Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Bianca 03/09/2017

Nos tornando brilhantes
Essa leitura para mim foi algo encantador. Eu realmente me apaixonei por esse livro e pela forma como o autor escreve.
Dentro dele encontramos informações que enquanto estudantes, professores ou pais nos ajudarão a agir de formas diferentes e cada vez melhores, a fim de que sejamos brilhantes.
Deveria ser um daqueles livros que o mundo todo precisa ler.

duda ð 10/12/2022

Para início de conversa,
vale um esclarecimento importante: tal qual sugere o título, este livro realmente
é voltado aos pais e professores. Porém, como se trata de uma leitura agradável
e didática, a ideia deste artigo é traçar um paralelo entre a educação de
crianças, jovens e adolescentes, e a formação de equipes no ambiente
corporativo.
O livro “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes” do psiquiatra,
cientista e escritor Augusto Cury representa um verdadeiro manual de liderança
pautado na essência da educação básica. Repleto de dicas práticas para o mundo
empresarial, a obra foi estruturada em
torno de três pontos principais: os hábitos que diferenciam os pais e professores “especiais” dos demais, os
chamados “pecados capitais” na educação e algumas técnicas pedagógicas que
podem revolucionar uma sala de aula, a sua casa, e por que não, a sua empresa.
Na duas primeiras partes
do livro, o autor trata de diferenciar os pais brilhantes e os professores
fascinantes dos que possuem um comportamento “padrão”, que perdem diversas
oportunidades de influenciar seus pupilos, sejam filhos ou alunos, para marcar
suas vidas com um exemplo diferenciado de comportamento humano. Neste paralelo
que proponho para o mundo corporativo, tais diferenças são similares aos chefes
comuns e aos verdadeiros líderes de equipes de alta performance.

Na terceira parte do
livro, são apresentados os sete pecados capitais dos educadores que poderiam
constar facilmente em uma lista de erros mais comuns de gestores nas empresas.
São falhas frequentemente vistas em organizações de todos os portes e,
infelizmente, muito comuns em posições de liderança. Se no livro mostram atraso
e prejuízo no processo de educação, nas empresas tais falhas podem ser traduzidas
diretamente na falta de motivação e insatisfação, e na perda de produtividade.
Situações sensíveis como corrigir publicamente, autoridade com agressividade ou
limites sem explicações, afetam negativamente alunos ou funcionários quase que
na mesma proporção.
A quarta parte do livro
fornece uma base teórica sobre o papel da memória na formação da personalidade
e, mais uma vez, vem recheada de exemplos práticos de comportamento para um bom
líder de equipes vencedoras, tal qual bons pais e professores. A
involuntariedade no registro da memória e a importância da emoção na qualidade
desse registro nos dão também algumas sugestões. Técnicas de apresentação,
reuniões de trabalho e ações de motivação e engajamento de funcionários são
alguns exemplos. Observando e entendendo de fato os cinco papéis da memória
humana, é possível traduzir estes pontos para criar um ambiente mais saudável
na empresa e, criar assim, um diferencial competitivo pautado no grau de
comprometimento dos colaboradores.

A quinta parte do livro
pode ser naturalmente interpretada como a criação da “empresa dos nossos
sonhos”, bastando levar o mesmo projeto de escola proposto pelo autor para dentro
da empresa. Bastaria aplicar as técnicas pedagógicas do Dr. Cury no dia a dia
de cada área ou departamento, de forma a incutir na cultura da empresa hábitos
saudáveis de relacionamento interno e externo. Desde de decisões simples como a
influência da música e um layout diferente em reuniões de trabalho, até
posturas mais profundas dos gestores. Principalmente no que diz respeito à
humanização das relações na corporação, passando pela auto-estima, o
gerenciamento das emoções e os benefícios diretos do envolvimento com projetos
sociais.
A aplicação destas
técnicas pedagógicas permite que um verdadeiro líder possa criar um novo
projeto corporativo na sua “escola de vida”, onde certamente o local de
trabalho tem um papel fundamental na sua formação como indivíduo e também como
cidadão. Como disse anteriormente, este livro foi desenvolvido para pais e professores,
mas recomendo fortemente para todos aqueles que também desejam se tornar
líderes brilhantes e fascinantes. Uma verdadeira aula de vida. Nota Dez !!!

