O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

leka2611 07/02/2021

Não consegui largar até acabar, muitooo bom. Amei muito q tem um casal meio vibe everlark e jogos vorazes, quer pra eles é bem merda mas n pra mim obv. N consigo confiar em nenhum dos meninos mas n acho q eles foram piores q o doutor lá.

Beatriz3261 09/02/2021

Nunca foi tão difícil entrar na faculdade
Uma leitura fácil de se concentrar. O começo é meio devagar, mas assim que o teste começa você embarca junto. Gosto de como a personagem é inteligente e sempre consegue prever qual a melhor resposta, a maior parte do tempo por puro raciocínio e não sorte ou interferência de outro personagem.
O romance com o Tomas é meio desnecessário e sem química. E o que move a história é realmente o instinto de sobrevivência dela porque o Teste do começo ao fim é insano (aplausos para a criatividade da autora), e mesmo assim a Cia não se prolonga em dramas. Ela quer muito viver e o seu senso ético e moral é impressionante.

Sir Jenner 05/05/2020

Vemos através desta leitura, que embora as coisas não tenha saído como planejamos, Deus tem nos reservado algo muito melhor. E que a honestidade é sempre o caminho.

Frannynh 12/10/2015

Surpreendente
Esse livro merece no mínimo 4 estrelas, me surpreendeu. Comecei a ler por falta de opções e fui arrastando a leitura até a página 200 por aí, achei muito semelhante a Jogos vorazes e isso me incomodava as vezes, apesar de saber que é difícil fazer um livro desse seguimento que seja totalmente diferente de Jogos vorazes, mas a autora soube dar suas próprias doses psicopatas. Cia (Malencia que eu só conseguia ler Melancia!) é uma garota focada, objetiva e determinada, achei impressionante o quanto ela conseguia ser calculista (no bom sentido) e inteligente, cara! Coisa de louco essa personagem, ela via além das aparentes situações e não sei se isso a faz mais interessante ou uma espécie de personagem utópica da autora. Simplesmente tenho que bater palmas para o bom senso, agilidade e poder de raciocínio da nossa Malencia. Ok, tudo começa com uma seleção para a universidade onde poucos são escolhidos para serem "líderes" do seu país, eles enfrentam teste e mais testes em busca da tão sonhado vaga na universidade e é aí que comecem os jogos, opa, os testes. Cia e mais três alunos (Malachi, Zandri e Tomas) da sua "colônia" são escolhidos para realizar o Teste. Tomas é o mais fofo mas vai deixar muita gente com um pulga atrás da orelha até o próximo livro. A autora é detalhista e constrói um universo rico, é facial de se transportar, e em vários momentos me peguei nervosa enquanto lia uma cena descritiva com suspense, como uma das cenas finais ... Quase tive um pequeno infarto literário! Existem outros personagens que se destacam no livro, como Ryme e seus bolinhos, Will, um dos gêmeos da colônia de Madison, Boyd e Nicolette etc, os personagem são carismáticos, as situações bizarras e um final arrebatador! O que dizer? Não esperava nada e acabei gostando muito, ótimo se surpreender, indico!

