Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Allan 09/05/2014

Ganhei esse livro de uma amiga no aniversário, confesso que sempre olhei torto pra autores que escrevem livros de auto-ajuda, com esse livro confirmei só o que já esperava..., os temas são tratados como um manual de regras da maneira mais simplória possível, acho que o autor acredita que está trazendo uma grande reflexão mas no fundo não traz nada de novo,e sua falta de modéstia megalomaníaca faz me rir ,não consigo acreditar que ele tenha tantos fãs e seja tão famoso, espero nunca mais ler um livro de Augusto Cury novamente.
Enzo Filipe 09/10/2014minha estante
Imagine a seguinte situação: você é um ótimo autor e já publicou 100 livros. Desse total, 99 foram avaliados positivamente e apenas 1 negativamente. Só que, por ironia do destino, uma pessoa leu justamente esse que foi tachado como ruim. Resultado: a pessoa diz que nunca mais lerá um livro seu. Injusto, né? Como essa pessoa foi preconceituosa! Julgar toda uma obra de um escritor renomado só porque não gostou de apenas 1 livro dele. É... A vida é assim!
Só uma dica: leia "O Futuro da Humanidade" e descubra porque o Augusto Cury é tão aclamado.
Conselho de um bibliófilo pra outro! :D

Elaine 04/01/2022

Vale a pena cada página ??
Esse livro é um presente, uma homenagem aqueles que enfrentam o maior desafio da atualidade: educar nossas crianças. Pais e professores, vocês merecem respeito, admiração e muito amor.

Ao ler algumas páginas pude voltar no tempo e recordar de professores incríveis que tive na minha infância (que sensação maravilhosa)

gihlovely 31/08/2021

Um livro necessário
"Queridos pais e professores, o tempo pode passar e nos distanciar, mas jamais se esqueçam de que ninguém morre quando vive no coração de alguém. Levaremos por toda a nossa história um pedaço do seu ser dentro do nosso próprio ser." Simplesmente perfeito!