Weronica 24/11/2013

Teatro da Vida
Sou suspeita para falar, afinal, sou fã desse escritor maravilhoso chamado Augusto Cury. Sabe quando a pessoa tem o dom de te mostrar situações pelas quais você vivencia todos os dias por perspectivas diferentes? Esse dom poderia chamar-se de dom Cury (risos). Embora eu acredite que não é o meu momento de aproveitar esse livro, não integralmente, pois ainda não sou mãe e nem me formei em professora ou psicóloga, dá uma vontade enorme de aplicar o que eu aprendi, invadir as salas de aula, tentar segurar o barranco da educação que está desmoronando...
Além de nos proporcionar métodos e ferramentas para inovar no ensino de jovens e crianças e educá-los no seio familiar, esse livro nos dá esperança, é como se fosse um "eureca", todos os livros que li de Cury até hoje são assim...
Mas são livros de cabeceira, para serem aproveitados, lidos, relidos, compartilhados, afinal, para podermos representar no teatro da vida, precisamos de um roteiro sempre à mão. Pais brilhantes, professores fascinantes, não só nos instrui como formadores dos jovens, como nos faz entendê-los, aproveitar as habilidades do mais rebelde aluno, tatear com carinho as emoções dos nossos filhos e juntos, aprendermos, reconhecer nossos erros, nunca desistir de reconstruir uma nova história, através das "estórias" que podemos contar para superar os obstáculos e dificuldades da vida, da sociedade, da família e na reconstrução do nosso eu. Não sei como Augusto Cury é como pai ou professor, mas seus livros me fazem crer que ele é um ser brilhante e fascinante. Meu muito obrigada por sua necessidade de compartilhar ensinamentos tão preciosos em todas suas publicações!!

Elaine 04/01/2022

Vale a pena cada página ??
Esse livro é um presente, uma homenagem aqueles que enfrentam o maior desafio da atualidade: educar nossas crianças. Pais e professores, vocês merecem respeito, admiração e muito amor.

Ao ler algumas páginas pude voltar no tempo e recordar de professores incríveis que tive na minha infância (que sensação maravilhosa)

Roger Santos 05/10/2022

Simples didático
Simples e didático, as abordagens do autor são uma crítica interessante aos modos atuais de ensino e cuidados com crianças.

Escritora e Pedagoga C.I.E. 11/07/2021

Meu resumo
Livros que nos faz refletir q cada dia as mudanças refletem quando se trata da educação dos filhos. Fazer o papel de educar, preparar e cuidar e deixá-los viver o melhor e sempre se preparar para os obstáculos.

Paula Renata 18/05/2022

Maravilhoso!
Ótima leitura, não só para pais e professores, mas para quem lida com pessoas, seja ela criança, adolescente, jovem ou adultos.
Super recomendo ?

Aline221 29/03/2024

Indispensável
Livro que deveria ser obrigatório na estante de todo ser humano. Leitura clara, objetiva e um auto ajuda muito esclarecedor. Informações e explicações diretas e concisas. Indispensável para compreensão de certos pontos sociais e compreensão de conceitos indispensáveis para a convivência humana. Todo estudante/professor deveria ler. É um dos meus autores favoritos, livro excepcional!