Luana.Cristina 31/03/2020

Para Todos os Fãs de Distopia... Não Confie Em Ninguém!
A história é narrada por Cia, a protagonista da nossa distopia. Cia é uma garota que mora em uma Colônia chamada Cinco Lagos, essa pequena Colônia é uma das muitas que existem agora onde antes foi os EUA. Após 8 guerras mundiais, a sociedade se reergue desta maneira, varias Colônias, algumas grandes outras pequenas, todas determinadas a procurar uma solução para concertar determinados problemas causados pela guerra, como por exemplo, o estado do solo. Essas Colônias são controladas por uma espécie de Capital.
Cia, assim como vários outros adolescentes de Cinco Lagos estão prestes a se formar, e ela estuda mais do que nunca, afim de ser escolhida para O Teste. Os alunos que passam no Teste entram para a universidade, onde estudam para encontrar maneiras de salvar a terra onde vivem.
Mas ninguém sabe direito como é este teste, e os participantes anteriores não conseguem se lembrar.
O pai de Cia foi um deles, e ele não queria que a filha fosse escolhida, pois mesmo não se lembrando, ele tinha pesadelos terríveis, como se lembranças do subconsciente quisessem lhe dizer algo.
Mas apesar de todo o suspense inicial, é obvio que Cia seria uma das escolhidas para O Teste no fim das contas. Quando isso acontece, eu senti que em fim a história iria andar de verdade.
Junto com Thomas e outros colegas, Cia é levada a "Capital" onde ocorre o Teste.
Este Teste foi dividido em quatro partes, sendo a primeira muito parecida com o nosso vestibular. Provas feitas a mão, com determinadas mateiras separadas. Quem passasse nessa etapa, seguiria para a próxima.
A Próxima é uma coisa mais pratica, onde Cia e outros participantes descobrem qual é a penalidade para quem comete um erro em uma questão do Teste.
A Terceira, seria um trabalho em grupo e confiança, até onde você poderia confiar em seus colegas? E será que você é esperto o suficiente para perceber quando há algo errado? O próprio livro diz: "Não Confie em Ninguém".
E o quarto Teste é onde tudo começa de verdade, é literalmente um teste físico, e que sim, definitivamente vai te lembrar de Jogos Vorazes, apesar de a ideia principal não ser lutarem até sobrar um único sobrevivente.
Bem, nada de spoilers, mas eu amei demais essa história, e mesmo quando você acha que está tudo certo, ainda dá para questionar: "será mesmo que está tudo bem?", "Será que eu deveria confiar nesse personagem?", com esse misto de emoção e suspense, o Teste vai conquistar muitos leitores por ai...
E lendo o primeiro livro, difícil você não querer saber o que acontece depois... Eu mesma quero muito ler, e é por isto que vou com certeza continuar a franquia e logo trazer a resenha para vocês.
Eu recomendo o Teste para todos, menos para as universidades... Imagine só se elas gostarem da ideia!

site: http://divertidoblogdalulu.blogspot.com/2020/03/resenha-do-livro-o-teste.html

Lohanna12 24/08/2021

Uma Boa Leitura!
Já fazia um Bom tempo que queria ler esse livro e agora que li, posso dizer que para mim foi uma boa leitura. Gostei da personagem principal Cia que é uma garota forte e inteligente.
A narrativa da historia tem um quê de thriller fazendo com que o leitor comece a desconfiar do personagens.
A escrita da autora eu achei muito boa e fluída ajudando na rapidez da leitura. A historia pode se assemelhar um pouco com Jogos Vorazes (só um pouco mesmo), principalmente na quarta parte do Teste.

Enfim, foi um ótimo passa tempo, gostei muito das cenas de ação, o final deixa um gostinho de quero mais para já ler o próximo livro.

Glabys 22/08/2022

A quase decepção q virou favorito! ?
Não vou mentir, comecei esse aqui com um leve medo de n gostar. A distopia lembra um pouco de Jogos Vorázes, por isso fiquei apreensiva em ser mais uma cópia daqueles livros q eu tanto amo. Mas, com o desenrolar da história, fui descobrindo q O Teste traz uma trama única e mto inteligente!
A escrita é rápida e fluída;quando vc vê já leu uns três capítulos totalmente sem querer. Os personagens são 8 ou 80, ou vc ama ou vc odeia, afinal n se pode confiar em ninguém!
O final me deixou de queixo caído. Quando eu comecei a me sentir uma trouxa por causa da finalização simplérrima da história, os últimos parágrafos salvaram TUDO! ?

Bora se enfiar em mais uma trilogia distópica! ?

Guilherme 08/07/2020

O Teste - Joelle Charbonneau
O início do livro não é muito empolgante (os dois primeiros capítulos), mas isso foi totalmente recompensado em todos os capítulos seguintes. O clima da narrativa é de muita tensão durante quase todo o tempo, seja durante as provas mais simples, mas principalmente durante as mais desafiadoras (a partir da fase 2).

