que ELA NÃO DEVE CONFIAR EM NINGUÉM.

"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda, não é o que dizem? Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas?"

Eu achei que essa busca por um líder é bastante abusiva. Os escolhidos são tirados do conforto de sua colônia e de sua família e são levados a fazerem provas extensas e teóricas de Matemática, Ciências, História e Escrita. São testados em suas escolhas, em sua convivência, em sua capacidade de solucionar problemas, sua liderança, em sua capacidade de sobrevivência e de enfrentar desafios. De modo geral, são testados a partir do momento que são admitidos participantes e fracassar não é uma escolha. Cada demonstração de fraqueza ou de derrota são punidos.

O Teste é composto de 5 provas e a cada momento, percebemos uma Cia mais paranoica, que passa a enxergar as entrelinhas de um sistema que oprime e mascara. Ela passa a se cobrar mais, temer a morte em cada segundo porque ela começa a sentir que uma vez dentro do Teste, não tem como sair vivo dele, a não ser que seja aprovada! A Cia é muito esperta e graças a isso, consegue captar armadilhas e duvidar de qualquer sombra de bondade. Ela passa a se erguer sobre o ditado popular: "quando a esmola é demais, o santo desconfia". E ela desconfia de tudo.

No decorrer da prova, Cia se alia a Tomas, o rapaz carinhoso e bondoso de sua Colônia e eles começam a desenvolver um "affair". Passam a se amar e confiam, de fato, um no outro. No entanto, seria esse amor suficiente para que Cia confiasse em Tomas, mesmo quando seu pai deu ordens estritas de que ela não confiasse em ninguém? Vão ler o livro para descobrir.

Cia começa a se questionar: confiar é uma característica desejável ou um defeito de um bom líder? Os Avaliadores considerarão isso como fator positivo ou negativo?
Como o livro é narrado pela Cia, nós acompanhamos todos seus pensamentos, indagações, descobertas, medos e angústias. As vezes sentimos falta de diálogo ou de como outros participantes estão enxergando as provas.

O livro é bem parecido com Jogos Vorazes. Uma cópia? NÃO!!!
O ambiente do Teste, o mundo devastado por guerras, esse governo autoritário que oprime e tira dos jovens o direito a liberdade, a personalidade de Cia, os dramas causados por essas provas se assemelham aos jogos criados pela Suzanne Colinns. Eu, como tributo, soube diferenciar bem O Teste de Jogos Vorazes. São livros que possuem várias diferenças e cada um, tem sua peculiaridade que o torna interessante. Se você ama um destes, pode ter certeza que amará o outro.

De modo geral, o livro é eletrizante do começo ao fim! Toda a tensão do livro coloca em questão um lado obscuro da liderança e todos os sacrifícios que algumas pessoas estão dispostas a fazer para conquistá-la! Mostra os esforços para sobreviver num mundo destruído que sonha se restaurar. O caminho tortuoso da narrativa de Joelle Charbonneau cria uma estória única e imperdível.

Nenhum fato é previsível! Nenhuma escolha é desprezada! Nenhuma morte é em vão!

Eu confesso: achei que O Teste é um livro "nerd". Não me julguem, mas esse ambiente de fazer provas, ser inteligente e esperto. Descobrir códigos, armadilhas e solucionar problemas sob pressão, me lembram as pessoas nerds e inteligentes que são promissoras e bem-sucedidas em suas escolhas.
A leitura é mais do que recomendada para fãs de distopia e livros jovem-adulto, nerds e claro, tributos. Tenho certeza de que não se arrependerão!

A continuação de O Teste, Estudo Independente já foi publicado no Brasil!

Espero que tenham gostado! E comentem! Vou adorar saber o que vocês acharam!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html
Gu 14/09/2014minha estante
Distopia? Livro nerd? TO DENTRO
Já quero ler Adriano. Resenha perfeita

Yagho 04/10/2014

Você foi selecionado para o Teste.
"Não confie em ninguém." é o que dizia o pai de Malencia 'Cia' Vale.
No entanto, ela não seguiu este conselho.

O Teste é uma espécia de prova com várias fases, que seleciona - apenas - os melhores alunos de todas as oito Colônias para a Universidade. Ser escolhido é uma honra.
A não ser que haja uma corrupção por trás deste programa tão estimado.

