Barba Azul

Barba Azul Charles Perrault

Resenhas - Barba Azul

Karina 22/08/2015

Charles Perrault é um dos maiores nomes da literatura francesa.
Todos já leram, ou ouviram falar, de Chapéuzinho Vermelho, Bela Adormecida, Gatos de Bota e muitas outras histórias que fizeram parte da nossa infância.
“Barba Azul” que iremos comentar agora, nos relata uma nova faceta dos “contos de fadas”, uma versão muito mais cruel.
Perrault usou todo o seu talento para nos deixar como herança histórias espetaculares.
Barba Azul era um homem rico e poderoso. Dono dos mais suntuosos palácios, ouro e muitas jóias, era admirado e temido por todos.
Mas apesar de toda a sua riqueza, era um homem solitário e infeliz. Considerava-se feito, sabia que era assustador aos olhos das pessoas, por conta de sua barba, de coloração natural, azul.
Casou-se algumas vezes, com mulher que foram obrigadas, mas ninguém entendia o que acontecia a suas esposas.
Todas desapareceram misteriosamente?
Teriam elas fugido de seu destino?
Barba Azul estava decidido a não mais ficar sozinho, e pediu para que uma simples senhora, lhe concedesse uma de suas filhas para com ele casar.
As garotas ficaram atormentadas, ele era assustador e misterioso demais.
Porém o nobre estava disposto a conquistar uma delas.
Festas foram celebradas em sua casa de campo, as meninas podiam convidar a família e também seus amigos.
A filha mais nova achou que Barba Azul não era assim tão ruim. Mas após o casamento ser celebrado, seu inferno iniciou-se.
Ele era um bom marido a princípio. Mas as proibições era tantas, que a curiosidade estava matando-a.
A jovem senhora decidiu desobedecer as ordens de seu marido.
Não levava tão a sério todas aquelas ameaças.
Mas quando abriu o quarto do palácio, cujo não tinha permissão, presenciou o horror e a crueldade nos quatro cantos daquele espaço.
Ela estava perdida.
O que será o segredo de Barba Azul?
O que de tão ruim ele escondia?
Qual será o destino dessa pobre mulher?
Um contro encantador, que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

Vá a qualquer lugar do palácio. Mas proíbo-lhe terminantemente de entrar naquele quartinho e, se abrir nem que seja uma fresta da porta, nada irá protegê-la da minha ira.

Titulo: Barba Azul.
Editora: Zahar

Boa Leitura.
Casa de Livro.

Karina Belo.

Em prantos a pobre mulher se atirou aos pés do marido, chorando e implorando perdão, jurando arrependimento genuíno por tê-lo desobedecido. O seu sofrimento teria comovido um coração de Pedra, mas o coração de Barba azul era mais rigoroso do que um rochedo.

site: www.casadelivro.com.br
MaywormIsa 08/11/2015minha estante
excelentes palavras, conseguiu me deixar interessada e tão curiosa quanto a caçulinha. ;)

Clara 31/05/2021

O medo que esse pequeno e clássico conto me deu , outro nível , é um conto de querer roer suas unhas

luanamendesz 23/12/2023

Me aterrorizou quando pequena
A narrativa gira em torno de uma jovem que se casa com um homem misterioso chamado Barba Azul. Ao desafiar as ordens dele de não entrar em uma sala específica, ela descobre segredos sombrios. O conto oferece uma reflexão sobre o poder da curiosidade e os perigos de desobedecer regras.

Reler esse livro que fez parte da minha infância me trouxe grande felicidade (mesmo me deixando alguns dias sem dormir), especialmente por ser a primeira vez que o li em espanhol.

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/11/2017

Macabro
Eu me recuso a ler ou oferecer esse conto para uma criança. O motivo é muito simples: lembro de como fiquei assustada, quando ouvi a história pela primeira vez. Na época, estava com uns cinco anos e o Barba Azul virou protagonista de meus pesadelos.

Esse senhor é um psicopata que mata friamente suas esposas, quando elas não cumprem suas ordens. Em seu castelo, há um cômodo com os corpos das vítimas dependurados. Pena, que na França de Luís XV, quando o texto foi escrito, não existisse a Lei Maria da Penha...

O mais surpreendente é que essa história de violência doméstica foi escrita por Charles Perrault com uma surpreendente finalidade: mostrar os perigos que a curiosidade pode causar. Enfim a regra é clara: não desobedeça seus superiores, pois isso pode trazer nefastas consequências...

Apesar da heroína conseguir se safar do Barba Azul e até arrumar um outro marido "muito direito", o conto tem como mérito comprovar uma séria mudança comportamental nos últimos séculos. Ele também pode ser tratado como uma "história de terror para adultos", exceto esses dois aspectos, melhor relegá-lo ao pó.