Ed 02/01/2013

Interessante
Já li alguns livros do Augusto Cury.
No geral, diria que ele é muito poético (simplório) e tem uma queda por autoajuda.
Porém, gosto de temas da área da psicologia. Tenho interesse em aprender como as pessoas aprendem... De fazer leitura das ações... De compreender as causas.
Por este motivo, entendo que a formação inicial do autor, lhe dá facilidade de transitar por estes temas, embora, quem já leu mais de um livro dele, concorde que ele costuma ser repetitivo nas expressões...
Fui motivado a ler "Pais brilhantes, Professores fascinantes", que por sinal já o tinha em minha estante a pelo menos 5 anos, após o nascimento do meu filho (primeiro). Pensei que poderia extrair dicas e sugestões que acrescentaria algo novo. Estou no momento (02/01/2013) no fim do livro e posso sugeri sim sua leitura. É um livro suave (não gera nenhuma dificuldade na leitura) e trás boas ideias que podem ser aplicadas em sala de aula e na vida familiar como um todo.
Dividido em seis partes, o autor buscou apresentar suas sugestões em tópicos. Assim, na primeira parte há 7 tópicos que contrastam os bons pais dos pais brilhantes. Entre as dicas que julgo diferente, está a de que os pais brilhantes preparam os filhos para o fracasso. Na segunda parte do livro é o momento do autor fazer o mesmo processo em relação aos sete hábitos que contrastam os bons e os brilhantes professores. E logo no primeiro hábito me senti rendido a concordar que os professores brilhantes são aqueles que conhecem o funcionamento da mente de seus alunos, dessa forma, saber não apenas o que ensina, mas, a quem ensinam e como despertar o desejo do aprender, deveria ser preocupações presentes no planejamento de nossas aulas. Depois Cury nos leva a observar ações nocivas ao aprendizado. Elenca nos "sete pecados capitas dos educadores", na terceira parte do livro, diversas atitudes, como destruir a esperança e os sonhos, não cumprir com a palavra, punir quando está irado, corrigir publicamente e etc. que podem bloquear e tolher um jovem em seu processo de aprendizagem.
Nesta altura do livro (parte 4), o autor aborda os cinco papéis da memória humana. Discretamente enfatiza (um "merchandise") de outro livro de sua autoria: "Inteligência Multifocal". Como já disse, o que mais desperta em mim o interesse pelo autor é sua associação aos temas de psicologia, não seria surpresa dizer que o livro começou a ficar bastante inovador, a meu ver, nesta parte (possivelmente só aqui). Aqui o autor aborda o funcionamento da memória, trás informações que até então eram desconhecidas para mim e inclusive, não havia visto em nenhum lugar (recentemente li o Inteligência Emocional do Daniel Goleman e outros livros da área, sem nunca ter notado informações parecidas). Refiro-me especificamente a afirmações como as de que o registro da memória é involuntário, a emoção determina a qualidade do registro, a memória não pode ser deletada e de que não existem lembranças puras...
Na parte 5 o autor apresenta um conjunto de 10 sugestões para se construir a escola dos sonhos (música ambiente, posição das carteiras em círculo ou em U, interrogar e dialogar, contar histórias e outras sugestões, compõe esta seção).
Por último, na parte seis, o autor trás a história da grande torre (começarei a ler hoje). É possível que ao ler, não retorne aqui para completar essa resenha. Sendo assim, sugiro que se alguém leu antes de mim, ou mesmo que seja depois e não viu aqui um "resumo" sobre a última parte do livro, sinta-se à vontade para tecer seus comentários.
No geral, sugiro a leitura deste livro.

Meiry 05/10/2012

Resenha do livro Pais Brilhantes,Professores Fascinantes
Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula.O autor afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos à falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, firma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos "esvaziado" as relações com nossos filhos e alunos e perdido a sensibilidade.Neste livro o autor mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes.Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam . Entende-se que para fazer a diferença temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, o autor chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.Pais e professores brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos filhos. Ninguém se diploma na tarefa de educar , aprende educando. A vida é uma grande escola que pouco ensina aos que não sabem ler a realidade que os cerca. O professor fascinante é um artesão da personalidade , um poeta da inteligência , um semeador de idéias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são autores da sua história. Devem multiplicar homens que pensam em nossa realidade. Eles transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiências. Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar , o que contribui para desenvolver nos alunos: o pensar antes de agir , expor e não impor idéias , consciência crítica, a capacidade de debater , de questionar , de trabalhar em equipe. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo das idéias. Os professores fascinantes resolvem os conflitos em sala de aula. Este hábito contribui para desenvolver nos alunos: a capacidade de resolver e superar a ansiedade , resolução de crises interpessoais , socialização , resgate de liderança do EU nos focos de tensão. Professores fascinantes , educam para a vida promovendo a auto- estima. Professores e pais fascinantes devem cumprir com a palavra dada. A confiança é um edifício difícil de ser construído , porém fácil de ser demolido e muito mais difícil ainda de ser reconstruído. Não importa o tamanho de seus obstáculos , mas o tamanho da sua motivação para superá-los.Cury aponta também neste livro, o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais.
A paranóia do consumo e da estética estimula os fenômenos RAM. “São eles que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, que é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”.Sabe-se que a forma como acontece a educação escolar é equivocada. “Na vida toda, a educação escolar gera servos e não pensadores, por isso, preconiza-se que as crianças sentem em círculos ou duplo círculos, que haja música ambiente em sala de aula, preferencialmente música clássica, para que a emoção cruze com a informação lógica do professor e seja registrada de maneira privilegiada”, . Segundo o autor a disposição de fileiras nas salas de aula limitam o aluno. Sentar em círculo ou duplo círculo e música ambiente; somente estas duas técnicas já reduzem em 40% a 50% o estresse dos professores e alunos. “Melhora a concentração dos estudantes, o rendimento intelectual e possibilita a vivência do que Platão já preconizava há dois mil anos - o deleite do prazer de aprender”.Além disso , o autor enfatiza que, os professores não espalhem conhecimentos enlatados. “Que eles não dêem conhecimento pronto como um Mac Donald que produz um sanduíche pronto. Conhecimento pronto marca a capacidade criativa, destrói a ousadia, a aventura do conhecimento”.Aos professores ele recomenda o desenvolvimento da dúvida. “No momento que expõem o conhecimento questionando, é necessário ensinar debatendo as idéias, perguntando, assim gerarão pensadores e não repetidores de informação”. Outro ponto é que o professor cruze sua história com a dos alunos, de vez em quando, uma vez por semana, durante alguns minutos. Que ele possa falar sobre um período da sua vida, das suas tristezas, angústias, sonhos, aventuras, golpes de audácia. “Enfim, o professor fascinante é aquele que não ensina apenas matéria, mas que ensina a vida e fale de si mesmo”.Aos pais, cabe a participação. “Os pais devem deixar de ser manuais de regras e de críticas”.
“Pais brilhantes são também aqueles que cruzam suas histórias, que têm coragem de perguntar a seus filhos quais os seus dias mais tristes, quais foram as suas frustrações mais importantes”. Os pais devem questionar os seus erros aos filhos, e perguntar a eles o que pode ser feito para melhorar a relação em família, de forma a torná-la mais feliz.Segundo o autor, os pais cultos - que tem uma ou duas faculdades -, às vezes mestrado ou doutorado, que têm sucesso financeiro, são grandes empresários que possuem alto status social estão gerando filhos doentes. “Isto porque não basta dar apenas o conhecimento lógico, uma boa escola, comprar brinquedos, excelentes roupas; os filhos precisam da história dos próprios pais, das lágrimas destes, do coração emocional, muito mais que do dinheiro deles”.Coloca-se aqui que no mundo todo assiste-se a um processo de solidão. “As pessoas moram na mesma casa, comem da mesma comida, respiram o mesmo ar, mas estão distantes uns dos outros”.Neste livro, o autor grita a dezenas de países, onde a obra está sendo publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial.“Temos que reinventar a educação”!