Meiry 05/10/2012

Resenha do livro Pais Brilhantes,Professores Fascinantes
Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula.O autor afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos à falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, firma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos "esvaziado" as relações com nossos filhos e alunos e perdido a sensibilidade.Neste livro o autor mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes.Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam . Entende-se que para fazer a diferença temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, o autor chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.Pais e professores brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos filhos. Ninguém se diploma na tarefa de educar , aprende educando. A vida é uma grande escola que pouco ensina aos que não sabem ler a realidade que os cerca. O professor fascinante é um artesão da personalidade , um poeta da inteligência , um semeador de idéias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são autores da sua história. Devem multiplicar homens que pensam em nossa realidade. Eles transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiências. Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar , o que contribui para desenvolver nos alunos: o pensar antes de agir , expor e não impor idéias , consciência crítica, a capacidade de debater , de questionar , de trabalhar em equipe. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo das idéias. Os professores fascinantes resolvem os conflitos em sala de aula. Este hábito contribui para desenvolver nos alunos: a capacidade de resolver e superar a ansiedade , resolução de crises interpessoais , socialização , resgate de liderança do EU nos focos de tensão. Professores fascinantes , educam para a vida promovendo a auto- estima. Professores e pais fascinantes devem cumprir com a palavra dada. A confiança é um edifício difícil de ser construído , porém fácil de ser demolido e muito mais difícil ainda de ser reconstruído. Não importa o tamanho de seus obstáculos , mas o tamanho da sua motivação para superá-los.Cury aponta também neste livro, o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais.
A paranóia do consumo e da estética estimula os fenômenos RAM. “São eles que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, que é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”.Sabe-se que a forma como acontece a educação escolar é equivocada. “Na vida toda, a educação escolar gera servos e não pensadores, por isso, preconiza-se que as crianças sentem em círculos ou duplo círculos, que haja música ambiente em sala de aula, preferencialmente música clássica, para que a emoção cruze com a informação lógica do professor e seja registrada de maneira privilegiada”, . Segundo o autor a disposição de fileiras nas salas de aula limitam o aluno. Sentar em círculo ou duplo círculo e música ambiente; somente estas duas técnicas já reduzem em 40% a 50% o estresse dos professores e alunos. “Melhora a concentração dos estudantes, o rendimento intelectual e possibilita a vivência do que Platão já preconizava há dois mil anos - o deleite do prazer de aprender”.Além disso , o autor enfatiza que, os professores não espalhem conhecimentos enlatados. “Que eles não dêem conhecimento pronto como um Mac Donald que produz um sanduíche pronto. Conhecimento pronto marca a capacidade criativa, destrói a ousadia, a aventura do conhecimento”.Aos professores ele recomenda o desenvolvimento da dúvida. “No momento que expõem o conhecimento questionando, é necessário ensinar debatendo as idéias, perguntando, assim gerarão pensadores e não repetidores de informação”. Outro ponto é que o professor cruze sua história com a dos alunos, de vez em quando, uma vez por semana, durante alguns minutos. Que ele possa falar sobre um período da sua vida, das suas tristezas, angústias, sonhos, aventuras, golpes de audácia. “Enfim, o professor fascinante é aquele que não ensina apenas matéria, mas que ensina a vida e fale de si mesmo”.Aos pais, cabe a participação. “Os pais devem deixar de ser manuais de regras e de críticas”.
“Pais brilhantes são também aqueles que cruzam suas histórias, que têm coragem de perguntar a seus filhos quais os seus dias mais tristes, quais foram as suas frustrações mais importantes”. Os pais devem questionar os seus erros aos filhos, e perguntar a eles o que pode ser feito para melhorar a relação em família, de forma a torná-la mais feliz.Segundo o autor, os pais cultos - que tem uma ou duas faculdades -, às vezes mestrado ou doutorado, que têm sucesso financeiro, são grandes empresários que possuem alto status social estão gerando filhos doentes. “Isto porque não basta dar apenas o conhecimento lógico, uma boa escola, comprar brinquedos, excelentes roupas; os filhos precisam da história dos próprios pais, das lágrimas destes, do coração emocional, muito mais que do dinheiro deles”.Coloca-se aqui que no mundo todo assiste-se a um processo de solidão. “As pessoas moram na mesma casa, comem da mesma comida, respiram o mesmo ar, mas estão distantes uns dos outros”.Neste livro, o autor grita a dezenas de países, onde a obra está sendo publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial.“Temos que reinventar a educação”!

Conclusão
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas.Como é importante os professores desengessarem-se e assumir que podem caminhar de mãos dadas com seus alunos, assim como os pais deixarem a emoção fluir com verdade, transmitindo segurança e principalmente confiança aos seus filhos."Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor. A leitura desse livro me fez repensar atitudes e posturas perante meus filhos e vislumbrar comportamentos felizes e pertinentes como futura educadora.