Durante a leitura nós realmente não sabemos quem é confiável. Eu torci muito por alguns personagens, mas ao mesmo tempo não sabia se estava torcendo para a pessoa certa. Foram várias viradas de mesa, vários momentos que me chocaram e que tive receio em saber o que aconteceria a seguir.

Não sabemos muito sobre o que levou aos Sete Estágios da Guerra que modificaram o mundo de forma tão intensa, mas por se tratar de uma trilogia, acredito que isso possa ser melhor explorado nos livros seguintes. Muitas pessoas podem torcer o nariz por se tratar de "mais uma distopia", mas o livro tem sua identidade, tem uma história bem construída e que entrega muito bem aquilo que promete.

Os personagens são bem construídos, acabamos nos envolvendo com eles, o que torna nossa tensão ainda maior ao ponto que percebemos que ninguém está seguro.

Eu fiquei preso ao livro até a conclusão porque cada capítulo terminava de uma forma que era impossível parar de ler antes com a curiosidade que era despertada. Temos várias críticas ao comportamento da humanidade: sobre desperdício, sobre privilégios, sobre governos autoritários, sobre a falta de empatia, a falta de gratidão, a busca pelo sucesso não importando por quais meios, algo infelizmente muito incentivado na nossa sociedade atual. A conclusão me deixou extremamente ansioso pela continuação.

A revisão do livro precisava ter sido um pouco mais atenta porque tem alguns erros de continuidade e digitação, mas não comprometem a leitura. Foi uma das melhores leituras que tive neste ano.

Daiane 31/05/2021

No começo, eu não esperava muito.
Mas conforme eu fui avançando na leitura, fui gostando. O livro é puro suspense do começo ao fim. Terminei de ler em 3 dias porque depois de ansiosa com um trecho é impossível parar. Já iniciei a leitura do segundo livro da trilogia. "Estudo Independente".

natholvr 05/03/2022

O início eu achei extremamente parecido com Divergente e Jogos Vorazes, mas por ter sido publicado na mesma época em que distopias estavam em altas não levei muito em consideração e continuei a leitura... E que surpresa que tive ao perceber que estava completamente envolvida na leitura, esse universo faz você querer saber mais e mais a cada parágrafo, é realmente uma leitura fluída e rápida. Mas nem tudo são flores e algumas coisas né incomodaram no livro, irei lista-las, pois para mim é mais fácil. A partir daqui terão spoilers

- erros de continuidade (existe uma cena em que a Cia diz que falta 50 metros para chegar até a rua e em algumas frases depois diz que ainda falta 100, a guria tá pior que eu em noção de distância)

- muita conveniência (1- em todas as provas a Cia pensava "graças ao meu pai..." "Graças ao zeen.." e por aí ia, parecia que todas as provas eram pensadinhas pra ela. 2- abundância de remédios por semanas e eles só acabam justo 1 dia antes dela conseguir atravessar a linha de chegada. 3- as bicicletas que ela montou que só durariam "poucos dias" mas aguentaram por semanas)

- o romance forçado (a autora tenta fazer um romance, mas sejamos sinceros aqui, não existe química alguma entre Cia e Tomas)

- erros na escrita (esse eu nem culpo a autora, pois possivelmente pode ser erro na hora da tradução, mas que existe diversas frases erradas ao longo do livro a isso existe)

Felipe Miranda 12/06/2014

O Teste - Joelle Charbonneau por Oh My Dog estol com Bigods
Os Sete Estágios da Guerra foram responsáveis por uma destruição massiva da sociedade. Lagos e oceanos foram contaminados, a terra deteriorou-se e o fracasso se instalou. Bombas e tempestades de ar radioativo, ondas gigantes e pessoas mortas, cidades foram destruídas e tecnologias extintas, milhares de pessoas mortas numa guerra causada pelo próprio homem que lutou contra si próprio e perdeu para a terra. Nesse cenário tudo é governado pela Tosu City, a Comunidade das Nações Unificadas, que divide o que restou da sociedade em dezoito Colônias.