A escrita de Joelle Charbonneau é fluida, sem aquela "enrolação" no começo do livro (como em Jogos Vorazes, por exemplo). A história pega fogo nas primeiras páginas, e quando você se dá conta, já acabou com o livro.
"O Teste" se assemelha com "Jogos Vorazes" (Suzanne Collins) e "Divergente" (Veronica Roth). As pessoas apaixonadas por distopias -como eu - irão amar esse livro. Particularmente, a edição da Única Editora não está tão boa, com alguns erros de concordância e digitação, mas nada que vá gastar mais de cinco segundos de sua leitura.
As falas não são marcadas com parágrafo seguido de travessão, o que às vezes pode nos confundir. Exemplo:
Estava dormindo quando Fulano me acorda dizendo. - Cia, acorde! tem alguém nos arredores da barraca.
(Trecho não extraído do livro, apenas improvisado)
No entanto, a leitura é simples e divertida. Mais que recomendado!

Wash7PR 22/11/2021

Misterioso, instigador, uma boa aventura
O Teste é mais um livro que leio do Gênero distopia. Resumindo um contexto, o mundo passou por uma guerra que acabou com a maior parte da população humana e deixou boa parte do mundo inabitável ou altamente contaminado. Somos apresentados a Malencia Vale, ou Cia para os íntimos, que faz parte da Comunidade Unida, aparentemente o que restou dos estados unidos, e único país mostrado. Nesse mundo, a maioria das pessoas tem trabalhos simples e tenta sobreviver. Somente os melhores alunos de cada região são chamados para um teste para tentar entrar na unica universidade disponível, nas somente 20 alunos serão selecionados. Cia está prestes descobrir que o teste é mais do que apenas provas....
Sobre o Livro em si, é de leitura fácil. O mundo é muito bem construído, tem bons personagens, e o desenvolvimento da protagonista também é muito bom. Traições, mortes questionamentos morais, tem de tudo.O fim deixa um gosto de quero mais. A todos que gostam de coisas parecidas com jogos vorazes, recomendo.

David 07/05/2021

?Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais pretos ainda,não é o que dizem?
Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas??

?O seu tempo está acabando?

Se você estiver procurando um livro pouco conhecido de distopia , aventura, ação,drama política e uma pitada de romance, esse com certeza é o livro certo para você. Eu comecei a ler ele por causa da minha irmã e me apaixonei completamente.
Você consegue se apaixonar totalmente pela Malencia ?Cia? por conseguir ver que mesmo ela sendo nova,ela é totalmente inteligente é esperta sobre qualquer situação.
As cenas de ação te prende totalmente e você não vê a hora de acabar.

elisa887 08/11/2022

Não esperava muito mas entregou
Não tinha muitas expectativas, mas gostei da leitura. Entrega exatamente o que prometeu - uma distopia com uma protagonista inteligente que vai superando os desafios enquanto tenta sobreviver ao Teste. O mundo é bem construído e é extremamente satisfatório acompanhar personagens inteligentes e que entendem a gravidade da situação em que estão, algo infelizmente incomum em muitos livros. A escrita é bastante envolvente e muito fluída, o que faz a leitura ser bem leve. O plot, apesar de ser previsível em alguns pontos, conta com boas reviravoltas, e junto com a escrita faz um bom trabalho em manter o leitor interessado. Todos os momentos tem alguma importância ou para desenvolver o mundo, ou os personagens, ou avançar o plot.

Esses são os principais pontos positivos que consigo pensar, mas também houveram alguns elementos negativos que é importante mencionar. Principalemnte, acredito que os personagens podiam ser mais desenvolvidos. Apesar de eles fazerem um bom trabalho para mover a história, não me apeguei muito a nenhum, o que é complicado considerando que precisamos acompanhá-los por mais dois livros. Espero que no próximo livro, em que haverá (em teoria) menos risco de morte iminente, os personagens ganhem espaço para brilhar nas cenas.

Porém, foi o romance que, para mim, foi de longe o pior aspecto do livro. O desenvolvimento foi muito corrido e não havia química alguma entre os personagens. Acho que o principal problema foi que os personagens já tinham uma queda um pelo outro antes de a história começar, e quase já tinham começado um romance no passado, então não pudemos acompanhar a progressão da relação e ver eles se apaixonando porque eles já estavam apaixonados desde o início. Não sei o que esperar dessa relação pelos próximos dois livros inteiros que ainda tem pela frente.

MWeirich 27/03/2024

O teste
Quando resolvi ler este livro não sabia exatamente o que encontraria, não li a sinopse ou procurei por resenhas. Apenas a pura curiosidade.

Gostei muito de como a história se desenvolveu e como Cia superou os desafios que foram preparados para o teste, a superação e o amadurecimento de Cia.

Recomendo o livro!

kelly 04/10/2020

Comecei pq o plot pareceu tão bom, mas foi um pouco superficial e o Tomas é chato, esperando ansiosamente ele morrer.