Ed 02/01/2013

Interessante
Já li alguns livros do Augusto Cury.
No geral, diria que ele é muito poético (simplório) e tem uma queda por autoajuda.
Porém, gosto de temas da área da psicologia. Tenho interesse em aprender como as pessoas aprendem... De fazer leitura das ações... De compreender as causas.
Por este motivo, entendo que a formação inicial do autor, lhe dá facilidade de transitar por estes temas, embora, quem já leu mais de um livro dele, concorde que ele costuma ser repetitivo nas expressões...
Fui motivado a ler "Pais brilhantes, Professores fascinantes", que por sinal já o tinha em minha estante a pelo menos 5 anos, após o nascimento do meu filho (primeiro). Pensei que poderia extrair dicas e sugestões que acrescentaria algo novo. Estou no momento (02/01/2013) no fim do livro e posso sugeri sim sua leitura. É um livro suave (não gera nenhuma dificuldade na leitura) e trás boas ideias que podem ser aplicadas em sala de aula e na vida familiar como um todo.
Dividido em seis partes, o autor buscou apresentar suas sugestões em tópicos. Assim, na primeira parte há 7 tópicos que contrastam os bons pais dos pais brilhantes. Entre as dicas que julgo diferente, está a de que os pais brilhantes preparam os filhos para o fracasso. Na segunda parte do livro é o momento do autor fazer o mesmo processo em relação aos sete hábitos que contrastam os bons e os brilhantes professores. E logo no primeiro hábito me senti rendido a concordar que os professores brilhantes são aqueles que conhecem o funcionamento da mente de seus alunos, dessa forma, saber não apenas o que ensina, mas, a quem ensinam e como despertar o desejo do aprender, deveria ser preocupações presentes no planejamento de nossas aulas. Depois Cury nos leva a observar ações nocivas ao aprendizado. Elenca nos "sete pecados capitas dos educadores", na terceira parte do livro, diversas atitudes, como destruir a esperança e os sonhos, não cumprir com a palavra, punir quando está irado, corrigir publicamente e etc. que podem bloquear e tolher um jovem em seu processo de aprendizagem.
Nesta altura do livro (parte 4), o autor aborda os cinco papéis da memória humana. Discretamente enfatiza (um "merchandise") de outro livro de sua autoria: "Inteligência Multifocal". Como já disse, o que mais desperta em mim o interesse pelo autor é sua associação aos temas de psicologia, não seria surpresa dizer que o livro começou a ficar bastante inovador, a meu ver, nesta parte (possivelmente só aqui). Aqui o autor aborda o funcionamento da memória, trás informações que até então eram desconhecidas para mim e inclusive, não havia visto em nenhum lugar (recentemente li o Inteligência Emocional do Daniel Goleman e outros livros da área, sem nunca ter notado informações parecidas). Refiro-me especificamente a afirmações como as de que o registro da memória é involuntário, a emoção determina a qualidade do registro, a memória não pode ser deletada e de que não existem lembranças puras...
Na parte 5 o autor apresenta um conjunto de 10 sugestões para se construir a escola dos sonhos (música ambiente, posição das carteiras em círculo ou em U, interrogar e dialogar, contar histórias e outras sugestões, compõe esta seção).
Por último, na parte seis, o autor trás a história da grande torre (começarei a ler hoje). É possível que ao ler, não retorne aqui para completar essa resenha. Sendo assim, sugiro que se alguém leu antes de mim, ou mesmo que seja depois e não viu aqui um "resumo" sobre a última parte do livro, sinta-se à vontade para tecer seus comentários.
No geral, sugiro a leitura deste livro.

Eloiza 11/01/2023

Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula. O autor fala da difícil tarefa de educar no mundo contemporâneo. Pais e professores buscam meios para educar e tornar filhos e alunos mais felizes e sábios, porém, estão extremamente perdidos nesta tarefa.
Para ele, a educação atual prepara as crianças para o mundo capitalista, baseada no consumismo e no trabalho. Deixando de lado a educação humanizada, baseada na afetividade que prepare o aluno a pensar criticamente, porém com sentimento. O autor ainda expõe que bons pais proporcionam tudo o que é possível para o bem estar dos filhos. Contudo se esquecem do mais importante que é sua presença e seu amor.

Yasmim 18/03/2023

Inacreditável como esse livro pode trazer uma grande mudança nos nossos pensamentos, em como pode ajudar na nossa compreensão com a importância de bons educadores , e o autor é extremamente maravilhoso vom ótimo raciocínio.

Roger Santos 05/10/2022

Simples didático
Simples e didático, as abordagens do autor são uma crítica interessante aos modos atuais de ensino e cuidados com crianças.

Flavio Petraccone 12/12/2023

Tem coisa boa sim
É verdade que o autor é cheio de clichês em seus livros e este não foge à regra; mas, tem bastante coisa boa (vide alguns trechos, a seguir): Falar com voz que expresse emoção. Mudar de tonalidade enquanto fala. No calor da tensão, seja amigo do silêncio: nos primeiros 30 segundos em que estamos tensos, cometemos nossas piores atrocidades. Sempre elogie antes de fazer uma crítica. A melhor punição é aquela em que se negocia. Pergunte ao jovem o que ele merece pelo seu erro. Você se surpreenderá. A parte sobre a escola dos nossos sonhos é excelente. Dicas como: colocar música ambiente durante as aulas; sentar em forma de U; fazer as exposições de forma interrogada (treine fazer pelo menos 10 interrogações para os alunos em cada aula); humanizar o conhecimento (falar sobre a vida dos grandes pensadores e teóricos antes de apresentar suas contribuições para a ciência); Humanizar o professor e os pais (compartilhe seus sonhos e sucessos com seus alunos e filhos); foram preciosíssimas.