Conclusão
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas.Como é importante os professores desengessarem-se e assumir que podem caminhar de mãos dadas com seus alunos, assim como os pais deixarem a emoção fluir com verdade, transmitindo segurança e principalmente confiança aos seus filhos."Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor. A leitura desse livro me fez repensar atitudes e posturas perante meus filhos e vislumbrar comportamentos felizes e pertinentes como futura educadora.

Caio Ubirajara 15/10/2021

Professor Brilhantes
ser Professor é algo admirável que não damos o devido valor,esse livro é maravilhoso,gosto muito de como ela traz uma outra vida dessa profissão tão desvalorizada.

Rui Alencar 25/03/2012

Dos melhores livros de auto-ajuda que já li: EXCELENTE !

Pag. 76...Diante de qualquer atrito, ofensa ou crise entre os alunos ou dos alunos com o professor, a melhor resposta é não dar resposta alguma. Nos primeiros trinta segundos em que estamos tensos, cometemos nossos piores erros, nossas piores atrocidades. NO calor da tensão, seja amigo do silêncio, respire fundo.
Por que usar a ferramenta do silêncio ? Porque emoção tensa fecha o território de leitura da memória, obstruindo a cadeia de pensamentos. Deste modo, reagimos por instinto, como os animais, e não como a inteligência.

Pag. 81...Se não reconstruirmos a educação, as sociedades modernas se tornarão um grande hospital psiquiátrico. As estatísticas estão demostrando que o normal é ser estressado, e o anormal é ser saudável.

Pag. 85...Corrigir publicamente uma pessoa é o primeiro pecado capital da educação. Um educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros. A exposição pública produz humilhação e traumas complexos difíceis de serem superados. Um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.

Pag. 98...Quem não aprende a lidar com perdas e frustrações nunca irá amadurecer... As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não o quebre. Não dissimule suas reações... Cumpra o que prometer. Se não puder, diga “não” sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nesta área, volte atrás e peça desculpas. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Pag. 101... Todos temos tendência a ferir as pessoas que mais amamos. Mas não podemos concordar com isso. Caso contrário, corremos o risco de destruir os sonhos e a esperança das pessoas que mais nos são caras.

Pag. 105...A memória é a caixa de segredos da personalidade. Tudo o que somos, o mundo dos pensamentos e o universo de nossas emoções são produzidos a partir dela.

Pag. 125...Guardem esta frase. A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação...peço aos mestres para darem atenção especial aos alunos tímidos. Eles tem diversos graus de fobia social, de expressar suas ideias em público. Os tímidos falam pouco, mas pensam muito.

exilemindedness 28/12/2020

Como um livro bastante famoso, esperava que me prendesse o bastante para terminá-lo, no entanto, acabei largando diversas vezes e só então o terminei. Já esperava que obtivesse novos conhecimentos na área, alguns já os sabia de cor e salteado, e me foi deveras proveitoso em diversos aspectos, apesar de não ser tão instigante para uma adolescente.