Cia é nossa protagonista e vive na Colônia Cinco Lagos, uma comunidade meio que esquecida pela Tosu City. Sua formatura se aproxima e isso é sinônimo de O Teste. Mas em que consiste O Teste? Todos os formandos são analisados levando em consideração a sua formação, os melhores vão a Tosu City para realizar um teste para adentrar à universidade. Os escolhidos são vistos como honrados, como a grande esperança para restaurar tudo que foi perdido com as guerras. Adivinhem... Cia é selecionada e sabe o que isso significa. Ela irá para onde a Comunidade das Nações Unificadas julgar necessário seus talentos, ela não voltará para casa nunca mais...

A aparente sensação de progresso e paz que circunda a colônia juntamente aos muros gigantes que protegem a população dos animais mutantes e demais perigos se mostrará fragilizada. Não será fácil para Cia abandonar sua família por algo que não é dono de suas certezas. Após seu pai, ex-aluno da universidade, revelar segredos obscuros e aconselhá-la a não confiar em ninguém, Cia parte de sua colônia com mais 4 selecionados para competir contra 108 formandos no total. Ela rapidamente passou de uma criança para tornar-se uma adulta. Sozinha e dona não apenas de seu futuro, mas do futuro de sua família. Cada passo e atitude tomada durante os testes será decisiva para sua vida. Ou sua morte.

"Água. Contaminada? Provavelmente, mas tenho meu kit para lidar com isso. Pela primeira vez no dia, sinto um alívio.
Então o mundo explode." Trecho da página 167

Não vou revelar mais informações sobre o funcionamento do Teste, acredito que o maior barato de se ler distopias é descobrir como a sociedade governa, quais os perigos envolvidos e nesse caso, quais os testes , de fato, a serem enfrentados. Adianto que são várias fases que testarão capacidades e princípios. Um deles parece querer saber qual candidato é capaz de matar e viver bem com isso. Cia será capaz de matar um concorrente se for necessário? Como eu disse, Cia foi para Tosu City com mais 4 jovens de sua colônia, entre eles está Tomas. Sim, pessoal, teremos um romance, mas calma que esse não é o foco da trama. O time de personagens é variado e sustenta bem a falta de reviravoltas surpreendentes no enrendo. Não me vi entediado porém a leitura poderia ter sido mais rápida se houvessem mais elementos que me tirassem o fôlego.

O Teste tem um grande potencial de melhorar com os próximos volumes, os capítulos finais são super instigantes. A narrativa é feita em primeira pessoa por Cia e nos torna íntimos de seus medos e vontades, ela é uma boa protagonista que cresce no decorrer da narrativa. Admito que os vilões são mais interessantes e as interrogações que surgem no desenvolvimento da estória deixam uma pulga atrás da orelha. Cia acabará confiando em pessoas e tomando decisões. Basta sabermos se serão atitudes sensatas ou corretas no futuro...

Distopia é aquele gênero mais que necessário em minha estante, sempre estou precisando de uma dose. Se você é fã do gênero, O Teste é uma ótima pedida.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/06/resenha-o-teste-joelle-charnonneau.html

Thalles.Haydan 22/09/2020

O teste
Achei um livro bom, te prende em diversas partes, te dá uma vontade doida de querer continuar a série, acaba com um gancho enorme, maaaaas, eu acabei tirando estrela por que o livro deixou em falta diversos pontos relativos à representatividade. O único personagem dado como negro na história, é dito como frágil e morre na segunda fase do teste. Não tem personagens LGBT e não tem nenhum outro tipo de representatividade. Existe outra questão que pode te incomodar um pouco, que é o fato de o livro ser muito parecido com Jogos Vorazes. Lembrando que esse livro foi lançado na época em que Jogos Vorazes estava fazendo muito sucesso, então, você consegue ver claramente aonde esse livro se inspirou nele para existir. Enfim, achei o livro bom no final e pretendo dar continuidade a série.