Francisco Neto 22/05/2023

Um excelente livro, não só para professores e pais, mas para todos que fazem parte da nossa sociedade.

Weronica 24/11/2013

Teatro da Vida
Sou suspeita para falar, afinal, sou fã desse escritor maravilhoso chamado Augusto Cury. Sabe quando a pessoa tem o dom de te mostrar situações pelas quais você vivencia todos os dias por perspectivas diferentes? Esse dom poderia chamar-se de dom Cury (risos). Embora eu acredite que não é o meu momento de aproveitar esse livro, não integralmente, pois ainda não sou mãe e nem me formei em professora ou psicóloga, dá uma vontade enorme de aplicar o que eu aprendi, invadir as salas de aula, tentar segurar o barranco da educação que está desmoronando...
Além de nos proporcionar métodos e ferramentas para inovar no ensino de jovens e crianças e educá-los no seio familiar, esse livro nos dá esperança, é como se fosse um "eureca", todos os livros que li de Cury até hoje são assim...
Mas são livros de cabeceira, para serem aproveitados, lidos, relidos, compartilhados, afinal, para podermos representar no teatro da vida, precisamos de um roteiro sempre à mão. Pais brilhantes, professores fascinantes, não só nos instrui como formadores dos jovens, como nos faz entendê-los, aproveitar as habilidades do mais rebelde aluno, tatear com carinho as emoções dos nossos filhos e juntos, aprendermos, reconhecer nossos erros, nunca desistir de reconstruir uma nova história, através das "estórias" que podemos contar para superar os obstáculos e dificuldades da vida, da sociedade, da família e na reconstrução do nosso eu. Não sei como Augusto Cury é como pai ou professor, mas seus livros me fazem crer que ele é um ser brilhante e fascinante. Meu muito obrigada por sua necessidade de compartilhar ensinamentos tão preciosos em todas suas publicações!!

@apilhadathay 07/11/2010

Chegar a um coração é uma jornada
"Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos."

Sempre evitei os livros de auto-ajuda porque imaginava "Não vou ler coisas que eu mesma poderia dizer a alguém". Chegou um ponto, porém, que essa independência de conselhos se tornou tão fria e irracional, que decidi ler a que vieram. E por que não começar com um Augusto Cury? Comprei um exemplar de Pais Brilhantes, Professores Fascinantes para o meu pai, no Dia dele. Naturalmente, o livro estava intacto até ontem, quando comecei a lê-lo.

Ele tem um ritmo rápido e constitui uma leitura deliciosa: a sensação que se tem é como a do primeiro copo d'água em um instante de sede, as palavras vão entrando em você e te preenchendo até a plenitude surgir.

Alguns pontos me encheram os olhos e fiquei pensando... Por que ninguém mais lembra disso? São coisas tão simples e delicadas, hábitos fáceis de manter e que, possivelmente por esta razão, ninguém mais valoriza. Espero ser uma educadora fascinante, para os gêmeos.

"Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar."

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes é um livro sobre educação e amor em família - a família que está em casa e família que criamos na escola. Não é destinado apenas a professores ou apenas a pais: todos podem utilizar as técnicas propostas para se ajudar mutuamente, inclusive entre amigos.

Claro, sempre pressupondo que você não tenha a vida perfeita. Se tiver a vida que pediu a Deus, as companhias que ama, o trabalho dos seus sonhos e vive sorrindo o dia todo, se não deseja mudar nada, NADINHA no seu cotidiano porque está tudo perfeito e equilibrado, fique à vontade para ler outras coisas e, por favor, ensine a nós, leigos, o segredo da felicidade.

