Hitler

Hitler Dennis Wepman

Resenhas - Os Grandes Líderes: Hitler

Clio0 15/12/2022

Provavelmente, o mais polêmico e mais lido volume da coleção Os Grandes Líderes, não pelo seu teor, mas pela sua figura.

Dennis Wepman fez um bom trabalho ao compor essa biografia reduzida da figura de Hitler, fornecendo dados sobre a vida pregressa e a influência e formação do Terceiro Reich. O texto é surpreendentemente coordato, com o autor tomando cuidado para não deixar sua antipatia - ou simpatia - penderem para qualquer um dos lados.

Esse tipo de abordagem pode parecer estranha ao grande público que é justamente seu alvo, pois enquanto a forçada neutralidade é necessária no meio acadêmico, a maioria das produções sobre o regime nazista e Hitler, são sensacionalistas exatamente para atraírem o leitor leigo.

A edição é bem ilustrada, com capa dura e papel especial. Recomendo.
Laysse.Pessoa 24/05/2023minha estante
Sua resenha está perfeita! Melhor do que a do app.

cid 15/10/2010

A noite dos longos punhais
Acho que Dennis Wepman não conseguiu esconder alguma simpatia pelo seu biografado. O que é natural, quando se debruça sobre a vida de alguém que viveu com tanta intensidade, Do jovem artista desempregado, ao revolucionario de discurso histérico, foi um longo caminho.
Mas, achei estarrecedora a situação da Alemanha, e acredito que as duras condições do após guerra criaram o monstro do nazismo.Veja só :
o marco avaliado em 4 centavos de dolar, em 01/1919 caiu para 1/70 de centavo de dolar em 01/1921 Nesse ano os Aliados cobraram 33 bilhões de dolares em reparações de guerra.O sistema monetário e a industria entraram em colapso.Em 07/1923 o marco valia 1/40000 centavo de dolar. O país todo entrou em bancarrota.As imagens mostrando as pessoas acendendo fogo com dinheiro, porque ele já não comprava lenha, e as imensas filas de desempregados aguardando distribuição de refeições, falam sobre o povo que acreditou no discurso nazista.
Karioka de Sampa 08/04/2018minha estante
Com certeza se não tomarmos cuidado da para se apaixonar pelo biografado ( rs )
excelente livro, vibrei em meados de 97/98 e até hoje lembro com orgulho para esse livro.

Laysse.Pessoa 17/11/2022minha estante
O nacionalismo exacerbado, o discurso nacionalista e conservador, de mentalidade SEGREGADORA está presente no Brasil atual, nenhum governo militar no mundo deu certo e aqui no Brasil eleitores fanáticos estão pedindo esse retorno, qdo vi Bolsonaro falando q o Brasil só ia mudar qdo tivesse uma guerra civil, não tinha problemas morrer gente Innocente, ser favorável a tortura e ainda assim, ser considerado o Salvador da pátria esse livro me fez lembrar o cenário político atual.

cid 18/11/2022minha estante
Concordo Laysse. O Brasil parece a Alemanha nazista

Laysse.Pessoa 26/11/2022minha estante
Muito triste! Um retrocesso cultural e acadêmicos as pessoas preferem levar em consideração mais aspectos religiosos e conservadores do que em assuntos sociopolíticos que é o mais importante dentro do âmbito da própria política.

Luiza 25/07/2014

Os Grandes Líderes: Hitler
Livro que conta detalhes curiosos da trajetória de Hitler, como sua tentativa de ser artista, sua tentação por doces e sua facilidade para o discurso.
Possui uma escrita de fácil compreensão e rápida de ler; o livro é bem ilustrado. Com várias imagens que mostram ele quando criança; no exército, o terror e massacre dos judeus, etc, que nos ajuda a compreender o tamanho do seu poder e da destruição. Além de conter frases do próprio Hitler e de outros próximos a ele no canto de diversas páginas. Tudo isso tornou o entendimento mais rico de detalhes e mais agradável para o leitor.

Inlectus 22/11/2015

Bom.
Dá um conhecimento básico.