O livro fala do resgate de valores e não posso deixar de acrescentar de um tempo em que a gente não saía da mesa para comer em frente à TV, um tempo em que a falta de luz era uma festa porque tínhamos prazer em fazer sessões de contadores, no escuro, e ouvir histórias antigas dos pais. Na dúvida, acredito que as únicas pessoas que ainda sentem prazer nessas grandiosas coisas pequenas são as que mais viverão.

Este livro traz os hábitos de bons pais e educadores vs. pais e educadores brilhantes.
Mostra a importância de coisas como deixar os filhos conhecerem a sua história, nutrir a personalidade deles com valores, ensiná-los a pensar em seu comportamento em vez de apontar erros, prepará-los para as falhas, dialogar como amigos, contar histórias e definir limites e a hora de dizer "não".
Coisas simples e que estabelecem bases fortes. Porque errar é humano, mas "o importante é saber o que fazer com os erros".

Lemos como os professores podem transformar o saber em experiência, para consolidar as informações despejadas sobre as mentes dos alunos; como estimular o raciocínio e procurar respostas incomuns e como atrair a sua atenção para a aula.

"Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos"

Fala sobre a importância de educar para a vida, trabalhar o conhecimento, a experiência e a sensibilidade, educar a emoção, usar bem a memória, não como repetidora, mas como processadora criativa; mostra a validade de se formar pensadores e não repetidores, bem como resolver conflitos com inteligência.

"Só não muda de ideia quem não é capaz de produzi-la"

Explica a importância de pensar antes de agir; não temer o medo; ser líder e dono de si, autor de sua história; filtrar estímulos visuais e auditivos; trabalhar as contradições; ser fiel à consciência e de se comprazer com as pequenas coisas; saber perder; arriscar para alcançar; ter coragem pra enfrentar o desconhecido.

"Aonde chegamos depende do quanto libertamos a arte de pensar"

Particularmente, uma das mensagens que mais mexeram comigo foi sobre a análise que o Dr. fez de Cristo e das razões por Ele ter sido tão grande mestre: "Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para fazer grandes os pequenos".

"A punição só é útil quando é inteligente"

Augusto menciona as táticas que podem evitar grandes destrambelhos (perdão pelo termo) psicológicos, tais quais: não corrigir publicamente, exercer a autoridade com inteligência e não brutalidade, não exagerar nas críticas, jamais punir em meio à raiva e não desistir de ensinar, cumprir as promessas que se fez e jamais destruir o sonho ou a esperança de alguém - você não sabe se é o último.

"Não devemos ter medo de perder nossa autoridade, mas de perder nossos filhos"

Vemos aqui os 5 papéis da memória, em relação aos tipos de registro que fazemos e a importância de uma educação de qualidade, que saia dos métodos antigos, mas venha com a música, o diálogo, as cadeiras dispostas em círculo, os questionamentos, contar histórias, humanizar mestres e assuntos, elogiar antes de criticar e engajamento em projetos sociais desde cedo.

Particularmente, recomendo bastante este livro, para todos os públicos, porque é brilhante!

Anderson 28/08/2010

Um dos melhores que já li
Um dos melhores livros que eu já li. A maneira como nossos filhos/alunos aprendem é exposta de uma maneira totalmente inovadora. Nossas atitudes costumam ser de bons pais/professores. Esse livro ensina como ir além, como tornar-se pais/professores fascianntes. Não basta fornecer informações, é preciso cativá-los, criar emoção para que o cérebro registre o momento de forma privilegiada. Leitura indispensável.

profªValéria 29/07/2009

pais brilhantes, profs fascinantes
O livro é bom, mas acho que escrever fora de uma sala de aula é mais fácil do que ministrar aulas!!!
Até parece que os jovens~estão super interessados em se abrir e aprender...que gostam da escola pra estudar e não apenas pra passear e bater papo!
Mesmo assim, já mudei mto minha didática e o livro me deu alguns toques pra tentar melhorar e vou acatar...não se pode desanimar, afinal Educação é tudo!!!